Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender Frankenstein 1977??

5 participantes

Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por Rafael_Rolim Ter Jan 31, 2023 8:29 am

E ai galera. Me deparei com um baixo à  venda no mínimo curioso... O vendedor já começa errando quando o cara diz " Ser um 62 Americano, com captação Bartolini".

É mais do que óbvio que não se trata de um 62, quando vi o head, bullet do tensor e o neck plate já soube que era década de 70, dai joguei o Serial Number pra rastreiar e indicou um 77/78. Só que, me corrijam se estiver enganado, mas saiu JB 77 com escala rosewood com marcação a não ser com marcação em bloco? Essa escala com marcação em bola eu sinceramente nunca vi nesse ano. Ví de suspeito também a logo da Fender e as inscrições no Head, esse padrão não é o 72? Estranhei também os pots que acho que deveriam ser padrão strato,  mas no fim não estou nem considerando a ponte e a captação Bartolini, mas sim essas inconsistências do braço.

O porquê realmente de eu estar ainda com a pulga atrás da orelha se dá principalmente pelo preço... R$5k.... Sabemos que em tempos de hoje, tudo que se diz "vintage" anda super valorizado...

Enfim, fico no aguardo da ajuda dos senhores universitários.Fender Frankenstein 1977?? Screen12
Fender Frankenstein 1977?? Screen10
Fender Frankenstein 1977?? Screen11
Fender Frankenstein 1977?? Screen12
Fender Frankenstein 1977?? Screen10
Fender Frankenstein 1977?? Screen11
Rafael_Rolim
Rafael_Rolim
Membro

Mensagens : 13
Localização : Campina Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jan 31, 2023 2:24 pm

Muito complicado analisar só por fotos e ainda mais foto de detalhe e não do baixo inteiro.
Pode ser um monte de coisa...

- A placa de apoio da junção do braço pode ser original de 1978. A Logomarca também está coerente. Mas no corpo está tudo mudado, as tarraxas eu não vi...
Eu ficaria com muito pé atrás em adquirir só com essas 3 fotos esse baixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

filipeantunesbarros e Rafael_Rolim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por allexcosta Ter Jan 31, 2023 2:28 pm

Existiram JBs late 70's com dots e binding. Raros mas originais...

Mas é difícil dizer sobre esse.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Rafael_Rolim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jan 31, 2023 3:15 pm

allexcosta escreveu:Existiram JBs late 70's com dots e binding. Raros mas originais...

Mas é difícil dizer sobre esse.


Trecho retirado deste tópico

https://www.talkbass.com/threads/78-jazz-bass-with-dot-markers-rare-or-fake.307091/


Talkbass escreveu:
Two things:

1. "The Fender Bass" book (Hal Leonard publications), clearly states that the "block" inlays were dropped in 1982 and it does show a rare "transition" model with dot inlays, but retaining the white neck binding. However, this transition model dates from 1983, so I don't see any evidence of "dot only" Jazz Bass fretboards as early as 1978.



Estes modelos são do início da década de 80 quando houve aquele famoso erro de produção no qual foram confeccionados mais braços do que corpos e durante um bom tempo, inclusive no início da década de 80, a Fender vendeu Jazz Basses com serial iniciado em S.

De qualquer maneira, se esse baixo for autêntico, original não pois está bem fuçado, ele é do início da década de 80.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9103
Localização : Volta Redonda-RJ

Rafael_Rolim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por allexcosta Ter Jan 31, 2023 3:18 pm

^ Obrigado pela correção.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Rafael_Rolim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jan 31, 2023 3:28 pm

allexcosta escreveu:^ Obrigado pela correção.

Nem foi correção. Pelo menos não vejo assim. Foi complemento.

Correção eu farei agora no que eu citei acima. No link abaixo mostra que as coisas foram piores do que eu disse. A Fender na verdade estava era em processo de "quitação". O famoso bota fora. Logo, esses baixos já eram verdadeiros Franks por serem feitos com as peças que se tinham disponíveis na fábrica. Peças que sobraram.

Texto tirado desse link

https://classicandcoolguitars.co.uk/portfolio/s8-black-jazz/

Classic And Cool Guitars escreveu:

This is a very rare bass that was made in the Fender factory in 1983. It was one of the last basses produced at the Fullerton plant.
Fender was in the process of being sold, and it has been well documented that instruments at that time were made using parts that were available.
This is a great example – the neck has dot inlays but also a bound fingerboard with a bullet truss rod adjuster at the nut. It’s also features a 3-bolt neck with micro-tilt adjuster.


Lembrando, no entanto, que nada que eu postei respalda a autenticidade desse aí. É o tipo de baixo pra se ver pessoalmente, desparafusar o braço, examinar. Se for constatado que é um "Fender Jazz Bass "S8" Serial with dots and binding neck, acho um baixo legal pra ter e restaurar. Pelo valor histórico e por se ter um instrumento curioso que mostra que rememora que a Fender já andou mal das pernas.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9103
Localização : Volta Redonda-RJ

Rafael_Rolim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por allexcosta Ter Jan 31, 2023 3:31 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Nem foi correção. Pelo menos não vejo assim. Foi complemento.

Obrigado pelo complemento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Rafael_Rolim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por Rafael_Rolim Ter Jan 31, 2023 7:28 pm

Gostaria de ver pessoalmente o baixo, seria o ideal, no entanto está a 250km de mim. De toda forma, vou perguntar se o proprietário topa desparafusar o braço e tirar uma foto, não garante 100% a originalidade, entrentanto já seria algo a mais.
Rafael_Rolim
Rafael_Rolim
Membro

Mensagens : 13
Localização : Campina Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por Rafael_Rolim Ter Jan 31, 2023 7:32 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
allexcosta escreveu:Existiram JBs late 70's com dots e binding. Raros mas originais...

Mas é difícil dizer sobre esse.


Trecho retirado deste tópico

https://www.talkbass.com/threads/78-jazz-bass-with-dot-markers-rare-or-fake.307091/


Talkbass escreveu:
Two things:

1. "The Fender Bass" book (Hal Leonard publications), clearly states that the "block" inlays were dropped in 1982 and it does show a rare "transition" model with dot inlays, but retaining the white neck binding. However, this transition model dates from 1983, so I don't see any evidence of "dot only" Jazz Bass fretboards as early as 1978.



Estes modelos são do início da década de 80 quando houve aquele famoso erro de produção no qual foram confeccionados mais braços do que corpos e durante um bom tempo, inclusive no início da década de 80, a Fender vendeu Jazz Basses com serial iniciado em S.

De qualquer maneira, se esse baixo for autêntico, original não pois está bem fuçado, ele é do início da década de 80.


Curioso, eu mesmo desconhecia essa história. Está fuçado sim, caps Bartolini e ponte highmass, contudo se eu conseguir comprovar a veracidade do baixo, acho que vale a pena pelo preço.
Rafael_Rolim
Rafael_Rolim
Membro

Mensagens : 13
Localização : Campina Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por Andremoura Qua Fev 15, 2023 1:47 pm

Braço fender com dots e binding são bem raros de ver, acho que o Fernando Rosa tem um assim, talvez o PJ (sei que ele tem um Zaga assim, mas não lembro do Fender). Eu vi um a venda na bass Center a uns 10 anos atrás, lembro que era de 82. Por ser uma configuração incomum, acho improvável esse braço ser falso. O corpo com o neck plate de 3 parafusos tb é característico do fim dos anos 70, difícilmente uma falsificação optaria por essa configuração. Na pior das hipóteses, ele deve ser um Frank com partes originais, de anos diferentes.

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Frankenstein 1977?? Empty Re: Fender Frankenstein 1977??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos