Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captação PJ

+5
allexcosta
Gabriel_cwb
Edão
Mauricio Luiz Bertola
gsfteodoro
9 participantes

Ir para baixo

Captação PJ Empty Captação PJ

Mensagem por gsfteodoro Ter Jan 26, 2021 3:22 pm

PS antes do POST: Eu quase mandei uma MP pro JazzIGo de vez criar esse POST.

Seguinte, eu comprei um Fender PJ Longhorn que eu curti demais o peso e conforto do baixo. Até a princípio, eu curti bastante o som.
Mas, como uma pessoa GASosa, começou a brotar ideias na minha cabeça, hehehe

A captação, infelizmente (ou felizmente) não é original. Hoje está com um P DiMarzzio DP 122 e o J Seymour que eu imagino ser Quarter Pound.
O captador P tem um ganho desgraçado e muito médio. Quando une com o J, parece que o J se torna coadjuvante no baixo, hehehehe.

Estou pra trocar um potenciometro e deixar o baixo em dia e, de repente, despertou uma vontade de fazer um UP nesse baixo.

O baixo é esse:
Captação PJ Pbzzeo10

Quando eu comprei o baixo, fiz um pacote e mandei vir um malagoli P51 e J Custom 60. Ainda não os testes (estão novos) mas resolvi abrir esse POST pra vez o que vocês me sugerem de captação.

Eu sei, eu sei... Essa pergunta parece mega amadora mas gosto de ver as opiniões. E gosto de diversificar os sons das coisas que eu tenho.

E aí? Qual a opinião de vocês?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 26, 2021 4:47 pm

Apenas compre um capt P de mais baixa saída possível e um J da mais alta possível...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Edão Ter Jan 26, 2021 5:47 pm

gfsteodoro, putz! Quantas possibilidades. Ajusta a altura dos captadores pra igualar o volume do Dimarzio e do Seymour Duncan e vê como fica o som. Apesar de eu não ter experiência com DiMarzio e Seymour Duncan, imagino que ainda serão melhores que os Malagoli, que são mais ricos em agudos.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Gabriel_cwb Ter Jan 26, 2021 11:42 pm

gsfteodoro escreveu:
O captador P tem um ganho desgraçado e muito médio. Quando une com o J, parece que o J se torna coadjuvante no baixo, hehehehe.

Pode ser má sorte, ou eu que sou enjoado, mas me arrependi de todos Dimarzios que tive (antigamente não tinha isso de ouvir comparativos no Youtube, comprávamos pickups na sorte mesmo ou por indicação). Todos que tive tinham um agudo super ardido e desagradável.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por gsfteodoro Qua Jan 27, 2021 9:38 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Apenas compre um capt P de mais baixa saída possível e um J da mais alta possível...
Isso você diz pra deixar um equilíbrio maior pro blend dos captadores né?
Estava pensando nisso.. De repente, o DiMarzzio está atrapalhando e muito com isso.

Edão escreveu:gfsteodoro, putz! Quantas possibilidades. Ajusta a altura dos captadores pra igualar o volume do Dimarzio e do Seymour Duncan e vê como fica o som. Apesar de eu não ter experiência com DiMarzio e Seymour Duncan, imagino que ainda serão melhores que os Malagoli, que são mais ricos em agudos.
As duas marcas são muito boas. Já tive par de Seymour (inclusive, quarter pound mesmo) e não tinha "problema" no baixo (era um JB).
E os ajustes... Eu já fiz várias tentativas de ajuste de altura. Acho que eles não se combinam mesmo.

Gabriel_cwb escreveu:Pode ser má sorte, ou eu que sou enjoado, mas me arrependi de todos Dimarzios que tive (antigamente não tinha isso de ouvir comparativos no Youtube, comprávamos pickups na sorte mesmo ou por indicação). Todos que tive tinham um agudo super ardido e desagradável.  
Esse não tem sobra de agudo. Tem sobra de médio mas no P. De verdade, me soa bem estranho. Estava até pensando em alterar a ligação dele para paralelo (deve estar em série)

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 27, 2021 9:43 am

gsfteodoro
Exatamente. E não há mais muito o que dizer não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por allexcosta Qua Jan 27, 2021 10:39 am

Se perguntasse por MP pra o Jazzigo os colegas deixariam de aprender com a discussão...

Eu particularmente gosto do som desses DiMarzio...

Você pode, ou mesmo deve, abaixá-los completamente, enquanto houver espaço, enquanto sobe o captador da ponte pra algo bem próximo das cordas sem bater...

Normalmente, a melhor regulagem de baixo com dois captadores é aquela em que o captador da ponte soa levemente mais alto que o do braço, quando comparados solados.

Talvez você não consiga tal feito nesse baixo, mas já ajudará... Outra alternativa seria colocar um DP123 no lugar do Duncan... Ele foi projetado para casar bem com o 122 e é uma combinação conhecida e boa. Agora, dá pra trocar os dois também e as combinações são infinitas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Guga Ramone Qua Jan 27, 2021 11:20 am

Você chegou a verificar se a ligação elétrica está toda correta e com os componentes em dia? Pode estar ocorrendo uma perda de sinal no caminho do cap J, ocasionando essa queda de volume. A dica de alterar a altura dos caps também é interessante e válida antes de qualquer upgrade no instrumento.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por mum Qua Jan 27, 2021 2:58 pm

Tenho um baixo q tem um captador Fender P no braço (um modelo custom, com saída moderada), e um Dimarzio model J na ponte, ligados em uma chave seletora com volume master e tone master (ou seja, não tenho volumes individuais) e o som entre os dois captadores é bastante equilibrado. Gosto do model P/J pq dá para regular a altura dos polos individualmente também.

De qualquer modo, apesar da saída alta o set Quarter Pounder tem um scoop bem agressivo de médios. Talvez isso esteja atrapalhando na hora de misturar os dois captadores, pq o Dimarzio model P (DP122) tem um médio bastante presente.
Se eu fosse mudar algo nesse baixo, seria colocar um Model J na ponte também hehehe.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Pz123 Qua Jan 27, 2021 4:00 pm

mum escreveu:Tenho um baixo q tem um captador Fender P no braço (um modelo custom, com saída moderada), e um Dimarzio model J na ponte

Tô só esperando esse T Franklin aparecer nos classificados.. Hahaha.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por mum Qua Jan 27, 2021 4:05 pm

Pz123 escreveu:
mum escreveu:Tenho um baixo q tem um captador Fender P no braço (um modelo custom, com saída moderada), e um Dimarzio model J na ponte

Tô só esperando esse T Franklin aparecer nos classificados.. Hahaha.

Coloca uma pipoquinha no microondas e espera sentado notme hahahahahahhha
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por gsfteodoro Qua Jan 27, 2021 5:11 pm

Resolvido o problema.

Eu fui fazer os ajustes de altura como recomendação do tio Alex. Mas, sinceramente, não deu certo.
A ligação parecia em dia (ainda não havia acessado o circuito) mas, perante ao que falaram, pense em colocar só p P do Malagoli que está aqui. Quando acessei o circuito, tive uma grata surpresa: o potenciometro do P tem um push pull que faz série e paralelo (era uma das alternativa que eu pensei em fazer com o próprio DiMarzio.
Montei (sem mexer em nada) e puxei pra ligação paralelo e pronto: Som equilibrado e som de precision sem excesso.

Fica uma dica: Se tiver excesso demasiado no cap P comparado ao J, verificar se está ligado em série e alterar para paralelo.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por gsfteodoro Qua Jan 27, 2021 10:09 pm

Bem... Eu fiquei testando o baixo por quase 1 hora.
Olhei pros caps Malagoli e resolvi instalar eles.

Resultado: Logo mais, DiMarzio DP122 e Seymour Quarter Pound irão para os classificados.
São muito bons mas eu não tenho curtido essa vibe de excesso de ganho.
E é exatamente isso que os dois possuem.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por INGVARR Ter Jul 27, 2021 10:37 pm

Instalei quarter pound da SD no Squier. Baixei um pouco a altura. Pra mim ficou top demais. Squier é bem construído em minha opinião. Então valeu o upgrade + cordas DR 45-105. Feliz como criança no natal. Falando em cordas DR, lhes digo que estão ganhando meu coração, tomando lugar das EB e RS.

____________________________
http://equipboard.com/igorzm
http://www.last.fm/user/Zemgeski
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Captação PJ Empty Re: Captação PJ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos