Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equalização em baixo ativo

+4
CSergio
Coder
allexcosta
mrmadruga66
8 participantes

Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Equalização em baixo ativo

Mensagem por mrmadruga66 Qui Abr 27, 2023 3:38 pm

Saudações galera!

Explicando um pouco a minha dúvida: Tenho um Yamaha TRBX ativo, com equalização em três bandas (grave, médio, agudo). E um amp hartke também com o mesmo tipo de equalização. Geralmente eu toco deixando o baixo flat e mexendo no amplificador. E sempre fiz assim por "fazer". Recentemente o repertório da banda tem variado bastante e mesmo com a  equalização do amp "mexida" ainda costumo dar uma mexida no baixo dependendo do que a musica pede. E aí o guitarrista que toca comigo começou a reclamar que "o som vai rachar se tiver uma equalização encima de outra e vai prejudicar o sinal e o som" e blablablá.
Neste caso, existem prejuízos na questão de sonoridade por equalizar ambos de forma diferente? Não sei se por falta de conhecimento eu nunca tinha ouvido falar disso...
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por allexcosta Qui Abr 27, 2023 3:49 pm

Está rachando?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por Coder Qui Abr 27, 2023 4:23 pm

Guitarrista não tem que dar pitaco em nada
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

patriciofernandes e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por CSergio Qui Abr 27, 2023 5:23 pm

Coder escreveu:Guitarrista não tem que dar pitaco em nada


lol!
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por CSergio Qui Abr 27, 2023 5:23 pm

mrmadruga66 escreveu:E aí o guitarrista que toca comigo começou a reclamar que "o som vai rachar se tiver uma equalização encima de outra e vai prejudicar o sinal e o som" e blablablá.

Está rachando? Já rachou?
Ou ele tá fazendo curso de bola de cristal?

Equalização em baixo ativo Adivin10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por vinibassplayer Sex Abr 28, 2023 7:13 pm

mrmadruga66 escreveu:Saudações galera!

Explicando um pouco a minha dúvida: Tenho um Yamaha TRBX ativo, com equalização em três bandas (grave, médio, agudo). E um amp hartke também com o mesmo tipo de equalização. Geralmente eu toco deixando o baixo flat e mexendo no amplificador. E sempre fiz assim por "fazer". Recentemente o repertório da banda tem variado bastante e mesmo com a  equalização do amp "mexida" ainda costumo dar uma mexida no baixo dependendo do que a musica pede. E aí o guitarrista que toca comigo começou a reclamar que "o som vai rachar se tiver uma equalização encima de outra e vai prejudicar o sinal e o som" e blablablá.
Neste caso, existem prejuízos na questão de sonoridade por equalizar ambos de forma diferente? Não sei se por falta de conhecimento eu nunca tinha ouvido falar disso...

o kra simplesmente nao falou nada com nada.. som raxar é uma coisa, equalizacao é outra, sinal é outra...
som raxa qdo vc coloca mais enfase em frequencias q o amplicador nao reproduz direito e ele distorce o som.. tipo qdo vc coloca MUITO grave e volume mto alto num amplificador pequeno e ele distorce..

equalizacao entre instrumentos desse tipo nao deve interferir mto pq eles trabalham fundamentalmente em espectros de frequencia diferentes.. so embola se baixo e guitarra tacarem grave em tudo.. sinal tbm ja nao tem a ver com nada disso..

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por mrmadruga66 Seg maio 29, 2023 5:32 pm

Desculpem-me a demora! Sequência de coletas e trabalhos de campo (sou biólogo) me fizeram estar longe da internet.

Pois é, o som não chega a rachar. Confesso que também não entendi muito bem essa questão que ele colocou. Recentemente ele tocou no assunto de novo, dizendo essa parada de "equalização sobre equalização". Eu ACHO que ele quis dizer que teriam dois prés atuando, um do próprio baixo ativo e outro do amplificador.. mas nunca ouvi sobre isso também.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por allexcosta Seg maio 29, 2023 5:44 pm

mrmadruga66 escreveu:Pois é, o som não chega a rachar. Confesso que também não entendi muito bem essa questão que ele colocou. Recentemente ele tocou no assunto de novo, dizendo essa parada de "equalização sobre equalização". Eu ACHO que ele quis dizer que teriam dois prés atuando, um do próprio baixo ativo e outro do amplificador.. mas nunca ouvi sobre isso também.

O cuidado com estrutura de ganho independe de quantos prés estão presentes na cadeia de sinal.

Mais circuito esquentando, mais possibilidade de clipagem.

Além disso, a sessão de EQ de um pré vai interagir com a do outro, cancelando ou até mesmo exacerbando frequências se houver alguma sobreposição.

Tudo isso existe e você simplesmente tem cuidado, regula aqui e ali e é isso... Se sobreposição de prés fosse proibido, você não ligava um baixo ativo numa mesa, tampouco ligava mais de um pedal ao mesmo tempo, etc...

O que ele fala até que faz algum sentido, porém mais pra você prestar atenção nas interações do que ser algo proibido. E toda vez que você mexe no sinal, adicionando ou retirando colorações, é prudente comparar o resultado novo com o antigo. A gente põe o ouvido (ou a orelha?) pra trabalhar o tempo todo. É assim mesmo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por mrmadruga66 Seg maio 29, 2023 6:05 pm

Em relação a questão do cuidado do ganho: nesse set que eu tenho de baixo ativo com um amp combo que não tem entrada de passivo e ativo tampouco um botão de ganho, existe algum cuidado que eu deva tomar além da questão de dosar os graves, médios e agudos na equalização?

Realmente. Eu estou constantemente mexendo nas equalizações. Gosto de fuçar. Essa dica de comparação é realmente valiosa.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por allexcosta Seg maio 29, 2023 6:09 pm

^ Cara, é um lance mais de bom senso quando você não possui um indicador de clipping.

Aliás, uma habilidade que todo músico que amplifica algum tipo de sinal deveria ter é perceber de ouvido quando uma onda está começando a ficar quadrada ou quando um sistema está se estressando para realizar uma atividade. Isso te economiza problemas e dinheiro.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

mrmadruga66 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por mrmadruga66 Seg maio 29, 2023 7:17 pm

Entendi, allexcosta.

Em outros amps que tive eu dosava o ganho com o master, também tinha a questão de ter entrada pra baixo passivo e ativo. Acho que sentia mais segurança, não tenho muito entendimento.
No meu atual não existe nada disso, ele tem somente uma entrada, volume, shape e a equalização. Por isso rola sempre um receio e um "respeito".
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por Pedro Cavalcanti Seg maio 29, 2023 10:03 pm

Acredito que o guitarrista está incomodado com alguma coisa no seu timbre e está com toda essa enrolação!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Marlim, patriciofernandes e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por Sandro Levi Ter maio 30, 2023 9:57 am

Mais alguns centavos de pitacos:

Aproveitando tudo que o Allex e os amigos falaram sobre o assunto, nunca é pouco relembrar que quase sempre estamos trabalhando com dois ou mais prés em cadeia.
EX: Preamp do Baixo + preamp do pedal + preamp do amplificador + preamp da mesa de PA + preamp da mesa de monitor + preamp da caixa de retorno ativa ... então é bom relaxar sobre essa questão e focar no resultado.

O que eu faço:

Tenho o som do meu instrumento bem equilibrado, baseado na escuta de minha placa de som com meus fones preferidos. Muitas vezes uso apenas o captador da ponte e adiciono grave no EQ do circuito ativo(CA). Outras vezes deixo o EQ do baixo flat e apenas compenso no volume do CA para encaixar na situação e por aí vai.

Sobre o amp de monitor:
Eu sempre equalizo no amp de retorno para adequar ao ambiente e à caixa usada. Isso ajuda a não alterar o som que vai para a mesa de PA via direct box.

É um assunto bem interessante e instigante! Mas uma coisa é certa: o ouvido e a coerência  devem prevalecer sobre o achismo.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

mrmadruga66 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por allexcosta Ter maio 30, 2023 10:09 am

Guitarrista é engraçado.

Eles normalmente não sabem essas coisas um pouco mais técnicas. Mas quando sabem (ou acham que sabem), sabem errado... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Sonikado, rafael.buzzi.andrade, Marlim, patriciofernandes e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por Zubrycky Ter maio 30, 2023 12:57 pm

Eu toco guitarra e não sei de nada disso... Ri Muito

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização em baixo ativo Empty Re: Equalização em baixo ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos