Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprando baixo usado

+7
CG
Maurício_Expressão
URSOBHZ
Eduardo Chaves
KIQ
Fernando Zadá
tfk
11 participantes

Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 2:11 am

Moderação, não sei se já existe um tópico parecido, se tiver pode fechar este.

Bom pessoal é o seguinte acredito que além de mim existem mais pessoas com esse tipo de "problema". Toco há um pouco mais de dois anos e meu primeiro baixo vendi recentemente e agora estou procurando um novo modelo para comprar e estou analisando preços de baixos novos e usados e obviamente os preços de usados são mais interessantes, mas como não tenho experiência em comprar instrumentos usados gostaria de dicas sobre o que é importante observar (braço, ruídos, captação, etc) na hora de comprar um baixo nesse estado.

Abraço
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 04, 2010 2:18 am

Que tipo de som gosta? Quanto pretende gastar?
Tudo isso influi na escolha.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 5:30 am

Eu toco basicamente na igreja, onde acabo tocando vários estilos, mas particularmente gosto de pop/rock. O investimento que pretendo gira em torno de R$1500-1800. Mas o problema que me refiro nesse tópico não é a escolha de um modelo específico ou até mesmo saber qual é o mais versátil ou mais indicado a mim e sim preocupações/observações que devemos fazer independente do modelo/preço (logicamente respeitando as características de cada instrumento, não adianta eu querer que um instrumento que tenha chiados naturalmente, como algumas guitarras strato, por exemplo, não apresente ruídos) para não ter dor de cabeça mais tarde e assim fazer uma compra mais "segura".
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 5:37 am

Esqueci de dizer no post anterior, depois de comprar o baixo pretendo levar num luthier se preciso para regulagem e revisão. A minha preocupação é mesmo não comprar um baixo zuado, que tenha algo preocupante e eu deixe passar em branco.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por KIQ Qui Fev 04, 2010 8:50 am

Do mais simples ao mais sofisticado ... a revisão no Luthier é fundamental ... e a palavra final ao se comprar qualquer coisa, vem depois do SEU teste ...

Voce não tem nenhuma direção? Alguma duvida entre x instrumentos?

Que baixo voce vendeu?
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Fev 04, 2010 8:57 am

Tfk,

O lance é testar, ve se gosta do som; dar uma boa olhada no estado do braço, se não está empenado, ou com rachaduras; sentir a pegada, se é macia, se te agrada; verificar ruidos, no circuito, se isso compremete o som...

Simplificando: é testar e ve se gosta do baixo.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por URSOBHZ Qui Fev 04, 2010 9:07 am

Verificar a integridade do braços (empenos, trincas, escala descolando, etc), o funcionamento do tensor, estado do corpo (lascas, trincas, etc). Isso é mais complicado de se arrumar que uma captação "meia-bomba", ferragens não tão boas, etc.

É como um carro: motor se arruma fácil, mas danos à estrutura não (por mais que o serviço seja executado com qualidade sempre ficam indicios de sua ocorrência)
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 10:59 am

Então pessoal era sobre isso que foi postado que eu estava falando, eu tinha um Ibanez BTB400 que comprei (usado) logo que comecei a tocar e na época esse lance de ruídos, construção, braço, tensor, etc. Passaram desapercebidos por mim, me lembro que toquei em vários e acabei decidindo por ter me agradado, mas não foi uma compra totalmente segura, não me certifiquei de algumas coisas, acabei dando sorte e o instrumento me acompanhou bem nesse tempo. Tanto que luthier, quanto meu antigo professor elogiaram o instrumento em termos de estado de conservação e até mesmo o som.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Fev 04, 2010 11:05 am

^intrumento usado é muito oportunidade tb. As vezes a oportunidade vem e precisamos agarrar, se nã ela passa.

Deiria pra vc que comprar aqui no fórum é uma excelente pedida, pois é venda certa e garantida. Da uma olhada nos classificados aqui e fica de olho. Pinta muita oportunidade!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Fev 04, 2010 1:17 pm

tkf: me assustei quando você falou que baixo usado era mais barato que baixo novo... Pois penso exatamente ao contrário.

Um Fender Jazz Bass American Standard novo está em média US$ 1.800. Já um Fender Jazz Bass 1983 está em média US$ 2.300 (www.gbase.com). Se for um 1972, está por volta de US$ 4.500. Já se for um 1962, por exemplo...bom deixa pra lá.

Mas depois de ler o seu outro post, entendi o que você perguntou.

Minhas dicas para comprar um baixo usado são:

1) Empenamento do braço. Isso mata um baixo e torná-o inútil. Você precisa saber se ele está ou não empenado. Se não souber ver isso, leve o baixo no seu luthier de confiança antes de fechar o negócio.

Mas um braço empenado trasteja tanto que é impossível tocá-lo. A forma de disfarçar isso é deixar o baixo com uma ação extremamente alta e lixar os trastes de forma a diminuir o trastejamento do braço empenado.
Logicamente lixar os trastes assim condena-os.
Qualquer baixista com um pouco de experiência percebe isso.

2) Estado Real: desgaste dos trastes, descolamento de escalas (grave se for por causa de empeno do braço), trincas longitudinais, estado e funcionalidade do(s) tensor(es), desgaste das tarraxas.
Ver se não há chiados quando se abre ou fecha os potenciômetros de forma suave. Ver se ambos pick-ups estão funcionando.

São coisas que não condenam o baixo, mas que são caras arrumar (menos no caso de descolamento ou trinca do braço por causa de empenamento que condena o baixo).
No caso de baixos mais baratos, com problemas citados nesse item 2, isso transforma um ótimo negocio numa barca furada.
Não adianta economizar R$ 200,00 nessa compra se tiver que trocar o tensor ou os trastes. A economia foi por água abaixo.

3) Estado geral (é o que pessoas sem grande experiência mais dão valor e é realmente o que menos importa): estado geral da pintura, riscos por fivela de cinta, correia velha e descosturada, corda velha, bag rasgado. Enfim, essas coisas, que indicam que o dono é ou não relaxado, mas que não tem tanta importância asssim no som.

Corda, sempre você terá que trocar mesmo pois não se sabe quanto tempo elas estão no baixo.

Já vi em fórum de baixo (não aqui) pessoal tirando sarro de um lindo Fender Jazz Bass 1972 por causa da pintura descascada e chamando de louco quem compra uma velharia dessas.... Outro cara disse que nunca trocaria o seu Condor BX-12 novinho por esse baixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por CG Qui Fev 04, 2010 1:26 pm

O Mauricio falou tudo... Sempre lembrando que o maior cuidado é sempre com empenamento do braço, para o restante sempre se dá um jeito.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por GusVCD Qui Fev 04, 2010 1:28 pm

Maurício_Expressão escreveu: (...) Já vi em fórum de baixo (não aqui) pessoal tirando sarro de um lindo Fender Jazz Bass 1972 por causa da pintura descascada e chamando de louco quem compra uma velharia dessas.... Outro cara disse que nunca trocaria o seu Condor BX-12 novinho por esse baixo.

Mas depois ele disse: Pegadinha do Malandro, não disse???? Só pode...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Glauco Qui Fev 04, 2010 1:36 pm

kkkkkkkkkk Gus, vc não conhece o FCC...já li cada uma ali...dessa ai pra pior... weed
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Fev 04, 2010 2:37 pm

GusVCD escreveu:
Maurício_Expressão escreveu: (...) Já vi em fórum de baixo (não aqui) pessoal tirando sarro de um lindo Fender Jazz Bass 1972 por causa da pintura descascada e chamando de louco quem compra uma velharia dessas.... Outro cara disse que nunca trocaria o seu Condor BX-12 novinho por esse baixo.

Mas depois ele disse: Pegadinha do Malandro, não disse???? Só pode...

É Gus... parece brincadeira... mas esses dias tenho lido um pouco como anda a terra de lá e tá tenebroso...
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por thgbass Qui Fev 04, 2010 2:57 pm

O esquema é testar!
Se existe maturidade pra identificar os erros, se vale a pena o preço a ser pago .. .

Agora, se existe a possibilidade de levar o instrumento a um bom luthier, pra que ele faça o check-up, identifique os problemas, (se existem) ou até mesmo já tenha a possibilidade de ficar com o instrumento e arrumar. . - Essa é a melhor opção! up

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por thgbass Qui Fev 04, 2010 2:58 pm

Eduardo Chaves escreveu:
GusVCD escreveu:
Maurício_Expressão escreveu: (...) Já vi em fórum de baixo (não aqui) pessoal tirando sarro de um lindo Fender Jazz Bass 1972 por causa da pintura descascada e chamando de louco quem compra uma velharia dessas.... Outro cara disse que nunca trocaria o seu Condor BX-12 novinho por esse baixo.

Mas depois ele disse: Pegadinha do Malandro, não disse???? Só pode...

É Gus... parece brincadeira... mas esses dias tenho lido um pouco como anda a terra de lá e tá tenebroso...

Um cara que fala um absurdo desse, merece ficar com esse BX-12 o resto da vida! Já que ele gosta tanto . .

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 3:01 pm

Maurício muito obrigado pelas dicas, foram muito interessantes e importantes e mesmo já tocando há algum tempo é uma experiência que não tenho, afinal só tive um baixo e tendo que comprar um novamente agora entendo que o usado seja uma boa opção por causa do preço. Mas ao mesmo tempo temos que ter cuidado e paciência, comprar um novo acaba sendo mais simples...rs (só precisa ter grana)

Um Fender Jazz Bass American Standard novo está em média US$ 1.800. Já um Fender Jazz Bass 1983 está em média US$ 2.300 (www.gbase.com). Se for um 1972, está por volta de US$ 4.500. Já se for um 1962, por exemplo...bom deixa pra lá.

Entendi claramente o que vc quis dizer mas eu me referia a modelos digamos "semi-novos" e não a relíquias ou instrumentos que tenham valor histórico como entendo que são os casos citados por vc.

Obrigado pela ajuda!
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 3:06 pm

thgbass, realmente seria o ideal se pudesse levar o baixo ao luthier antes de fechar o negócio mas infelizmente nem sempre isso é possível...

Quanto ao cara do BX12 sem comentários, ele só poderia estar de brincadeira...
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por thgbass Qui Fev 04, 2010 3:09 pm

tfk escreveu:Maurício muito obrigado pelas dicas, foram muito interessantes e importantes e mesmo já tocando há algum tempo é uma experiência que não tenho, afinal só tive um baixo e tendo que comprar um novamente agora entendo que o usado seja uma boa opção por causa do preço. Mas ao mesmo tempo temos que ter cuidado e paciência, comprar um novo acaba sendo mais simples...rs (só precisa ter grana)

Mero engano tfk,
Posso te garantir que existe muito instrumento em loja em piores situações que um bom usado!
Muitas lojas aí, colocam seus instrumentos em prateleiras. .lugares sem nenhuma capacidade pra armazenar legal o equipamento!
Acarretando em problemas sérios e talvez irreversíveis para o baixo! Questões como umidade, braços empenados. . . muitas vezes, deixam "o novo, em piores condições que um usado"!

As dicas do Maurício, são de grande valia! O comprador que tiver aí um pouco desse "amadurecimento" na hora da compra, tá com meio caminho andado. .

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por thgbass Qui Fev 04, 2010 3:10 pm

tfk escreveu:thgbass, realmente seria o ideal se pudesse levar o baixo ao luthier antes de fechar o negócio mas infelizmente nem sempre isso é possível...
É eu te entendo! Ainda mais, quando a compra/troca é feita pela internet. . isso se torna bem inviável!

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por allexcosta Qui Fev 04, 2010 3:12 pm

Se você não sabe testar um tensor ou ver empeno, torção, essas coisas, leve em um luthier antes de fechar negócio. Exceções seriam em relação a membros do fórum com reputação boa, que já venderam vários instrumentos etc... Essa galera vende instrumento em condições melhores que loja.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 4:03 pm

Realmente essa "vistoria" do baixo eu realmente não manjo e nessas horas é um conhecimento útil para fazer uma boa compra. Vou levar em consideração as dicas do Maurício que ao meu ver foram bem pertinentes e específicas, fazendo uma análise bem cuidadosa do instrumento. Levar ao luthier foi sempre uma situação considerada por mim, infelizmente nem sempre possível de ser feita.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por GusVCD Qui Fev 04, 2010 4:06 pm

Dou uma ressalva na atenção qt a questão do parafuso/rosca do tensor...

Mesmo vc não sabendo ver exatamente a torção/empenamento no braço, pelomenos tenha atenção de olhar qd a rosca/parafuso do tensor estiver na mão do instrumento... veja e a mesma está em bom estado, e não está espanada...

Já peguei 3 baixos com problemas de espanamento, e tive q me virar para resolver...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por tfk Qui Fev 04, 2010 11:40 pm

Bom acho que toda contribuição nesse tópico pelo menos para mim foi válida e gostaria de agradecer a todos que ajudaram.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando baixo usado Empty Re: Comprando baixo usado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos