Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adaptação de um BS120 Staner

5 participantes

Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por J. Filho Qui Fev 11, 2021 11:09 pm

Olá pessoal

Possuo um Staner BS120 antigo ao qual gosto muito e o qual deu cupim na caixa comprometendo a integridade de minha casa e todos meus instrumentos, estou guardando bicho fora de casa na garagem.

Pensei em fazer uma caixa idêntica mas não encontrei ninguém aqui para fazer num preço razoável e viável, (pois o BS nem vale tanto assim)  ou com boa vontade de fazer. Também não possuo ferramentas especificas para esta dinâmica atualmente, no máximo consigo fazer um cabeçote meia boca,  então descartei a nova caixa idêntica.

A segunda opção seria comprar uma caixa selada pronta com duto mas não sei qual seria adequada, isso é possível?.

A terceira opção é usar ele como cabeçote usando a a caixa de meu cubo Meteoro StarBlack 12. A ideia era fazer um cabeçote e colocar o falante do Staner na caixa/cubo do Star Black (o meu Star é cone de alumínio) A pergunta é; daria certo devido a litragem ? Sei que ambos estão na mesma faixa de potencia, então tive essa ideia.

Ou é perda de tempo; melhor repassar para quem faça?

Gostaria de opiniões, abraços

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 12, 2021 6:15 pm

Cara, esse amp é durável e bom (dentro de um certo padrão).
O certo seria refazer a caixa toda com compensado naval de 20mm (pra mim seria fácil fazê-lo...).
A idéia do cabeçote é boa, mas a caixa Meteoro não serve para o falante Eros do Staner.
Talvez se vc comprar uma caixa pronta da JAOVOX ou outro fabricante e colocar o falante de 15 nela seja a melhor opção.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por J. Filho Sex Fev 12, 2021 8:21 pm

Muito obrigado Mauricio!
Se vc estivesse mais perto quem sabe a gente faria uma caixa...
Enfim, vou procurar alguém aqui mais um pouco, se não achar vou pensar em comprar uma serra circular e meter a mão na massa pois  as caixas prontas que eu achei, acabam saindo muito caras para um amplificador de no máximo 900 reais.
O meu Meteoro StarBlack tem cone de alumínio, uma outra possibilidade, não sei; era comprar um falante baixo da própria Meteoro por R$350 com cone de papelão, não conheço  a qualidade, também não sei  casa, (talvez sim???)  haja visto que o Star Black saiu com 2 tipos de cone.
De qualquer maneira agradeço a ajuda, valeu man!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 12, 2021 8:27 pm

J. Filho escreveu:Muito obrigado Mauricio!
Se vc estivesse mais perto quem sabe a gente faria uma caixa...
Enfim, vou procurar alguém aqui mais um pouco, se não achar vou pensar em comprar uma serra circular e meter a mão na massa pois  as caixas prontas que eu achei, acabam saindo muito caras para um amplificador de no máximo 900 reais.
O meu Meteoro StarBlack tem cone de alumínio, uma outra possibilidade, não sei; era comprar um falante baixo da própria Meteoro por R$350 com cone de papelão, não conheço  a qualidade, também não sei  casa, (talvez sim???)  haja visto que o Star Black saiu com 2 tipos de cone.
De qualquer maneira agradeço a ajuda, valeu man!
Qualquer marceneiro razoável faz isso J. Filho. Basta levar as medidas e tomar cuidado com os dutos e nada mais. De preferência leve-as já cortadas.
Não use esses falantes Meteoro. Não são bons.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por allexcosta Sex Fev 12, 2021 8:31 pm

Cupim se trata né?

Se a caixa não estiver muito comprometida, você pode colocá-la num saco de construção e sprayar uma lata inteira de jimo, deixando uma semana fechado. Não acredito que nada sobreviva a isso... Aí você dá uma reforçada na caixa com cola de maneira, resina epoxi, etc...

Acho que é o mais prático.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por J. Filho Sex Fev 12, 2021 8:36 pm


Qualquer marceneiro razoável faz isso J. Filho. Basta levar as medidas e tomar cuidado com os dutos e nada mais. De preferência leve-as já cortadas.
Não use esses falantes Meteoro. Não são bons.

cara vc não não conhece essa minha cidade, nem queira conhecer... fui em 3 marceneiro até agora estou esperando a resposta de 2...provável que eu compre uma serra e eu mesmo faça, eu já tive serralheria,mecânica geral, embora ferro/alumínio não seja madeira Very Happy

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 12, 2021 8:48 pm

J. Filho escreveu:

Qualquer marceneiro razoável faz isso J. Filho. Basta levar as medidas e tomar cuidado com os dutos e nada mais. De preferência leve-as já cortadas.
Não use esses falantes Meteoro. Não são bons.

cara vc não não conhece essa minha cidade, nem queira conhecer... fui em 3 marceneiro até agora estou esperando a resposta de 2...provável que eu compre uma serra e eu mesmo faça, eu já tive serralheria,mecânica geral, embora ferro/alumínio não seja madeira Very Happy
Pior que conheço...
Tenho vários amigos aí, e a frequentava direto quando morava em São Paulo entre 1991 e 1995... Faz tempo...
Laughing Laughing Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por J. Filho Sex Fev 12, 2021 8:49 pm

allexcosta escreveu:Cupim se trata né?

Se a caixa não estiver muito comprometida, você pode colocá-la num saco de construção e sprayar uma lata inteira de jimo, deixando uma semana fechado. Não acredito que nada sobreviva a isso... Aí você dá uma reforçada na caixa com cola de maneira, resina epoxi, etc...

Acho que é o mais prático.

Oi Alex
Trata até certo ponto, se tiver muito comprometido não dá não, cupim parece é coisa do capeta... eu tive um Soldano que custava uma pequena fortuna e que eu tive, fui obrigado a tratar. Fiz até um "autoclave caseira" uma camara de fumaça com aqueles venenos tipo incenso em que ele ficou 1 mes fechado. Usei Gimo, veneno industrial/profisional para garantir, deu certo, mas muito trabalho...Esse Staner eu dei azar, qdo eu abri para trocar o cabo, vi que estava comprometido em muitos pontos, coisa absurda,muito bicho.... Mas vou procurar mais um pouco, se não der, verei se eu mesmo faço a caixa, grande abraço!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 12, 2021 8:49 pm

J. Filho escreveu:

Qualquer marceneiro razoável faz isso J. Filho. Basta levar as medidas e tomar cuidado com os dutos e nada mais. De preferência leve-as já cortadas.
Não use esses falantes Meteoro. Não são bons.

cara vc não não conhece essa minha cidade, nem queira conhecer... fui em 3 marceneiro até agora estou esperando a resposta de 2...provável que eu compre uma serra e eu mesmo faça, eu já tive serralheria,mecânica geral, embora ferro/alumínio não seja madeira Very Happy
Não é de serra que vc precisa. Mas sim um bom tico-tico...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por J. Filho Sex Fev 12, 2021 9:03 pm


Não é de serra que vc precisa. Mas sim um bom tico-tico...

olha cara, tico-tico eu tenho, mas a minha chinga linga, impossivel fazer um corte "bonito, bonito" retinho...
E outra, uma vez comprei uma placa de compensado (virola???) para fazer um gabinete de fliper/arcade onde eu cortava tinha umas falhas entre as camadas, talvez eu tenha comprado algo muito porcaria, não sei...preciso pesquisar antes de encarar essa empreitada.

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 12, 2021 9:51 pm

J. Filho escreveu:

Não é de serra que vc precisa. Mas sim um bom tico-tico...

olha cara, tico-tico eu tenho, mas a minha chinga linga, impossivel fazer um corte "bonito, bonito" retinho...
E outra, uma vez comprei uma placa de compensado (virola???) para fazer um gabinete de fliper/arcade onde eu cortava tinha umas falhas entre as camadas, talvez eu tenha comprado algo muito porcaria, não sei...preciso pesquisar antes de encarar essa empreitada.
O corte "retinho" vc tem que fazer na própria madeireira em que vc comprar o compensado naval de 20mm (virola é compensado vagabundo...).
Mesmo uma tico-tico fuleira corta facilmente compensado.
Você vai precisar de sarrafos de madeira maciça (2X2cm) para as prender (aparafusar) internamente a parte da frente e a de trás da caixa.
Com a tico-tico vc faz o corte circular do falante e com broca de copo larga o dos dutos (provavelmente 2 de 3pol.).
O acabamento vc pode fazer num capoteiro ou apenas envernizar a caixa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Fernando Zadá Sex Fev 12, 2021 10:00 pm

Vocês estão quase me animando a fazer meu gabinete pro ampli Carvin eu mesmo.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Mauricio Luiz Bertola e patrickqueres gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por patrickqueres Sex Fev 12, 2021 10:27 pm

allexcosta escreveu:Cupim se trata né?

Se a caixa não estiver muito comprometida, você pode colocá-la num saco de construção e sprayar uma lata inteira de jimo, deixando uma semana fechado. Não acredito que nada sobreviva a isso... Aí você dá uma reforçada na caixa com cola de maneira, resina epoxi, etc...

Acho que é o mais prático.

Fiz quase isso com meu combo Warwick em que estavam aparecendo alguns "pós de cupim". Fui em uma loja de material agrícola, comprei um veneno para cupim por indicação do vendedor (era da Bayer Monsanto), dissolvi e apliquei com uma seringa em todos os "furos" que consegui localizar no acabamento acarpetado da caixa.

A bula do veneno orientava a deixar a madeira por 3h no sol. Para garantir deixei das 8h da manhã até a noite.  Very Happy

Isso tem mais de 10 anos e os cupins nunca mais apareceram!
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação de um BS120 Staner Empty Re: Adaptação de um BS120 Staner

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos