Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maple vs Rosewood

+24
Ivanov_br
Fernando Zadá
bodhan
patriciofernandes
Cantão
Lucas S Nepomuceno
Bruno Alcântara
Pedro Cavalcanti
CSergio
Jãozeiro
Edão
siodoni
Gabrielle
Maurício_Expressão
Tarcísio Caetano
vinirodriguees
JAZZigo
HenriqueBessa
Juninho Sampaio
NeyBass
fheliojr
Zubrycky
allexcosta
Antenor Filho
28 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 29, 2021 11:14 am

meu pai me contou foi a desculpa mais esfarrapada que já li aqui....

Essa Xufetude anda atrevida! Rsssss

Horoscopo sempre tratei assim:
é positivo eu acredito
é negativo eu falo que é bobagem e não existe (mas fico atento! Rssss)

E gosto de ler! Rsssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

CSergio e Gabrielle gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Jãozeiro Seg Nov 29, 2021 11:19 am

allexcosta escreveu:

Jãozeiro escreveu:A pessoa acha mesmo que o universo conspira a favor ou contra ela, que vai acontecer isso ou aquilo na vida porque o alinhamento dos planetas está tal ou porque as estrelas não sei o que mais. Tem um cunho bastante narcisista implícito nisso tudo. No fundo é mais uma forma de manifestação do ego (astros magníficos do universo grandioso se preocupam comigo, eu sou especial).

Não tem nada a ver com o astro se preocupando com você, mas sim, com ele influenciando seus arredores.

Sim, que seja...

allexcosta escreveu:
Aliás, alguma influência existe. Maternidades e hospícios costumam ver aumento do influxo de até 30% em luas cheias. Há lugares do mundo em que até a polícia ajusta a escala para esses dias, pois sabem que há mais ocorrências.

Eu mesmo, que sofro de enxaqueca, percebo que as crises meio que são regidas pelo ciclo lunar.

A lua tem a questão física das marés, da oposição da gravidade com o sol. Assim como a gravidade de júpiter atrai ou lança meteoros pra perto da gente, esse tipo de coisa. 
Essas coisas existem, a Terra tá inserida num sistema e recebe ação e reage a forças da nossa estrela e planetas vizinhos. Mas são fatos astronômicos, científicos e factíveis. Isso é uma coisa. 

allexcosta escreveu:
É bom lembrar que há muitas coisas entre o céu e a terra...

Com certeza, nisso eu acredito. Muitas coisas não conhecemos, eu mesmo conjecturo situações após a morte, por exemplo. Só não passa pela minha sorte de possibilidades que as coisas são como são nas vidas das pessoas (ou são influenciadas) porque no momento em que cada um nasceu surgia no horizonte um signo ascendente que em conjunto com os signos do sol e da lua indicam nossas características pessoais. Aí já é demais pra mim. 
Pra mim é pura besteira (sei que você não se ofende).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Seg Nov 29, 2021 11:28 am

Jãozeiro escreveu:Pra mim é pura besteira

Há assuntos em que qualquer coisa além de um simples "não sei" é pura besteira...

Esse é um deles.

E por "pura besteira" não estou desprezando o assunto em si. É que qualquer crença relacionada em pura fé.

Exemplo: seria o universo um ambiente simulado controlado por algoritmos? Não sei, você sabe? Se disser que é ou que não é estará exercendo somente sua fé, que não é passível de discussão.

E, a propósito, não é só a gravidade da lua que afeta nosso planeta.

https://www.smithsonianmag.com/smart-news/venus-and-jupiter-change-earths-orbit-and-climate-405000-year-cycle-180969038/


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Ivanov_br Seg Nov 29, 2021 11:52 am

Em tempo:

Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Pedro Cavalcanti Seg Nov 29, 2021 1:04 pm

Tudo isso por causa de um baixista virginiano e outro que acha que sabe demais... 😂
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Seg Nov 29, 2021 2:11 pm

Zubrycky escreveu:
bodhan escreveu:Sou capricórnio com ascendente em câncer. Signos opostos. Então tem dia que acordo e acho que a madeira tem influência e tem dias que acho que não! Very Happy Very Happy Very Happy


Isso me parece coisa de geminiano... notme



Cavaleiro do Zodíaco mais forte... notme
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Marvis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Gabrielle Seg Nov 29, 2021 2:16 pm

Rendeu o assunto, hein?!

Eu, que n entendo nada de nada, mas claro que tenho minha "velha opinião formada sobre quase tudo", tô quietinha na minha, só observando. Tô como meu Leão, na sombra e água fresca, vendo o circo pegar fogo.  Twisted Evil
Gabrielle
Gabrielle
Membro

Mensagens : 74
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Seg Nov 29, 2021 2:50 pm

Gabrielle escreveu:Tô como meu Leão

Ah, então a leonina é você, huh? 🦁

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Gabrielle gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Seg Nov 29, 2021 2:51 pm

HenriqueBessa escreveu:
Zubrycky escreveu:
bodhan escreveu:Sou capricórnio com ascendente em câncer. Signos opostos. Então tem dia que acordo e acho que a madeira tem influência e tem dias que acho que não! Very Happy Very Happy Very Happy


Isso me parece coisa de geminiano... notme

(Vídeo)

Cavaleiro do Zodíaco mais forte... notme

O Cavaleiro do Zodíaco mais forte é, individualmente, o Misty de Lagarto... Wink flower :troll:

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Seg Nov 29, 2021 2:54 pm

allexcosta escreveu:
Gabrielle escreveu:Tô como meu Leão

Ah, então a leonina é você, huh? 🦁

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Gabrielle gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 29, 2021 3:00 pm

Ivanov_br escreveu:Em tempo:


Ivanzinho,
Você está usando a mesma cordas?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Micoco Seg Nov 29, 2021 6:49 pm

Edão escreveu:Não sei se eu perceberia alguma coisa diferente em um teste cego, mas ouvindo o primeiro vídeo e eu já tinha essa percepção comigo, acho mais bonito o som da escala em maple, apesar de, até hoje, só ter comprado baixos com escala escura.
Mas o Tio Ed Motta não deixa, por que, segundo ele, baixo tem que ter escala em rosewood e ponto final.

Boa noite,

Duvido que ele mandaria o Continentino mudar... Wink



Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Pedro Cavalcanti Seg Nov 29, 2021 6:54 pm

Ivanov_br escreveu:Em tempo:


Prazer Ivanov,

Já assisti vários vídeos seus no YouTube.
Toco violão há 25 anos, mas só agora na pandemia, passei a me dedicar ao baixo.
Parabéns pelos conteúdos...


Toda forma, como a voz do povo é a voz de Deus, vendo os comentários do comparativo, geral achou o timbre da escala em rosewood mais fechado e da escala em maple, mais aberto.


Última edição por Pedro Cavalcanti em Ter Nov 30, 2021 7:09 am, editado 1 vez(es)
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Seg Nov 29, 2021 11:10 pm

Ivanov_br escreveu:Em tempo:


Antes de mais nada, parabéns pelo vídeo, meu caro!

Dito isso, assisti a ele e tenho algumas considerações a tecer, considerações que, por respeito à você e ao brilhante e essencial trabalho registrado em seu canal, manterei nos confins do Fórum.

Sua ideia foi ótima, mas há dois fatores aqui que, em diferentes graus de importância, comprometem a confiabilidade dos resultados do teste.

Comecemos com o fator ao qual pode-se atribuir o menor grau de impacto na inviabilidade de seu teste.

Quando há uma série de variáveis envolvidas e queremos analisar uma variável apenas, o ideal é que as demais variáveis sejam eliminadas ao máximo no experimento.

Em outras palavras, se quisermos analisar apenas as diferenças entre as escalas os instrumentos deveriam ser (exceto pelas escalas) rigorosamente iguais, o que não é o caso nos instrumentos analisados.

Como você mesmo apontou no vídeo, as pontes dos instrumentos não eram idênticas. Só isso já joga todo o teste por água abaixo porque ao invés de termos uma diferença apenas, temos duas.

Você pode (assim como outros podem) dizer que essa diferença do material do carrinho usado nestas pontes não muda em nada o teste (ou pouco impacto tem nele) e, nisso, deixo a questão em aberto (tanto é que atribuo à este primeiro fator um grau menor - e passível de discussão - de influência no resultado final).

De qualquer modo, a diferença extra existe e, apesar de suas advertências, é uma falácia pensar, como tanta gente nos comentários de seu vídeo pensam, que o resultado final foi obtido com apenas uma diferença quando na verdade há duas diferenças entre os instrumentos.

(Li os comentários do vídeo e, lá ninguém foi atento o bastante para levantar a lebre sobre a questão da diferença entre as pontes ou sobre o segundo fator sobre o qual ainda falarei. Todos foram direto na diferença entre as escalas).

Dito isso, vamos ao segundo fator, aquele que imviabiliza severamente o seu teste: As cordas.

De acordo com o que você disse e sem entrar em questões relativas à ação das cordas nos dois instrumentos (partirei do princípio de que a regulagem deles tenha sido idênticas), a gravação foi feita primeiro com o pb com escala de rosewood e depois disso as cordas dele foram tiradas e colocadas no baixo com escala em maple. A adoção desse procedimento comprometeu completamente o seu teste porque afrouxar completamente uma corda que estava submetida à uma tensão constante para depois voltar a submetê-la à tensão original faz com que o som da corda mude e se torne naturalmente mais brilhante.

Como o Allex disse na página inicial deste tópico.

allexcosta escreveu:
Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?

Sendo assim, do jeito que o teste foi feito, o brilho que a maioria das pessoas percebe no baixo com escala em maple pode ter sido causado pelas cordas e não pela madeira da escala.

Some-se à isso os mantras entoados nos ouvidos dos músicos pela indústria de instrumentos musicais e a associação psicológica que se faz entre brilho sonoro e cor clara e voilá!, temos o brilho no som da escala em maple.

Se o baixo com escala de rosewood tivesse recebido as cordas do outro baixo, este baixo teria o som com mais brilho e todo mundo estaria comentando coisas como "nossa, o baixo com escala de rosewood tem o som brilhante!"

Além destes dois fatores, quando você é visto tocando os instrumentos e o espectador sabe de antemão qual instrumento está sendo tocado naquele momento, seu experimento recebe a adição de mais uma variável.

A partir deste instante, seu teste passa a ser contaminado pela influência psicológica da associação das cores claras e escuras com, respectivamente, som com mais e menos brilho. Isso, aliado à predisposição natural presente em um espectador que ouviu por anos o lenga lenga da indústria musical a respeito de como esta ou aquela madeira soam faz com que tudo fique comprometido.

Concluindo, as conclusões de um teste estão vinculadas à metodologia utilizada e, neste caso em particular, houve, apesar de seu esforço e muito boa vontade, um severo comprometimento no resultado final.

Sei que é fácil criticar, de forma que encerro as críticas por aqui e começo a sugerir aprimoramentos.

Para isso, tomo a liberdade de retornar novamente à primeira página deste tópico.

Zubrycky escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Concordo com vc!

Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.

Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Um teste desses, para ser válido, precisaria ser feito de forma a eliminar o maior número de variáveis possíveis, ou seja, precisaríamos fazer o máximo para que a única diferença existente fosse a madeira da escala.

Em outras palavras, precisaríamos de dois instrumentos idênticos (exceto pela madeira da escala), com peças e eletrônica idênticas (com o tone desconectado), mesmo peso e densidade, mesma construção com os mesmos materiais, sem trastes (para que as cordas entrem em contato direto com a escala), com escalas sem nenhum revestimento (para que as cordas entrem em contato direto com a madeira) e com cordas novas idênticas, de mesmo calibre/fabricante, reguladas da mesma forma e com o mesmo tempo de instalação nos contrabaixos. Além disso, os instrumentos teriam que ser tocados - preferencialmente, para eliminar o fator humano, por algum equipamento - da mesma forma. Os ataques e o ponto no qual as cordas seriam tangidas teriam que ser exatamente os mesmos.

Além disso, para termos certeza, precisaríamos de mais dois instrumentos como os do parágrafo anterior, ambos com trastes feitos com mesmo material e mesma espessura, para que pudéssemos comparar as curvas em busca de alguma diferença entre elas.

E depois disso tudo, só pra deixar tudo mais divertido, proponho que as gravações colhidas  no testes sejam usadas em testes cegos.

Se um vídeo fosse feito com esse teste no youtube, as gravações deveriam ser apresentadas primeiro apenas como áudio. Nesta etapa, os baixos não devem ser mostrados. Com isso, eliminamos em nosso teste mais uma variável, a da influência psicológica da associação das cores claras e escuras com, respectivamente, som com mais e menos brilho.


Última edição por Zubrycky em Ter Nov 30, 2021 10:19 am, editado 2 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 30, 2021 1:51 am

Para começar o dia, que tal um baixo sem nenhuma madeira? Wink

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

manorawe e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Ter Nov 30, 2021 9:13 am

^Fretless sem som de fretless... sinceramente... gostei não...


Um outro assunto, mas nem tanto: Se pintar um baixo de sparkle e colocar o logo mágico?
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Ter Nov 30, 2021 9:20 am

HenriqueBessa escreveu:Um outro assunto, mas nem tanto: Se pintar um baixo de sparkle e colocar o logo mágico?

Bem, o logo mágico tem poder em qualquer canto do universo ou qualquer dimensão.

Já o fato do esforço da pintura sparkle matar o som vem do venerável maior luthier do Brasil. O universo é maior que o Brasil, portanto o logo rearranjaria as moléculas do esforço ao se fazer a pintura sparkle e anularia seus efeitos deletérios no timbre do instrumento.

E assim é...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Zubrycky e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Nov 30, 2021 9:46 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, como a voz do povo é a voz de Deus, ...
Só não nos esqueçamos, que o povo mandou crucificar o filho de Deus.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 30, 2021 10:00 am

HenriqueBessa escreveu:
Um outro assunto, mas nem tanto: Se pintar um baixo de sparkle e colocar o logo mágico?

Isso me lembra do velho Paradoxo da Força Irresistível: "Pode uma força irresistível (capaz de levantar tudo) co-existir com um objeto inamovível (que nada pode levantar)?"

Além disso, me lembra o velho mito grego Laelaps, o cão que sempre capturava as suas presas e que certa vez caçou a Raposa Teumessiana, raposa que nunca poderia ser caçada.

Eis aqui o mito de Laelaps.


| ۪۫❁ཻུ۪۪⸙͎|〈 ◠ ° ¡┄┄┄┄┄┄↷ · · · · · · · · ·

╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴ ˚ · • ° . ×

O Cão:

────────────

✄ ┄┄┄┄┄┄┄ ๑ ↷ ⸃⸃

De acordo com o mito, Laelaps foi dada de presente para Minos, rei de Creta que era filho de Zeus. Laelaps era um cão que nunca errava o alvo numa caçada, não importava qual fosse.

Minos, assim como seu pai, tinha várias amantes. Sua esposa, Pasífae, cansada de ver o marido se deitar com outras mulheres, lhe lançou uma maldição para que não pudesse mais copular com outras moças.

Pócris, esposa de Céfalo, se refugiou em Creta com medo da fúria do marido que havia descoberto sua traição com Pteleon. Pócris oferecera a Minos uma erva mágica, capaz de revogar a maldição de Pasífae e em troca, Minos lhe deu Laelaps de presente. A mulher retornou a Atenas, onde se reconciliou com Céfalo, lhe presenteando com o cão.

| ۪۫❁ཻུ۪۪⸙͎|〈 ◠ ° ¡┄┄┄┄┄┄↷ · · · · · · · · ·

╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴ ˚ · • ° . ×

A Raposa:

────────────

✄ ┄┄┄┄┄┄┄ ๑ ↷ ⸃⸃

Também naquela época, Poseidon havia castigado a cidade de Tebas com uma raposa gigantesca e sanguinária que destruía e estraçalhava todos os seres vivos que via pela frente. A raposa tinha um dom divino, de acordo com as próprias Parcas, ela nunca poderia ser caçada. O que era um grande problema para a população que realizava sacrifícios em vão para tentar aplacar a sede por sangue da grande raposa Teumessiana.

| ۪۫❁ཻུ۪۪⸙͎|〈 ◠ ° ¡┄┄┄┄┄┄↷ · · · · · · · · ·

╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴ ˚ · • ° . ×

A Caçada:

────────────

✄ ┄┄┄┄┄┄┄ ๑ ↷ ⸃⸃

O rei de Tebas, Creonte, designou a tarefa de caçar a raposa para Anfitrião, em troca de ajuda para vingar a morte de seus irmãos. Depois de inúmeras tentativas falhas, Anfitrião recebe a ajuda de Céfalo que cede o cão mágico trazido por sua esposa de Creta, para auxílio na caçada da raposa.

Ao sentir o cheiro do animal, Laelaps partiu para a caçada dando início a um paradoxo. Um cão que nunca perde uma caçada caçando uma raposa que não pode ser capturada.

Aquele era um grande problema e não apenas para a população de Tebas, mas também para os deuses. Se Laelaps conseguisse pegar a raposa, significava que a palavra das Parcas não era confiável e que suas previsões podiam ser tomadas como erradas e Tebas poderia ser castigada mais severamente por Poseidon. E se Laelaps não pegasse a raposa, significava que o dom dela era inútil. O que, certamente, faria vir a tona a ira de Zeus que exigiria a vitória de Laelaps.

| ۪۫❁ཻུ۪۪⸙͎|〈 ◠ ° ¡┄┄┄┄┄┄↷ · · · · · · · · ·

╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴ ˚ · • ° . ×

A solução:

────────────

✄ ┄┄┄┄┄┄┄ ๑ ↷ ⸃⸃

Depois de muito tempo refletindo, os deuses chegaram num consenso. Decidiram que ambos os animais deveriam ser transformados em constelações e assim foi feito. Laelaps se tornou a constelação Cão Maior e a Raposa a Cão Menor. Em algumas versões do mito, há ainda quem diga que os animais foram transformados em estátuas".

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 30, 2021 10:02 am

Tarcísio Caetano escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, como a voz do povo é a voz de Deus, ...
Só não nos esqueçamos, que o povo mandou crucificar o filho de Deus.

Isso é...*

Além disso, vale lembrar a velha frase de Nelson Rodrigues: "A unanimidade é burra".

*Sobre este assunto, há um belíssimo filme chamado "Barrabás", estrelado por Anthony Quinn.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Fernando Zadá Ter Nov 30, 2021 10:07 am

eu achei interessante esse teste

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 30, 2021 10:16 am

Fernando Zadá escreveu:eu achei interessante esse teste

(Vídeo)


Acabei de ver o vídeo.

A ideia foi boa, mas a partir do momento em que o nosso amigo Renato disse que a regulagens não eram as mesmas (e nem poderiam ser, dada a situação), percebi que o teste de comparação entre as escalas estava condenado a ser falho enquanto teste de comparação de escalas (Do jeito que está o vídeo apenas mostra que é possível trocar com sucesso os braços de um baixo).

Além disso, nada foi dito entre sobre as cordas e os trastes de cada braço. E também vale ressaltar que ouvir o som e ver qual baixo está sendo tocado induz a associação psicológica entre cor e brilho sonoro.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por NeyBass Ter Nov 30, 2021 10:53 am

Em outras palavras, não há como realizar esse teste para saber se existe ou não diferença nas escalas.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Ter Nov 30, 2021 11:16 am

Zubrycky escreveu:a partir do momento em que o nosso amigo Renato disse que a regulagens não eram as mesmas (e nem poderiam ser, dada a situação), percebi que o teste de comparação entre as escalas estava condenado a ser falho enquanto teste de comparação de escalas.
Na verdade, foi bem antes disso. Foi aos 12 segundos, quando ele diz que trocou o braço do Precision por um de Jazz Bass. Morreu! Teste inútil. Ora, o braço do Jazz Bass é mais fino, tem menos massa e deduzir que pequena diferença de timbre percebida é decorrente apenas dos diferentes tipos de madeira da escala seria a forçar a barra.
Zubrycky escreveu:(Do jeito que está o vídeo apenas mostra que é possível trocar com sucesso os braços de um baixo).
Fico surpreso é com a supresa de quem não sabia disso! Razz

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Ter Nov 30, 2021 11:18 am

NeyBass escreveu:Em outras palavras, não há como realizar esse teste para saber se existe ou não diferença nas escalas.
Maple vs Rosewood - Página 3 Giphy

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por NeyBass Ter Nov 30, 2021 11:25 am

Escala em rosewood com timbre de Marcus Miller.

Talvez se trocasse os saddle da ponte, ficaria bem mais próximo lol!

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Nov 30, 2021 12:00 pm

Zubrycky escreveu:
Fernando Zadá escreveu:eu achei interessante esse teste

(Vídeo)


Acabei de ver o vídeo.

A ideia foi boa, mas a partir do momento em que o nosso amigo Renato disse que a regulagens não eram as mesmas (e nem poderiam ser, dada a situação), percebi que o teste de comparação entre as escalas estava condenado a ser falho enquanto teste de comparação de escalas (Do jeito que está o vídeo apenas mostra que é possível trocar com sucesso os braços de um baixo).

Além disso, nada foi dito entre sobre as cordas e os trastes de cada braço. E também vale ressaltar que ouvir o som e ver qual baixo está sendo tocado induz a associação psicológica entre cor e brilho sonoro.


Mexeu na ponte, perdeu a validade!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 30, 2021 12:02 pm

JAZZigo escreveu:
Zubrycky escreveu:a partir do momento em que o nosso amigo Renato disse que a regulagens não eram as mesmas (e nem poderiam ser, dada a situação), percebi que o teste de comparação entre as escalas estava condenado a ser falho enquanto teste de comparação de escalas.
Na verdade, foi bem antes disso. Foi aos 12 segundos, quando ele diz que trocou o braço do Precision por um de Jazz Bass. Morreu! Teste inútil. Ora, o braço do Jazz Bass é mais fino, tem menos massa e deduzir que pequena diferença de timbre percebida é decorrente apenas dos diferentes tipos de madeira da escala seria a forçar a barra.

Verdade, meu caro. Muito bem observado.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Pedro Cavalcanti Ter Nov 30, 2021 1:36 pm

Gente... não precisa de nada disso.
Basta uma análise físico-química das madeiras que terão a resposta.
Como já dito anteriormente, cada uma tem suas características estruturais.
Isso é indiscutível...
Se percebem ou deixam de perceber... ninguém aqui do fórum poderá fazer nada.
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por AlbertoBass Ter Nov 30, 2021 1:44 pm

Alex, estava lembrando que certa vez você me disse lá no seu AP em BH que tinha trocado o braço de dois do seus Fenders, um 78 escala maple e o outro 77 escala Rosewood e que o resultado não foi satisfatório. Os baixos não soaram bem com o braço trocado. Você lembra dessa experiência? O que você acha que aconteceu.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Ter Nov 30, 2021 1:49 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:Basta uma análise físico-química das madeiras que terão a resposta.

Maple vs Rosewood - Página 3 Kinda-confused

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Ter Nov 30, 2021 2:40 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:Gente... não precisa de nada disso.
Basta uma análise físico-química das madeiras que terão a resposta.
Como já dito anteriormente, cada uma tem suas características estruturais.
Isso é indiscutível...
Se percebem ou deixam de perceber... ninguém aqui do fórum poderá fazer nada.

Essas informações são bem conhecidas, não tem nesse site, mas se pesquisar vc tb vai achar certas propriedades acústicas de cada madeira, pois essa informação é importante para instrumentos acústicos. Agora... de que adianta tais propriedades (acústicas) se elas não são efetivas (não facilmente percebidas) na composição do timbre de um instrumento elétrico?

https://www.wood-database.com/
https://www.wood-database.com/hard-maple/
https://www.wood-database.com/east-indian-rosewood/
https://www.wood-database.com/soft-maple/
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 30, 2021 3:10 pm

allexcosta escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Basta uma análise físico-química das madeiras que terão a resposta.

Maple vs Rosewood - Página 3 Kinda-confused

Isso é a mesma coisa que dizer que se pode aprender o funcionamento da mecânica de um carro a partir da análise laboratorial das propriedades físico-químicas da borracha que é usada nos pneus de um carro... Além disso, partes de um sistema funcionam de forma diferente dentro do sistema junto com as demais partes e isoladas fora do sistema.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Marvis Ter Nov 30, 2021 4:29 pm

Particularmente, não acredito em diferença relevante e perceptível ao ouvido humano em termos sonoros entre madeiras de escalas em instrumento elétrico (admitindo regulagens, pontes, cordas, captação, construção...tudo igual). Fica a critério da preferência visual ou, se sentir diferença, na pegada (sensação de toque na madeira).

Essa história de que escala clara tem som mais brilhante e escala escura tem som mais fechado, com toda a vênia a quem entende diferente, acho puro folclore.

A diferença sonora percebida por quem acredita nisso certamente vem de outros fatores (construção, regulagem, captação, cordas...).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Ter Nov 30, 2021 5:00 pm

HenriqueBessa escreveu:
Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.

Veja não estou dizendo que isso tem grande importância e muito menos sou do povo do "tonewood"... rsrsrsrsrs
Só acrescentando um detalhe...

Relembrando...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por fheliojr Ter Nov 30, 2021 11:09 pm

Zubrycky escreveu:...
Isso me lembra do velho Paradoxo da Força Irresistível: "Pode uma força irresistível (capaz de levantar tudo) co-existir com um objeto inamovível (que nada pode levantar)?"

É o mito das facas Ginsu tentarem cortar as meias-calça Vivarina.

Razz

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Nov 30, 2021 11:27 pm

Peste! Tú é velho...

Meu pai me disse que tinha um cara na TV que falava assim: LIGUE JHÁ!

Ele disse que as facas Ginsu 2000 contavam tudo, mas nesse canal vendia essa meia que não era cortada por nada.
E até hoje ele ficou com isso na cabeça! Mas, a faca corta sim...

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Jãozeiro Qua Dez 01, 2021 9:23 am

HenriqueBessa escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Gente... não precisa de nada disso.
Basta uma análise físico-química das madeiras que terão a resposta.
Como já dito anteriormente, cada uma tem suas características estruturais.
Isso é indiscutível...
Se percebem ou deixam de perceber... ninguém aqui do fórum poderá fazer nada.

Essas informações são bem conhecidas, não tem nesse site, mas se pesquisar vc tb vai achar certas propriedades acústicas de cada madeira, pois essa informação é importante para instrumentos acústicos. Agora... de que adianta tais propriedades (acústicas) se elas não são efetivas (não facilmente percebidas) na composição do timbre de um instrumento elétrico?

É isso aí, mano. Microfonando os instrumentos desplugados daria pra notar diferenças mais marcantes, mas nosso instrumento foi projetado pra se usar plugado. O princípio do captador é o mesmo do microfone, mas o captador "escuta" diferente. Aqui a influência de madeira fica lá no fim.

Ok, só pelo fato de se tratar de materiais diferentes pode haver sim alguma diferença no resultado usando rosewood e maple, mas de pouca influência. Nada a ponto de ser marcante no timbre, de descaracterizar. 

O impressionante é gente pirada nisso, que acha que tem uma influência enorme e que maple não pode transitar em músicas que foram gravadas com rosewood e vice-versa.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Fernando Zadá e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Fernando Zadá Qua Dez 01, 2021 9:49 am

Juninho Sampaio escreveu:Peste! Tú é velho...

Meu pai me disse que tinha um cara na TV que falava assim: LIGUE JHÁ!



sei..... seu pai.......

tu não pegou isso né?
affffff

cabra mentiroso! kkkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Qua Dez 01, 2021 10:22 am

fheliojr escreveu:
Zubrycky escreveu:...
Isso me lembra do velho Paradoxo da Força Irresistível: "Pode uma força irresistível (capaz de levantar tudo) co-existir com um objeto inamovível (que nada pode levantar)?"

É o mito das facas Ginsu tentarem cortar as meias-calça Vivarina.

Razz


Maior paradoxo do século XX... lol! lol! lol!
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Fernando Zadá Qua Dez 01, 2021 12:04 pm

Maior paradoxo do século e entender como o Juninho conhece tanta coisa antiga se ele só tem 20 e poucos anos....

Ele foi cotado para ser sub do Expressão na festa da abertura do mar por Moisés e vem pagar de jovenzinho....

scratch scratch scratch scratch
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Qua Dez 01, 2021 12:06 pm

Fernando Zadá escreveu:Maior paradoxo do século e entender como o Juninho conhece tanta coisa antiga se ele só tem 20 e poucos anos...

A solução é muito simples...

Maple vs Rosewood - Página 3 Question%2F4817-23-question-DEC5DCC6-B1E1-4FA1-9451-61F29ECA653D

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 01, 2021 7:24 pm

Meu pai é meu amigo...e me diz tudo do passado!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Christian Qui Dez 02, 2021 10:55 am

Juninho neste tempo tocava um giannini stratosonic de Mullets as musicas da Banda Reflexu's
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Qui Dez 02, 2021 10:58 am

Juninho Sampaio escreveu:Meu pai é meu amigo...e me diz tudo do passado!

Não esquecei-vos que sei sua idade, Pinóquio...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Bruno Alcântara Qui Dez 02, 2021 1:06 pm

Me surpeendi com o número de pessoas assumindo que a ponte é determinante no timbre, alguns defendem ser até mais importante que a escala...

Há poucos anos atrás era quase unânime nessas discussões que uma badass era pura besteira

Ah, os ciclos...
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Dez 02, 2021 2:24 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Meu pai é meu amigo...e me diz tudo do passado!

Não esquecei-vos que sei sua idade, Pinóquio...
Estou falando a verdade

Christian escreveu:Juninho neste tempo tocava um giannini stratosonic de Mullets as musicas da Banda Reflexu's

Ave maria! Nunca ouvi falar nessa banda!

Bruno Alcântara escreveu:Me surpeendi com o número de pessoas assumindo que a ponte é determinante no timbre, alguns defendem ser até mais importante que a escala...

Há poucos anos atrás era quase unânime nessas discussões que uma badass era pura besteira

Ah, os ciclos...
Não falo determinante, mas eu, graças a Deus só falo pela minha experiência e não por achismo ou opiniões de outras pessoas que falam do baixos RK. Eu mesmo nunca toquei em um e não posso emitir quais quer opiniões. Mas, no que tange à ponte, eu vi, vivi e tive a experiência.

Tive um Fender Jaguar Japonês (desses cheio de botões que não te ajudam), e troquei a ponte por uma Bad ASS e o baixo ganhou muito mais tempo de nota, não digo o timbre, mas a duração dela, se é que consegue me entender
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Qui Dez 02, 2021 3:27 pm

Juninho Sampaio escreveu:o baixo ganhou muito mais tempo de nota, não digo o timbre, mas a duração dela, se é que consegue me entender
Maple vs Rosewood - Página 3 Tumblr_o4lljuDsnY1rh2oxto1_400

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood - Página 3 Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos