Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

+4
Fernando Zadá
Jãozeiro
AndréBurger
Marvis
8 participantes

Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Marvis Qui Dez 10, 2020 1:00 pm

Olá, pessoal. Acredito que este seja o sub adequado para esta postagem.

Não sei se pra quem vende instrumentos esse tipo de situação já é batida mas vou passar o que aconteceu comigo hoje de manhã com o intuito de alertar a todos para o que, possivelmente, é mais uma forma de malandragem no comércio virtual.

Venho anunciando um baixo via Mercado Livre, OLX, Facebook, etc. Esse baixo é vendido novo entre 2800 e 3100 na maioria das lojas. Como o meu é (logicamente) "usado", apesar de em bom estado e acompanhar hard case que não vem de fábrica, estou anunciando a 2200.

Até aí tudo bem.

Ocorre que hoje pela manhã veio um interessado no instrumento "pechinchando" a redução para algo "próximo do valor praticado no mercado" pois no ML(Mercado Livre) estavam vendendo por 1900 e pouco em 12x sem juros.

Estranhei muito o preço e mais ainda o fato de que o anúncio do ML mostrado era de um vendedor em Fortaleza (onde estou e onde pretendo vender o instrumento), utilizando fotos timbradas da música center (loja grande de Curitiba), além de não ter qualificação alguma e, mesmo assim, possuir 10 baixos do mesmo modelo em estoque só no anúncio.

O que aparentemente foi feito é que o "interessado" criou um anúncio no ML só para desvalorizar o instrumento (usar o anúncio para mostrar que estão vendendo mais barato e esperar que eu cobrisse a oferta).

Vejam as fotos e tirem suas conclusões.

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Foto_112
Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Foto_212
Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Foto_310
Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Foto_411

Anúncio no ML (localização Fortaleza - coincidentemente mesma localização do comprador e minha):
Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Foto_610

Site da loja grande com timbre utilizado nas fotos do anúncio (sediada em Curitiba - dei ciência a eles para tomarem providências):

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Foto_510
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Marvis Qui Dez 10, 2020 1:05 pm

Em tempo, a música center me confirmou que o anúncio não era deles e vão tomar as medidas cabíveis.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por AndréBurger Qui Dez 10, 2020 1:11 pm

Internet tá cheio de malandro sem face. Sigamos pelo o que nós achamos justo.


p.s.: "musica center" essa mistura dói na alma

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Marvis Qui Dez 10, 2020 1:27 pm

AndréBurger escreveu:Internet tá cheio de malandro sem face. Sigamos pelo o que nós achamos justo.


p.s.: "musica center" essa mistura dói na alma

Realmente, essa combinação de nomes fica meio estranha What a Face
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Jãozeiro Qui Dez 10, 2020 1:50 pm

Foi o que eu disse esses dias. Nessa parte de instrumentos musicais (não sei nas outras) o ML tá infestado de clonagem de anúncios de lojas grandes. Só que assim, antes a turma praticava golpe de forma discreta, pra ninguém descobrir, mas a coisa descambou de uma forma  pra qualquer tonto ver: nos anúncios eles estão inclusive usando fotos em que aparece a logomarca da loja original. Nem esse cuidado estão tendo, a coisa tá escancarada, explícita, e aos montes.

Não sei o que se passou no ML recentemente pra isso acontecer, mas a coisa tá feia mesmo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 10, 2020 2:12 pm

Eu já costumo ser curto e grosso indicando que a pessoa deveria comprar onde achou mais barato então.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr e Zubrycky gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2020 2:25 pm

Não é bem um golpe... é a malandragem ativa. Azar de quem dá atenção para esse tipo de argumento. Eu nem mesmo responderia a mensagem.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por vinibassplayer Qui Dez 10, 2020 2:52 pm

o proprio kra pode criar um anuncio falso pra desvalorizar o instrumento ne.. o negocio é ser grosseiro e mandar comprar no mais barato, como disse o Zadá.. ou simplesmente ignorar
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Marvis Qui Dez 10, 2020 3:00 pm

Pois é, eu falei que até eu ia comprar pra revender por esse preço...me alonguei com uma mensagem mais completa pro cara porque ele realmente deve pensar que o vendedor não se toca que o anúncio foi feito por ele.

A quantidade de formas que o ML pode ser usado pra malandragem, até mesmo em compras fora dele (como é o caso), assusta.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Marvis Qui Dez 10, 2020 3:03 pm

Jãozeiro escreveu:Foi o que eu disse esses dias. Nessa parte de instrumentos musicais (não sei nas outras) o ML tá infestado de clonagem de anúncios de lojas grandes. Só que assim, antes a turma praticava golpe de forma discreta, pra ninguém descobrir, mas a coisa descambou de uma forma  pra qualquer tonto ver: nos anúncios eles estão inclusive usando fotos em que aparece a logomarca da loja original. Nem esse cuidado estão tendo, a coisa tá escancarada, explícita, e aos montes.

Não sei o que se passou no ML recentemente pra isso acontecer, mas a coisa tá feia mesmo.

O lance do golpe clássico nesse estilo (simular loja grande) é o vendedor pedir o frete por fora...batidaço esse. Mas tem muitas formas de usar isso, como foi essa que aconteceu hoje comigo. Espero que o ML dê um jeito de reduzir isso.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por CSergio Qui Dez 10, 2020 5:08 pm

Mercado Livre só compro com vendedores antigos, com cadastro já de anos e se possível classificado como "melhor vendedor", o próprio site permite selecionar só esse tipo de anúncio.

Tem muita gente desatenta, e que só olha o preço mais baixo, dai cai mesmo nesses golpes.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por vinibassplayer Qui Dez 10, 2020 5:36 pm

malandragem de um, desatenção de outro.. o ML da varias ferramentas de verificação, basta saber olhar
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Marvis Qui Dez 10, 2020 6:35 pm

vinibassplayer escreveu:malandragem de um, desatenção de outro.. o ML da varias ferramentas de verificação, basta saber olhar

Nunca compraria no ML algo com um anúncio desses, mas muita gente compraria. Não daria em nada pelo Mercado Pago, mas o frete sendo por fora...poderia dar ruim sim. De toda forma, no meu caso, a malandragem usava o ML só como meio (anúncio falso) para conseguir um desconto em uma compra fora dele, simulando uma concorrência de preço inexistente.

Acho que o ML pode aprimorar isso ao menos para que esses anúncios não durem muito tempo. Outra alternativa seria tentar forçar a negociação de frete a se dar sempre dentro do ML via Mercado Pago (não inibiria a criação de anúncios falsos para casos como esse meu, mas ao menos pra quem quer dar o golpe do frete, resolveria).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Zubrycky Qui Dez 10, 2020 9:09 pm

A malandragem anda criativa.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por fheliojr Dom Dez 13, 2020 2:53 pm

Marvis escreveu:...
Estranhei muito o preço e mais ainda o fato de que o anúncio do ML mostrado era de um vendedor em Fortaleza (onde estou e onde pretendo vender o instrumento), utilizando fotos timbradas da música center (loja grande de Curitiba), além de não ter qualificação alguma e, mesmo assim, possuir 10 baixos do mesmo modelo em estoque só no anúncio...

Vi esta malandragem e acho q era golpe para angariar o valor do frete. Aquele usuário tinha anúncios, tb, da Montreal Music.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Marvis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada" Empty Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos