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Dirigir economicamente

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Mensagem por Tripa Bass Qui Mar 18, 2010 6:10 pm

Bom amigos,

Gostaria de fazer algumas perguntas sobre o uso do nosso querido carrinho rs...
É sempre bom dirigi economicamente, primeiro porque você estará deixando de gastar um pouquinho mais e segundo que estará ajudando a poluir menos o nosso ambiente.

Bom la vai as perguntas:

1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
3) Vale a pena botar gás num carro flex?
4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?

Sei que são perguntas idiotas hehe mas vai me ajudar a saber utilizar direito as coisinhas do carro rs e a economizar mais
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Mensagem por DenisLM Qui Mar 18, 2010 6:30 pm

Tripa Bass escreveu:

1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
3) Vale a pena botar gás num carro flex?
4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?

1- indiferente, pois o compressor que fica acoplado ao motor do carro vai funcionar da mesma forma, você só reduz a velocidade do ventilador que faz o vento passar pelo trocador de calor... logo, tanto faz a velocidade.
2- Não é ruim, pois o compressor sempre desliga e liga, mas é claro que se você fizer isso com uma frequencia absurdar não é muito bom não...
3- Atualmente não, a não ser que você rode centenas de quilômetros por dia... (vide carros de frota de empresa, só são flex mesmo)
4- O ar da cabine é trocado mais rápido, logo o carro gela mais rápido sim.
5- dirigir na banguela é errado, pois o carro fica totalmente solto, o ideal é estar sempre engrenado, se estiver em uma descida principalmente. Ao tirar o pé do acelerador numa descida e reduzir uma marcha (freio motor) a injeção detecta que o carro não precisa de combustível para funcionar. se estiver na banguela o motor continua recebendo combustível, assim gastando mais. Isso é fácil de comprovar se você tiver um carro com computador de bordo que exiba consumo instantâneo.
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Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 18, 2010 6:33 pm

Legal, mais gente que se interessa por automóveis...

Sobre dirigir economicamente, até hoje me questiono sobre isso, e sempre leio muito.

1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
Não, pois o que muda é só a velocidade do ventilador. O compressor vai estar ligado da mesma maneira, e é ele o principal responsável, nesse caro.

2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
Não. Tem modelos, inclusive, que quando você pisa fundo no acelerador, ele desliga o compressor por alguns instantes, religando-o automaticamente depois.

3) Vale a pena botar gás num carro flex?
Aí vai de cada um. Depende do preço do gás... Atualmente eu não vejo muita vantagem, já que o preço do m³ tá quase no preço do alcool. Era bom quando o gás era muuito mais barato.

4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
Depende... Quanto menor a velocidade, você acaba sentindo que o ar sai mais frio das aletas de ventilação, mas na velocidade maior o ar se dispersa mais uniformemente pelo carro. Se o sol não tá muito forte, dá pra usar uma velocidade menor, mas quando o sol aperta, o jeito é aumentar o ventilador...

5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?
Não, mas nos carros com injeção eletrônica (todos, hoje em dia...), isso não representa melhora no consumo. Se for descer uma ladeira, melhor descer engrenado que gasta menos combustível, e é mais seguro, já que o carro não vai depender só do freio para segurar a velocidade.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 18, 2010 6:36 pm

Outra dica pra economizar combustível: Troque as marchas sempre em rotação baixa, o carro vai ficar meio fraco, mas em compensação o consumo diminui.

Quando estiver no plano, mantenha o carro na marcha mais alta possível, sem que o motor engasgue.

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Mensagem por thgbass Qui Mar 18, 2010 6:48 pm

^ Bacana Denis! É bem isso mesmo!
Tudo na verdade "depende" !

Eu diria que no "depender" da potência do carro, aliado ao tipo de ar-condicionado . . o consumo pode aumentar aí, de 8 a 20% ! Pensando a grosso modo!

E dirigir na banguela, além de consumir "mais", é bem perigoso!
Uso bastante o ar, acho válido esse consumo "maior" pelo conforto oferecido . . me amarro num ar, tô até pensando em instalar um aqui no quarto . . me amarro!

Existem outras dicas de como obter uma economia bacana . . troca de marcha, reduções nas rotações certas, ter velas . . motor "em bom estado". . no contexto geral até o pneu faz uma diferença "braba"!

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Mensagem por DenisLM Qui Mar 18, 2010 7:15 pm

eu normalmente dirijo na boa, sempre com o a/c ligado, até de noite....
o lance de trocar as marchas em baixa eu normalmente faço também, mas como meu carro é 16V e Vtec ainda, em baixa o bixo é bem fraco, mas em alta é o capeta! Twisted Evil
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Mensagem por Glauco Qui Mar 18, 2010 8:38 pm

Pode fechar o tópico...o Denis falou tudo...

Rrespeito do GNV, tb depende do carro e da adaptação....perder um put.. espaço no porta malas eu acho zica....A não ser q se instale sob o assoalho, como ja vi em Zafiras , Merivas...
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Mensagem por Andrezinho Qui Mar 18, 2010 10:29 pm

Aqui o GNV é interessanto por conta da redução de 75% do IPVA! E o GNV consome quase a mesma coisa que a gasolina enquanto o álcool consome cerca de 30% a mais...

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Mensagem por Glauco Qui Mar 18, 2010 10:37 pm

Po...Andrezinho...sendo assim..é de se pensar mesmo!!
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Mensagem por Licas Qui Mar 18, 2010 11:00 pm

Perguntas interessantíssimas do Tripa. Eu também tinha essas dúvidas, e o Denis e o Thales falaram tudo.
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Mensagem por Cantão Qui Mar 18, 2010 11:13 pm

LucasLermen escreveu:Perguntas interessantíssimas do Tripa. Eu também tinha essas dúvidas, e o Denis e o Thales falaram tudo.
(2)... up

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Mensagem por Lapetina Sex Mar 19, 2010 2:14 am

outra coisa que li, mas não sei se é verdade!
li que em velocidades acima de 80km/h é mais economico usar o ar condicionado(logico que de vidros fechados) do que sem Ar condicionado de vidros abertos devido ao arrasto.

essa de trocar as marchar em rotação baixa é velha, ainda mais eu morando em santos, uma das cidades mais planas do mundo. aqui carro 1.0 da e sobra na cidade.

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Mensagem por DenisLM Sex Mar 19, 2010 8:47 am

provavelmente, mas eu sou extremista e tou sempre com o a/c ligado.
e ficar desligando o a/c pra economizar combustível eu acho que tem que ser muito mão de vaca... Laughing
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Mensagem por thgbass Sex Mar 19, 2010 8:50 am

DenisLM escreveu:provavelmente, mas eu sou extremista e tou sempre com o a/c ligado.
e ficar desligando o a/c pra economizar combustível eu acho que tem que ser muito mão de vaca... Laughing
2

Ou não ter mesmo gas . .se tiver no "taaaaaalo". .

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Mensagem por Eduardo Chaves Sex Mar 19, 2010 9:07 am

^Eu ando sempre com o ar desligado... Meu carro não tem! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 19, 2010 9:28 am

^Nem o meu....Sou um pobre professor... Very Happy
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Mensagem por Eduardo Chaves Sex Mar 19, 2010 9:48 am

^Bertola, é por que a gente sabe aproveitar as coisas boas da vida! Vento na cara, calor, cheiro de gasolina, braço pra fora do vidro! Isso que é bom!!!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 19, 2010 9:49 am

^carburador ruim.... Laughing
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Mensagem por Tripa Bass Sex Mar 19, 2010 9:50 am

powww vlw ae povo.... hejehehe ajudou bastante nas duvidas Razz
só agora falar mais algumas perguntas:

6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?

7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
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Mensagem por DenisLM Sex Mar 19, 2010 9:55 am

Tripa Bass escreveu:powww vlw ae povo.... hejehehe ajudou bastante nas duvidas Razz
só agora falar mais algumas perguntas:

6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?

7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...

6- imagino que vc se refira a estacionar o carro e deixar ele engatado... bom, o "parking brake" ou freio de mão não foi feito a toa né... eu normalmente deixo o carro engatado e com o freio de mão puxado.

7- freiar lentamente é o correto. naturamente se você estiver descendo uma serra ou uma descida muito longa, é recomendado utilizar o freio-motor para não sobreaquecer o sistema de freio, o que pode o tornar inoperante ou desgastando prematuramente.
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Mensagem por Tripa Bass Sex Mar 19, 2010 10:00 am

hum bala denis...

perguntei mal a 6)

é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
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Mensagem por Daniel Sex Mar 19, 2010 10:17 am

Olha, meu carro tá consumindo bem menos desde que voltei a usar banguela em descida de ponte, naquele sinal que vc vê fechar a 500 metros, etc.

O motor ainda tá amaciando, mas que deu uma diferença, isso deu.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 19, 2010 10:22 am

Tripa Bass escreveu:hum bala denis...

perguntei mal a 6)

é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
Pode, não tem problema nenhum.
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Mensagem por Eduardo Chaves Sex Mar 19, 2010 10:32 am

Tripa Bass escreveu:powww vlw ae povo.... hejehehe ajudou bastante nas duvidas Razz
só agora falar mais algumas perguntas:

6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?

7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...

Se o freio de mão estiver ruim, não estacione em ladeira... Se possível. Estaciona o carro, puxo o freio de mão, engrene a Ré ou a 1ª, e vire o jogo da direção para o meio-fio. Geralmente problemas com o freio de mão se dá por causa do cabo do freio de mão, ou no tampor a presilha ou a palheta não está legal. Levar num mecânico é importante. Eu ja tive, e eu mesmo troquei. Quando se tem carro velho... hehehe!
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Mensagem por Eduardo Chaves Sex Mar 19, 2010 10:38 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^carburador ruim.... Laughing

Bertola... meu carburador tá horrível... heheh! Pior que ja limpei ele... Essa gasolina que está matando meu carburador do carro... Heheh!

Eu geralmente, quando tenho tempo, faço a manutenção do carro. Meu sogro é mecânico, eu compro as peças, e ele não bota a mão em nada! Eu que tenho que ficar mexendo... hehehe! Dai comecei a entender um bocado de mecânica básica. Troca de óleo, filtro, limpeza de carburador, colocar no ponto o carro, regular correia dentada e de alternador, calço de motor, amortecedor, escapamento, trocar rolamento... enfim... o que dá mais problema no carro eu sei fazer. Me viro bem! hahah! Então podem imaginar ai: se tive tanto problema pra trocar o cap do baixo, imagina no carro! Laughing
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 19, 2010 10:49 am

^No meu caso o carburador do meu golzinho 1990 "tá bixado" mesmo....
Eu não entendo nada de mecânica, apenas na teoria..... Embarassed
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Mensagem por Eduardo Chaves Sex Mar 19, 2010 10:58 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^No meu caso o carburador do meu golzinho 1990 "tá bixado" mesmo....
Eu não entendo nada de mecânica, apenas na teoria..... Embarassed

Mas vamos ser sinceros né bertola!!! O carrinho bom!!! heheh!
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Mensagem por daniloviana7 Sex Mar 19, 2010 11:26 am

Eduardo Chaves escreveu:^Bertola, é por que a gente sabe aproveitar as coisas boas da vida! Vento na cara, calor, cheiro de gasolina, braço pra fora do vidro! Isso que é bom!!!
Nada, bom mesmo é pegar o tremzão da marginal pinheiros, lendo um livro, ouvindo um som, com ar condicionado, enquanto os carros tão tudo parado no trânsito!

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Mensagem por Henrique Alencar Sex Mar 19, 2010 2:06 pm

daniloviana7 escreveu:Nada, bom mesmo é pegar o tremzão da marginal pinheiros, lendo um livro, ouvindo um som, com ar condicionado, enquanto os carros tão tudo parado no trânsito!

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Mensagem por Thales_Sr Sex Mar 19, 2010 6:12 pm


Olha, meu carro tá consumindo bem menos desde que voltei a usar banguela em descida de ponte, naquele sinal que vc vê fechar a 500 metros, etc.

O motor ainda tá amaciando, mas que deu uma diferença, isso deu.
Vai gastar menos ainda se você usar o freio-motor (descer com o carro engrenado), ao invés de usar banguela.


é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
Pode sim, não danifica. Veja que em uma arrancada violenta o sistema motor/câmbio sofre um esforço muito maior, e mesmo assim não estraga.

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Mensagem por bruno the manager Sex Mar 19, 2010 6:43 pm

Tenho um amigo q é mais economico ainda, ele economiza até nas curvas, passa direto!!! Dirigir economicamente Icon_lol hauahuahauahauah isso é q é economia de espaço!!! Dirigir economicamente Icon_razz
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Mensagem por korg Ter Mar 23, 2010 12:45 am

Tripa Bass escreveu:7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
Se o carro tiver ABS, vc não pode ficar soltando/pisando, tem que pisar firme e o pedal vai oscilar mesmo (trepidar), devido justamente a ação do ABS.
Já no carro sem ABS, soltar/pisar rapidamente ajudaria a frenagem evitando que a roda trave e o carro perca aderência, porém na hora H mesmo, ninguém vai conseguir fazer isso e pode acabar piorando a situação. Aliás o ABS justamente faz esse papel, pressionando e folgando rapidamente os freios, de modo que a roda não trave e o carro saia deslizando.

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