Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pentatônicas

+7
*JAPA* PICKER BASS
fiuzabass
JP12
GilliamGatto
Claudio
Rdg Bass
Bhernardo
11 participantes

Ir para baixo

Pentatônicas Empty Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Qua Mar 17, 2010 2:29 pm

Então gente, eu to realmente precisando de alguem que me ajude com algumas dicas ou com material de estudo de escalas pentatônicas, pois não manjo nada delas e eu queria realmente, pois dizem que é a base pra ser tocar Rock e Metal, que são os estilos que eu toco.
Se alguem puder me ajudar, agradeço desde já =D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Rdg Bass Qua Mar 17, 2010 3:03 pm

Cara é bom vc estudar intervalos, escalas e formação de acordes (tríades e tétrades) primeiro, pra depois ir para escalas pentatônicas, pra vc entender o que está tocando.

Mas vai o shape das pentatonicas pra vc dar uma olhada.

Pentatônicas Penta

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Qua Mar 17, 2010 3:22 pm

Então, eu ja estudei as tríades, tétrades,escalas maior e menor, intervalos e sei os modos gregos também, mas não sei o Campo Harmônico e nem formação de acordes. Se alguem puder postar principalmente como faz a formação dos acordes, eu agradeço muito ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Claudio Qua Mar 17, 2010 5:39 pm

Tente aqui:
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/formacao-de-acordes-t4075.htm

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Sáb maio 22, 2010 12:46 pm

Eu revivi o tópico pois minha dúvida voltou e eu ainda não recebi uma resposta que me agradasse no tópico, então para não lotar o fórum com tópicos repetidos, dei up nesse.

Mas então, agora minha base em relação á triade, tétrade, modos, Campo harmônico e acordes ta bem melhor, eu queria saber se alguem pode me dar uma explicação teórica de como se formam as pentatônicas e o que elas são (por favor, sem aquilo de T ST T ST, eu acho um lixo)
Obrigado ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Convidado Sáb maio 22, 2010 1:15 pm

Pentatônicas, como o nome diz, são escalas de 5 notas...

Sobre a formação, seriam escalas maiores ou menores com nostas suprimidas. Mas qualquer combinação de 5 notas pode ser considerado um "shape" pentatônico.

São usadas em todos os estilos, não só no Rock e no Metal.

Agora me desculpe, mas o lance de S ST etc, se refere à construção das escalas. Se vc nao "gosta" dessa abordagem, nunca vai se aprofundar nos diferentes modos, escalas e suas sonoridades.

Espero ter ajudado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Sáb maio 22, 2010 1:44 pm

Sá, eu entendi o que você disse, mas quando eu falo que eu não gosto do T ST T ST, é a maneira de ensinar isso que eu não gosto, por exemplo, você falar pra mim que a escala maior é T T ST T T T ST é pior do que falar que a escala maior tem 1 semitom entre a III e a IV e 1 semitom entre a VII e a VIII. Pra mim é muito melhor você me mostrar uma escala numa partitura, por exemplo, que eu vou entender bem melhor do que a representação de T ST, mas o estudo das escalas e a formação eu gosto sim, tanto que eu estudo, só que através das partituras.

Me desculpe, mas minha dúvida não foi respondida, eu quero saber que notas eu suprimo das escalas que eu vou estar usando e como sei qual delas eu vou tirar.
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Convidado Sáb maio 22, 2010 1:47 pm

Basicamente (o assunto é muito mais profundo do que isso):

Pentatonica maior: 1 2 3 5 6 (da escala maior)

Pentatônica menor: 1 3 4 5 7 (da escala menor natural)

A partir daí vc vai descobrir os desenhos naturalmente. Sem dúvida vc já toca essas escalas, agora é uma questão de dar nome aos bois... Tamos aí se a dúvida persistir!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Sáb maio 22, 2010 1:56 pm

Agora sim ta bem explicado, acho que com essa base dai eu consigo fazer as pentatônicas pros outros modos gregos (isso se elas existirem)

Só uma outra dúvida. Qual o critério pra retirar duas notas da escala que virará uma pentatônica?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por GilliamGatto Sáb maio 22, 2010 7:23 pm

Bhernardo escreveu:
Só uma outra dúvida. Qual o critério pra retirar duas notas da escala que virará uma pentatônica?

São retirados o IV e VII grau da escala por que ela é construida com ciclos de 5.ª, e só contar 5 notas depois do principal

Ex: em Dó

C + 5 = G
G + 5 = D
D + 5 = A
A + 5 = E

Se ordenarmos as notas teremos a pentatonica de Dó maior C D E G A

Do E (mi) se contar mais 5 vai dar Dó novamente por isso ciclo.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Sáb maio 22, 2010 7:28 pm

gatto.com escreveu:

São retirados o IV e VII grau da escala por que ela é construida com ciclos de 5.ª, e só contar 5 notas depois do principal

Do E (mi) se contar mais 5 vai dar Dó novamente por isso ciclo.

Se é feito com as 5ªs, a 5ª de Mi não é Dó, e sim Si O.O
E essa regra que você explicou só serve pra penta maior?
Não sei se eu entendi direito o que você explicou, mas ok.
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por GilliamGatto Sáb maio 22, 2010 8:30 pm

Do E (mi) se contar mais 5 vai dar Dó novamente Desconsidere isso

A pentatónica menor, também se deriva do círculo de 5ªs, pegando na nota raiz e "andando para trás", por exemplo:

C
nota cuja 5ª é C = F
nota cuja 5ª é F = A#
nota cuja 5ª é A# = D#
nota cuja 5ª é D# = G#

Re-ordenando estas notas obtemos a pentatónica menor de Dó: C D# F G# A#.



Como o Sá falow:

Basicamente (o assunto é muito mais profundo do que isso):

Pentatonica maior: 1 2 3 5 6 (da escala maior)

Pentatônica menor: 1 3 4 5 7 (da escala menor natural)

Nesse link tem um bom artigo sobre as pentas.
http://www.canaldomusico.com.br/release02/canal-do-musico/materias-especiais/pentatonicas-no-baixo/todas-as-paginas
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Sáb maio 22, 2010 9:06 pm

gatto.com escreveu:
Nesse link tem um bom artigo sobre as pentas.
http://www.canaldomusico.com.br/release02/canal-do-musico/materias-especiais/pentatonicas-no-baixo/todas-as-paginas

Cara, sensacional esse link que voce mandou, realmente MUITO bom, vai entrar pro meu estudo exatamente agora, muito obrigado mesmo ;D
Dúvida respondida
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por JP12 Qui Jun 03, 2010 5:37 pm

aew galera desculpa tá revivendo o tópico mas to com uma dúvida sobre pentatônicas e acho melhor dar um "up" nesse do q criar outro

acessei o link dado acima (http://www.canaldomusico.com.br/release02/canal-do-musico/materias-especiais/pentatonicas-no-baixo/todas-as-paginas) q possui uma matéria mt boa sobre pentatônicas mas fiquei com dúvidas sobre as inversões da escala pentatônica

o autor fala o seguinte:

Como há cinco notas em questão, seguindo uma determinada seqüência de intervalos, você pode ter como ponto de partida para um improviso todos os pontos da escala. O resultado é o acréscimo de mais quatros novos desenhos de pentatônica, chamados de “inversões”. As demais inversões têm as seguintes fórmulas: segunda inversão (T / 2M / 4J / 5J / 7m), terceira inversão (T / 3m / 4J / 6m / 7m), quarta inversão (T / 2M / 4J / 5J / 6M) e quinta inversão (T / 3m / 4J / 5J / 7m). Conforme citei anteriormente, a pentatônica maior se encaixa em um vasto leque de acordes (todos os exemplo citados nesta matéria estão em Dó maior) e sua característica principal é o fato de se harmonizar com os acordes maiores, como C, C7M, C6, Cadd9 e C7M/9, não esquecendo que você também tem como auxílio as suas inversões.

aí ele dá essa img como exemplo da pentatônica normal e suas inversões:

Pentatônicas 01

a dúvida é a seguinte: ele disse q os exemplos são tds em C, mas porque as inversões não começam com a tônica? não sei se to falando besteira mas pelo q entendi aí a segunda inversão seria: (T / 2M / 4J / 5J / 7m), mas no desenho em vez de começar com a tônica (C) começa em D. Ou a inversão seria apenas começar a pentatônica em outra nota q faz parte da pentatônica principal?

alguém dá uma luz please xD

JP12
Membro

Mensagens : 22
Localização : Boa Vista - RR

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Qui Jun 03, 2010 5:48 pm

JP, antes de qualquer coisa, pode reviver o tópico desde que tenha alguma dúvida que ainda permanece e que você deixe clara a sua dúvida, como fez agora.

A segunda inversão nada mais é do que a pentatônima maior de C (no exemplo) começando pela segunda nota da escala (no caso, D), tornando essa segunda nota da escala a tônica de sua respectiva inversão.
Podemos concluir que na terceira inversão, é a penta maior de C começando em E, a quarta inversão começando em G e a quinta inversão começando em A.
As notas da escala se mantém a mesma, porém o formato da escala muda
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por JP12 Qui Jun 03, 2010 6:27 pm

vlw Bhernardo, agora entendi como funciona =D

JP12
Membro

Mensagens : 22
Localização : Boa Vista - RR

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por fiuzabass Qui Jul 22, 2010 1:12 pm

Só estou com um pouco de dúvida sobre a aplicação dessa escala maior, no site diz que pode ser aplicada em qualquer escala maior, mas existe nota evitada? ou pode parar em qualquer nota da escala?
por exemplo.
No campo harmonico maior de C, se rolar o quinto grau G7, posso aplicar a pentatonica tranquilamente?
E qual pentatonica eu aplicaria em cima desse acorde?

____________________________
May the groove be with you.
fiuzabass
fiuzabass
Membro

Mensagens : 447
Localização : Made in Bahia

https://www.facebook.com/audiobass

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Qui Jul 22, 2010 3:59 pm

fiuzabass escreveu:Só estou com um pouco de dúvida sobre a aplicação dessa escala maior, no site diz que pode ser aplicada em qualquer escala maior, mas existe nota evitada? ou pode parar em qualquer nota da escala?
por exemplo.
No campo harmonico maior de C, se rolar o quinto grau G7, posso aplicar a pentatonica tranquilamente?
E qual pentatonica eu aplicaria em cima desse acorde?

Olha fuizabass, não sei se o que eu li é o suficiente pra te responder, então não garanto que eu esteja certo, mas vou tentar ajudar.
Como o acord G7 é um acorde maior, a pentatônica maior pode ser usada em cima dele na sua forma original (T-2ºM-3ªM-5ªJ-6ªM)
Suponho que a penta maior pode ser tocada em praticamente qualquer acorde maior, exatamente pelo fato das notas que existem na penta maior serem comuns em todas as escalas dos acordes maiores [se tocar os modos jônio, lídio e mixolídio, você verá que as notas da pentatônica maior são comuns á esses 3 modos]

Bons estudos Very Happy
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por fiuzabass Qui Jul 22, 2010 8:49 pm

Justo, as notas da penta maior podem ser tocadas tranquilamente nos modos maiores, jônio, lídio e mixolídio pelo que vi aqui as notas são comuns.
Mas estive pensando se é possível usar uma outra pentat. maior em cima desse acorde sem ser a pent. de G.
Tipo nos modos, se eu tenho um D7+, posso usar o jônio de D ou o A lídio.
Rola dessas com pentatônica tb?

____________________________
May the groove be with you.
fiuzabass
fiuzabass
Membro

Mensagens : 447
Localização : Made in Bahia

https://www.facebook.com/audiobass

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Bhernardo Sex Jul 23, 2010 3:47 pm

fiuzabass escreveu:Justo, as notas da penta maior podem ser tocadas tranquilamente nos modos maiores, jônio, lídio e mixolídio pelo que vi aqui as notas são comuns.
Mas estive pensando se é possível usar uma outra pentat. maior em cima desse acorde sem ser a pent. de G.
Tipo nos modos, se eu tenho um D7+, posso usar o jônio de D ou o A lídio.
Rola dessas com pentatônica tb?

Se eu entendi sua pergunta, acho que essa é a resposta.:

Sim, é possível tocar com outros desenhos que são as inversões. No segundo post desse tópico tem o desenho com a 1ª posição e as 4 inversões da pentatônica maior, e no link do Canal Do Músico, que também está nesse tópico, tem uma explicação melhor. Vale a pena dar uma passada lá ;D

Edit

Link do Canal Do Músico: http://www.canaldomusico.com.br/release02/canal-do-musico/materias-especiais/pentatonicas-no-baixo/todas-as-paginas
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por fiuzabass Sex Jul 23, 2010 4:49 pm

Eu dei uma passada lá sim... foi por isso que gerou a dúvida. hehaehahea
É que não sei se estou me expressando direito...
Mas mesmo usando as outras 4 inversões, elas continuariam sendo da mesma escala.
Minha dúvida eu não sei se é realmente dúvida ou confusão na minha cabeça, mas queria saber por exemplo num acorde D7+ se é possível usar outras pentat. sem ser de D.
Me perdoem a insistência,mas é que eu fico realmente muuito curioso se é possível ampliar os horizontes.
Eu testei aqui outras pentatonicas umas o som fica legal, outras não.

____________________________
May the groove be with you.
fiuzabass
fiuzabass
Membro

Mensagens : 447
Localização : Made in Bahia

https://www.facebook.com/audiobass

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Jan 20, 2011 2:51 pm

posso estar falando bobagem...
Mas existe Pentatonica em Fá e Si?

Qual é o desenho?

Obrigado
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagens : 2376
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Djabass Qui Jan 20, 2011 3:50 pm

O desenho é sempre o mesmo, pra todos os tons. A pentatonica é formada por apenas 5 notas, é uma escala que funciona bem p/ qualquer acorde. No caso da Pentatonica maior não contem a 4ª justa e a 7ª maior. O desenho pode ser usado livremente p/ o Iº, IVº e Vº graus do Campo Harmonico ( Acordes Maiores. )
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Convidado Qui Jan 20, 2011 4:24 pm

fiuzabass escreveu:Eu dei uma passada lá sim... foi por isso que gerou a dúvida. hehaehahea
É que não sei se estou me expressando direito...
Mas mesmo usando as outras 4 inversões, elas continuariam sendo da mesma escala.
Minha dúvida eu não sei se é realmente dúvida ou confusão na minha cabeça, mas queria saber por exemplo num acorde D7+ se é possível usar outras pentat. sem ser de D.
Me perdoem a insistência,mas é que eu fico realmente muuito curioso se é possível ampliar os horizontes.
Eu testei aqui outras pentatonicas umas o som fica legal, outras não.

Tentando esclarecer as duas dúvidas:

ao invés de pensar na pentatonica de C para todo o campo harmônico, pense nas pentatonicas de cada acorde.

ex:

C | F | G7 | C |

Use a pentatonica maior de cada acorde. Pentas de C, F e G em seus respectivos acordes.

C | G | Am | F |

Pentas de C, G, Am* e F sobre seus respectivos acordes. O que nos leva às inversões:

Cada uma das inversões pode ser considerada uma nova pentatônica. *O desenho que começa em A, é a pentatonica de Am (ou pentatonica menor em A). Ela que vc usaria sobre o Am nesse contexto.

Qualquer desenho desses (inversao) poderia ser considerado como shape para ser usado sobre determinado(s) tipo(s) de acorde.... Por exemplo, se o desenho que no tom de C começa em A tivesse o C como nota inicial, teríamos as notas: C Eb F G Bb, que é a pentatonica menor de C.

Ajudou alguma coisa?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Convidado Qui Jan 20, 2011 4:28 pm

fiuzabass escreveu: Tipo nos modos, se eu tenho um D7+, posso usar o jônio de D ou o A lídio.
Rola dessas com pentatônica tb?

Sim. Tudo depende do contexto, mas vc "poderia" usar as pentatonicas de D, A e E e todas as suas inversões.

E suas relativas menores: Bm, F#m e C#m.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por HAS Seg Fev 14, 2011 4:13 pm

nossa isso pro meus sons é uma mão na roda

____________________________
NÃO ME SIGA POIS ESTOU PERDIDO @HeLiZieR
Clube dos amantes só das 4 cordas #020 - Clube Tagima #039 - Clube do Rock/Metal #057 - Clube Cover #12 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #40 - Clube da Gauchada do Fórum # 13
HAS
HAS
Membro

Mensagens : 193
Localização : Vacaria

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por VINIPRO7 Qua Abr 20, 2011 4:28 pm

falando de pentatônica e suas inversões, o nico assumpção tem um estudo bem legal sobre o assunto, ela usa as notas de tensão do acorde para criar novas pentatônicas, um exemplo e no acorde de C7(#9), ele utiliza o 1º desenho da penta em Eb criando uma sonoridade interessante, quem tiver a oportunidade vale a pena conferir
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Serjaco Dom Jul 03, 2011 9:17 pm

Galera, aproveitado o tópico, gostaria de tirar uma dúvida, a respeito da pentatônica alterada.

Segue o texto publicado na cover baixo:
Pentatonica alterada:

" Relaciona-se com a menor melódica (sem o I e IV graus) da fundamental em um tom abaixo. A primeira e a última nota passam a ser desta escala, em vez da tonalidade de origem, que fica em um tom abaixo.
Note que a armadura de clave corresponde à tonalidade (de Bb menor melódica ). A escala passa a ter características próprias, recebendo cifragem da nota onde começa (no caso Dó). Pode ser usada nos acordes Xm(M7), Xm 6/9 (um tom acima); X7(#5/#9) e X alt ( uma terça menor acima ).

Dúvidas:
Isso significa que a pentatônica alterada de C está escrito em Bb menor melodica na pauta ?

E em relação a apliacação, se tenho o acorde de Cm6/9 eu aplico a penta alterada de Ré ? E no acorde de C7 (#5/#9) eu amplico a penta alterada de Eb ?


Bom pessoal, me desculpe se falei besteiras, desde já agradeço.



Serjaco
Serjaco
Membro

Mensagens : 4
Localização : Guarujá-SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pentatônicas Empty Re: Pentatônicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos