Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

+21
fheliojr
Diego Graciolli
heenrique_bass
KenjiTsuna
manorawe
joemesquita
filipeantunesbarros
Bananoise
B3ck1m2n
Guga Ramone
JAZZigo
Edão
CSergio
Davi Motta
WHead
Sandro Levi
Jãozeiro
rafael.buzzi.andrade
Fernando Zadá
allexcosta
Paulo Bartnik
25 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Qui Dez 08, 2022 7:03 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Na afirmação "Pedais não são essenciais!", por exemplo, o que não são essenciais?

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Thinking

Pedais?

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Giphy

Então, se o efeito vier do amp ou de um rack, daí tudo bem?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Qui Dez 08, 2022 7:18 pm

B3ck1m2n escreveu:Então, se o efeito vier do amp ou de um rack, daí tudo bem?

Ok, vejamos...

São efeitos os circuitos que mudam o caráter do timbre do instrumento.
Circuitos que controlam níveis de sinal sem alteração de caráter não são efeitos.
Ajuste fino de frequências mantendo o caráter também não é efeito

Não obstante, controles de nível ou ajuste de frequências podem ser considerados efeitos quando levados a níveis extremos. É quando dizemos frases do tipo "utilizar um compressor como efeito".

O argumento de que efeitos não são essenciais se dá pelo fato da maioria das músicas que tocam ou tocaram nas rádios não possuírem circuitos na cadeia de sinal que mudam o caráter do timbre do contrabaixo elétrico.

Quando falamos de sinais graves, qualquer alteração de meros 3db no sinal tem capacidade catastrófica, por isso efeitos no baixo são temidos por equipes técnicas. O certo era se usar um HPF e um bom limiter quando utilizando muitos circuitos de alteração de sinal em instrumento grave, mas pouca gente o faz. Por isso quando se vê um baixista chegar numa gig com pedais é uma tensão constante.

Você pode usar os pedais que quiser, assim como pode tocar com uma melancia pendurada no pescoço. Mas algo essencial é outra parada...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Qui Dez 08, 2022 7:26 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Então, se o efeito vier do amp ou de um rack, daí tudo bem?

Ok, vejamos...

São efeitos os circuitos que mudam o caráter do timbre do instrumento.
Circuitos que controlam níveis de sinal sem alteração de caráter não são efeitos.
Ajuste fino de frequências mantendo o caráter também não é efeito

Não obstante, controles de nível ou ajuste de frequências podem ser considerados efeitos quando levados a níveis extremos. É quando dizemos frases do tipo "utilizar um compressor como efeito".

O argumento de que efeitos não são essenciais se dá pelo fato da maioria das músicas que tocam ou tocaram nas rádios não possuírem circuitos na cadeia de sinal que mudam o caráter do timbre do contrabaixo elétrico.

Quando falamos de sinais graves, qualquer alteração de meros 3db no sinal tem capacidade catastrófica, por isso efeitos no baixo são temidos por equipes técnicas. O certo era se usar um HPF e um bom limiter quando utilizando muitos circuitos de alteração de sinal em instrumento grave, mas pouca gente o faz. Por isso quando se vê um baixista chegar numa gig com pedais é uma tensão constante.

Você pode usar os pedais que quiser, assim como pode tocar com uma melancia pendurada no pescoço. Mas algo essencial é outra parada...


Eu concordo que, no geral, efeitos não sejam essenciais para o contrabaixo e também entendo o ponto dessa questão da perda de frequências (que pode ser compensada ou talvez nem importe tanto). Entretanto, acredito que ser ou não essencial depende muito do que se toque. Por exemplo: se te chamarem pra uma banda Cover de Muse vc não vai dizer "imagina! Pra que usar efeito, isso não é essencial no contrabaixo!"
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Qui Dez 08, 2022 7:30 pm

Agora, com relação a pedais (que não necessariamente são de efeitos), eu já acho que isso varia de Set UP pra Ser UP. Pra alguns, pode ser essencial um afinado, um compressor, um preamp, um AB Box, Equalizador... Pra outros, pode ser extremamente desnecessário.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Dez 08, 2022 8:03 pm

Essenciais no geral

---Pré, comp e tuner.

Essenciais para mim hj

---Pré, comp, octave, drive e tuner.
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Sex Dez 09, 2022 9:10 am

B3ck1m2n escreveu:Por exemplo: se te chamarem pra uma banda Cover de Muse vc não vai dizer "imagina! Pra que usar efeito, isso não é essencial no contrabaixo!"

Realmente não direi isso.

Direi "que diabos é Muse?" e depois direi "sangue de Cristo tem pudê, vai de retro satanás" e depois direi a eles pra chamar a mãe ou vó deles pra tocar em banda cover de b&%ta, eu não...

up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

B3ck1m2n, Deivisonn e rodpavao gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sex Dez 09, 2022 9:15 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Por exemplo: se te chamarem pra uma banda Cover de Muse vc não vai dizer "imagina! Pra que usar efeito, isso não é essencial no contrabaixo!"

Realmente não direi isso.

Direi "que diabos é Muse?" e depois direi "sangue de Cristo tem pudê, vai de retro satanás" e depois direi a eles pra chamar a mãe ou vó deles pra tocar em banda cover de b&%ta, eu não...

up

Kkkkk
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por joemesquita Sex Dez 09, 2022 10:31 am

O termo "essencial" é subjetivo. É essencial um pedal/pedaleira/qualquer outra coisa que faça o efeito, usar um "oitavador" para tocar a música Jeremy do Pearl Jam, se eu for fazer um cover dessa música e quiser que fique o mais parecido possível. Mas daí a situação vai se aplicar a este caso específico e bem objetivo, mas não vai se aplicar para 99% das outras músicas, daí não passa a ser "essencial".

Eu vejo como essencial um baixo bem regulado, com cordas novas, ligado a um amp de confiança, e principalmente, acho essencial tocar com retorno, algo que luto diariamente nas GIGs e um dia espero ter o retorno perfeito. O resto é perfumaria (gosto pessoal), mas não essencial.


Última edição por joemesquita em Seg Dez 12, 2022 3:17 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sex Dez 09, 2022 12:39 pm

joemesquita escreveu:O termo "essencial" é subjetivo. Eu vejo como essencial um pedal/pedaleira/qualquer outra coisa que faça o efeito, usar um "oitavador" para tocar a música Jeremy do Pearl Jam, se eu for fazer um cover dessa música e quiser que fique o mais parecido possível. Mas daí a situação vai se aplicar a este caso específico e bem objetivo, mas não vai se aplicar para 99% das outras músicas, daí não passa a ser "essencial".

Eu vejo como essencial um baixo bem regulado, com cordas novas, ligado a um amp de confiança, e principalmente, acho essencial tocar com retorno, algo que luto diariamente nas GIGs e um dia espero ter o retorno perfeito. O resto é perfumaria (gosto pessoal), mas não essencial.

Então,.o problema é que vcs querem achar uma fórmula de "essencial" que se aplique a todos os casos... Acho que depende muito do baixista e do som que ele toca. O baixista do Rage Against The Machine, por exemplo, deve achar toda aquela tralha pedalboardilistica indispensável para fazer o seu som.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por CSergio Sex Dez 09, 2022 1:43 pm

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Adac10

Peça para um sujeito desses escolher o seu essencial Smile
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por JAZZigo Sex Dez 09, 2022 4:17 pm

B3ck1m2n escreveu:Então,.o problema é que vcs querem achar uma fórmula de "essencial" que se aplique a todos os casos... Acho que depende muito do baixista e do som que ele toca. O baixista do Rage Against The Machine, por exemplo, deve achar toda aquela tralha pedalboardilistica indispensável para fazer o seu som.
Tim Commerford, assim como todo baixista profissional, é capaz de fazer qualquer gig sem usar pedal algum.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sex Dez 09, 2022 4:44 pm

JAZZigo escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Então,.o problema é que vcs querem achar uma fórmula de "essencial" que se aplique a todos os casos... Acho que depende muito do baixista e do som que ele toca. O baixista do Rage Against The Machine, por exemplo, deve achar toda aquela tralha pedalboardilistica indispensável para fazer o seu som.
Tim Commerford, assim como todo baixista profissional, é capaz de fazer qualquer gig sem usar pedal algum.

Cara, nesse caso eu discordo, pois vc tiraria uma característica única da sonoridade da banda. Poder fazer não significa que ficaria legal. O cara também pode subir no palco sem baixo e ficar o show todo só batendo palma, mas ficaria bom? Acho que não...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 10, 2022 10:18 am

B3ck1m2n escreveu:Cara, nesse caso eu discordo, pois vc tiraria uma característica única da sonoridade da banda. Poder fazer não significa que ficaria legal. O cara também pode subir no palco sem baixo e ficar o show todo só batendo palma, mas ficaria bom? Acho que não...
Quer dizer então que, para você, Rage Against The Machine não é capaz de tocar versões acústicas de suas próprias canções. Suspect

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 10:31 am

JAZZigo escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Cara, nesse caso eu discordo, pois vc tiraria uma característica única da sonoridade da banda. Poder fazer não significa que ficaria legal. O cara também pode subir no palco sem baixo e ficar o show todo só batendo palma, mas ficaria bom? Acho que não...
Quer dizer então que, para você, Rage Against The Machine não é capaz de tocar versões acústicas de suas próprias canções. Suspect

Capacidade é claro que eles tem! Um show acústico... Não sei se combinaria muito com o estilo agressivo do Rage Against... Mas vá lá, se o negócio for vendido como um show acústico daí já é algo bem específico. Mas no geral, o Tim não vai sair pra uma turnê e falar "acho que hoje eu vou deixar meus pedais em casa! Meu ombro tá doendo e não tô querendo carregar peso! É só enfeite mesmo!". Porque pra ele é essencial fazer aquelas pirações sonoras todas.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2022 10:35 am

B3ck1m2n escreveu:Porque pra ele é essencial fazer aquelas pirações sonoras todas.

Por isso que é importante o "pra ele".

Quando uma coisa é essencial de verdade, ela dispensa tal expressão.

Um instrumento com cordas afinadas e um jeito de tornar o sinal mais alto são necessidades de todo baixista. Quando você entra no reino do "pra o som do Anthony Jackson um pedal de volume é essencial" ou "pra o Jaco um captador da ponte era essencial" ou ainda "pra o Miller cordas de aço são essenciais", essas coisas não são, de fato, essenciais, entende? think

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 10:39 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Porque pra ele é essencial fazer aquelas pirações sonoras todas.

Por isso que é importante o "pra ele".

Quando uma coisa é essencial de verdade, ela dispensa tal expressão.

Um instrumento com cordas afinadas e um jeito de tornar o sinal mais alto são necessidades de todo baixista. Quando você entra no reino do "pra o som do Anthony Jackson um pedal de volume é essencial" ou "pra o Jaco um captador da ponte era essencial" ou ainda "pra o Miller cordas de aço são essenciais", essas coisas não são, de fato, essenciais, entende? think

Sim, entendo! Mas como eu falei, vcs estão querendo criar uma regra geral que se aplique a todos os casos. Se formos pensar assim, nem o baixista em si é essencial, pois tem banda que não tem baixista. Então baixista também não é um elemento que se aplique a todos os casos
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 10:47 am

E sobre o colega do fórum que detestava tocar com som de cordas novas? Kkkk Como se pode dizer que tocar com cordas novas é essencial? Tem banda umas bandas alternativas também que adoravam trabalhar com desafinações e isso era uma característica sonora deles, então fica difícil dizer algo que seja essencial para TODO baixista...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2022 10:55 am

B3ck1m2n escreveu:Sim, entendo! Mas como eu falei, vcs estão querendo criar uma regra geral que se aplique a todos os casos.

É o entendimento de alguns de nós. Você não é obrigado a concordar.

B3ck1m2n escreveu:Se formos pensar assim, nem o baixista em si é essencial

Nunca foi. Não imagino de onde você possa inferir tal afirmação.

B3ck1m2n escreveu:E sobre o colega do fórum que detestava tocar com som de cordas novas? Kkkk Como se pode dizer que tocar com cordas novas é essencial? Tem banda umas bandas alternativas também que adoravam trabalhar com desafinações e isso era uma característica sonora deles, então fica difícil dizer algo que seja essencial para TODO baixista...

Onde você viu que cordas novas são essenciais?

Escrevi "cordas que afinem" porque a imensa maioria das situações que o baixista encontrar exigirá que ele toque notas relativamente afinadas. O fato de existir uma banda do interior da Papua Nova Guiné onde todo mundo desafina os instrumentos em comas para efeitos psicodélicos não faz com que tocar afinado deixe de ser essencial.

Não que exista problema com isso, mas me parece que você tá meio que "overthinking" todo esse conceito.

Para mim cordas afinadas é algo essencial e efeitos não são. Para você pode ser exatamente o contrário. E tá tudo bem...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 11:01 am

Tá certo! Mas vamos pensar assim: se essencial é seguir a essência do instrumento, o jeito que ele foi concebido para ser tocado, então eu concordo com vc em suas afirmações. Mas vamos pensar também que fazer a coisa de maneiras diferentes foi o que tornou a música tão interessante e original. Gosto muito dessa diversidade em que cada músico faz a suas próprias regras e imprime a sua personalidade no instrumento!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2022 11:11 am

B3ck1m2n escreveu:Tá certo! Mas vamos pensar assim: se essencial é seguir a essência do instrumento, o jeito que ele foi concebido para ser tocado, então eu concordo com vc em suas afirmações. Mas vamos pensar também que fazer a coisa de maneiras diferentes foi o que tornou a música tão interessante e original. Gosto muito dessa diversidade em que cada músico faz a suas próprias regras e imprime a sua personalidade no instrumento!

Não consigo sequer vislumbrar como isso se encaixa dentro do debate que vínhamos tendo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 11:25 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Tá certo! Mas vamos pensar assim: se essencial é seguir a essência do instrumento, o jeito que ele foi concebido para ser tocado, então eu concordo com vc em suas afirmações. Mas vamos pensar também que fazer a coisa de maneiras diferentes foi o que tornou a música tão interessante e original. Gosto muito dessa diversidade em que cada músico faz a suas próprias regras e imprime a sua personalidade no instrumento!

Não consigo sequer vislumbrar como isso se encaixa dentro do debate que vínhamos tendo.

Entendendo o essencial como algo da essência do instrumento. Tipo, tocar violino com arco e debaixo do queixo é algo da essência do instrumento, por exemplo. Só quis dizer, que se formos ver como o baixo elétrico foi concebido originalmente para ser tocado, então entra aí o som limpo, cordas afinadas, frequências audíveis, baixo como elemento de acompanhamento e condução da música, etc. Porém, quis considerar que as "alterações nesse curso" também são importantes. Usar pedais, a meu ver, é explorar outras possibilidades do instrumento que o torna ainda mais interessante.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 11:30 am

Essas alterações fogem da essência do instrumento, mas ainda sim são "essenciais" no sentido de serem de uma importância ímpar principalmente para alguns estilos. Entendeu?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2022 11:38 am

B3ck1m2n escreveu:Entendendo o essencial como algo da essência do instrumento. Tipo, tocar violino com arco e debaixo do queixo é algo da essência do instrumento, por exemplo. Só quis dizer, que se formos ver como o baixo elétrico foi concebido originalmente para ser tocado, então entra aí o som limpo, cordas afinadas, frequências audíveis, baixo como elemento de acompanhamento e condução da música, etc. Porém, quis considerar que as "alterações nesse curso" também são importantes. Usar pedais, a meu ver, é explorar outras possibilidades do instrumento que o torna ainda mais interessante.

Minha argumentação passa longe desse mérito.

Por mais que existam baixistas como Nico ou Patitucci, que são capazes de tocar um bilhão de notas em baixos de 6 cordas, ou outros tantos que ligam 260 caixas mágicas entre o baixo e o amp, o cenário com o qual o baixista se depara ao entrar em um estúdio, ao ser chamado para uma banda, ou ao tentar tirar uma linha de baixo que toca na rádio, em uns 99% dos casos é um som simples, sem efeitos.

Isso não tira o mérito ou o fator "interessante" de tudo que não é simples e sem efeitos. Mas é equivalente a você dizer que 750 cavalos de força, discos de freio de competição, turbina e suspensão reforçada são essenciais para um automóvel, simplesmente porque alguns automóveis possuem essas características que os tornam interessantes e legais.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 10, 2022 12:06 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Entendendo o essencial como algo da essência do instrumento. Tipo, tocar violino com arco e debaixo do queixo é algo da essência do instrumento, por exemplo. Só quis dizer, que se formos ver como o baixo elétrico foi concebido originalmente para ser tocado, então entra aí o som limpo, cordas afinadas, frequências audíveis, baixo como elemento de acompanhamento e condução da música, etc. Porém, quis considerar que as "alterações nesse curso" também são importantes. Usar pedais, a meu ver, é explorar outras possibilidades do instrumento que o torna ainda mais interessante.

Minha argumentação passa longe desse mérito.

Por mais que existam baixistas como Nico ou Patitucci, que são capazes de tocar um bilhão de notas em baixos de 6 cordas, ou outros tantos que ligam 260 caixas mágicas entre o baixo e o amp, o cenário com o qual o baixista se depara ao entrar em um estúdio, ao ser chamado para uma banda, ou ao tentar tirar uma linha de baixo que toca na rádio, em uns 99% dos casos é um som simples, sem efeitos.

Isso não tira o mérito ou o fator "interessante" de tudo que não é simples e sem efeitos. Mas é equivalente a você dizer que 750 cavalos de força, discos de freio de competição, turbina e suspensão reforçada são essenciais para um automóvel, simplesmente porque alguns automóveis possuem essas características que os tornam interessantes e legais.

Concordo que, como regra geral, levando em conta os diversos estilos e bandas em que o contrabaixo participa efetivamente, pedais (ou efeitos) não sejam essenciais. Porém, a pessoa vai ter que ver o que exatamente ele vai tocar e ver o que precisa pra chegar naquele timbre. Foi falado aqui por alguns, que os efeitos são apenas enfeite, mas não são. Dependendo do que vc for tocar vai ser necessário usá-los para soar como a música que se está tocando. Bom, é o que eu penso! Mas claro, que vc pode tocar a música do jeito que quiser, ninguém vai te proibir (espero! Kkkk)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2022 4:38 pm

B3ck1m2n escreveu:Concordo que, como regra geral, levando em conta os diversos estilos e bandas em que o contrabaixo participa efetivamente, pedais (ou efeitos) não sejam essenciais.

É o que foi dito desde o princípio. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 10, 2022 6:05 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Concordo que, como regra geral, levando em conta os diversos estilos e bandas em que o contrabaixo participa efetivamente, pedais (ou efeitos) não sejam essenciais.

É o que foi dito desde o princípio.  winkfinger
Amém!

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por manorawe Ter Dez 13, 2022 9:14 am

joemesquita escreveu:O termo "essencial" é subjetivo. É essencial um pedal/pedaleira/qualquer outra coisa que faça o efeito, usar um "oitavador" para tocar a música Jeremy do Pearl Jam, se eu for fazer um cover dessa música e quiser que fique o mais parecido possível. Mas daí a situação vai se aplicar a este caso específico e bem objetivo, mas não vai se aplicar para 99% das outras músicas, daí não passa a ser "essencial".

Eu vejo como essencial um baixo bem regulado, com cordas novas, ligado a um amp de confiança, e principalmente, acho essencial tocar com retorno, algo que luto diariamente nas GIGs e um dia espero ter o retorno perfeito. O resto é perfumaria (gosto pessoal), mas não essencial.

OFF Topic.

(Jeremy Isolate bass)
https://www.youtube.com/watch?v=lIbzqfrdaZ4

Tirei Jeremy e levei como base essa linha.
Linha sensacional, e nesse caso da para perceber que esta socado de compressão. Não sei se é o efeito do baixo 12 cordas do Jeff Ament, mas parece uma sujeira de drive também, ai no final o drive abre bonito.

ON Topic.

Preciso urgente de um Digitech Drop !!!11 bounce

manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 398
Localização : Votorantim

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 13, 2022 9:34 am

manorawe escreveu:
joemesquita escreveu:O termo "essencial" é subjetivo. É essencial um pedal/pedaleira/qualquer outra coisa que faça o efeito, usar um "oitavador" para tocar a música Jeremy do Pearl Jam, se eu for fazer um cover dessa música e quiser que fique o mais parecido possível. Mas daí a situação vai se aplicar a este caso específico e bem objetivo, mas não vai se aplicar para 99% das outras músicas, daí não passa a ser "essencial".

Eu vejo como essencial um baixo bem regulado, com cordas novas, ligado a um amp de confiança, e principalmente, acho essencial tocar com retorno, algo que luto diariamente nas GIGs e um dia espero ter o retorno perfeito. O resto é perfumaria (gosto pessoal), mas não essencial.

OFF Topic.

(Jeremy Isolate bass)
https://www.youtube.com/watch?v=lIbzqfrdaZ4

Tirei Jeremy e levei como base essa linha.
Linha sensacional, e nesse caso da para perceber que esta socado de compressão. Não sei se é o efeito do baixo 12 cordas do Jeff Ament, mas parece uma sujeira de drive também, ai no final o drive abre bonito.

ON Topic.

Preciso urgente de um Digitech Drop !!!11 bounce


Me pareceu Oitavador + Drive, talvez compressor também...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por KenjiTsuna Ter Dez 13, 2022 11:07 am

Pedal essencial mesmo é afinador e um préamp com D.I. out caso você não queira levar seu amp na Gig. Mas eu particularmente não largo mão de um bom drive  PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 1f605.

O Jeff Ament na Jeremy usa o baixo de 12 cordas dele + drive e compressão, o site Equipboard tem um ótimo database de baixistas famosos e seus equipamentos: https://equipboard.com/pros/jeff-ament

manorawe escreveu:
ON Topic.

Preciso urgente de um Digitech Drop !!!11 bounce

Eu tenho o Drop, só compre se vc for dropar a afinação no máximo em um tom, depois disso o processamento do sinal começa a perder muito nas frequências médias e agudas. A opção de oitavador funciona bem, mas como esperado é bem limitada pela falta de parâmetros no pedal.
KenjiTsuna
KenjiTsuna
Membro

Mensagens : 16
Localização : Joinville - SC

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 13, 2022 11:19 am

KenjiTsuna escreveu:

O Jeff Ament na Jeremy usa o baixo de 12 cordas dele + drive e compressão, o site Equipboard tem um ótimo database de baixistas famosos e seus equipamentos: https://equipboard.com/pros/jeff-ament


Acho que dá pra simular o baixo de 12 cordas com um bom Oitavador que gere uma oitava aguda pra soar junto com o sinal original do baixo, né?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 13, 2022 11:28 am

KenjiTsuna escreveu:Pedal essencial mesmo é afinador e um préamp com D.I. out caso você não queira levar seu amp na Gig. Mas eu particularmente não largo mão de um bom drive

Dos pedais que eu uso, o que eu acho indispensável é o afinador, o preamp, o compressor (pra Tapping e Slap) e um drive "pau pra toda obra". De resto é mais extras que depende muito do que eu for tocar, mas eu gosto de já ter um Pedalboard que me atenda pro que eu gosto de tocar e penso em tocar um dia, porque nunca se sabe! He he!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 13, 2022 11:33 am

KenjiTsuna escreveu: Eu tenho o Drop, só compre se vc for dropar a afinação no máximo em um tom, depois disso o processamento do sinal começa a perder muito nas frequências médias e agudas. A opção de oitavador funciona bem, mas como esperado é bem limitada pela falta de parâmetros no pedal.

Mas aí, até 1 tom, é mais vantagem mudar a afinação no próprio baixo, em um segundo baixo ou ter uma tarraxa Hipshot Xtender, não? Pra afinações mais baixas um baixo de 5 cordas cairia melhor, não?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por KenjiTsuna Ter Dez 13, 2022 11:48 am

B3ck1m2n escreveu:

Acho que dá pra simular o baixo de 12 cordas com um bom Oitavador que gere uma oitava aguda pra soar junto com o sinal original do baixo, né?

Até dá, mas o problema da música Jeremy em específico (já toquei ela em gigs) é que ela possui alguns acordes. O oitavador da minha Zoom B3 não conseguia reproduzir bem o efeito nos acordes com 3° ou 7°, sempre oitavava uma nota desafinada além de não soar natural (o que é esperado de um oitavador). Tanto que desisti de usar oitavador e coloquei um chorus com uma modulação bem sútil só pra ter esse efeito de varias cordas sendo tocadas ao mesmo tempo.

Talvez exista outro pedal oitavador que consiga reproduzir melhor esse efeito de um baixo de 12 cordas pois não tenho muita experiência com outros pedais de mesmo efeito. Mas se o seu arranjo não possuir nenhum acorde, creio que a chance de alcançar um timbre bom é maior.

Sobre o Drop, existe algumas situações a se considerar. Sim, dependendo do setlist um Hipshot X-tender se sai melhor pois não vai existir alteração no timbre.

No meu caso que toco metal extremo e que já uso 5 cordas, algumas musicas que toquei estão na afinação A standard (A-D-G-C-F). Como cansei de ficar procurando por encordoamentos 0.145 para a corda A, ficou bem mais fácil (e barato) comprar um jogo de cordas padrão (0.45-0.130) e mudar a afinação no pedal.

Na minha banda atual tocamos tudo em A standard e que se f*@&^# kkkkkkkk. Por isso os dois baixos que uso nas gigs estão nessa afinação.

Outra vantagem é pra estudar músicas de diversas bandas de uma vez só, já que não é mais necessário ficar mudando a afinação ou trocando de instrumento.


Última edição por KenjiTsuna em Ter Dez 13, 2022 12:08 pm, editado 2 vez(es)
KenjiTsuna
KenjiTsuna
Membro

Mensagens : 16
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 13, 2022 12:05 pm

[quote="KenjiTsuna"]
B3ck1m2n escreveu:

No meu caso que toco metal extremo e que já uso 5 cordas, algumas musicas que toquei estão na afinação A standard (A-D-G-C-F). Como cansei de ficar procurando por encordoamentos 0.145 para a corda A, ficou bem mais fácil (e barato) comprar um jogo de cordas padrão (0.45-0.130) e mudar a afinação no pedal.

Na minha banda atual tocamos tudo em A standard e que se f*@&^# kkkkkkkk. Por isso os dois baixos que uso nas gigs estão nessa afinação.

Outra vantagem é pra estudar músicas de diversas bandas de uma vez só, já que não é mais necessário ficar mudando a afinação ou trocando de instrumento.

No meu caso, a banda toca com afinação meio tom abaixo da padrão, então uso, A#D#G#C#F#, no meu baixo de 5 cordas que é o meu principal. Pra treinar em casa eu treino no de 4 cordas com afinação padrão EADG acompanhando as músicas. Não gosto muito desse lance de ficar trocando afinação, prefiro já deixar fixa mesmo em cada baixo. Cordas eu uso 045 nos dois.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por KenjiTsuna Ter Dez 13, 2022 12:14 pm

Também não gosto de ficar trocando de afinação, mas quando comprei o pedal eu estava em uma banda que os outros dois guitarristas também tinham o Drop e o vocalista as vezes pedia para abaixar o tom de algumas músicas porque apesar de ter uma p#$% voz de barítono, a extensão no agudo em algumas músicas era demais pra ele.

Na minha banda atual de Death Metal Melódico toco tudo em A Standard com as cordas 0.45-0.130 todas molengas mesmo (PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 1f605) porque a técnica de tremolo com a palheta sai com menos esforço.
KenjiTsuna
KenjiTsuna
Membro

Mensagens : 16
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 13, 2022 12:39 pm

KenjiTsuna escreveu:Também não gosto de ficar trocando de afinação, mas quando comprei o pedal eu estava em uma banda que os outros dois guitarristas também tinham o Drop e o vocalista as vezes pedia para abaixar o tom de algumas músicas porque apesar de ter uma p#$% voz de barítono, a extensão no agudo em algumas músicas era demais pra ele.

Na minha banda atual de Death Metal Melódico toco tudo em A Standard com as cordas 0.45-0.130 todas molengas mesmo (PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 1f605) porque a técnica de tremolo com a palheta sai com menos esforço.

Aí é vantagem o pedal! Poder adaptar o tom sem mudar nada pra vc, hein? Legal! Curti! Mas pra afinações mais "fixas" melhor mudar nas tarraxas mesmo.

045 pra mim é o melhor calibre! Além de ser um encordoamento fácil de achar, tem o peso necessário e segura bem pra alguns tons abaixo também. Cordas bem versáteis!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

KenjiTsuna gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por heenrique_bass Qua Dez 14, 2022 10:41 am

manorawe escreveu:
ON Topic.

Preciso urgente de um Digitech Drop !!!11 bounce

KenjiTsuna escreveu:
Sobre o Drop, existe algumas situações a se considerar. Sim, dependendo do setlist um Hipshot X-tender se sai melhor pois não vai existir alteração no timbre.

No meu caso que toco metal extremo e que já uso 5 cordas, algumas musicas que toquei estão na afinação A standard (A-D-G-C-F). Como cansei de ficar procurando por encordoamentos 0.145 para a corda A, ficou bem mais fácil (e barato) comprar um jogo de cordas padrão (0.45-0.130) e mudar a afinação no pedal...

Não acho que o The Drop soa legal no baixo, baixando meio tom até vai, baixando um tom, já tem que segurar muito a mão pra não dar o efeito chorus, ai se baixar mais ainda, ferrou tudo. Ainda mais no preço que tá, daria pra pegar um baixo usado de entrada e deixar na afinação que precisa, sei que é mais um peso pra carregar e tal, mas eu prefiro isso do que pagar caro em um pedal e não soar legal no baixo, agora na guitarra parece que soa muito bem. E sobre a perda de médios e agudos, isso é de se esperar, o pedal baixa a afinação e consequentemente é esse o resultado que você tem, se usa um pré, da pra compensar na equalização.

Detalhe: meus testes com o The Drop foram feitos em baixos 4 cordas passivos.

Outra opção, seria pegar um baixo fanned, por mais que seja mais difícil achar, acredito que baixo fanned não precise usar cordas tão grossas pra afinação mais baixa.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Qua Dez 14, 2022 11:59 am

heenrique_bass escreveu:
manorawe escreveu:
ON Topic.

Preciso urgente de um Digitech Drop !!!11 bounce

KenjiTsuna escreveu:
Sobre o Drop, existe algumas situações a se considerar. Sim, dependendo do setlist um Hipshot X-tender se sai melhor pois não vai existir alteração no timbre.

No meu caso que toco metal extremo e que já uso 5 cordas, algumas musicas que toquei estão na afinação A standard (A-D-G-C-F). Como cansei de ficar procurando por encordoamentos 0.145 para a corda A, ficou bem mais fácil (e barato) comprar um jogo de cordas padrão (0.45-0.130) e mudar a afinação no pedal...

Não acho que o The Drop soa legal no baixo, baixando meio tom até vai, baixando um tom, já tem que segurar muito a mão pra não dar o efeito chorus, ai se baixar mais ainda, ferrou tudo. Ainda mais no preço que tá, daria pra pegar um baixo usado de entrada e deixar na afinação que precisa, sei que é mais um peso pra carregar e tal, mas eu prefiro isso do que pagar caro em um pedal e não soar legal no baixo, agora na guitarra parece que soa muito bem. E sobre a perda de médios e agudos, isso é de se esperar, o pedal baixa a afinação e consequentemente é esse o resultado que você tem, se usa um pré, da pra compensar na equalização.

Detalhe: meus testes com o The Drop foram feitos em baixos 4 cordas passivos.

Outra opção, seria pegar um baixo fanned, por mais que seja mais difícil achar, acredito que baixo fanned não precise usar cordas tão grossas pra afinação mais baixa.

Concordo! Ter um baixo extra tem várias vantagens além disso: por exemplo, quando manda um dos baixos pra arrumar ou se acontecer qualquer problema, vc não fica sem baixo pra tocar! E também vc pode ter baixos com sonoridades diferentes ou com mais ou menos cordas... Enfim, só vantagens! up
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por Diego Graciolli Qua Dez 14, 2022 2:00 pm

Eu uso o Drop, até porque na banda que toco tem umas 5 afinações, então ter outro baixo não resolveria. Mas no meu caso, tocando junto com o restante da banda, não muda em nada comparado ao instrumento realmente afinado a baixo. A única forma que eu noto esse efeito chorus, é tocando em casa com volume baixo, que aí se escuta o som do instrumento que está afinado em E e saindo o som da afinação desejada nos falantes, já com o fone de ouvido isso não acontece. Pra mim é uma mão na roda esse pedal.

Uso com baixo 4 cordas passivo.
Diego Graciolli
Diego Graciolli
Membro

Mensagens : 85
Localização : São Lourenço do Oeste - SC

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por heenrique_bass Qua Dez 14, 2022 3:50 pm

Diego Graciolli escreveu:Eu uso o Drop, até porque na banda que toco tem umas 5 afinações, então ter outro baixo não resolveria. Mas no meu caso, tocando junto com o restante da banda, não muda em nada comparado ao instrumento realmente afinado a baixo. A única forma que eu noto esse efeito chorus, é tocando em casa com volume baixo, que aí se escuta o som do instrumento que está afinado em E e saindo o som da afinação desejada nos falantes, já com o fone de ouvido isso não acontece. Pra mim é uma mão na roda esse pedal.

Uso com baixo 4 cordas passivo.

Eu não sei, ou eu sou muito chato com o som do meu baixo e noto essa diferença com banda, ou o pedal que eu experimentei tinha algum bug.

Mas é aquilo, se funciona pra ocasião de vocês, bom demais. Eu gostaria que funcionasse pra mim, ai teria no máximo dois baixos Razz
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por B3ck1m2n Qua Dez 14, 2022 3:57 pm

heenrique_bass escreveu:
Diego Graciolli escreveu:Eu uso o Drop, até porque na banda que toco tem umas 5 afinações, então ter outro baixo não resolveria. Mas no meu caso, tocando junto com o restante da banda, não muda em nada comparado ao instrumento realmente afinado a baixo. A única forma que eu noto esse efeito chorus, é tocando em casa com volume baixo, que aí se escuta o som do instrumento que está afinado em E e saindo o som da afinação desejada nos falantes, já com o fone de ouvido isso não acontece. Pra mim é uma mão na roda esse pedal.

Uso com baixo 4 cordas passivo.

Eu não sei, ou eu sou muito chato com o som do meu baixo e noto essa diferença com banda, ou o pedal que eu experimentei tinha algum bug.

Mas é aquilo, se funciona pra ocasião de vocês, bom demais. Eu gostaria que funcionasse pra mim, ai teria no máximo dois baixos Razz

E olha que o "The Drop" é o top da categoria dele (aliás, nem sei se existe outro que faça exatamente essa função...)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por heenrique_bass Qua Dez 14, 2022 4:05 pm

B3ck1m2n escreveu:
E olha que o "The Drop" é o top da categoria dele (aliás, nem sei se existe outro que faça exatamente essa função...)

Tem o morpheus drop tune, e se não me engano, tem um pedal da mooer que faz algo parecido, mas não lembro o modelo.

EDIT: tem o pedal da Behringer Us600 Ultra Shifter Harmonist
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 17, 2022 8:00 pm

OFF: eis algo com o qual não tenho a menor paciência: "droppar" notas. Prefiro pegar logo um baixo de 5 cordas.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por joemesquita Dom Dez 18, 2022 11:50 am

manorawe escreveu:OFF Topic.

(Jeremy Isolate bass)
https://www.youtube.com/watch?v=lIbzqfrdaZ4

Tirei Jeremy e levei como base essa linha.
Linha sensacional, e nesse caso da para perceber que esta socado de compressão. Não sei se é o efeito do baixo 12 cordas do Jeff Ament, mas parece uma sujeira de drive também, ai no final o drive abre bonito.

Sim realmente também tem um compressor. E sim, daria pra fazer o som com um baixo 12 cordas, mas esse baixo é ainda menos essencial do que um pedal oitavador kkkkkkkkkk. Digo, para um cover pé de chinelo qualquer, que quisesse emular o som oitavado, poderia considerar o pedal oitavador. Mas eu, por exemplo em uma banda que toca "cover de tudo", toco Jeremy sem efeito nenhum e tá de boa, até porque 9 entre cada 10 pessoas que estão assistindo vão curtir o som, não qual efeito o cara está usando, ou se está improvisando em cima da linha original ou seguindo a risca a linha do baixista que compôs.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Essential Bass Pedals…

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 13, 2023 9:34 am

Segundo Janek Gwizdala:


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por CSergio Sex Jan 13, 2023 9:48 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Por exemplo: se te chamarem pra uma banda Cover de Muse vc não vai dizer "imagina! Pra que usar efeito, isso não é essencial no contrabaixo!"

Realmente não direi isso.

Direi "que diabos é Muse?" e depois direi "sangue de Cristo tem pudê, vai de retro satanás" e depois direi a eles pra chamar a mãe ou vó deles pra tocar em banda cover de b&%ta, eu não...

up

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Giphy-downsized
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Deivisonn e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por Bananoise Sex Jan 13, 2023 10:09 am

Que diabos é Muse me pegou

USHUAHSUAHSUAHUHSAUHSUAHSUAHUSHAUHSUAHSUAA
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Deivisonn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por Deivisonn Dom Jan 15, 2023 9:49 pm

Pra tocar qualquer música parecida com o Muse é melhor ter um técnico de som como integrante da banda pra evitar dor de cabeça. Do contrário vão matar o som do seu instrumento por achar que você quer ser um guitarrista.
Deivisonn
Deivisonn
Membro

Mensagens : 19
Localização : Gama, Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 16, 2023 12:33 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Concordo que, como regra geral, levando em conta os diversos estilos e bandas em que o contrabaixo participa efetivamente, pedais (ou efeitos) não sejam essenciais.

É o que foi dito desde o princípio.  winkfinger
Amém!

Na minha opinião, essencial, essencial, essencial mesmo, só um pedal afinador (Principalmente em gravações).

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por siodoni Ter Jan 17, 2023 8:29 am

Bananoise escreveu:Que diabos é Muse me pegou

USHUAHSUAHSUAHUHSAUHSUAHSUAHUSHAUHSUAHSUAA
Alex, é vc? Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS - Página 2 Empty Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos