Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

+4
CSergio
pedrohenrique.astronauta
lcs.
stanzani
8 participantes

Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por stanzani Qua Fev 07, 2024 12:21 pm

Olá pessoal,

Sou novato no mundo dos graves. Toco guitarra há mais de 20 anos, mas no último ano comprei um Tagima TJB-535 usado, que é muito bom, mas o meu, pelo menos, é muito pesado e tem neck dive.

Após algumas pesquisas acabei me interessando pelos baixos da linha BB da Yamaha, em especial o BB435. Verifiquei também, que há alguns BB615 usados por preços bastantes convidativos na Internet, mas acabei ficando em dúvida sobre o que seria mais interessante olhando apenas as especificações:

- O BB615 é ativo, mas a construção não é string trough body e o braço é fixado com 4 parafusos.

- O BB435 é passivo, mas possui uma captação que em tese é melhor, é string trough body, e o braço é fixado com 6 parafusos.

Ignorando o preço, qual dos dois baixos é mais interessante? É melhor pegar o 615 por ser ativo, ou o 435 é um baixo melhor mesmo sendo passivo?

Abraços!
stanzani
stanzani
Membro

Mensagens : 20
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por lcs. Qua Fev 07, 2024 1:33 pm

A Yamaha é conhecida por ter uma qualidade bastante consistente nos baixos que fabrica, então acredito que a maior diferença entre os dois vai ser o circuito ativo ou passivo dos baixos - isso não significa que um seja melhor que o outro, é uma questão de preferência sua.

Sobre o string trough body e a quantidade de parafusos prendendo o braço ao corpo, na minha opinião, são pontos que não fazem uma diferença tão gritante assim.

Eu tive há pouco tempo o BB 425 (versão anterior do 435). Não sei se eu dei azar, mas o meu exemplar em específico tinha um pouco de neck dive e me incomodava bastante, mas fora isso era um baixo bem confortável, que permitia uma ação baixa, e tinha um som bacana que me atendia super bem.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 354
Localização : SP

stanzani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por stanzani Qua Fev 07, 2024 1:47 pm

lcs. escreveu: Não sei se eu dei azar, mas o meu exemplar em específico tinha um pouco de neck dive e me incomodava bastante, mas fora isso era um baixo bem confortável, que permitia uma ação baixa, e tinha um som bacana que me atendia super bem.

O Tagimão tem uma ação que acho boa, mas o neck dive dele é bem grande, e o corpo não é dos mais leves. Peguei alguns baixos para testar e não sofriam dessas duas questões.
stanzani
stanzani
Membro

Mensagens : 20
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Fev 07, 2024 2:50 pm

Se quiser um instrumento passivo vá de 435. Se preferir um ativo vá de 615.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por CSergio Qua Fev 07, 2024 7:52 pm

Chuto que devam ser os mesmos captadores nos dois modelos, mudando o fato de no ativo deve ter um circuito (preamp) e os knobs de equalização.
Só percebo diferença em baixos passivo x ativo na questão de mais saída (volume) nos ativos.

Dito isso, eu pegaria o mais barato, ou em melhor estado.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por vcrz Qua Fev 07, 2024 8:57 pm

435 e 615 tem captadores diferentes.

Eu já tive varios e ainda tenho um BB425. Pra mim os 430 perderam em questão de som aos anteriores. Prefiro os caps antigos a esse novos de AlNico 5 se não me engano.


Gosto dos dois, mas somente testando. Os dois vão ter peso perto dos 4.5kg.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Fev 12, 2024 7:16 pm

Eu acho que é testando mesmo, se tiver a possibilidade.

Mas como aprendemos aqui no Forum, não é necessariamente o fato do baixo ser ativo ou passivo que vai fazer ele melhor. Tem as vantagens e desvantagens, uns vão falar que vc tem mais controle "na mão" na equalizacao, mas pode ficar a deriva por causa de bateria, etc.

Serie BB é muito boa, eu particularmente gosto muito. Como tive BB415 e tenho um 414, todos os meus baixos são passivos e nunca toquei num 615 e nem num 415 (apesar de ter gostado nos videos, de ambos), vou arriscar dizer que vc estará bem servido em ambos.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por stanzani Sáb Fev 24, 2024 2:29 pm

Testei um BB425 vermelho que estava a venda mas não estava bem cuidado, pois pertencia a uma igreja e rodou na mão de muita gente. Além disso o preço que estavam pedindo estava saindo.

Apesar disso, o baixo era confortável e soava muito bem, e atendeu as expectativas que tinha com o modelo.

Acabei encontrando um outro vendedor em outra cidade, que estava com um na cor preta, que fez vários vídeos e fotos do baixo, e um preço bastante convidativo.

Comprei e o baixo chegou hoje. Regulei e já vi que o processo para regular foi melhor, pelo acesso a regulagem do tensor, e estabilidade do braço.

O som também sai com mais vontade, mais punch, e não está trastejando mesmo com ação bem baixa.

Estou muito satisfeito com a aquisição.

O Tagima é um bom baixo, mas eu estava em busca de outra coisa, que encontrei nesse Yamaha.
stanzani
stanzani
Membro

Mensagens : 20
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 24, 2024 2:54 pm

Mais de uma pessoa que conheço que é músico experiente já me disse que os melhores baixos dessas séries são os passivos.

E parabéns pela compra.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

stanzani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por CSergio Sáb Fev 24, 2024 9:32 pm

stanzani escreveu:
...
O som também sai com mais vontade, mais punch...

Não é o primeiro, nem o segundo relato que leio, de que esses Yamaha passivos tem uma saída mais alta.

Ano passado achei um BB425 no OLX, interior de SP.

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Afafa11
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

manorawe e stanzani gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por manorawe Seg Fev 26, 2024 8:13 am

CSergio escreveu:
stanzani escreveu:
...
O som também sai com mais vontade, mais punch...

Não é o primeiro, nem o segundo relato que leio, de que esses Yamaha passivos tem uma saída mais alta.

Ano passado achei um BB425 no OLX, interior de SP.

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Afafa11

os 415 e 425 são lindos, tem um visual completamente diferente dos 435.
Se eu fosse pegar um, iria atras dos 425 (424 no meu caso).
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha Empty Re: Yamaha BB435 vs BB615 - Dúdida na escolha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos