Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

+9
Jãozeiro
Fernando Zadá
Edu Fettermann
CSergio
Uchoa
kattastroff
Cantão
Ivanov_br
BLZENI
13 participantes

Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por BLZENI Ter maio 04, 2021 12:35 pm

Olá amigos

primeiramente eu gostaria de falar que sou leigo no assunto gravação e home-studio, então qualquer ajuda é bem vinda.

Eu to querendo começar a gravar alguns videos com áudio, de alta qualidade, com a finalidade de futuramente postar alguns videos de testes de equipamentos, tocando as linhas encima das músicas originais, essas coisas que sempre vemos por aí.

a idéia é gravar algo no notebook, utilizando algum software e também uma interface de áudio como a Focusrite Scarlett Solo. Quero algo a mais do que o Roland Go Mixer, pois quero também gravar demos de amplificadores.

a pergunta é: Qual software devo utilizar para gravar video junto com o áudio, de 2 fontes diferentes?
que tipo de camera devo utilizar? (tenho uma GoPro parada em casa).

lembrando que ainda não adquiri a interface e nem sei se esta é a melhor opção, por isso venho aqui peguntar.

no mais é isso!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Ivanov_br Ter maio 04, 2021 12:38 pm

Cara, eu gravo com o Logic Pro e depois sincronizo com o video captado (webcam ou celular) usando o Final Cut Pro.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

BLZENI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Cantão Ter maio 04, 2021 1:15 pm

Ivanov_br escreveu:Cara, eu gravo com o Logic Pro e depois sincronizo com o video captado (webcam ou celular) usando o Final Cut Pro.
Ivan , saberia indicar um software similar ao final Cut Pro para Windows ?
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por kattastroff Ter maio 04, 2021 1:21 pm

Eu recomendaria gravar áudio com o Audacity, no começo. Ele é limitado porém bem simples. Pra editar o vídeo e sincronizar o áudio eu usaria o Kdenlive, mas qualquer editor de vídeo simples deve ser suficiente pra fazer isso, cortes simples, fade in/out, etc. Ambos os softwares que eu postei são gratuitos e opensource.

Pra sincronizar, minha dica é dar uma batida forte nas cordas abafadas antes ou depois da música (ou qualquer coisa que faça um som curto e seco), aí você usa esse momento como referência pra sincronizar, e depois corta fora esse momento do vídeo.

Se você pretende gravar demos de amplificadores acho que vai precisar de um bom microfone também.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

BLZENI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por BLZENI Ter maio 04, 2021 1:58 pm

Valeu galera!
Sim, pretendo investir num microfone, mas isso é coisa mais pra frente, pois sei que microfonação é mais chato. de inicio usaria as saídas XLR para isso.

sobre a interface: a Scarlet Solo é uma boa pedida?
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Uchoa Ter maio 04, 2021 2:21 pm

^Se for gravar apenas uma coisa sim, dois canais é legal para o instrumento e voz juntos !

Eu prefiro a Scarlet Focusrite 2 canais , acho que é o mínimo a dar conta de qualquer coisa.
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

BLZENI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por CSergio Ter maio 04, 2021 2:45 pm

Se soubesse que o dólar ia explodir a partir do ano passado, eu teria pego uma Focusrite também.

Gravar video: a dica que dou é usar se possível tripé e utilizar a câmera traseira, pois geralmente grava com qualidade muito melhor que a frontal; e use um espelho pequeno pra se ver, posicionado de frente pra tela do celular; fullhd e 60fps dá boa uma diferença.

A não ser os Asus Zenfone 6 e 7 que tem câmera giratória e serve pros 2 lados; queria até trocar o meu 5 por um desses, mas o valor tá extorsivo (R$ 4-5 mil).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

BLZENI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Edu Fettermann Ter maio 04, 2021 3:21 pm

Eu comprei uma Scarlett Solo e me atende perfeitamente, mas eu só me gravo tocando mesmo, então está de bom tamanho. Filmo no celular, edito no iMovie e capturo o áudio pelo Reaper ou pelo Garageband
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

BLZENI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 04, 2021 3:40 pm

O OBS studio permite gravar com várias fontes de aúdio, duas câmeras e etc.
No meu caso que tenho zero de paciência para editar acho uma mão na roda.

E eu nem uso resolução máxima nem nada mas ele faz beeem mais do que eu preciso. É o software muito utilizado pro povo que faz streaming
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gomba e BLZENI gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Jãozeiro Ter maio 04, 2021 8:48 pm

BLZENI escreveu:a pergunta é: Qual software devo utilizar para gravar video junto com o áudio, de 2 fontes diferentes?
que tipo de camera devo utilizar? (tenho uma GoPro parada em casa).

Acredito que o resultado fica melhor se você tratar áudio e imagem separados. Pelo menos é a forma "tradicional".

Por exemlo, você falou que pensa em fazer review de amps. Então seria mic no amp, do mic para a interface, e da interface pra algum programinha qualquer de gravação, tipo o Reaper (recomendo). Faz tudo o que você tem que fazer com o áudio gravado e exporta em arquivo .wav a 24bits/48khz. Tá pronto o áudio final.

Aí você passa o vídeo da câmera para o pc, via cabo usb e abre esse arquivo no programa de vídeo (eu utilizo o Adobe Premiere). Tá lá o seu vídeo com o áudio que a câmera captou, mas não o áudio oficial (que você trabalhou certinho microfonando, passando pela interface e pela Daw e já tá pronto em .wav).
 
Aí então você pega o arquivo de áudio oficial que já aprontou e joga no programa de vídeo e sincroniza a imagem com o áudio. Coisa de arrastar a track de vídeo e a track de áudio na timeline pra frente e pra trás até o áudio e imagem ficarem sincronizados, bem simples.
Aí você pode editar seu vídeo, corta isso, põe aquilo, faz uma pós produção, mexe nas cores, contraste, etc. 

E nada disso precisa necessariamente ser nessa ordem, claro. Você pode mexer primeiro na imagem e só depois ir ver o áudio, e vice-versa. Aí vai do seu fluxo de trabalho.


E a GoPro é muito legal. Se não me engano tem várias versões. Mas fique atento que ela tem uma lente fisheye (olho-de-peixe), que é uma super grande angular. Cobre um ângulo cerca de 180 graus, mas causa uma mega distorção óptica. Tudo nas bordas fica redondo, não existirão mais linhas retas, e o que estiver mais próximo dela fica gigantesco, hehe. Mas isso é muito usado como recurso artístico em fotos e vídeos, e já vi pessoal usando GoPro em vídeos de música. Fica bem legal, mas tem que colocar ela em um lugar estratégico, hehe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 04, 2021 9:20 pm

Eu tenho inveja desse trampo todo de fazer separado. Sei que é o jeito tradicional e talvez certo mas eu ainda não me arrisquei falta paciência.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gomba gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Uchoa Ter maio 04, 2021 9:31 pm

Essa maneira de fazer separado é a que eu faço, dá um trabalho ...

Vi o Juninho "Magia Baiana" com a Gomixer e achei simples !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Gabriel_cwb Ter maio 04, 2021 9:50 pm

Uchoa escreveu:Essa maneira de fazer separado é a que eu faço, dá um trabalho ...

Vi o Juninho "Magia Baiana" com a Gomixer e achei simples !

Tem outras formas de "gravar de uma vez", usando o smartphone. Vou falar de duas que já fiz algumas vezes:

1 - Se o amp tiver entrada ativa e passiva, ligar o baixo em uma das entradas e o playback na outra entrada, e a saída do amp (send ou headphone) vai para input de microfone (tem um adaptador barato que splita a entrada p2 combo) do celular. Aí é só gravar o video direto como celular que sai o som do bass+backing track no video em tempo real sem atraso.

2 - Mesmo esquema acima, mas desta vez o som do amp vai para uma mesa/mixer (pode ser pequena e simples), e neste mixer entra o playback separado, na saída manda pro smartphone.

Um destes serve:
Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda D_NQ_NP_887206-MLB44202441716_112020-O

Uma forma mais sofisticada de fazer esta ligação é entre a saída do amp e o mixer ligar um DI com simulador de caixa, já fiz assim tbem e foi bacana.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Ivanov_br Ter maio 04, 2021 10:02 pm

Cantão escreveu:
Ivanov_br escreveu:Cara, eu gravo com o Logic Pro e depois sincronizo com o video captado (webcam ou celular) usando o Final Cut Pro.
Ivan , saberia indicar um software similar ao final Cut Pro para Windows ?

Cantão, não tenho usado o Windows para isso há anos. Tô por fora, mas achei este link:

https://www.minitool.com/pt/youtube/final-cut-pro-para-windows.html

1. Adobe Premiere Pro CC
2. MiniTool Movie Maker (recomendado)
3. Windows Movie Maker
4. Cyberlink PowerDirector
5. VEGAS Pro
6. Camtasia Studio
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Cantão Ter maio 04, 2021 11:00 pm

Excelente as dicas , Ivan...valeu brother...👍

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Juninho Sampaio Qua maio 05, 2021 9:07 am

Uchoa escreveu:Essa maneira de fazer separado é a que eu faço, dá um trabalho ...

Vi o Juninho "Magia Baiana" com a Gomixer e achei simples !

Esqueça essa m$%& de magia
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por CSergio Qua maio 05, 2021 9:46 am

Laughing lol!
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Uchoa Qua maio 05, 2021 10:26 am

Ri Muito
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por BLZENI Qua maio 05, 2021 12:17 pm

Valeu pessoal
ja tenho um caminho a seguir para conseguir fazer algo bacana. espero que o baixista a ser filmado ali tambem ajude, rsrs!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Gomba Qui maio 06, 2021 8:11 pm

Cantão escreveu:Ivan , saberia indicar um software similar ao final Cut Pro para Windows ?
Sony Vegas. Pega uma versão mais antiga, tipo o 12 ou o 14. Leve, resolve bem vídeo e pode ser usado tbm pra edição e mixagem de audio (tem inclusive suporte a VST, tipo amplitube a fins).

Fernando Zadá escreveu:O OBS studio permite gravar com várias fontes de aúdio, duas câmeras e etc.
No meu caso que tenho zero de paciência para editar acho uma mão na roda.

Zadá, você resolveu um problemão meu nesse momento. O OBS é beeeem prático mesmo. Tô querendo gravar algumas coisas pra Instagram, mas que preguiça de gravar video e audio separado, sincronizar, renderizar etc. Nunca tinha pensado em usar ele apenas pra gravar vídeo.

--

O ruim dessas ideias de usar a entrada P2 no smartphone é que o audio vem mono, aí dá uma zoada na backing track. A Go Mixer é uma mão na roda, mas ficou bem cara pós pandemia Sad
Pra completar, eu sou vítima da Apple, posto que meu telefone não tem saída de fone e não reconhece a minha interface (uma behringer 404hd) se plugada via USB.

Será que não tem uma Go Mixer dessas xing ling de 30 doletas no shoppee não? What a Face
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 06, 2021 9:53 pm

Gomba escreveu:
Zadá, você resolveu um problemão meu nesse momento. O OBS é beeeem prático mesmo. Tô querendo gravar algumas coisas pra Instagram, mas que preguiça de gravar video e audio separado, sincronizar, renderizar etc. Nunca tinha pensado em usar ele apenas pra gravar vídeo.


Os alunos que fazem aula gravada gravo nele ou no zoom mas prefiro ele por causa das entradas de áudio.
Mas preciso mexer um pouco mais nele para gravar uns videos curtos com maior qualidade.
Mas os exercícios de coordenação que postei aqui com duas câmeras gravei tudo ao vivo nele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por fheliojr Dom maio 09, 2021 7:53 pm

Cara, sou muito tapado nisso.. Uso o OBS, mas sempre preciso assistir a algum tutorial antes, para saber como fazer algo.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda Empty Re: Gravação de videos com audio de alta qualidade - ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos