Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encordoamento com Comprimento Curto

5 participantes

Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por Pedro Cavalcanti Dom Jan 23, 2022 12:20 pm

Pessoal, comprei um encordoamento Giannini Nickel Round Wound 5 Cordas 864mm | 34" | .045 | .130 para colocar no Yamaha BB435 na ponte thru-body.
Ocorre que, como poderão ver na foto, no final das cordas há reduções no calibre, que no caso, terminaram antes da pestana.
Não acredito que seja um problema isolado. Acho que é falha no projeto do encordoamento que não considerou os baixos com ponte thru-body.
Na minha impressão, a 1ª, 2ª e 3ª corda ficaram boas, mas a 4ª e 5ª corda não estão soando bem.
Estou pensando em retirar o encordoamento da ponte thru-body e colocar fixo sobre a ponte para conferir o cumprimento e o timbre.
O que acham ??? Alguém já passou por isso???

Encordoamento com Comprimento Curto Screen20


Última edição por Pedro Cavalcanti em Dom Jan 23, 2022 4:29 pm, editado 1 vez(es)
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por NeyBass Dom Jan 23, 2022 12:57 pm

Essas cordas com tamanho padrão são para baixos de 34" entrando pela ponte. No caso de passar pelo corpo aí já tem que ser encordoamento maior.

Você precisa de Long Scale ou Super Long Scale
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

patriciofernandes e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 23, 2022 3:53 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:Estou pensando em retirar o encordoamento da ponte full body e colocar fixo sobre a ponte para conferir o cumprimento e o timbre.
Você apresentou o problema, mas já tem a solução.
Pedro Cavalcanti escreveu:O que acham ??? Alguém já passou por isso???
Normal. Apesar de 34'' ser considerado padrão LONG SCALE, as medidas não são exatas. Alguns encordoamentos vão servir em baixos com ponte thru-body e outros não, depende do fabricante. Em caso de dúvida, pegue um encordoamento EXTRA/SUPER LONG SCALE ou prenda as cordas na própria ponte, quando esta o permite.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por Pedro Cavalcanti Dom Jan 23, 2022 6:16 pm

Sim... foi o que fiz e resolveu.
Só prefiro o som das cordas pelo thru-body.
Melhor assim do que as cordas velhas 😂
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 23, 2022 6:33 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:Só prefiro o som das cordas pelo thru-body.
Geralmente, as cordas thru-body o proporcionam uma melhor definição do som, especialmente nas cordas mais graves, mas, às vezes, pode ocorrer o contrário. Depende do baixo.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por patriciofernandes Dom Jan 23, 2022 11:05 pm

Já tive dois baixos com pontes com possibilidade de through-body, em ambos os casos testei o mesmo encordoamento no mesmo dia passando as cordas pelo corpo e depois pela ponte, e não senti diferença.
Deixando bem claro que esta foi apenas a minha experiencia, respeito quem sente que muda.
O que muda pra mim é que as cordas passando pelo corpo a ponte sofre menos e tem menos risco de acontecer um problema na mesma ou no corpo na área onde ela faz contato
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por mrmadruga66 Seg maio 02, 2022 11:42 pm

Fiz um upgrade de ponte no meu Yamaha e estou na dúvida sobre qual corda "serve" no esquema de thru body. Atualmente o baixo está com Ernie ball do modelo Hybrid Slinky (híbrida entre 0.45 e 0.50).
Alguém tem algum "macete" pra verificar nas cordas antes de comprá-las? (Além da questão de long scale). Estou com dificuldade de encontrar cordas que já utilizei no long scale
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento com Comprimento Curto Empty Re: Encordoamento com Comprimento Curto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos