Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

4 participantes

Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por GilliamGatto Ter Mar 09, 2010 9:45 am

Olá pessoal sou novo aqui, conheci o forum a poucos dias e estou achando muito coisa aqui. Parabéns a todos.

Eu queria saber o seguinte, eu toco um pouquinho de contra baixo, fiquei um bom tempo parado e agora resolvi estudar a fundo mesmo, então gostaria de saber se alguém tem ideia de um "roteiro de estudo", tipo dividir por tempo, determinados assuntos.

Só um exemplo: estudar 30 min teoria, depois 30 escalas, 15 min exercicios, 15 ritmos.


Sou iniciante, entendo também um pouco de teoria, então como vcs programas as horas de estudo de vcs?.

Umas 2 horas por dia está bom ou é pouco?, e como eu divido melhor o tempo?


Desde já agradeço...

Very Happy
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Re: Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por allexcosta Ter Mar 09, 2010 9:53 am

Movido pra Técnica e Teoria. (tem muita coisa nesse sub-fórum inclusive)...

Estudar em blocos de 45 minutos por 15 de descanso funciona bem. Você deve dar atenção ao que é mais fraco. Se sua técnica é boa e você chama o metrônomo de querido mas não sabe o que é um Dó maior, foca mais em formação de acordes e intervalos. Enfim, dê prioridade aos seus pontos fracos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Re: Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por Henrique Alencar Ter Mar 09, 2010 12:39 pm

Bem posso te dizer um roteiro para Contra Baixo:


Alongamento;
Aquecimento, pegue uma música que você conheça e toque e aos poucos vá aumentando a velocidade e vai fazendo em todos os 12 tons;
Leitura;
Cilco de 5ªs saiba todos os campos harmônicos maioreis dos 12 tons do Ciclo de 5ªs em todo braço, isso é a nossa tabuada vai te ajudar no conhecimento do braço e se possível cante cada nota que tocar;
Escalas: Todos modos gregos (depois que tiver craque neles vá para: 1º, 5º graus da Menor Harmônica; 1º, 4º e 7º da Menor melódica, Escala de tons inteiros e Dim Dom);
Cadências, que é onde você aplicará o que aprendeu, coloque no Band in box por exemplo II, V, I (loop) e toque, crie levadas, improvise em cima.
Ouça música, procure discos onde tenha os músicos que você admira, tire músicas de ouvido principalmente as levadas (acompanhamentos) ouça diversos tipos de música;
Arrume uma banda para tocar.

Tenha o livro do Nico Assumpção, Bass Solo: Segredos da improvisação.


Comece de leve, nunca esqueça de alongar e aquecer antes de tocar, conheça todo o braço do seu instrumento, saiba acompanhar diversos estilos musicais assim você será um bom baixista.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Re: Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por Henrique Alencar Ter Mar 09, 2010 12:42 pm

Criei um tópico falando sobre o mesmo assunto há um tempo, dá uma olhada:
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/rotina-de-estudos-t3059.htm

Sobre o tempo, quanto mais, mais rápido você evoluirá, lembrando sempre de descansar como o Alex disse e seguir um roteiro de estudos.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Re: Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por GilliamGatto Ter Mar 09, 2010 4:04 pm

Valeu pessoal de ajuda, muito grato.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Re: Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por Motta.Salazar Ter Mar 09, 2010 5:38 pm

Cara eu comecei com 30 minutos de exercicios de digitaçao, uma parada de 5 minutos e depois 15 minutos de escala e 15 de treino de alguma musica, uma levada de blues,alguma coisa relacionada a melodia em si.

Pra mimi funciono mas eu ja tinha uma base de toria pq era meu segundo instrumento.
Motta.Salazar
Motta.Salazar
Membro

Mensagens : 187
Localização : Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de estudo alquem tem umas dicas. Empty Re: Roteiro de estudo alquem tem umas dicas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos