Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

+6
Renato
Maurício_Expressão
pedrohenrique.astronauta
Cantão
allexcosta
CSergio
10 participantes

Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Dom Jul 03, 2022 11:08 pm

Para quem não quer perder tempo, veja a introdução e pule para comparação de timbre em 9:20.

Valores aproximados:

Squier Classic Vibe Jazz Bass £399 = U$ 483 = R$ 2.575
Fender Custom Shop Jazz £4299 = U$ 5200 = R$ 27.732

Acho que tem um tópico com essa questão de "a marca faz tanta diferença assim?!?"; como não achei na pesquisa criei este (caso alguém encontre, poste o link e a moderação faz a união Wink).

Última edição por CSergio em Sex Jul 08, 2022 7:28 pm, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

manorawe e DiegoBueno gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 03, 2022 11:20 pm

Foram exatamente os dois modelos que toquei na loja no dia em que tive o primeiro contato com os CV.

Testei também outros tantos Fender de série e o CV era melhor que vários deles.

O CS era um master built de $3600 e estava num nível completamente diferente. Foi um dos melhores Fender que já testei até hoje.

Mas o CV, que custava $329 à época, era um instrumento impressionante pelo preço.

A diferença de valor está principalmente em quem fez, onde foi feito e na lei dos rendimentos decrescentes. E obviamente os insumos do CS são superiores.

Respondendo sua pergunta: não, não há uma grande diferença no timbre.

Administrador

CSergio e DiegoBueno gostam desta mensagem

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Cantão Dom Jul 03, 2022 11:43 pm

Também não achei diferença grande no timbre , não sei se é meu fone , ou se a regulagem dos tones não estavam idênticas ( não entendo o que eles falam) mas me pareceu poucas diferenças sutis , em algumas levadas , algo um pouco mais agudo em algumas frases no JB branco.

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

CSergio gosta desta mensagem

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jul 04, 2022 11:56 am

Eu sustento a minha opinião, que formulei há um tempo, de que o preço, o valor de um instrumento, não é percebido e não pode ser baseado em seu som. A diferença de preço só é percebida quando se toca. Nesse momento é que se pode perceber o motivo de um instrumento custar mais do que outro. Agora, falar de som? Qualquer Jazz Bass soará como um independente do valor que se encontra na etiqueta. Assim como um Precision.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 06, 2022 11:32 am

Também concordo que há uma nítida impressão/sensação para quem escuta e outra nítida impressão/sensação para quem toca. Isso é muito subjetivo.

No caso específico, realmente não não há uma diferenciação assim tão grande. eu nem percebo com meus recursos aqui (minhas caixas de som externas do laptop de baixa qualidade).
Talvez nem ao vivo, usando o mesmo ampli na mesma regulagem eu perceba alguma coisa como ouvinte.

Já para quem está tocando pode ser que a diferenciação não seja assim tão discreta ou sutil. Talvez a sensibilidade do baixista seja apurada e se perceba alguma diferença.

Mas tentar justificar diferenças de preço por diferenças no timbre é algo sem parâmetros nesse nível específico de comparação.

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Renato Qui Jul 07, 2022 2:54 pm

A diferença está mais na cabeça de quem vê a marca no headstock do que no ouvido.

Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/iband2021
http://instagram.com/banda_iband/
http://tiktok.com/@iband2021
https://twitter.com/iBand2021
Renato
Renato
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 08, 2022 10:41 am

Renato escreveu:A diferença está mais na cabeça de quem vê a marca no headstock do que no ouvido.

Renato,
Isso que você falou é verdade!

O último fender que passou aqui um professional estava comigo e chegou através de uma troca.

Meu amigo tinha ele e eu um Squier CLassic Vibe e meu amigo trocou o baixo comigo. Claro que dei 3k de volta, mas mesmo assim nem passou perto do valor.

Trocar um Squier por um Fender Usa e do novo. Acredite...esse Squier CV só não tem o nome Fender no Head. Mas, é um deles....
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Renato e CSergio gostam desta mensagem

Mensagem por CSergio Sex Jul 08, 2022 11:34 am

Vintage Modified
Classic Vibe

hummmm.... interessante.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Renato Sex Jul 08, 2022 3:04 pm

Juninho Sampaio escreveu:(...)esse Squier CV só não tem o nome Fender no Head. Mas, é um deles....

Quando eu era moleque, a umas boas décadas atrás, era quase que uma regra você ter uma calça jeans Fiorucci, Zoomp, M. Officer ou Forum para "chegar bonito" nas festinhas de garagem. Outras calças poderiam vestir melhor, ter um caimento mais bacana e serem mais confortáveis, mas não tinham no bolso traseiro a infame marquinha... Ninguém queria saber de qualidade, durabilidade, caimento ou conforto, mas sim ostentar aquela desejada etiqueta.

Mais ou menos é o que este tópico retrata, e que você pode conferir na experiência que relatou... A marquinha desejada, que desta vez não está no bolso mas sim no headstock, é o que "faz a cabeça" da moçada. Sonoridade, conforto, timbre, são deixados em outro plano e somente importa o que está escrito.

Por isso que vende-se na internet decalques com a marca da 7ender - e de outras fábricas também -, para que os meros mortais, aqueles que andam de calça US-Top ( Laughing ), possam ter seu som milagrosamente alterado com a simples substituição da marca original de seu instrumento pela maravilhosa e desejada.

O mais interessante é que o público em geral, aquela parcelinha de 99,99% que está no seu show, não sabe a diferença entre um 7ender ou um Phoenix, para ele é tudo "guitarra de 4 cordas grossas"... Se não for para usar em gravações e afins, um baixo de "de nome" serve para apenas duas coisas: Satisfazer o ego de seu proprietário e impressionar outros musicos.

Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Renato
Renato
Membro

Mensagem por CSergio Sex Jul 08, 2022 3:44 pm

Verdade o lance da calça nos anos 80 e 90 Laughing
Morria e não sabia que calça US Top, não era tão top assim.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Renato Sex Jul 08, 2022 3:50 pm

CSergio escreveu:Verdade o lance da calça nos anos 80 e 90 Laughing
Morria e não sabia que calça US Top, não era tão top assim.
US-Top era mais popular, usava para ir à escola com Conga ou Montreal e camisa do uniforme.

Renato
Renato
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 08, 2022 4:36 pm

A prova disso, é que eu gravei um video com um baixo de um amigo que pediu pra eu limpá-lo. Um EAGLE!!!!
Fiz um som com ele e não senti uma distância astronômica entre outros JB. Te juro!

Claro! Temos instrumentos muito bons!Mas, isso é desprezível por muitos essa questão ter o 7 no head
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por KenjiTsuna Sex Jul 08, 2022 8:56 pm

Escutando com um bom headphone lado a lado existe sim uma pequena diferença entre os dois instrumentos, no entanto, os dois falam como Jazz Bass e é claro que a diferença de preço não se justifica só pelo no som.

Quando fui levar meu baixo para a troca de tensor com o Luthier de confiança que frequento ele me contou de um Fender made in USA que apareceu pra ele e que não regulava de jeito nenhum, puro azar do dono.

O fato é que esse baixo foi projetado na década de 60, qualquer fabricante competente hoje em dia tem condições de construir instrumentos que falam tão bem quanto.

Toda vez que eu penso que o som do meu Tagima TJB4 está meio xoxo eu lembro que fazem meses que não troco as cordas jocolor
KenjiTsuna
KenjiTsuna
Membro

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por CSergio Sex Jul 08, 2022 10:38 pm

Juninho Sampaio escreveu:...
Claro! Temos instrumentos muito bons! Mas, isso é desprezível por muitos essa questão ter o 7 no head

O cara que 3 anos atrás me vendeu um Squier coreano, tocava na noite e tinha um Fender e um Yamaha.
Ele me falou que apesar do Squier ser bom (e é, gosto muito do braço, do som também), disse que se "tu não aparece no estúdio ou na cena com um Fender, tu não é nada".
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sex Jul 08, 2022 10:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Renato escreveu:A diferença está mais na cabeça de quem vê a marca no headstock do que no ouvido.

Renato,
Isso que você falou é verdade!

O último fender que passou aqui um professional estava comigo e chegou através de uma troca.

Meu amigo tinha ele e eu um Squier CLassic Vibe e meu amigo trocou o baixo comigo. Claro que dei 3k de volta, mas mesmo assim nem passou perto do valor.

Trocar um Squier por um Fender Usa e do novo. Acredite...esse Squier CV só não tem o nome Fender no Head. Mas, é um deles....

Já me surgiu a oportunidade de trocar meu Squier Jazz Bass Classic Vibe 60s em um Fender.

Em resumo... Testando, percebi que eu ficaria com o mesmo instrumento e um belo buraco na conta bancária.

Ou seja, me deixa quieto com meu CV!!!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

patriciofernandes e CSergio gostam desta mensagem

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 11, 2022 2:31 pm

Temos Fender muito bons e outros muito ruins, de não conseguir colocar se quer cordas baixas. Enfim...
Os últimos que testei, realmente dei sorte e consegui colar as cordas. Breve mostro pra vocês o meu atual.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Seg Jul 11, 2022 4:13 pm

Juninho Sampaio escreveu:Temos Fender muito bons e outros muito ruins, de não conseguir colocar se quer cordas baixas. Enfim...
Os últimos que testei, realmente dei sorte e consegui colar as cordas.

E tem também Fender bom que você não consegue colar as cordas. E Fender ruim que você consegue. Isso, aliás, acontece com qualquer marca.

Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 11, 2022 5:50 pm

Very Happy
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 11, 2022 7:31 pm

Uma vez li alguma turma do TalkBass falando sobre isso, se queixando que Fender antigos não pegavam ação baixa como gostariam.

Mas acho que é até compreensível, né, são instrumentos bem antigos, não havia essa preocupação naquela época. Acho que depois os construtores aprimoraram a construção para privilegiar esse ajuste (ação mais baixinha).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo