Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Upgrade de Nut

+5
Jãozeiro
NeyBass
Zubrycky
allexcosta
B3ck1m2n
9 participantes

Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Upgrade de Nut

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jul 27, 2023 3:31 pm

E aí pessoal, tudo bem?

Alguém aí já fez uprgade de nut de plático pra outros materiais melhores (osso, grafite, latão...)? Se sim, sentiram alguma diferença? Melhorou o baixo em algum sentido? Acham essa mudança dispensável no caso de um baixo? Pergunto isso pois, por ser um tipo de upagrade relativamente barato, às vezes poderia trazer alguns benefícios em sonoridade, sustain, afinação, etc. Podem dar opinião sincera! Wink
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por allexcosta Qui Jul 27, 2023 3:51 pm

Acho que dá pra sentir alguma melhora desse plástico genérico que se vê hoje em dia pra outras opções melhores, incluindo mesmo um plástico de qualidade melhor ou mais denso.

Mas diferenças entre materiais melhores como osso, tusk ou latão talvez sejam mais difíceis de observar.

Quero dizer que latão vai fornecer mais sustain, porém é possível que eu me dê mal num teste cego.

E não custa lembrar que quão bem feito é o nut também influencia. O ponto de contato precisa ser certinho, sem rebarba e tal... Na verdade isso já melhora às vezes...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 28, 2023 3:52 pm

A minha guitarra Giannini SG tem nut de latão. Não sei dizer se essa troca fez alguma diferença porque essa operação foi feita há uns 30 anos atrás e, honestamente, além de não me lembrar, na época eu era iniciante, não tinha como avaliar isso e a guitarra não estava em um bom estado quando eu a comprei.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18992
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por NeyBass Seg Jul 31, 2023 9:26 am

Na minha opinião, pode melhorar a estética, resistência do material, mas sonoramente, não muda nada.

Talvez tocando sozinho pode-se notar alguma diferença ao tocar cordas soltas, mas se um mosquito cantar na sua orelha, a diferença some, imagina com uma banda completa.

Quando tocado com as cordas pressionadas, qualquer teoria de melhora de som, não tem fundamento, visto que o que vale é o que tem no caminho da casa pressionada até a ponte. Para trás, sem influência alguma.

Isso é o que acho e o que percebi até hoje.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por B3ck1m2n Seg Jul 31, 2023 10:52 am

Obrigado pelas opiniões de vcs! Ajudou bastante! 👍🏼😉
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 31, 2023 1:48 pm

Li, ao longo dos anos e em vários lugares, que o nut de metal faz com que o som da corda solta fique igual ao som das cordas pressionadas no traste devido à similaridade dos materiais do nut de metal e dos trastes. Se isso é verdade ou se isso é perceptível, não sei.

Eis aqui um link interessante que acabei de achar (E que menciona a tese do nut de metal sobre a qual falei acima)

https://www.frudua.com/guitar-nut-material-and-sound-properties.htm

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18992
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por allexcosta Seg Jul 31, 2023 1:57 pm

^ A gente conversou um pouco sobre isso com o Frudua na entrevista do canal do Ivan.

Eu já acho que latão e liga de traste dá um som diferente e que parte do "som Warwick" é por isso. Mas é difícil provar...

Outra coisa que tenho dúvida é se o nut só influencia na corda solta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 31, 2023 2:03 pm

Seria interessante fazer um comparativo entre o som da corda solta com nut de metal e o som da corda solta com um traste zero.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18992
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por Jãozeiro Ter Ago 01, 2023 4:19 am

No instrumento acústico faz diferença no som. No instrumento elétrico acho que alguma diferença sonora vai ser bem menor.

Mas o nut vai bem além dessa questão sonora. É fato que um nut bem feito e ajustado melhora muito a tocabilidade,  estabilidade e afinação. Essa pecinha parece boba mas é uma das mais críticas (e negligenciadas).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por BOImarinho Ter Nov 28, 2023 5:05 pm

Olá

Dizem que 60% do som até 80% é nas cordas. A Pestana/nut é uns 20%. No link tem um japonês que testou diversos tipos de pestana e vale para te dar um norte do tom que você quer chegar. Até entendo o povo que diz que não faz diferença pois devem tirar mais o som pelos amps e pedais mas o vídeo mostra uma diferença suficiente para fazer a troca valer a pena.

Eu sou doido para trocar a do meu só que o preço não compensa. Tem que levar o baixo para o luthier, trocar a pestana, pagar a regulagem das cordas, aqui no Rio no catete me cobraram 360 reais para o serviço e preferi ficar com a de plástico do TRBX 504.

Provavelmente eu iria trocar por uma graphtec de osso pois sou iniciante e fico mais na onda motown. Até pagaria o preço ali de cima se o cara me ensinasse a fazer, sem isto prefiro tirar um dia com calma e fazer depois de ver 20 tutoriais na internet. Mas achei mais importante testar cordas de estilos e calibres diferentes, tentei umas três e agora acho que casei com a flatwound da Rotosound RS77EL- .045/.105. Então para mim seria a graphtech, osso de vaca ou o dente de baleia (que eu iria comprar de algum pescador hahaahah).



https://www.youtube.com/watch?v=GGf6oD0q49w&t=69s

BOImarinho
Membro

Mensagens : 6
Localização : Rio de Janeiro

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por bodhan Ter Nov 28, 2023 5:53 pm

BOImarinho escreveu:
Provavelmente eu iria trocar por uma graphtec de osso ...

Graphtech é de material sintético.
É excelente, tenho no meu baixo. Creio que o grande benefício seja deslizar a corda adequadamente, não engripa como acontece muito com os nuts de material plástico, o que ajuda na afinação.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por vinibassplayer Ter Nov 28, 2023 6:57 pm

já vi luthier "famoso" na internet, falando em podcast que a construção bem feita do nut importa muito mais do q o material. tem q ser um material de preferencia denso, mas q a unica função é transferir a vibracao das cordas pro instrrumento, entao tem q ser muito bem feito.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por CSergio Qui Nov 30, 2023 7:40 pm

bodhan escreveu:
BOImarinho escreveu:
Provavelmente eu iria trocar por uma graphtec de osso ...

Graphtech é de material sintético.
É excelente, tenho no meu baixo. Creio que o grande benefício seja deslizar a corda adequadamente, não engripa como acontece muito com os nuts de material plástico, o que ajuda na afinação.

Seguindo essa linha, quando troco cordas, o que faço: aplico grafite em pó no nut; não percebo diferenças na prática, se placebo ou não, não sei dizer.
Mas, pelo menos dá paz de espírito saber que apliquei.
Wink

Aplico com ajuda de um pincel bem fino, porque senão o nut suja, escurece, principalmente se for de cor clara (branco, creme, afins, etc).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

bodhan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por BOImarinho Seg Dez 04, 2023 1:28 pm

Graphtech é a marca. Tem materiais diferentes. Sim são sintéticos e o tipo deles imitam osso ou marfim " It is based on the highly resonant TUSQ man-made ivory ". O meu baixo é um trbx 504 e vem com a pestana/nut de um plástico superrígido chamado de UREA.

Eu sou novato. Para mim não faz muita diferença pois eu uso o baixo como se fosse um precision passivo. Acho que vai melhorar um pouco o tom mas não o suficiente para justificar o preço da troca. Quando eu tiver tempo livre eu mesmo compro e faço a troca, mas é luxo mesmo ou GAS como o povo diz.



https://graphtech.com/pages/tusq-nuts

https://www.jpmguitarshop.com.br/nut-graphtech-tusq-pq-5042-00-strat-42mm

BOImarinho
Membro

Mensagens : 6
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade de Nut Empty Re: Upgrade de Nut

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos