Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

+10
Uchoa
JAZZigo
pedrohenrique.astronauta
bodhan
CSergio
allexcosta
Cantão
Ivanov_br
Gabriel_cwb
capiroto
14 participantes

Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Qui maio 27, 2021 10:40 am

Buenas,

Alguém já teve a desagradável experiência de enfiar uma farpa de metal no dedo tocando baixo ou manuseando as cordas?
Estava praticando hoje e senti uma fisgada forte no indicador quando fiz um slide na corda D. Depois disso, "algo" ficou no meu dedo, tão minúsculo que não consegui achar nem com lente de aumento, mas doloroso pra c**** ao menor toque.
Estou usando um jogo de GHS M5200 Contact Core.

O mesmo aconteceu semanas atrás, com outro dedo, quando coloquei esse jogo de cordas no baixo.
Parece ser algum resíduo de metal da fabricação ou algo do tipo.

Dei uma pesquisada e achei relatos parecidos em fóruns americanos, geralmente associados a cordas GHS ou Daddario.

Alguém aqui já "sofreu" ou soube de algo assim? Toco há 10 anos e nunca antes tive essa infeliz experiência.



capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Gabriel_cwb Qui maio 27, 2021 11:12 am

capiroto escreveu:Toco há 10 anos e nunca antes tive essa infeliz experiência.

Indo para 30 aninhos de cordas, e nunca tive essa infeliz experiência. Se eu fosse você escreveria para o fabricante reclamando. Afinal o produto te causou duas lesões.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Ivanov_br Qui maio 27, 2021 11:52 am

Nunca soube disso. Atente para a presença no mercado de falsificações. Estas ocorrencias podem estar relacionadas a isto.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Cantão Qui maio 27, 2021 1:44 pm

Nunca me aconteceu algo parecido , e olha que já usei cada encordoamento que dava medo , isso é um incidente que não pode e nem devia acontecer , entre em contato com o fabricante pois pode ser problema envolvendo um lote todo do produto , e consequentemente mais pessoas passarão por essa desagradável e dolorosa experiência...chega arrepiar o cangote aqui só de pensar num slide com uma ferpa dessas entrando no dedo... Shocked Medo

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por allexcosta Qui maio 27, 2021 1:53 pm

No meio da corda? Que louco hein?

Nunca passei por isso.

Tem certeza que são originais?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Qui maio 27, 2021 2:19 pm

Shocked Suspect
Literalmente essa corda é do capiroto.

Nunca vi caso assim; entra em contato com o fabricante, avisando o ocorrido.
Se for corda original, eles devem tomar alguma providência.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por bodhan Qui maio 27, 2021 2:35 pm

Assustador! affraid Nunca vi ou ouvi sobre algo parecido!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui maio 27, 2021 2:56 pm

Lamentável. Se as cordas forem originais, creio ser uma boa dar esse feedback pra empresa. Comigo nunca aconteceu, mas não sou parâmetro.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por JAZZigo Qui maio 27, 2021 6:44 pm

[7]
Também nunca tinha ouvido falar disso.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Uchoa Qui maio 27, 2021 6:48 pm

Sempre usei e nunca vi isso também !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por patriciofernandes Qui maio 27, 2021 6:53 pm

Toco há 10 anos e nunca vi isso
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Qui maio 27, 2021 8:27 pm

Não vou dar reply individualmente pra não poluir o post.

Me surpreende que ninguém tenha passado por isso. Pesquisando o assunto em fóruns gringos, aparecem vários relatos sobre o assunto (infelizmente):
https://www.talkbass.com/threads/picked-up-a-tiny-sliver-in-my-finger-from-strings-last-night.705081/
https://www.thegearpage.net/board/index.php?threads/anyone-ever-get-string-splinters.925328/

Certamente vou contatar o fabricante (GHS, no caso), principalmente considerando que vi relatos mais recorrentes justamente dessa marca.

Sobre ser original ou falsificada, não sei dizer. Comprei na Montreal, que supostamente é uma loja idônea (inclusive muito comentada por aqui).
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1830931718-encordoamento-ghs-p-baixo-4-cordas-m5200-contact-core-_JM

Curiosamente eu paguei 152 (em abril) e agora custam 356.  Shocked

Cantão escreveu:[...] chega arrepiar o cangote aqui só de pensar num slide com uma ferpa dessas entrando no dedo... Shocked Medo
bodhan escreveu:Assustador!  affraid  Nunca vi ou ouvi sobre algo parecido!
CSergio escreveu:Shocked Suspect
Literalmente essa corda é do capiroto.
Experiência inesquecível, lhes garanto!
Hurts like hell Evil or Very Mad


Abrindo um parênteses no assunto:
Meu baixo tem trastes de latão, e essas cordas GHS são as "super steels", ou seja, sem revestimento de níquel.
Cordas de aço atuando no traste de latão (metal menos duro) causam desgaste do material, o que pode (em tese) originar essas "farpas".
Será?
Não explica, todavia, o que entrou no meu dedo quando instalei as mesmas cordas no baixo.
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Qui maio 27, 2021 8:32 pm

Isso tá com cara de corda falsificada.
Ou lote/unidade mal feita.
Do alto da minha pouca experiência eu vejo Elixir, Ernie Ball e vez ou outra DAddario falsificadas, mas GHS seria novidade.

E se foi uma loja que lhe vendeu, entre em contato com eles também.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por bodhan Qui maio 27, 2021 8:50 pm

ou por azar grudou alguma limalha de ferro
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por JAZZigo Qui maio 27, 2021 9:59 pm

capiroto escreveu:Sobre ser original ou falsificada, não sei dizer. Comprei na Montreal, que supostamente é uma loja idônea (inclusive muito comentada por aqui).
Curiosamente eu paguei 152 (em abril) e agora custam 356.  Shocked
affraid Eita!!!
Comprei 6 encordoamentos dessas GHS Contact Core (taper wound), fevereiro passado, também na Montreal Music Shop, via ML, mas paguei apenas R$ 87,40 por cada jogo. Com certeza, não são cordas falsificadas. Estou usando em alguns baixos e não tenho queixa alguma, muito pelo contrário, recomendo fortemente.

Talvez o amigo Capiroto tenha tido o azar de pegar jogo com defeito de fabricação.

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) IMG-0361
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por patriciofernandes Sex maio 28, 2021 5:24 am

alguma coisa louca aconteceu na Montreal e outras lojas que vendem no ML. As cordas SIT que eu citei em outro tópico como Hot Deal que estavam por menos de 100,00 até semana passada agora são 256,00. Absolutamente "do nada"... achei uma loucura
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por bodhan Sex maio 28, 2021 10:28 am

^Pode ser que agora chegou a nova compra com o dólar ajustado! O que eles tinham antes provavelmente era estoque antigo.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Sex maio 28, 2021 10:47 am

O preço das SIT tava muito bom; então esse estoque demorou pra acabar pois esse preço vira e mexe aparece desde a última black friday.
Essa loja Montreal é idônea, já comprei pedal Waldman e corda SIT semiflat com eles, não tive problemas.
Esse fato já ajuda você a buscar uma solução com eles.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex maio 28, 2021 11:14 am

Concordo com o que foi dito aqui por alguns. O Capiroto pode ter sido sorteado e adquirido um encordoamento com problemas de fabricação. Pelo jeito, mesmo que em menor quantidade, essas coisas acontecem. Repito que vale e muito entrar em contato com o fabricante. É provável que eles enviem um encordoamento de graça ou algo assim.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por patriciofernandes Sex maio 28, 2021 12:17 pm

Já compre na Montreal também e foi uma ótima experiência
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Sáb maio 29, 2021 6:01 pm

Spoiler:


Então povo, acho que o mistério foi resolvido...

Segue abaixo foto ampliada de um dos trastes do meu baixo:

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) 20210511

Essas cordas GHS super steels estavam literalmente comendo os trastes.

Dá pra ver que o desgaste no metal é recente pela diferença na cor entre o metal novo (no meio) e o metal já oxidado (mais escuro).
Inclusive dá pra ver que ficou gravado no traste o contorno da corda.  Shocked

No fim das contas tirei as GHS, lixei os trastes com lixa fina e limpei o braço pra tirar qualquer resíduo de metal que ainda pudesse ter.

Instalei as Rotosound (revestidas de níquel) e não pretendo voltar pra GHS super steels tão cedo.

Alguém mais já percebeu esse nível de desgaste nos trastes?
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Cantão Sáb maio 29, 2021 6:17 pm

Caraca véio , nunca tinha visto ampliado assim... affraid

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Sáb maio 29, 2021 6:45 pm

Ano passado, um camarada me comentou que comprou cordas de aço da Ernie Ball, e desgastaram rápido os trastes da guitarra dele.
Já tinha ouvido falar que cordas de aço desgastam mais mesmo; essa afirmação dele eu retive e me confirmaram aqui no FCBr, por isso não compro esse tipo de corda.

Parece que as flatwounds que tenho da GHS e LaBella são de aço, mas são revestidas por um acabamento que não deixa desgastar os trastes.


Última edição por CSergio em Sáb maio 29, 2021 11:24 pm, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por bodhan Sáb maio 29, 2021 6:55 pm

Caramba! Eu também sempre uso níquel, até nas flatwounds. Usei uma vez uma Elixir aço que comprei por engano. Gostei bastante. Mas as Elixir, por conta do revestimento, devem ser menos abrasivas.
Ainda bem que descobriu o problema! Abs
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Sáb maio 29, 2021 7:24 pm

Pior que eu estava curtindo bastante o som dessas GHS... normalmente não gosto do som de cordas novas, mas o brilho delas me agradou bastante, sem falar que o sustain é absurdo.
Mas não tem jeito, voltei pras nickel plated... os trastes agradecem.
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Cantão Sáb maio 29, 2021 7:28 pm

Você toca com muita frequência Capiroto ?

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Sáb maio 29, 2021 10:53 pm

Cantão escreveu:Você toca com muita frequência Capiroto ?
Depende... ultimamente tenho tocado umas 4-5h por semana.
Você pergunta por causa do desgaste?
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Cantão Sáb maio 29, 2021 11:19 pm

capiroto escreveu:
Cantão escreveu:Você toca com muita frequência Capiroto ?
Depende... ultimamente tenho tocado umas 4-5h por semana.
Você pergunta por causa do desgaste?
Sim , mas sabendo agora sua frequência de uso , não acho que tenha sido a causa , no seu caso aí é mais provável que tenha sido o material das cordas mesmo... abraço brother.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Sáb maio 29, 2021 11:30 pm

bodhan escreveu:Caramba! Eu também sempre uso níquel, até nas flatwounds. Usei uma vez uma Elixir aço que comprei por engano. Gostei bastante. Mas as Elixir, por conta do revestimento, devem ser menos abrasivas.
Ainda bem que descobriu o problema! Abs

Yep.
Vide tópico que perguntei
https://www.contrabaixobr.com/t43207-duvidas-com-cordas-flatwound-e-aco-x-niquel

Por isso dou preferência a cordas de niquel, ou outro tipo de liga; as flats GHS e LaBella são aço, mas revestidas tipo um plástico ou silicone não sei definir bem; comprei no escuro.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Dom maio 30, 2021 1:00 am

CSergio escreveu:
bodhan escreveu:Caramba! Eu também sempre uso níquel, até nas flatwounds. Usei uma vez uma Elixir aço que comprei por engano. Gostei bastante. Mas as Elixir, por conta do revestimento, devem ser menos abrasivas.
Ainda bem que descobriu o problema! Abs

Yep.
Vide tópico que perguntei
https://www.contrabaixobr.com/t43207-duvidas-com-cordas-flatwound-e-aco-x-niquel

Por isso dou preferência a cordas de niquel, ou outro tipo de liga; as flats GHS e LaBella são aço, mas revestidas tipo um plástico ou silicone não sei definir bem; comprei no escuro.
Certa vez usei uma corda dessas com revestimento, não lembro se era Elixir ou Daddario. Mas o revestimento (e consequentemente a corda como um todo) não durou muito. Não gostei da experiência.
Por outro lado, sou curioso pra testar uma flatwound... nunca coloquei nesse baixo.
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Cantão Dom maio 30, 2021 1:06 am

Qual é o modelo do seu baixo Capiroto ? Me descupe por perguntar , é só por curiosidade mesmo... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por JAZZigo Dom maio 30, 2021 7:56 am

capiroto escreveu:Então povo, acho que o mistério foi resolvido...

Segue abaixo foto ampliada de um dos trastes do meu baixo:

Essas cordas GHS super steels estavam literalmente comendo os trastes.

Dá pra ver que o desgaste no metal é recente pela diferença na cor entre o metal novo (no meio) e o metal já oxidado (mais escuro).
Inclusive dá pra ver que ficou gravado no traste o contorno da corda.  Shocked

No fim das contas tirei as GHS, lixei os trastes com lixa fina e limpei o braço pra tirar qualquer resíduo de metal que ainda pudesse ter.

Instalei as Rotosound (revestidas de níquel) e não pretendo voltar pra GHS super steels tão cedo.

Alguém mais já percebeu esse nível de desgaste nos trastes?
affraid Eita!!! (de novo)
Parece que os trastes do seu baixo são de chumbo!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Dom maio 30, 2021 11:53 am

Fez slide ou bend?
Pela foto parece que tá de cima a baixo o desgaste no traste.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Zubrycky Dom maio 30, 2021 12:24 pm

Nunca tinha ouvido falar de um problema desse tipo. Shocked Medo

Vivendo e aprendendo...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Dom maio 30, 2021 2:01 pm

Rapaz! Olha a riqueza de detalhes das fotos. Os trastes estão super desgastados.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por fheliojr Dom maio 30, 2021 4:24 pm

Zubrycky escreveu:Nunca tinha ouvido falar de um problema desse tipo. Shocked Medo

Vivendo e aprendendo...

[2]

Capiroto, que estranho isso. Ou estas cordas são muito duras ou os trastes do seu baixo são pouco resistentes (que é o meu palpite).

Em mais de 20 tentando tocar baixo, 90% dos encordoamentos que usei foram de aço e, ainda, não precisei fazer nenhum tipo de retífica nos trastes de meus instrumentos. Tive, por exemplo, um Yamaha RBX 360 (instrumento de entrada, naquela época), por mais de 15 anos, tocando 2h por dia.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por patriciofernandes Dom maio 30, 2021 4:44 pm

Vejo algumas marcas de contrabaixo que tem trastes que certamente desgastam mais rápido que outros. mas mesmo para mim que gravo todos os dias com meus instrumentos, o desgaste nunca foi tão severo e abrupto, fazendo no máximo pequenas marcas nas áreas de contato com as cordas
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Dom maio 30, 2021 8:38 pm

Cantão escreveu:Qual é o modelo do seu baixo Capiroto ? Me descupe por perguntar , é só por curiosidade mesmo... up
É um modestíssimo Condor BX12 com algumas modificações.

CSergio escreveu:Fez slide ou bend?
Pela foto parece que tá de cima a baixo o desgaste no traste.
Sim, mas mesmo sem bend acho que só o contato da corda, dependendo da "pegada" da música, já cria um desgaste maior.

Zubrycky escreveu:Nunca tinha ouvido falar de um problema desse tipo. Shocked Medo
Vivendo e aprendendo...
Pelo visto é algo bem comum, principalmente se as cordas forem de material mais duro (tipo aço) do que os trastes (de latão, no meu caso).

JAZZigo escreveu:affraid Eita!!! (de novo)
Parece que os trastes do seu baixo são de chumbo!
pedrohenrique.astronauta escreveu:Rapaz! Olha a riqueza de detalhes das fotos. Os trastes estão super desgastados.
fheliojr escreveu:
Zubrycky escreveu:Nunca tinha ouvido falar de um problema desse tipo. Shocked Medo
Vivendo e aprendendo...
[2]
Capiroto, que estranho isso. Ou estas cordas são muito duras ou os trastes do seu baixo são pouco resistentes (que é o meu palpite).
Em mais de 20 tentando tocar baixo, 90% dos encordoamentos que usei foram de aço e, ainda, não precisei fazer nenhum tipo de retífica nos trastes de meus instrumentos. Tive, por exemplo, um Yamaha RBX 360 (instrumento de entrada, naquela época), por mais de 15 anos, tocando 2h por dia.
patriciofernandes escreveu:Vejo algumas marcas de contrabaixo que tem trastes que certamente desgastam mais rápido que outros. mas mesmo para mim que gravo todos os dias com meus instrumentos, o desgaste nunca foi tão severo e abrupto, fazendo no máximo pequenas marcas nas áreas de contato com as cordas
Provavelmente a foto bem ampliada deu uma "exagerada" no desgaste. Com certeza o traste não foi do formato original pra esse nível de desgaste só nessas últimas semanas usando as cordas de aço.
Mas certamente o desgaste foi mais intenso do que o normal, pois a região mais usada do braço está com os trastes brilhando de tão "polidos" que eles ficaram (pelas cordas de aço) Laughing

Pelo que andei pesquisando, instrumentos "melhores" normalmente têm os trastes de alpaca (latão com níquel) ou aço inox, ao invés de latão (que é o meu caso). Alguém pode confirmar?
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por patriciofernandes Seg maio 31, 2021 1:52 am

Confirmo. Nem sabia que existiam trastes APENAS de latão. Achei que o mais comum era alpaca
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Franco_bass Ter Jun 01, 2021 8:48 pm

As cordas sao SUPER Steel, só pelo nome devemos concluir que a liga de aço ou a quantidade deve ser maior nesse tipo de corda.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Ter Jun 01, 2021 9:28 pm

Depois do relato e de outros que já soube, li, etc, tenho mais medo de cordas de aço sem revestimento algum Shocked affraid
Encordoamento do tipo hiper mega blaster ranca traste tô fora Medo

Ano passado comprei umas cordas de guitarra e tive cuidado de não selecionar nada, vamos dizer, 100% aço.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 01, 2021 10:53 pm

Não só não tenho medo de cordas roundwound stainless steel, como são minhas preferidas, inclusive nos fretless!  Razz

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) IMG-0371
love  love
Bitolas e flexibilidade na medida certa!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por fheliojr Dom Jun 06, 2021 3:27 pm

^ Adoro as Roto 66.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por CSergio Dom Jun 06, 2021 3:41 pm

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Rs66ld10

Rotosound usei essas de níquel; achei legal.
Pacote vem lacrado, embalado à vácuo.

Só o silk end que é chatinho, que desfia se ficar tirando com frequência as cordas pra manutenção no baixo e desafia meu semiTOC  Smile

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Image-11
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por capiroto Seg Jun 07, 2021 10:13 am

JAZZigo escreveu:Não só não tenho medo de cordas roundwound stainless steel, como são minhas preferidas, inclusive nos fretless!  Razz

love  love
Bitolas e flexibilidade na medida certa!

Confesso que adorei a experiência sonora com as roundwound stainless steel.
Pena que meu baixo é de sorvete seco e não aguenta o tranco.

Não sei as D'Addario ou RotoSound de aço, mas a GHS tem um "toque" bem mais áspero do que as RotoSound nickel on steel roundwound que estou usando agora.

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) E27cd911
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario) Empty Re: Farpa de metal nas cordas (GHS, Daddario)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos