Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

5 participantes

Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por daniloviana7 Qua Abr 14, 2010 8:39 pm

Eu tenho um VX 2510 e andei lendo umas coisas sobre impedância e potência, aí conversando com um amigo surgiram algumas dúvidas e lendo alguns tópicos sobre esse combo as dúvidas aumentaram. Então, resolvi criar um novo tópico, ao invés de ressussitar um com um monte de informação que me deixaram mais confuso ainda. Qualquer coisa eu copio e colo isso em algum outro tópico.
Todas as informações que eu vou passar aqui são baseadas no manual.

O cabeçote desse combo me entrega 250 Watts em 4 Ohms enquanto os falantes dele são 2 x 10” 8 Ohms, 150 Watts. Isso significa que os falantes têm 300 Watts no conjunto em 4 Ohms e que não estou aproveitando tudo, certo?

O cabeçote tem duas saídas de Speaker, o que, na minha cabeça, quer dizer que eu posso ligar outra caixa ali. Mas se eu ligasse outra caixa de 4 Ohms eu teria uma impedância de 2 Ohms, e poderia queimar o cabeçote. Isso procede? Pq eu li em algum tópico falando que ele muda de 4 pra 8 Ohms e aí já não entendi mais nada.

Se algum dia, por acaso, eu necessitasse de mais potência, a simples compra de um cabeçote mais potente me ajudaria, como um HA 3500 ou até um HA 5500? Ou é melhor eu trabalhar com essa folga nos falantes?

E por fim, no caso HA 3500 ou 5500, no manual diz: "Saída do alto-falante - Conecte um ou mais gabinetes de 4, 8 ou 16 Ohms à estas entradas de ¼” desbalanceadas. Atenção: Use apenas gabinetes apropriados (pelo menos 600W em 4 Ohms) e designados para baixo nestas saídas por causa da alta potência gerada pelo amplificador." e também diz "Nós recomendamos o uso de um gabinete de 4 Ohms ou dois de 8 Ohms. Qualquer gabinete com impedância de 4 Ohms ou mais pode ser usado. Para assegurar a correlação correta de fase, a ponta do conector do amplificador deve ser conectada à entrada positiva, e a manga na entrada negativa."
Num eles falam que tenha pelo menos 600 watts em 4 Ohms e na outra parte do mesmo manual falam que qualquer gabinete pode ser usado, fiquei confuso.
E esses cabeçotes também têm duas saídas de speaker, mas ao lado de cada uma tem um símbolo de 8 Ohms, essa indicação só vale se quiser conectar duas caixas? Que aí teriam que ser duas de 8 Ohms? Se eu conectar só uma de 4 Ohms, segundo o manual, tá tudo certo também, é isso?

Desculpem o tópico enorme, é que as dúvidas foram surgindo e mesmo lendo um monte de coisa ainda continuaram.

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Abr 15, 2010 2:23 pm

Danilo, tudo bem ? Eu não conheço muito este amplificador cara, mas to achando que esta saída Speaker dele pode ser usada para outras caixas, porém teria que desligar os 2 falantes de 10". Então você tem opção de por exemplo, colocar uma caixa com apenas um falante de 250 w em 4 Ohms, ou colocar por exemplo uma caixa com 2 falantes sendo cada um com 8 Ohms e 150W, por isso existe a chave de 4 ou 8 Ohms.
Uma observação, se usar apenas uma caixa, com 8 Ohms, independente da potencia do auto-falante, o cabeçote vai trabalhar com a metade da capacidade dele apenas, e com uma de 4 Ohms, ou 2X de 8 Ohms ele usa 100% da potencia.
Com relação a sobra de 50w acho que é normal, é seguro pra não danificar os auto-falantes, e manter o som sem distorçoes, não forçando muito, só não pode colocar um falante com menos potência que o amplificador.
Se jogar 2 Ohms de impedância nele, com certeza vai pro vinagre.
Quanto aos cabeçotes HA3500 e 5500, este comentário dito "(pelo menos 600W a 4 Ohms)" é para o 5500 (que possui potencia de 500W), o HA3500 deve usar caixas de pelo menos 400W a 4Ohms, pois a potencia dele é de 350W (50W de sobra). Espero ter dado uma esclarecida aí, não sei se estou completamente correto, mas é isso. Abraço.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por NESCAU Qui Abr 15, 2010 4:26 pm

eu tinha um sistema desses, vendi tudo já, a caixa era boa, mas para usar ela com o head hartke e outra caixa, tem que modificar a ligação dos falantes de 8 par a16 Ohms. Senão queima tudo. Um email do suporte técnico da hartke que me sugeriu isso.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por Thales_Sr Qui Abr 15, 2010 6:08 pm

Se algum dia, por acaso, eu necessitasse de mais potência, a simples compra de um cabeçote mais potente me ajudaria, como um HA 3500 ou até um HA 5500? Ou é melhor eu trabalhar com essa folga nos falantes?

Dá pra trabalhar com o 3500 nesses falantes tranquilo. Obviamente, você não vai trabalhar com o amplificador clipando, certo?
O 5500 como é mais potente, eu não recomendaria. Apesar de ser possível, se você forçar a barra nesse ampli, o risco de queimar os falantes é maior.

O cabeçote tem duas saídas de Speaker, o que, na minha cabeça, quer dizer que eu posso ligar outra caixa ali. Mas se eu ligasse outra caixa de 4 Ohms eu teria uma impedância de 2 Ohms, e poderia queimar o cabeçote. Isso procede?

Sim, é justamente isso. 4 ohms dos falantes do combo em paralelo com 4 ohms da caixa externa dariam 2 ohms. Isso pode danificar o ampli.

E esses cabeçotes também têm duas saídas de speaker, mas ao lado de cada uma tem um símbolo de 8 Ohms, essa indicação só vale se quiser conectar duas caixas? Que aí teriam que ser duas de 8 Ohms? Se eu conectar só uma de 4 Ohms, segundo o manual, tá tudo certo também, é isso?

Acho que os cabeçotes Hartke não são bi-amplificados, então essas saídas estão em paralelo. Com isso essa indicação de 8 ohms nas saídas é para o caso de você usar duas caixas. Se usar só uma, ela pode ter no mínimo 4 ohms.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por SILVIAO Qui Abr 15, 2010 6:41 pm

Amigo este combo com 2 falantes de 10 " tem a impedancia de 4 Ohms!!Não ligue mais nada aiii por enquanto!!
O Hartke que equipa este combo fornece 250w em 4Ohms e 175w em 8 Ohms!!A caixa que acompanha vem em 4 Ohms para que o usuário possa usar toda a potencia do amplificador!!Como os falantes totalizam 4 ohms voce NÂO PODE ligar mais nada utilizando o conjunto que voce tem!!A sua opção usar outras 2 caixas de 8 OHMS que em paralelo totalizariam 4 Ohms, ou até outra caixa de 4x10 em 4 Ohms!!Voce pode retirar o cabeçote do conjunto para isso se voce preferir!!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por daniloviana7 Sex Abr 16, 2010 12:28 am

Valeu as resposta aí galara, e podem ficar calmos, eu não vou ligar nada ainda. Tô perguntando antes pra saber. Aliás, não pretendo fazer nada com ele esse ano, só esclarecendo as dúvidas que surgiram na conversa.

Essa dúvida quanto à potência do amplificador e a potência das caixas também surgiu pq, até onde eu lembro que eu tinha estudado essas coisas, parece que o bom é que a potência do amplificador seja o dobro ou até um pouco mais que a potência das caixas para que você tenha um headroom legal e o amplificador trabalhe com folga.
Isso se deve pq a potência do amplificador é medida pela senóide e das caixas é pelo Pink Noise. Aí o pico dos dois é igual (tipo 1000 watts), mas o o RMS do Pink Noise é 4 vezes menor que o pico, enquanto o da senóide é a metade do RMS. Ou seja, o RMS do Pink Noise (seria 250 watts) é metade do valor da senóide (que seria de 500 watts). Era algo por aí, me corrijam se eu estiver errado que já esqueci um monte de coisa.
Mas eu sei que isso servia para aplicações em montagem de sistemas de sonorização P.A. e tal, para amplificadores de instrumento vale a mesma lógica ou é diferente o esquema?

Thales_Sr escreveu:Dá pra trabalhar com o 3500 nesses falantes tranquilo. Obviamente, você não vai trabalhar com o amplificador clipando, certo?
O 5500 como é mais potente, eu não recomendaria. Apesar de ser possível, se você forçar a barra nesse ampli, o risco de queimar os falantes é maior.
Não pretendo, cara. O ruim é que essa linha não tem como fazer uma estrutura de ganho antes, né? Nada que indique que tá clipando, mas só ficar ligado nas caixas pra não distorcer.

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 16, 2010 2:18 am

Não pretendo, cara. O ruim é que essa linha não tem como fazer uma estrutura de ganho antes, né? Nada que indique que tá clipando, mas só ficar ligado nas caixas pra não distorcer.

É, mas saber quando o ampli tá clipando é fácil... O som fica uma m****

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação Empty Re: Hartke VX 2510 - dúvidas sobre possível modificação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos