Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

4 participantes

Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Mar 02, 2022 5:05 pm

Como amador da luthieria meu maior sonho sempre foi, e ainda é, construir um violão bom, porém os muitos detalhes e processos sempre foram barreiras para que eu arriscasse iniciar, estas mesmas barreiras também serviram de motivação para que eu não tivesse coragem de enfrentar a construção de um baixo ou guitarra. Até que um dia um amigo me desafiou a construir um Precision bass, o mesmo tem um tópico próprio aqui no forum, aceitei o desafio e percebi que a luthieria era a minha paixão. Depois do Precision Bass me aventurei na construção de mais 3 baixos, dentre eles um Music Man Stingray, apesar de ter construído estes poucos contrabaixos, e de já ter obtido um mínimo e ferramentas e confiança, ainda sinto a necessidade de arriscar a construção de um Violão e finalmente realizar meu sonho.

Enquanto decido se faço, ou não, um curso para construção de acústico decidi construir um pequeno acústico autoral... trata-se de um violão de viagem o qual apelidei de Chiforímpola, este apelido é uma referência a um episódio do seriado Chaves, onde o próprio chaves faz um desenho totalmente novo e sem sentido para o qual ele dá o nome de Chiforímpola.

A minha Chiforímpola é um violão de Viagem com as seguintes especificações:

Tampo - Abeto Alemão
Fundo e Laterais - Imbuia
Escala - Roxinho Rosted
Cavalete - Jacarandá Indiano
Tarraxas c/ Travas - Guyker
Captação Fishiman Sonitone

Dimensões:
85cm de comprimento
25cm de Largura
Escala de 590mm

Observações:
O som da Chiforímpola tende a ter Mais médio agudo, frequências esperadas devido ao tamanho super reduzido da caixa (350mmx250mm);
Os graves são quase inesistentes, acredito que eu possa melhorar um pouco isso nas próximas versões, mas só melhorar porque as limitações quanto às medidas não me permitirão ter "aquele grave".
Apesar das limitações, fiquei muito satisfeito com o resultado final, porque mesmo com os médios e agudos sobressaindo posso dizer que conseguimos um timbre acústico agradável.

Ligado em linha no modo flat, recuperamos o grave que não temos no acústico uma vez que o captador utilizado é o piezo de rastilho. Utilizei o instrumento no PA de uma igreja de 80m2, e após essa experiência já adotei a Chiforípola como meu companheiro de ministrações na igreja, até que eu construa o meu Grand Auditorium.


Última edição por JUCIE SANTOS em Qua Mar 02, 2022 5:47 pm, editado 1 vez(es)
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por Gomba Qua Mar 02, 2022 5:07 pm

Tô curioso, tem imagens?

Eu não faço ideia de como 'entortar' a madeira pra conseguir fazer o formato das laterais do violão. Qualquer instrumento desses pra mim já é uma baita obra de arte.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Mar 02, 2022 5:09 pm

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) 20220210
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Mar 02, 2022 5:24 pm

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) 20220211
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Mar 02, 2022 5:34 pm

Gomba escreveu:Tô curioso, tem imagens?

Eu não faço ideia de como 'entortar' a madeira pra conseguir fazer o formato das laterais do violão. Qualquer instrumento desses pra mim já é uma baita obra de arte.

Cara, para entortar (dobrar) eu fiz um cilindro com chapa de calha, e instalei uma resistência cônica a Seco dentro deste cilindro, com um termostato consigo regular a temperatura do ciclindro, aí deixei as laterias com 2.2mm, molhei-as e fui moldando no cilindro quente até chegar na curva desejada.


Última edição por JUCIE SANTOS em Qua Mar 02, 2022 6:11 pm, editado 1 vez(es)
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Mar 02, 2022 5:44 pm

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) 20220110
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Fernando Zadá e Rogersc83 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 02, 2022 6:25 pm

Um desse ai estilo baixolão hein!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

JUCIE SANTOS gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Mar 02, 2022 6:53 pm

Fernando Zadá escreveu:Um desse ai estilo baixolão hein!!

O caminho está aberto para essa possibilidade meu amigo!

Estudarei bem como é a estrutura dos Baixolões para ter uma boa base...
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por siodoni Qua Mar 02, 2022 7:05 pm

Lindo instrumento!
Tenho vontade de fazer um violão, mas ainda não tenho coragem Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Do sólido ao Acústico (Chiforímpola) Empty Re: Do sólido ao Acústico (Chiforímpola)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos