Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Da natureza laica dos ambientes públicos

+5
Jãozeiro
Zubrycky
bodhan
pedrohenrique.astronauta
allexcosta
9 participantes

Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Qua Jul 19, 2023 12:57 pm

Dia desses tava eu lá frequentando esse grupos de compra e venda de facebook...

Confesso que nem gosto muito da plataforma, mas gosto de saber o preço das coisas, até pra não ficar voando nas discussões aqui do fórum como eu ficava antigamente e dou um bizu no marketplace também.

Aí o grupo é compra e venda, postar algo além já é errado, mas o camarada vem e posta: "sabe quando você toca uma nota errada no baixo? Deus fica chateado com você".

Aí eu comentei "talvez não seja o lugar apropriado".

Ao que, como não poderia deixar de acontecer, vieram as enxurradas de ofensas dessa cristandade mal formada e sem noção de hoje em dia que pulula em templos e agremiações religiosas de tantas denominações, causando estardalhaço social, político e até mesmo sonoro...

É preciso entender que os ambientes públicos são laicos por natureza. Você, que é pessoa religiosa porém ainda sensata, não chegue num banco e chame o funcionário de "varão" e eduque os seus para que não façam isso.

Explique para as pessoas do seu convívio que as peculiaridades da sua fé devem ser professadas dentro de templos ou agremiações religiosas, ou mesmo no recôndito dos seus lares, mas que forçar terceiros a tais peculiaridades é, antes de tudo, uma tremenda falta de educação.

Portanto, que o músico religioso não chegue na bandinha de rock dizendo que a nota errada ofende a um ser invisível, que uma palavra chula do colega não cabe, que fulano é um "varão" nem nada assim. É feio, pega mal...

Já pensou se outras tantas pessoas andassem pelas ruas falando "pela graça de Olorum" ou "Ganesha isso ou aquilo" ou mesmo proclamando odes a deuses pagãos associados às trevas? Não seria estranho? Pois então...

É claro que manifestações públicas e organizadas com autorização do poder público são bem-vindas. A lei prevê isso e não há problema algum...

Mas transformar o país e até mesmo os grupos de venda de instrumentos musicais num grande evangelhistão é de profundo mau gosto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Guilé e kattastroff gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jul 19, 2023 2:41 pm

^É um assunto bem profundo e eu te entendo. Ia tecer um comentário aqui, mas achei melhor não para não levar o assunto para um outro lado. Mas quero dizer que independente da laicidade ou não do ambiente, um grupo de compra e venda, na minha opinião, deve servir exclusivamente a este mister. Parei de frequentar tais grupos exatamente por isso. Muito assunto e post que foge do propósito original do grupo.

Hoje só frequento grupos de temática offroad. O problema é que vez outra a galera pisa na bola também.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por bodhan Qua Jul 19, 2023 9:41 pm

... teve um tópico no passado em que comentei sobre minha experiência com venda de equipamentos, instrumentos, quando o potencial comprador chega já mostrando ser religioso com a intenção de demonstrar idoneidade. Faz um comentário, uma pergunta e tasca um "fica com zeus" e coisa e tal ...
Acho bem estranha essa misturança!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Qua Jul 19, 2023 10:30 pm

Não sou radical e o ocasional "vai ou fica com Deus" ou frases similares não ofendem em nada...

É essa imposição de palavreado e comportamente realmente estranho em ambientes totalmente alheios que causa esse desconforto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 20, 2023 8:50 am

Curiosamente, o terceiro dos Dez Mandamentos é justamente "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão..." notme

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Jãozeiro Qui Jul 20, 2023 9:52 am

bodhan escreveu:... teve um tópico no passado em que comentei sobre minha experiência com venda de equipamentos, instrumentos, quando o potencial comprador chega já mostrando ser religioso com a intenção de demonstrar idoneidade. Faz um comentário, uma pergunta e tasca um "fica com zeus" e coisa e tal ...
Acho bem estranha essa misturança!

Tem uns caras que no meio da negociação falam coisas do tipo, "pode confiar, sou evangélico, não tem erro". E geralmente são os que mais praticam pilantragem nos marketplaces da vida.

Eu não entendo. Se o cara é cristão, não precisa ficar anunciando que é. Quem o faz provavelmente é um safado de primeira.
Se é um cristão bom e decente segundo o que diz o mano Jesus, então só ficar de boas, as pessoas vão notar isso em você. 
Agora se o cara precisa ficar dizendo previamente que é crente, e que em todo lugar e situação alheia é "Deus 'isso', Deus aquilo' "...pode desconfiar que aí tem coisa.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por bodhan Qui Jul 20, 2023 9:57 am

... praticam pilantragens porque no final sempre conseguem o perdão ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 20, 2023 10:14 am

bodhan escreveu:... praticam pilantragens porque no final sempre conseguem o perdão ...

A ausência de sentimentos de culpa é um dos traços inerentes à psicopatia. Logo, a capacidade de dormir tranquilo, por si só, não prova a inocência e a bondade de ninguém.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

bodhan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por bodhan Qui Jul 20, 2023 11:12 am

... com certeza. Psicopatia coletiva.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Qui Jul 20, 2023 11:27 am

Esse tópico é mais a respeito de chegar pra essas pessoas e dizer "olha, isso não é legal" ou mesmo "mantenha isso dentro do seu lar ou templo religioso" porque eles estão forçando a barra para que a sociedade deixe de ser laica, o que seria desastroso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jul 20, 2023 12:46 pm

Eu acho que respeito e liberdade de opinião tem que ser uma via de mão dupla. Você pode exigir respeito pela sua opinião, mas é fundamental respeitar a opinião dos outros, mesmo que não seja de acordo com seus valores.
Na minha humilde opinião, democracia é exatamente esse respeito de mão dupla.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Qui Jul 20, 2023 2:46 pm

Maurício_Expressão escreveu:Eu acho que respeito e liberdade de opinião tem que ser uma via de mão dupla. Você pode exigir respeito pela sua opinião, mas é fundamental respeitar a opinião dos outros, mesmo que não seja de acordo com seus valores.
Na minha humilde opinião, democracia é exatamente esse respeito de mão dupla.

Não estamos falando sobre opiniões, estamos?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jul 20, 2023 4:17 pm

allexcosta escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Eu acho que respeito e liberdade de opinião tem que ser uma via de mão dupla. Você pode exigir respeito pela sua opinião, mas é fundamental respeitar a opinião dos outros, mesmo que não seja de acordo com seus valores.
Na minha humilde opinião, democracia é exatamente esse respeito de mão dupla.

Não estamos falando sobre opiniões, estamos?

Nossa Allex. Então dizer que não se deve falar de religião em site de vendas não é opinião?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Qui Jul 20, 2023 8:46 pm

Maurício_Expressão escreveu:Então dizer que não se deve falar de religião em site de vendas não é opinião?

De modo algum. É regra e senso comum... A descrição do grupo já diz... É grupo "de vendas".

Assim como a natureza laica do estado ou dos ambientes públicos não é opinião de ninguém, é lei, está na Constituição.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Sonikado Qui Jul 20, 2023 9:18 pm

Laicidade tem mais a ver com a garantia de liberdade de expressão de qualquer religião, do que a proibição da expressão de qualquer religião... até porque a proibição da expressão de qualquer religião é, por si só, considerada uma ação de cunho religioso e quebra o conceito de estado laico.

O Brasil em sua constituição diz ser laico pois não impõe a nenhum de seus cidadãos qualquer religião, inclusive não é imposto até a não-religião, como se espera de qualquer Estado que seja minimamente decente.

Agora grupo de vendas é outro papo, e outro contexto também. Não é pra ser discutido, não faz parte do assunto. Isso vale em inúmeros outros contextos.

... com certeza. Psicopatia coletiva.
Acredito mais na possibilidade de psicopatas encontrarem respaldo em religião do que religião transformarem pessoas idôneas em psicopatas. E o cristianismo tem a idéia do perdão "sem preço a pagar", aí já viu, o problema vai longe.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

bodhan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jul 21, 2023 1:19 pm

allexcosta escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Então dizer que não se deve falar de religião em site de vendas não é opinião?

De modo algum. É regra e senso comum... A descrição do grupo já diz... É grupo "de vendas".

Assim como a natureza laica do estado ou dos ambientes públicos não é opinião de ninguém, é lei, está na Constituição.

Ok! Eu respeito a sua opinião.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Sex Jul 21, 2023 2:47 pm

Sonikado escreveu:Laicidade tem mais a ver com a garantia de liberdade de expressão de qualquer religião, do que a proibição da expressão de qualquer religião... até porque a proibição da expressão de qualquer religião é, por si só, considerada uma ação de cunho religioso e quebra o conceito de estado laico.

Acho que não é isso não...

Liberdade religiosa é uma coisa. Natureza laica do estado e dos ambientes públicos é outra e existe para que tais ambientes não sejam contaminados pelas coisas da fé, como realmente não devem ser... Essa contaminação é simplesmente catastrófica, como vimos no governo passado e estamos vendo ainda hoje militares armados e fardados em horário de trabalho sendo doutrinados dentro de igrejas que pregam extermínio de populações por orientação sexual.

Isso NÃO pode acontecer. E ao dizer isso não estou indo contra a liberdade de religião, jamais...

O Brasil em sua constituição diz ser laico pois não impõe a nenhum de seus cidadãos qualquer religião, inclusive não é imposto até a não-religião, como se espera de qualquer Estado que seja minimamente decente.

Sonikado escreveu:Agora grupo de vendas é outro papo, e outro contexto também. Não é pra ser discutido, não faz parte do assunto. Isso vale em inúmeros outros contextos.

Mas é disso que estou falando. Começa no grupo de vendas e daqui a pouco é ok o presidente transformar o país inteiro num templo religioso e intolerante com o outro, como vimos durante 4 anos.

Maurício_Expressão escreveu:Ok! Eu respeito a sua opinião.

Como diria o STF, nem tudo é opinião... Isso não é, são leis e fatos...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por WHead Sex Jul 28, 2023 5:59 pm

Pastor instala placa e monta igreja dentro de escola pública no DF.

“A escola atende a comunidade. Aqui, às terças-feiras, tem aulinha de futebol. Por que futebol e zumba podem e uma igreja não?”, questionou o pastor.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/pastor-instala-placa-e-monta-igreja-dentro-de-escola-publica-no-df

facepalm

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2023 8:51 pm

WHead escreveu:Pastor instala placa e monta igreja dentro de escola pública no DF.

“A escola atende a comunidade. Aqui, às terças-feiras, tem aulinha de futebol. Por que futebol e zumba podem e uma igreja não?”, questionou o pastor.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/pastor-instala-placa-e-monta-igreja-dentro-de-escola-publica-no-df

Esse tópico é exatamente sobre isso.

O ignóbil nem sequer entende o que está fazendo de errado. Ou finge não entender, o que é mais provável.

E continua não tendo nada a ver com opinião.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Cantão Sáb Jul 29, 2023 8:10 am

WHead escreveu:Pastor instala placa e monta igreja dentro de escola pública no DF.

“A escola atende a comunidade. Aqui, às terças-feiras, tem aulinha de futebol. Por que futebol e zumba podem e uma igreja não?”, questionou o pastor.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/pastor-instala-placa-e-monta-igreja-dentro-de-escola-publica-no-df

facepalm
Esse acontecimento caiu como uma luva para ilustrar o sentido do tópico Neutral

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

bodhan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 29, 2023 8:21 am

Cantão escreveu:Esse acontecimento caiu como uma luva para ilustrar o sentido do tópico Neutral

Sim...

Esse tópico não é sobre liberdade de opinião ou de expressão. Longe disso...

É sobre lei, bom senso, convivência pacífica e tolerância.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

bodhan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Da natureza laica dos ambientes públicos Empty Re: Da natureza laica dos ambientes públicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos