Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudança repentina de clima

+8
CG
Jãozeiro
mum
allexcosta
Davi Motta
vinibassplayer
Mauricio Luiz Bertola
Assaf
12 participantes

Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Mudança repentina de clima

Mensagem por Assaf Dom Ago 23, 2020 9:36 pm

Oi amigos. Recentemente adquiri um Baixo Cast PDL4c usado, nos  5 primeiros dias o baixo tava fluindo tranquilo... De sexta pra sábado fui tocar e ele estava trastejando imensamente so na primeira casa (de todas as 4 cordas), achei esquisito por que foi bem repentino.... Confesso que fiquei com medo rs, mas coincidiu no dia em que deu uma friaca violenta aqui na cidade hehe, o instrumento tava guardado na bag, sera que pode ter sido esse o motivo? Amanhã vou levar no Luthier pra ver se é so dar uma regulada. Ta trastatejando intocavel mesmo, parece um berimbau elétrico haha alien


Última edição por Maurício_Expressão em Sex Ago 28, 2020 3:14 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcão de erros digitacão)
Assaf
Assaf
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 23, 2020 10:14 pm

Isso é normal.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Assaf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por vinibassplayer Dom Ago 23, 2020 11:14 pm

normal...
é o baixo da foto? curti o modelo, manda umas fotos ai da criança..
mudanças de regulagem é normal em qualquer instrumento, principalmente em lugares onde o clima muda bastante, e vai ser necessario vc buscar dominar a regulagem basica pra saber identificar e corrigir essas mudanças
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Assaf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Assaf Dom Ago 23, 2020 11:55 pm

Valeu! Amanhã levo no luthier. Deveria ter deixado lá de cara. As fotos dele ai.
Eu apelidei de vingador kkk (do caverna do dragão) chifradão
Mudança repentina de clima 15982310
Mudança repentina de clima 15982311
Assaf
Assaf
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Davi Motta Seg Ago 24, 2020 9:15 am

Meu baixo que está regulado pra tapping, com as cordas coladas no braço, num dia toco normal, no outro, esfriou 5°, nenhuma corda sai som. Se sobe a temperatura, já acho as cordas altas. Regulagem nele tem que ser quase que diária, mesmo ele sempre no bag.
Nos baixos com cordas mais altas não é preciso tanto.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por allexcosta Seg Ago 24, 2020 11:01 am

É um fenômeno comum e já vi muitos baixos caros que precisavam de regulagens quase que diárias, assim como alguns baratos que aguentavam bem.

Nos EUA baixistas e guitarristas sempre deixam os acessos aos tensores livres, já que temperaturas amenas do lado de fora são raras e todos os ambientes são climatizados. É normal você transportar o baixo a 5 negativo e o de tocar estar 25 positivo.

Pequenos ajustes de tensor são algo que todo músico precisa saber fazer.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Assaf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por mum Seg Ago 24, 2020 11:40 am

allexcosta escreveu:É um fenômeno comum e já vi muitos baixos caros que precisavam de regulagens quase que diárias, assim como alguns baratos que aguentavam bem.

Nos EUA baixistas e guitarristas sempre deixam os acessos aos tensores livres, já que temperaturas amenas do lado de fora são raras e todos os ambientes são climatizados. É normal você transportar o baixo a 5 negativo e o de tocar estar 25 positivo.

Pequenos ajustes de tensor são algo que todo músico precisa saber fazer.

Não é incomum também situações onde o baixo é despachado de um estado do Sul dos EUA para um estado do Norte em situação de neve, e os proprietários aguardarem alguns dias para abrirem o case para o instrumento se aclimatar.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Assaf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 24, 2020 12:05 pm

mum escreveu:
allexcosta escreveu:É um fenômeno comum e já vi muitos baixos caros que precisavam de regulagens quase que diárias, assim como alguns baratos que aguentavam bem.

Nos EUA baixistas e guitarristas sempre deixam os acessos aos tensores livres, já que temperaturas amenas do lado de fora são raras e todos os ambientes são climatizados. É normal você transportar o baixo a 5 negativo e o de tocar estar 25 positivo.

Pequenos ajustes de tensor são algo que todo músico precisa saber fazer.

Não é incomum também situações onde o baixo é despachado de um estado do Sul dos EUA para um estado do Norte em situação de neve, e os proprietários aguardarem alguns dias para abrirem o case para o instrumento se aclimatar.

Certa vez vi no Talkbass um membro dizendo que se movimentava do norte ao sul dos states com seu Rickenbacker 4003 e o braço do baixo sofria.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Assaf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por allexcosta Seg Ago 24, 2020 12:32 pm

Jãozeiro escreveu:Certa vez vi no Talkbass um membro dizendo que se movimentava do norte ao sul dos states com seu Rickenbacker 4003 e o braço do baixo sofria.

O baixo que mais usei quando morava em Boston era um Dean que custou 600 Reais.

Eu deixava dentro do carro, debaixo de neve, às vezes temperatura de 15 negativo. Chegava pra tocar em clubes climatizados e jamais tive problema ou precisei regular. Regulagens só quando trocava corda mesmo. E é um baixo com braço fino.

Tem baixo que sofre e tem baixo que não sofre tanto. É um dos mistérios dessas coisas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por vinibassplayer Seg Ago 24, 2020 5:48 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Certa vez vi no Talkbass um membro dizendo que se movimentava do norte ao sul dos states com seu Rickenbacker 4003 e o braço do baixo sofria.

O baixo que mais usei quando morava em Boston era um Dean que custou 600 Reais.

Eu deixava dentro do carro, debaixo de neve, às vezes temperatura de 15 negativo. Chegava pra tocar em clubes climatizados e jamais tive problema ou precisei regular. Regulagens só quando trocava corda mesmo. E é um baixo com braço fino.

Tem baixo que sofre e tem baixo que não sofre tanto. É um dos mistérios dessas coisas.

é uma das magias do instrumento hehe
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 24, 2020 7:07 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Certa vez vi no Talkbass um membro dizendo que se movimentava do norte ao sul dos states com seu Rickenbacker 4003 e o braço do baixo sofria.

O baixo que mais usei quando morava em Boston era um Dean que custou 600 Reais.

Eu deixava dentro do carro, debaixo de neve, às vezes temperatura de 15 negativo. Chegava pra tocar em clubes climatizados e jamais tive problema ou precisei regular. Regulagens só quando trocava corda mesmo. E é um baixo com braço fino.

Tem baixo que sofre e tem baixo que não sofre tanto. É um dos mistérios dessas coisas.

Tem a ver com a secagem da madeira também, né (quanto mais seca, mais estável o material)?

Mas teoricamente um instrumento de 12 mil reais deveria ter uma madeira muito mais estável do que um de 600, hehe. Tem baixos baratos que surpreendem.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 24, 2020 7:07 pm

vinibassplayer escreveu:
allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Certa vez vi no Talkbass um membro dizendo que se movimentava do norte ao sul dos states com seu Rickenbacker 4003 e o braço do baixo sofria.

O baixo que mais usei quando morava em Boston era um Dean que custou 600 Reais.

Eu deixava dentro do carro, debaixo de neve, às vezes temperatura de 15 negativo. Chegava pra tocar em clubes climatizados e jamais tive problema ou precisei regular. Regulagens só quando trocava corda mesmo. E é um baixo com braço fino.

Tem baixo que sofre e tem baixo que não sofre tanto. É um dos mistérios dessas coisas.

é uma das magias do instrumento hehe

Tá explicado, hehe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por vinibassplayer Seg Ago 24, 2020 11:17 pm

Jãozeiro escreveu:Mas teoricamente um instrumento de 12 mil reais deveria ter uma madeira muito mais estável do que um de 600, hehe. Tem baixos baratos que surpreendem.

Teoricamente hehehe
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por allexcosta Ter Ago 25, 2020 10:32 am

Jãozeiro escreveu:Tem a ver com a secagem da madeira também, né (quanto mais seca, mais estável o material)?

Na prática não. Pouca gente duvidaria das madeiras da Fodera, mas conheci um cara que tinha um e ajustava quase que diariamente.

Jãozeiro escreveu:Mas teoricamente um instrumento de 12 mil reais deveria ter uma madeira muito mais estável do que um de 600

Isso é só teoria mesmo. Algumas peças gostam de mover, outras não gostam...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por CG Ter Ago 25, 2020 11:08 am

Jãozeiro escreveu:
Mas teoricamente um instrumento de 12 mil reais deveria ter uma madeira muito mais estável do que um de 600, hehe. Tem baixos baratos que surpreendem.

Madeira é material orgânico, dificil de prever o que vai acontecer.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Andremoura Qui Ago 27, 2020 5:02 pm

Tenho um Music Man Classic com braço em maple birdseye e tenho que regular direto. Já abri até um tópico sobre isso, pq a instabilidade desse braço me assustou. Agora já acostumei, até pq o tensor é muito simples de regular, faço isso em segundos. Em compensação tenho um jazz bass frankstein, com braço do Aliexpress, bem fino, que nunca precisei regular, mesmo quando troquei as cordas.
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Stormbringer Qui Ago 27, 2020 6:46 pm

Sinceramente eu acho que todo baixista devia ter intimidade com o tensor... é uma regulagem pra lá de básica

Spoiler:
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Andremoura Qui Ago 27, 2020 11:07 pm

Kit de emergencia é fundamental! Incluiria aí uns dois cabos extras, uma correia extra, silver tape...
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por CSergio Qui Ago 27, 2020 11:57 pm

Semanas atrás deu uma esfriada por aqui, e o baixo desafinou; peguei o afinador e mãos de obra.
De quebra, aprendi a afinar as oitavas também; um amigo me ouviu tocando e falou "tudo beleza, só falta arrumar as oitavas"... dai fui pesquisar e realmente não estava legal, peguei a chave de fenda pra apertar os parafusos na ponte e sucesso.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 28, 2020 11:21 am

Andremoura escreveu:Kit de emergencia é fundamental! Incluiria aí uns dois cabos extras, uma correia extra, silver tape...
Sim, cabo... sempre tem alguem pedindo cabo emprestado. É melhor ser aquele que empresta que aquele que pede hahahahah

correia eu nunca pensei em ter "extra"... é uma coisa que eu nunca vi quebrar
Fita, extensão, arames, provador de tensão pra tomadas, coisas de arrumar palco em geral eu nem ponho como "kit emergencia de baixo", é mais um "kit facilitador de show latada"
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por fheliojr Sáb Ago 29, 2020 7:45 pm

^ O pior é que estes kits, em conjunto, ocupam um container. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Stormbringer Sáb Ago 29, 2020 8:31 pm

^lol

kit facilitador de latada eu costumava levar, depois que entrei na minha banda atual, to relaxado, por que o vocalista(que raridade!) é o que sempre leva o kit latada completinho


mas falando sério, não sei se tem o tópico aqui(deve ter, vou procurar), mas seria interessante os topicos de regulagem de tensor, de oitavas e de altura de cavalete serem pinados... me da tristeza ouvir que alguem deixou de tocar por que o braço grudou nas cordas numa mudança de tempo e só vai tocar de novo depois de passar por um luthier, numa regulagem de UM PARAFUSO
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança repentina de clima Empty Re: Mudança repentina de clima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos