Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

5 participantes

Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 1:49 am

Estou com uma dúvida entre estes dois instrumentos, estão na mesma faixa de preço, acho o timbre do Seizi mais bonito, porém esteticamente o Tobias é muito mais bonito e pelos reviews que vi mais confortável também, porém o Tobias possui captadores single (eu trocaria futuramente por dois humbuckers, já o Seizi possui somente um humbucker. Vou deixar as especificações aqui, eu não entendo muito do assunto pessoal, estou aprendendo e tenho cerca de 2 mil pra comprar um dos dois. O Seizi é cerca de 500 reais mais caro porém é um instrumento novo enquanto o Tobias é usado porém em excelente estado, sem nenhuma marca de uso.

Especificações Seizi:
* Corpo
Material – Basswood
Acabamento – Gloss
* Braço
Material – Maple
Perfil – C Thin
Material da Escala – Purple Heart
Comprimento da Escala – 864mm
Raio da Escala – 12″
Quantidade de Trastes – 20
Trastes – Jumbo
Largura da Pestana (Nut) – 41,5mm
Material da Pestana – Bone (Osso)
Marcação – Dot
* Hardware
Ferragens – Cromadas
Ponte – Vintage
Tarraxas – DieCast
Escudo – Preto
Controles – Cromados
* Eletrônica
Captador da Ponte – Seizi Jutsu Humbucker Ativo
Alimentação dos Captadores – Bateria 9V
Controles – Volume, Balanço de Bobina (Defasar), Agudos e Graves
Conector de Saída – 1/4″

Especificações Tobias Toby
• Controles:
A parte eletrônica do Toby Deluxe IV possui captadores Tobias (Tobias SCR Split-Humbucker no braço e Tobias SCT Split-Humbucker na ponte). Possui knobs metálicos, indicando Master Volume, Pick-Up Blend com Center Detent e Master Tone. A opção Active Tonexpressor Bass Enhancement Control permite aos baixistas optarem pela criação de blends criativos.

• Ferragens:
O Tobias Toby Deluxe IVpossui ferragens pretas, tarraxas Deluxe Die-Cast e ponte ajustável Flush-Mounted.

• Especificações:
- Modelo: Toby Deluxe IV
- Ferragens: Pretas
- Madeira do Corpo: Radiata
- Madeira do Braço: Hard Maple
- Escala: Rosewood
- Trastes: 24
- Marcação: Fretless
- Captadores: Tobias TBR Split-Humbucker (braço) e Tobias TBT Split-Humbucker (ponte)
- Ponte: Flush-Mount ajustável

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Christian Seg Fev 19, 2024 7:11 am

Ola, tem um tempão que não estou aqui, mas parece que o Tobias é fretless eu não iria nele, é muito específico, o ideal seria testar e ver qual tu se adapta melhor, se não der pra testar não vai no fretless, agora tu pegar um baixo pra trocar o modelo dos captadores é complicado, melhor seria pegar um ja com o modelo de captação, e neste valor tu acha coisa melhor
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Seg Fev 19, 2024 7:14 am

Não conheço os Seizi pessoalmente.
Não curto muito os Toby.

Não sei se entendi bem o dilema single/humbucker ou a necessidade de uma possível troca. Além do que, parece que existem baixos Toby que já vem com humbuckers.

É capaz de haver melhores opções na mesma faixa de preço. Seria legal você explicar o que busca num instrumento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 9:40 am

Christian escreveu:Ola, tem um tempão que não estou aqui, mas parece que o Tobias é fretless eu não iria nele, é muito específico, o ideal seria testar e ver qual tu se adapta melhor, se não der pra testar não vai no fretless, agora tu pegar um baixo pra trocar o modelo dos captadores é complicado, melhor seria pegar um ja com o modelo de captação, e neste valor tu acha coisa melhor

O Tobias não é fretless, só não tem as marcações o que dificulta pra mim que ainda estou aprendendo, por este valor o que considera que seria melhor. Obrigado pela resposta

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 10:20 am

allexcosta escreveu:Não conheço os Seizi pessoalmente.
Não curto muito os Toby.

Não sei se entendi bem o dilema single/humbucker ou a necessidade de uma possível troca. Além do que, parece que existem baixos Toby que já vem com humbuckers.

É capaz de haver melhores opções na mesma faixa de preço. Seria legal você explicar o que busca num instrumento.

Me preocupo muito com a estética, gosto de olhar e achar o instrumento bonito (mas isso é relativo), sou apenas um entusiasta toco umas 5-6 vezes no ano com duas bandas de amigos aqui da minha cidade entre hard rock e metal, gosto dos graves profundos. Procuro não me apegar muito ao timbre, ou se é um precision ou jazz bass, pois vou tocar Black Sabbath que utiliza um precision e já vi uma galera que utiliza jazz bass pra tocar um Metal mais pesado.

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Seg Fev 19, 2024 10:32 am

Tiago.Alcantara escreveu:Me preocupo muito com a estética, gosto de olhar e achar o instrumento bonito (mas isso é relativo), sou apenas um entusiasta toco umas 5-6 vezes no ano com duas bandas de amigos aqui da minha cidade entre hard rock e metal, gosto dos graves profundos. Procuro não me apegar muito ao timbre, ou se é um precision ou jazz bass, pois vou tocar Black Sabbath que utiliza um precision e já vi uma galera que utiliza jazz bass pra tocar um Metal mais pesado.

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Huh-camille

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Christian Seg Fev 19, 2024 10:46 am

Cara ta bem confuso aí, se tu quer um baixo que tenha que alterar as características você pode ter um sem precisar fazer isto é melhor, tu quer tocar um Heavy metal na linha do Black SAbbath vá de Pbass da SX e troque o captador, coloque cordas novas e regule no luthier melhor coisa que faz
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Seg Fev 19, 2024 10:54 am

Tiago.Alcantara escreveu:O Tobias não é fretless, só não tem as marcações

Na verdade tá escrito que é fretless na descrição que você forneceu originalmente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Seg Fev 19, 2024 11:07 am

Lendo de novo o tópico e tentando concatenar as idéias nele contidas, pergunto:

Existe um conceito velado de que captação humbucker é superior a single-coil ou algo do gênero? Algo a dizer sobre instrumento ativo x passivo?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 5:53 pm

allexcosta escreveu:
Tiago.Alcantara escreveu:O Tobias não é fretless, só não tem as marcações

Na verdade tá escrito que é fretless na descrição que você forneceu originalmente.

Verdade, não havia observado, mas o do anuncio que encontrei não é não.

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 5:58 pm

allexcosta escreveu:Lendo de novo o tópico e tentando concatenar as idéias nele contidas, pergunto:

Existe um conceito velado de que captação humbucker é superior a single-coil ou algo do gênero? Algo a dizer sobre instrumento ativo x passivo?

Não, não digo que humbucker seja melhor, nem tenho competência para tal julgamento, somente os baixos que já toquei o humbucker soa muito melhor para mim.

Segundo dicas que peguei aqui no fórum mesmo, se eu tiver um pré bom não fará tanta diferença ser um baixo ativo ou passivo

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 6:12 pm

Vou tentar sintetizar aqui para que me entendam melhor. Acho que todo mundo aqui já foi iniciante em algo, e não tinha o mínimo domínio de um assunto e a quantidade de informação às vezes mais atrapalha do que ajuda, por exemplo sou programador uma área que pode ser estranha a muitos aqui, e que caso se interessem por este assunto de hoje para amanhã, terão um milhão de dúvidas "idiotas" e nem sempre conseguirão se explicar bem.

Eu gostaria de um instrumento que seja agradável aos olhos e com um timbre mais pesado, e dada a minha ignorância venho aos senhores pedir ajuda, pois só não quero é que em um ano eu tenha que trocar de instrumento porque ele não vale nada, ou que esteja comprando gato por lebre.

no monto estou em dúvida entre estes, se tiverem sugestões serão super bem vindas, inclusive de instrumentos mais baratos, ou ligeiramente mais caros:

Tobias Toby IV Standard R$ 2.169,00
Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Imagem10

S by Solar AB4.4C R$ 2.259,00
Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Ssolar10

Seizi Titan 4 R$ 2.558,00
Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Seizi_10

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por WHead Seg Fev 19, 2024 8:14 pm

Me parece que será o seu primeiro instrumento então, no seu lugar, eu escolheria o Solar. É um instrumento com marcações (sem elas e me perderia todo) e tem dois captadores (vai oferecer mais opções de timbre). Considerando as opções que você apresentou, é claro.
Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2747
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Seg Fev 19, 2024 9:18 pm

WHead escreveu:Me parece que será o seu primeiro instrumento então, no seu lugar, eu escolheria o Solar. É um instrumento com marcações (sem elas e me perderia todo) e tem dois captadores (vai oferecer mais opções de timbre). Considerando as opções que você apresentou, é claro.
Abraço.

Obrigado pelo comentário, achei ele mais bonito.

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Ter Fev 20, 2024 10:10 am

Tiago.Alcantara escreveu:Não, não digo que humbucker seja melhor, nem tenho competência para tal julgamento, somente os baixos que já toquei o humbucker soa muito melhor para mim.

Pode me dizer quais foram esses baixos? Pergunto porque muitas vezes a pessoa faz uma associação falaciosa quando lidando com essas coisas, ou seja, você pode ter gostado dos baixos por outros motivos e eles, por coincidência, possuíam captação com topologia humbucker.

A propósito, às vezes é meio difícil saber a topologia de um captador. Como você normalmente o faz? Olha as specs online?

Eu mesmo não sabia que os Toby Deluxe tinham captação humbucker e os Standard single-coil.

A propósito, tem um Deluxe 4 no marketplace de Curitiba por 1200 Reais. O vendedor diz que é ativo, mas o fundo é igual ao que você postou no outro tópico, o que sugere que a bateria fica realmente na cavidade principal.

Tiago.Alcantara escreveu:Vou tentar sintetizar aqui para que me entendam melhor. Acho que todo mundo aqui já foi iniciante em algo, e não tinha o mínimo domínio de um assunto e a quantidade de informação às vezes mais atrapalha do que ajuda, por exemplo sou programador uma área que pode ser estranha a muitos aqui, e que caso se interessem por este assunto de hoje para amanhã, terão um milhão de dúvidas "idiotas" e nem sempre conseguirão se explicar bem.

Blz...

Pra que você entenda a gente melhor também:

Todo mundo foi iniciante um dia. Isso não é problema e ninguém liga ou se incomoda. Quando a gente te "força" a explicar melhor, não é fazendo pouco caso da informação, mas sim, pra te ajudar melhor...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Ter Fev 20, 2024 10:13 am

WHead escreveu:eu escolheria o Solar. É um instrumento com marcações

Todo baixo tem marcações, não?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por WHead Ter Fev 20, 2024 10:22 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:eu escolheria o Solar. É um instrumento com marcações

Todo baixo tem marcações, não?

Não sei.
Mas nesse caso eu me referi aos "dots" do Tobias, que o Tiago disse que não possui.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2747
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por allexcosta Ter Fev 20, 2024 10:33 am

WHead escreveu:Não sei.
Mas nesse caso eu me referi aos "dots" do Tobias, que o Tiago disse que não possui.

Acho que ele estava falando da marcação da escala.

A referência do músico é a marcação lateral, que todo instrumento tem.

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Fret_markers_ivory

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Tiago.Alcantara Ter Fev 20, 2024 2:10 pm

allexcosta escreveu:
Tiago.Alcantara escreveu:Não, não digo que humbucker seja melhor, nem tenho competência para tal julgamento, somente os baixos que já toquei o humbucker soa muito melhor para mim.

Pode me dizer quais foram esses baixos? Pergunto porque muitas vezes a pessoa faz uma associação falaciosa quando lidando com essas coisas, ou seja, você pode ter gostado dos baixos por outros motivos e eles, por coincidência, possuíam captação com topologia humbucker.

Hum, entendi faz sentido, um Yamaha Trbx 305 apenas ouvi tocando, pegui no Tagima de um amigo linha Millenium eu acho (este não vi as especs, mas ele me disse que eram humbuckers), e toquei em um CORT EVL-Z6B (esse achei muito monstro, leve e muito fácil de tocar), mas não achei no Brasil.

A propósito, às vezes é meio difícil saber a topologia de um captador. Como você normalmente o faz? Olha as specs online?

Isso, exatamente.

Eu mesmo não sabia que os Toby Deluxe tinham captação humbucker e os Standard single-coil.

A propósito, tem um Deluxe 4 no marketplace de Curitiba por 1200 Reais. O vendedor diz que é ativo, mas o fundo é igual ao que você postou no outro tópico, o que sugere que a bateria fica realmente na cavidade principal.  
Hum, um vendedor me confirmou que o dele é passivo, os modelos deluxe que vi possem bateria

Tiago.Alcantara escreveu:Vou tentar sintetizar aqui para que me entendam melhor. Acho que todo mundo aqui já foi iniciante em algo, e não tinha o mínimo domínio de um assunto e a quantidade de informação às vezes mais atrapalha do que ajuda, por exemplo sou programador uma área que pode ser estranha a muitos aqui, e que caso se interessem por este assunto de hoje para amanhã, terão um milhão de dúvidas "idiotas" e nem sempre conseguirão se explicar bem.

Blz...

Pra que você entenda a gente melhor também:

Todo mundo foi iniciante um dia. Isso não é problema e ninguém liga ou se incomoda. Quando a gente te "força" a explicar melhor, não é fazendo pouco caso da informação, mas sim, pra te ajudar melhor...

Entendi Allex, se comunicar por texto tem disso às vezes, pode-se fazer uma má interpretação por um momento pelo qual se está passando. Eu entendo perfeitamente e só tenho a agradecer a todos. Eu só quis expressar para ficar claro, pois achei que assim poderiam fazer uma melhor avaliação do que foi questionado. Obrigado

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 18
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Jãozeiro Sex Fev 23, 2024 9:44 am

Tiago.Alcantara escreveu:

gosto dos graves profundos. Procuro não me apegar muito ao timbre, ou se é um precision ou jazz bass, pois vou tocar Black Sabbath que utiliza um precision e já vi uma galera que utiliza jazz bass pra tocar um Metal mais pesado.

Grave profundo seria reggae ou alguns funk, não?

De qualquer forma, sim, nesses estilos a gente vê Jazz e Precision (inclusive o baixista da banda mais famosa da história do reggae usava Jazz Bass).

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Jãozeiro Sex Fev 23, 2024 9:47 am

Dentre essas opções, se eu fosse você iria no que achasse mais mais bonito e ponto final, hehe.

Todos eles vão ter grave para o que você precisa, seja single ou humbucker. Não tenha a mínima preocupação com isso. Vai no mais bonito e boas.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Tiago.Alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby Empty Re: Qual escolheriam? Seizi x Tobias toby

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos