Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tagima XB31

+17
patrickqueres
joemesquita
Marlim
MateusCMA
kattastroff
brunojqueiroz
CSergio
Jãozeiro
jgs
Flaming Red
allexcosta
Rogério Barbosa
lucian.cupin
Juninho Sampaio
Zubrycky
Cantão
Cádio
21 participantes

Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Tagima XB31

Mensagem por Cádio Seg Dez 28, 2020 11:07 am

Fala baixistas!

Vi um lançamento da Tagima que me encheu os olhos, porém não tem nenhum review ainda para poder dizer se enche ou não os ouvidos.
Trata-se do Tagima XB31, nas versões 4 e 5 cordas.
Além da ficha técnica no próprio site, alguém conhece esse instrumento? Já tocou, viu ou ouviu?

CORPO: Mahogany

BRAÇO: Maple

ESCALA: Technical wood com 24 trastes

NUT: 42mm

CAPTADORES: 1 Tagima MM model

CONTROLES: 1 Volume e 1 Tonalidade

PONTE: Standard preta

TARRAXAS: Pretas

CORES: Natural mahogany satin

CORDAS: 5 cordas


Tagima XB31 Screen84
Tagima XB31 Screen85
Tagima XB31 Screen86




Tagima XB31


Última edição por Cantão em Seg Dez 28, 2020 5:04 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Inserir imagem)
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Convidado Seg Dez 28, 2020 12:09 pm

Aparentemente um TBM, só que agora passivo e num corpo Tagima. Se for, faz bastante sentido, pois o que mata nos TBMs é que o pré é muito ruim. Acho que vale a pena um teste atencioso nesse XB-31.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Cádio Seg Dez 28, 2020 12:24 pm

Henri-Q escreveu:Aparentemente um TBM, só que agora passivo e num corpo Tagima. Se for, faz bastante sentido, pois o que mata nos TBMs é que o pré é muito ruim. Acho que vale a pena um teste atencioso nesse XB-31.

Não conheço muito os baixos da Tagima. O TBM é um dos poucos da marca que já peguei e achei desconfortável. Corpo gigante, braço também, uma coisa meio grotesca. Nem cheguei a plugar num amp.

Esse aparentemente tem uma melhor construção, mas só tocando pra ter certeza mesmo. Vi reviews do XB21 que é captador P bass, falaram bem da construção, que vai na mesma linha dos XB31.
Fiquei curioso por ter caps modelo MM, nessa construção com preço que está pode ser uma boa surpresa. O negócio é aguardar uns reviews de confiança saírem.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Cantão Seg Dez 28, 2020 2:55 pm

Eu vi a Ana Karina dando uma canja em uma live do TDT da Tagima , me parece que era esse Bass , mas de 4 cordas , curti demais o timbre da criança..👍
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Zubrycky Seg Dez 28, 2020 3:48 pm

Como nunca tinha ouvido falar neste modelo e como entendo de Tagima tanto quanto entendo de física quântica (ou seja, nada), obviamente nunca pude espancar testar um desses baixos... Mas a curiosidade pelo baixo de 4 cordas é grande (O de 5, dispenso).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Dez 28, 2020 4:10 pm

Lembrei do Music Man que só tem um knob.
A escala desse é 34". Pela foto parece ser menor, não é?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Cantão Seg Dez 28, 2020 5:09 pm

Juninho Sampaio escreveu:Lembrei do Music Man que só tem um knob.
A escala desse é 34". Pela foto parece ser menor, não é?
No site só fala 24 trastes , me parece ser de 34 a escala.
Editei o primeiro post , estava com link da imagem quebrado , fui consertar e acabei colocando a foto do 4 cordas , consertei novamente lá. Rsrs.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Juninho Sampaio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por lucian.cupin Seg Dez 28, 2020 6:02 pm

bonito
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 333
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Dez 31, 2020 2:52 pm

E quanto a escala, pelo nome parece material sintético?
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por allexcosta Qui Dez 31, 2020 7:12 pm

Rogério Barbosa escreveu:E quanto a escala, pelo nome parece material sintético?

Não exatamente.

É madeira prensada com cola.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Rogério Barbosa Sex Jan 01, 2021 9:27 pm

Um MDF mais denso então!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Flaming Red Sáb Jul 31, 2021 9:16 pm

Alguém ai já conseguiu ter uma noção de como é estes XB-31? Ao menos ele vale a pena para realizar upgrades como mudança de captadores?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por jgs Dom Ago 01, 2021 8:59 am

Rogério Barbosa escreveu:Um MDF mais denso então!

pra escala é perfeitamente OK. agora se fosse braço e/ou corpo nesse material (que não é o caso aqui), era pra sair correndo.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Jãozeiro Dom Ago 01, 2021 2:28 pm

Flaming Red escreveu:Alguém ai já conseguiu ter uma noção de como é estes XB-31? Ao menos ele vale a pena para realizar upgrades como mudança de captadores?

Se não me engano o Pipoquinha fez esses dias um review desse baixo, na versão 6 cordas. Deve estar no Youtube já, ou no Instagram, tava pra lançar, vou procurar. 
A Tagima mandou esse baixo pra ele fazer um vídeo, então claro que ele não vai falar nada de ruim do baixo, só coisas boas, hehe, mas é uma ótima oportunidade pra ver como é o som desse baixo nas mãos de alguém que toca muito.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por CSergio Dom Ago 01, 2021 2:51 pm



CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Flaming Red Dom Ago 01, 2021 5:04 pm

Eu fico na dúvida mesmo é se o som chega perto de um modelo com circuito ativo e se o som da 5ª corda é bem captado.
Fiquei na vontade de comprar um destes devido a ser um MM, sendo que na primeira oportunidade caso eu compre, vou mudar a cor. Tom alaranjado fica legal nas fotos, mas nos vídeos parecem ser mais para marrom e provavelmente eu enjoaria fácil.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por brunojqueiroz Seg Ago 02, 2021 3:13 pm

Achei interessante a proposta desse baixo. O problema é a falta de Reviews de qualidade no Youtube. Acho o Marketing da Tagima péssimo pra isso. Esses modelos de entrada, eles simplesmente lançam e não avisam a ninguém kkkk. Alguns, como o TW65 até possuem vídeos bem feitos pela marca. Mas outros, como esse e o TW73 (Na época do lançamento) são pouquíssimos os vídeos, e quando tem.. É gravado em uma tekpix por alguém que aprendeu a tocar há uma semana :/.. Nada contra essas pessoas, mas seria legal a Tagima dar uma atenção igual a todos os seus modelos. Colocando os seus artistas pra gravar em uma interface, e mostrar os timbres dos instrumentos. Isso ajuda muito na decisão de compra.
brunojqueiroz
brunojqueiroz
Membro

Mensagens : 78
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por brunojqueiroz Seg Ago 02, 2021 3:19 pm

CSergio escreveu:



Curti esse primeiro Review! O baixo tem um som legal! Com o tempo, deve ir surgindo mais vídeos e informações da galera sobre ele..
brunojqueiroz
brunojqueiroz
Membro

Mensagens : 78
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por CSergio Seg Ago 02, 2021 9:14 pm

Esse XB31 (e o XB21) tenho olhado na faixa de R$ 1150-1450 (agosto/2021); dá pra baixar esse preço em R$ 50/100 se for comprar em loja de magazine na internet, tipo Americanas, Submarino, etc (dependendo do cupom ativo no momento).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Flaming Red Sex Nov 19, 2021 11:21 am

Já está a venda a versão de 6 cordas desta série.
TAGIMA XB31 6 CORDAS (ML)
Achei o preço interessante e tem até review. Não assisti direito o vídeo, mas parece ter um som agradável considerando ser passivo (creio eu).

https://www.youtube.com/watch?v=6hV1gQ2cM2A
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por kattastroff Sex Nov 19, 2021 2:19 pm

Depois da minha experiência positiva com um XB21 comprei o XB31 (4 cordas) e tô gostando muito! Tô com ele faz uma semana, comprei às cegas pela internet. Achei a qualidade superior ao meu XB21, conforto e tocabilidade bem legais, e o timbre me agradou bastante! Por enquanto só alegrias hehe
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por MateusCMA Qua Mar 30, 2022 6:44 pm

Oi pessoal. Eu estou procurando um com captação estilo MM, passivo e 5 cordas. Esse aí parece se encaixar feito uma luva. Vocês sabem se é bom? Não consigo achar muitos reviews.

MateusCMA
Membro

Mensagens : 3
Localização : Curitiba/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Cantão Qua Mar 30, 2022 11:22 pm

Bem-vindo MateusCMA , cara está difícil opinar sobre esse baixo justamente pelos poucos reviews , estou aguardando algo mais definitivo sobre ele também... abraço brou.


Última edição por Cantão em Qui Mar 31, 2022 2:29 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

MateusCMA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Marlim Qui Mar 31, 2022 11:57 am

o baixo parace uma proposta legal pra quem gosta do yamaha RBXJm2 ( o segundo modelo signatgure do John  Myung pela yamaha )

Basicamente uma onda Sting Ray, porem com 6 cordas e passivo ...Adoraria testar um com calma



Tagima XB31 Rbxjm210
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 487
Localização : BH

Adame e MateusCMA gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por kattastroff Dom Abr 03, 2022 9:20 pm

Já que uparam o tópico, vou ressaltar que estou com um 4c a alguns meses e gosto bastante dele. Acho que entrega bastante pelo preço, o captador dele é bem porrada, a saída do baixo é bem alta (de longe a mais alta entre meus 5 baixos, todos passivos), bastante médios, e o conforto pra tocar é excelente em todas as 24 casas. Mesmo sendo passivo com o tone dá pra variar bem o timbre, é um baixo bem versátil. De vez em quando fico vendo alguns reviews de captadores MM pra pensar se algum tipo me agrada pra pensar num upgrade, mas sinceramente pra mim o captador original já tá muito bom então esse upgrade hipotético está longe de ser uma necessidade.

Comprei buscando um timbre próximo aos MM porém passivo e não me arrependi nem um pouco. Pra quem busca um timbre realmente fiel aos MM acho que tem que ter um préamp parecido com o dos MM mesmo.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Cantão, Zubrycky, Flaming Red, MateusCMA e joemesquita gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por MateusCMA Dom Abr 03, 2022 11:04 pm

kattastroff escreveu:Já que uparam o tópico, vou ressaltar que estou com um 4c a alguns meses e gosto bastante dele. Acho que entrega bastante pelo preço, o captador dele é bem porrada, a saída do baixo é bem alta (de longe a mais alta entre meus 5 baixos, todos passivos), bastante médios, e o conforto pra tocar é excelente em todas as 24 casas. Mesmo sendo passivo com o tone dá pra variar bem o timbre, é um baixo bem versátil. De vez em quando fico vendo alguns reviews de captadores MM pra pensar se algum tipo me agrada pra pensar num upgrade, mas sinceramente pra mim o captador original já tá muito bom então esse upgrade hipotético está longe de ser uma necessidade.

Comprei buscando um timbre próximo aos MM porém passivo e não me arrependi nem um pouco. Pra quem busca um timbre realmente fiel aos MM acho que tem que ter um préamp parecido com o dos MM mesmo.

Nossa, muito obrigado! A ti e a todos que responderam.

É exatamente isso que procuro, um MM passivo. Não sou muito do baixo ativo, não me apetece, mas estava muito procurando usar o timbre do MM para música brasileira (por isso o 5 cordas). Com a tua descrição, farei a compra.

MateusCMA
Membro

Mensagens : 3
Localização : Curitiba/PR

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por kattastroff Seg Abr 04, 2022 9:29 am

MateusCMA escreveu:
kattastroff escreveu:Já que uparam o tópico, vou ressaltar que estou com um 4c a alguns meses e gosto bastante dele. Acho que entrega bastante pelo preço, o captador dele é bem porrada, a saída do baixo é bem alta (de longe a mais alta entre meus 5 baixos, todos passivos), bastante médios, e o conforto pra tocar é excelente em todas as 24 casas. Mesmo sendo passivo com o tone dá pra variar bem o timbre, é um baixo bem versátil. De vez em quando fico vendo alguns reviews de captadores MM pra pensar se algum tipo me agrada pra pensar num upgrade, mas sinceramente pra mim o captador original já tá muito bom então esse upgrade hipotético está longe de ser uma necessidade.

Comprei buscando um timbre próximo aos MM porém passivo e não me arrependi nem um pouco. Pra quem busca um timbre realmente fiel aos MM acho que tem que ter um préamp parecido com o dos MM mesmo.

Nossa, muito obrigado! A ti e a todos que responderam.

É exatamente isso que procuro, um MM passivo. Não sou muito do baixo ativo, não me apetece, mas estava muito procurando usar o timbre do MM para música brasileira (por isso o 5 cordas). Com a tua descrição, farei a compra.

Só não sei se a B soa tão bem quanto as outras cordas porque só conheço o 4c, mas de resto acho que não tem erro
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Flaming Red Ter maio 24, 2022 8:35 am

Alguém sabe se esta linha parou de ser produzida?
Andei pesquisando por aí, mas praticamente qualquer loja está como esgotado a um bom tempo o modelo de 5 cordas. Apenas o modelo de 4 cordas ainda se encontra com certa facilidade.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por CSergio Qua maio 25, 2022 10:36 pm

Mercado Livre tem poucas unidades, XB31 5 cordas; novos e em vendedores diferentes.
Dá uma olhada lá.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Flaming Red Qui maio 26, 2022 2:51 pm

CSergio escreveu:Mercado Livre tem poucas unidades, XB31 5 cordas; novos e em vendedores diferentes.
Dá uma olhada lá.
Mesmo assim todos estes anúncios são apenas da região Norte, daí o frete fica alto.
Cheguei a falar com uma loja da cidade que encomenda de um representante da Tagima, e atualmente o representante só possui o modelo de 6 cordas em estoque.
Vou tentar mandar um e-mail para a fabricante e ver a real situação.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Seg Out 17, 2022 5:19 pm

Sabe aquela história de G.A.S.? Então...

Tagima XB31 Whatsa12

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

patrickqueres e Zubrycky gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Qui Out 20, 2022 2:02 pm

Flaming Red escreveu:Alguém sabe se esta linha parou de ser produzida?
Andei pesquisando por aí, mas praticamente qualquer loja está como esgotado a um bom tempo o modelo de 5 cordas. Apenas o modelo de 4 cordas ainda se encontra com certa facilidade.

Flaming, eu encontrei um anúncio no Mercado Livre, era uma única unidade por R$1699. Eu decidi comprar porque era a proposta que eu queria, um baixo 5 cordas passivo, Tagima é uma boa marca já que eu tive baixos dela anteriormente, e preferi o modelo XB31 pela captação MM, imagino e espero que a corda B irá soar melhor nele do que no modelo XB21 5 cordas que usa captação P (não que isso faça muito sentido), além de que no geral eu gosto de como soa o captador MM.

Como era última unidade, o vendedor era mercado premium, a loja é de Espírito Santo (sudeste) e o baixo tinha parcelamento sem juros e frete grátis, eu acabei investindo.

Deve chegar semana que vem. Eu estou completamente "pelado" de equipamento, vou pegar uma Staner emprestada com meu amigo vocalista pra testar o baixo, se puder faço um som e tento postar aqui.

Eu parei de tocar há 10 anos, então provavelmente vou parecer o "coisa" do Quarteto Fantástico tentando tocar né Laughing

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Cantão Qui Out 20, 2022 3:23 pm

Parabéns pela aquisição Joe , posta suas impressões quando chegar e umas fotos da criança , abraço brother... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Qui Out 20, 2022 3:32 pm

Cantão escreveu:Parabéns pela aquisição Joe , posta suas impressões quando chegar e umas fotos da criança , abraço brother... up

Com certeza, chegando também vou pedir meu número no Clube Tagima Very Happy

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Zubrycky Qui Out 20, 2022 4:01 pm

Parabéns pela aquisição, Joe! Nada como realizar um sonho! claps

Sobre estar "pelado" de equipamento, bom, eu até tenho amplificador, mas, desde que comecei a tocar, só estudo e pratico sem nenhum amplificador. notme

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Qui Out 20, 2022 4:07 pm

Zubrycky escreveu:Parabéns pela aquisição, Joe! Nada como realizar um sonho! claps

Sobre estar "pelado" de equipamento, bom, eu até tenho amplificador, mas, desde que comecei a tocar, só estudo e pratico sem nenhum amplificador. notme

Obrigado!

Desde que voltei a tocar, com incentivo de amigos músicos, eu peguei emprestado até voltar a ter equipamento um baixo Eagle e um pedal "Cuvave cube baby", e estou tocando nele usando fone de ouvido.

Ainda pretendo pesquisar comprar um pedal de pré para ele, já tive um Hartke Bass Attack VXL que usei pouco mas gostei. Estou recuperando o tempo perdido, e já recebi convite para ingressar em um projeto musical.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Dom Out 23, 2022 10:54 am

Bom dia amigos, recebi ontem o XB31.

As primeiras impressões: Um instrumento bem acabado, boa construção, baixo bastante leve. Ainda não tive tempo de plugar porque ontem estive o dia inteiro envolvido em movimentação de móveis em uma mudança, e estou todo moído kkkkkkk.

Seguem algumas fotos, se conseguir descolar a Staner emprestada com o vocalista da minha banda, que tem uma no estúdio, faço um review e tento gravar um vídeo com um som dele.

Tagima XB31 20221012
Tagima XB31 20221013
Tagima XB31 20221014
Tagima XB31 20221015

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Qui Out 27, 2022 7:11 pm

Só uma atualização, testei o baixo: achei o timbre interessante, mas creio que falta uma regulagem, parece não estar captando o som das cordas de maneira "uniforme", umas soam melhor que outras. Outro detalhe que notei e que me desanimou é que as tarraxas parecem não estar segurando a afinação, de um dia para o outro, deixando o baixo em uma posição natural, a afinação caiu drasticamente, cerca de 2 tons aproximadamente. Vou fazer um teste até o fim de semana para certificar se a questão das tarraxas não segurarem a afinação procede, se sim vou realizar a devolução, infelizmente..

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por patrickqueres Sex Out 28, 2022 1:17 pm

joemesquita escreveu:Só uma atualização, testei o baixo: achei o timbre interessante, mas creio que falta uma regulagem, parece não estar captando o som das cordas de maneira "uniforme", umas soam melhor que outras. Outro detalhe que notei e que me desanimou é que as tarraxas parecem não estar segurando a afinação, de um dia para o outro, deixando o baixo em uma posição natural, a afinação caiu drasticamente, cerca de 2 tons aproximadamente. Vou fazer um teste até o fim de semana para certificar se a questão das tarraxas não segurarem a afinação procede, se sim vou realizar a devolução, infelizmente..

Além da regularem ainda tem o fator cordas!
A diferença na regulagem de altura entre as cordas pode dar uma (pouca) diferença no som, mas se a diferença for muito grande também pode ser um problemas nas cordas.
Quanto as tarraxas, se todas as cordas estão perdendo a afinação, possivelmente a madeira ainda está trabalhando a diferença de clima para a sua cidade ou, ainda, as cordas estão "esticando".

Tente deixar o baixo fora do bag por uns dias e verifique a afinação diariamente. Se possível, compre cordas novas e leve em um luthier para as devidas regulagens.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Coder Sex Out 28, 2022 1:31 pm

joemesquita, a primeira coisa que você deve fazer é trocar essas cordas. É muito difícil comprar um instrumento 100% regulado, até mesmo os mais caros.

Se você não tem experiência com isso, leve até um luthier. Caso tenha conhecimentos, tente ir regulando até chegar num resultado satisfatório.

Pelo seu diagnóstico eu chutaria que o problema está na altura das cordas em relação aos polos do captador.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Marcio Azzarini Sex Out 28, 2022 1:55 pm

joemesquita escreveu:Só uma atualização, testei o baixo: achei o timbre interessante, mas creio que falta uma regulagem, parece não estar captando o som das cordas de maneira "uniforme", umas soam melhor que outras. Outro detalhe que notei e que me desanimou é que as tarraxas parecem não estar segurando a afinação, de um dia para o outro, deixando o baixo em uma posição natural, a afinação caiu drasticamente, cerca de 2 tons aproximadamente. Vou fazer um teste até o fim de semana para certificar se a questão das tarraxas não segurarem a afinação procede, se sim vou realizar a devolução, infelizmente..

Em 1 dia baixar 2 tons é muita coisa... Pode ser cordas mal enroladas, ai acaba cedendo, mas uma hora isso para de acontecer conforme vc vai afinando... Mudança de madeira acho dificil, pois teria que ser uma alteração brusca com encolhimento de alguns centimetros pra afinação baixar tudo isso. Ou alguem pode ter mexido na tarraxa, ou realmente elas estão com problema e não estão segurando a afinação.

Quanto ao volume não uniforme das cordas, verifique a altura de cada corda nos sadles da ponte.

E não sei se vc fez isso ou não, mas praticamente todo instrumento comprado zero precisa ser regulado (preferencialmente em luthier), e isso vale desde instrumentos baratos até os tops de linha.


____________________________
Tagima XB31 Icon_rr Let´s groove!!!
https://www.youtube.com/marcioazzarini
Marcio Azzarini
Marcio Azzarini
Membro

Mensagens : 1122
Localização : Sorocaba

http://www.marciobasspage.cjb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Sex Out 28, 2022 3:19 pm

Então, a questão do som eu até entendo que a regulagem seria solução, mas o que mais assustou foram as tarraxas. Pode ser que o modelo que comprei veio "premiado" e seja uma exceção, mas eu levei a um amigo e ele percebeu uma folga no aperto das tarraxas mesmo..

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por vcrz Sex Out 28, 2022 4:32 pm

Você trocou as cordas ou são as originais?

Se forem as originais que vieram no baixo, geralmente são cordas chinesas genéricas e isso parece sintoma de corda ruim. Dificilmente sejam tarraxas, porque senão ia ser uma ou duas não todas.

O instrumento pode estar trabalhando? Sim pode, mas acho que trocando as cordas e regulagem mude um pouco. Mas lembrando esse baixo é o de entrada da tagima, infelizmente pode ter falha mesmo.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Marcio Azzarini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Sex Out 28, 2022 4:41 pm

vcrz escreveu:Você trocou as cordas ou são as originais?

São as originais.

vcrz escreveu:..Dificilmente sejam tarraxas, porque senão ia ser uma ou duas não todas.

Mas não são todas. A tarraxa da corda B segurou a afinação normal. Aparentemente são as tarraxas da E, A principalmente. Fizemos o teste 3x afinando, usando ele por um tempo, deixando de um dia para o outro, e a afinação caia.

Estou com um Eagle emprestado, com cordas velhas e surradas, desde que chegou o Tagima eu deixei ele de canto, a afinação continua normal nas 4 cordas (1 semana parado).

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Marcio Azzarini Seg Out 31, 2022 7:51 am

Com certeza então é a tarraxa.

Vc coloco como se fosse o baixo todo desafinando 2 tons, aí dificulta a ajuda...

Acione a garantia e seja feliz.

____________________________
Tagima XB31 Icon_rr Let´s groove!!!
https://www.youtube.com/marcioazzarini
Marcio Azzarini
Marcio Azzarini
Membro

Mensagens : 1122
Localização : Sorocaba

http://www.marciobasspage.cjb.net

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por joemesquita Seg Nov 07, 2022 1:49 pm

Devolvido, a loja já o recebeu e aprovou o estorno. Sábado mesmo busquei um TJB5 em BH.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Orla Bass Ter Mar 21, 2023 4:38 pm

Fala galera! vi uns vídeos bem legal desse baixo ai no youtube, to no gás pra pegar um, eu queria achar o de 5 cordas, mas só to achando o de 6 cordas.

Alguém ai tem esse modelo de 6 cordas? sabe dizer se ele seria muito pesado? tava afim de um Bass passivo mesmo, direto ao ponto, seria uma opção a mais de timbre pra mim, tenho um Precision Jazz bass, um Cort Soapbar, esse com capção Humbucker fecharia meu set.

Minha dúvida seria só o peso dele mesmo, já que tenho uma discopatia na lombar, nada sério, mas baixo muito pesado depois de 3 horas tocando de pé incomoda um pouco.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB31 Empty Re: Tagima XB31

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos