Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

+7
Andrezinho
allexcosta
Hil
NETOULTRA
Lapetina
Thales_Sr
Caledonian
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 15, 2010 6:02 pm

Para mim mesmo os carros com injeção eletrônica gastam mais numa descida se estiverem engatado com a quinta marcha do que se estiverem na banguela devido o efeito freio motor e o arrasto produzido pelo motor que força o carro a frear contra a descida livre do carro que vai na banguela sem nada impedir a sua rolagem. O consumo irrisório da marcha lenta suplanta em economia o que é gasto a mais com a redução do motor.

Cara, se você pegar um carro com computador de bordo que informe o consumo instantâneo você mata na hora essa charada. Só é fazer o teste.
Quando eu afirmo (e reafirmo várias vezes) que o carro engrenado consome menos (frisando -- usando a marcha correta -- não vai descer uma ladeirinha mínima na segunda marcha...), é porque eu já testei isso, além das várias publicações em revistas que também dizem o mesmo.

O carro está numa descida íngreme, uso o freio motor de quinta.

O carro está numa reta e o sinal fechou lá na frente, jogo a banguela, até pq o freio motor vai parar o carro antes do desejado.
Se a descida é íngreme, pode usar freio motor mais forte, de quarta ou terceira. Depende da velocidade que você quer desenvolver também...

Já no sinal, também depende da sua velocidade. Mas você pode soltar o acelerador e deixar o carro ir perdendo velocidade pra só depois usar o freio.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Caledonian Qua Jun 16, 2010 2:14 pm

Thales_Sr escreveu:Cara, se você pegar um carro com computador de bordo que informe o consumo instantâneo você mata na hora essa charada. Só é fazer o teste.
Quando eu afirmo (e reafirmo várias vezes) que o carro engrenado consome menos (frisando -- usando a marcha correta -- não vai descer uma ladeirinha mínima na segunda marcha...), é porque eu já testei isso, além das várias publicações em revistas que também dizem o mesmo.
Se você está dizendo isso se baseando somente nos dados do computador interno do carro sinto lhe dizer que nada se pode afirmar. O difícil é achar um computador de bordo que acerte, já observei isso e geralmente eles falham, e muitas vezes falham demais até, com diferenças enormes quando se trata de apontar o consumo real de combustível. E as publicações que você citou só podem ser consideradas se fizeram os testes da forma como estão sugeridos abaixo.

Só tem dois jeitos de se afirmar qual modo consome mais no carro injetado e ver qual é o consumo real:
1- Encher totalmente o tanque e dirigir um determinado percurso que haja subidas e descidas e nas descidas na primeira tentativa dirigir sempre na banguela e na segunda sempre engatado, depois encher o tanque depois da cada tentativa para ver quanto de combustível entrou relativo a cada percurso;
2- Desligar a mangueira de combustível que sai do tanque e usar um recipiente separado com meio ou um litro de combustível ligado direto ao sistema de injeção e fazer as duas tentativas, uma dirigindo usando a banguela e outra o carro engrenado e nas duas tentativas dirigir até acabar o combustível para ver quantos quilômetros o carro rodou em cada situação. Na tentativa que o carro rodar mais com a mesma amostra de combustível será a mais econômica.

Se alguém já fez algum desses testes então poste aqui para sabermos os resultados porque só dessas duas formas se pode constatar qual forma é a mais econômica. Computadores de bordo não considero confiáveis para uma correta comparação nesse caso. Eu continuo acreditando que a forma onde o motorista usar a banguela irá ganhar em economia.

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Thales_Sr Qua Jun 16, 2010 2:28 pm

Se você está dizendo isso se baseando somente nos dados do computador interno do carro sinto lhe dizer que nada se pode afirmar. O difícil é achar um computador de bordo que acerte, já observei isso e geralmente eles falham, e muitas vezes falham demais até, com diferenças enormes quando se trata de apontar o consumo real de combustível. E as publicações que você citou só podem ser consideradas se fizeram os testes da forma como estão sugeridos abaixo.
Veja bem, o pc de bordo erra sim. Mas é aquela coisa, o erro de um dado pc de bordo vai ser sempre num sentido. Com isso, se uma hora ele marca 8 km/l e outra hora 10 km/l, na segunda ocasião você vai estar consumindo menos, mesmo que não seja o consumo exato informado na tela.

Se alguém já fez algum desses testes então poste aqui para sabermos os resultados porque só dessas duas formas se pode constatar qual forma é a mais econômica. Computadores de bordo não considero confiáveis para uma correta comparação nesse caso. Eu continuo acreditando que a forma onde o motorista usar a banguela irá ganhar em economia.
Em todos os casos, o pior teste é o achismo. Como eu falei acima, o pc de bordo não é 100% aferido, mas serve como parâmetro para definir onde se consome mais ou menos.

Sobre as publicações em revistas, claro que não se pode acreditar em tudo, mas a 4 rodas e o best cars website têm um certo respaldo, por fazerem algumas matérias coerentes (pelo menos os textos técnicos), então acho que podemos dar uma certa credibilidade a elas. Se formos duvidar de tudo e todos, então até os fóruns perdem o sentido, já que não vamos acreditar no que uma pessoa que não conhecemos teclou numa página da internet, concorda?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Caledonian Qua Jun 16, 2010 2:49 pm

Thales_Sr escreveu:Veja bem, o pc de bordo erra sim. Mas é aquela coisa, o erro de um dado pc de bordo vai ser sempre num sentido. Com isso, se uma hora ele marca 8 km/l e outra hora 10 km/l, na segunda ocasião você vai estar consumindo menos, mesmo que não seja o consumo exato informado na tela.
Não meu amigo, não vai não porque quando a banguela é usada o computador se perde e não relaciona da mesma forma como se as marchas estivessem engatadas. Isso que você falou é válido para comparação entre marchas engatadas mas não entre marchas e o ponto morto.

Thales_Sr escreveu:Em todos os casos, o pior teste é o achismo. Como eu falei acima, o pc de bordo não é 100% aferido, mas serve como parâmetro para definir onde se consome mais ou menos.

Sobre as publicações em revistas, claro que não se pode acreditar em tudo, mas a 4 rodas e o best cars website têm um certo respaldo, por fazerem algumas matérias coerentes (pelo menos os textos técnicos), então acho que podemos dar uma certa credibilidade a elas. Se formos duvidar de tudo e todos, então até os fóruns perdem o sentido, já que não vamos acreditar no que uma pessoa que não conhecemos teclou numa página da internet, concorda?
Olha Thales, eu não diria que é achismo porque no meu caso é a prática mesmo, eu uso muito a banguela, eu consigo fazer o meu carro ser um recordista em economia na categoria dele, nunca vi alguém dizer que com um Chrysler Stratus tenha conseguido fazer 12 km/litro na cidade e 16 km/litro na estrada, todos acham até que estou exagerando ou que não estou dizendo a verdade mas estou, já vi até mecânicos ficarem espantados com esses índices que consigo fazer, eu faço esse consumo super econômico com meu Stratus 2.0, que é um carro grande, abastecendo ele de gasolina normal. Eu tenho há muito anos o hábito de sempre encher o tanque (no mesmo posto e mesma bomba) e anotar a quilometragem e depois de passar para uma planilha que fiz no Excel ver o quanto deu de consumo dividindo a quilometragem percorrida entre os dois últimos consumos pela quantidade de gasolina que entrou. A média é sempre em torno desses 12 na cidade e 16 na estrada.

E quanto às revistas, conforme eu disse antes, os testes só podem ser considerados válidos se usarem um dos dois métodos que eu citei no meu post anterior, seja lá qual for a fonte.

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Thales_Sr Qua Jun 16, 2010 4:28 pm

Não meu amigo, não vai não porque quando a banguela é usada o computador se perde e não relaciona da mesma forma como se as marchas estivessem engatadas. Isso que você falou é válido para comparação entre marchas engatadas mas não entre marchas e o ponto morto.
Relaciona da mesma forma. Vazão dos bicos x velocidade do veículo.
Todos os dois dados estão propensos a erro, e portanto o pc de bordo não marca correto. MAS ele não vai errar absurdamente pra um lado em uma situação, e absurdamente para o outro em outra situação.

No caso do meu carro, ele erra pra 10% pra menos com gasolina (diz 15 km/l quando o carro tá fazendo 13,5...), e bate quase certinho com álcool.

Olha Thales, eu não diria que é achismo porque no meu caso é a prática mesmo, eu uso muito a banguela, eu consigo fazer o meu carro ser um recordista em economia na categoria dele, nunca vi alguém dizer que com um Chrysler Stratus tenha conseguido fazer 12 km/litro na cidade e 16 km/litro na estrada, todos acham até que estou exagerando ou que não estou dizendo a verdade mas estou, já vi até mecânicos ficarem espantados com esses índices que consigo fazer, eu faço esse consumo super econômico com meu Stratus 2.0, que é um carro grande, abastecendo ele de gasolina normal.
Veja bem, não vai ser o ato de banguelar numa ladeira ou não que vai fazer seu consumo mudar de 12 km/l para 8. Até porque ladeiras em que você fica segurando o carro no freio é uma menor parte do percurso. No final das contas, acaba não fazendo uma diferença absurda.

MAS sendo rígido a qual método gasta menos, nessa situação (descida de ladeira em freio-motor x "banguelar"), o uso do freio-motor gasta menos.

Sobre os métodos que você citou, claro que são os melhores pra ver "a olho nu", mas existem equipamentos para medir vazão bastante precisos, em que dá pra confiar no resultado. Ou então deveríamos encher o tanque do carro na base do balde, pois a bomba de combustível usa um medidor desses pra dizer quanto combustível botou no nosso tanque.
De posse desses dados, aliado à distância percorrida pelo veículo (que pode medir por várias maneiras, à vontade), dá pra saber o consumo.
E sem precisar secar o tanque ou uma mangueira.

Mas mais uma vez repetindo, o freio-motor deve ser usado como um auxílio para segurar o carro. Desse modo, você tira vantagem dele.
Se você, ao encontrar uma ladeira, usar uma marcha em que o carro perca velocidade, fazendo com que você tenha que acelerar para manter a velocidade, aí seu freio-motor não estará trazendo vantagem mesmo.
A maneira correta é escolher uma marcha que não reduza a velocidade do carro ao soltar o acelerador (na descida, claro), dessa forma você reduz o uso do freio (que só vai auxiliar no processo de segurar o carro), e reduz o consumo do combustível (pois o motor injeta menos combustível do que se estivesse em marcha-lenta).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por URSOBHZ Qui Jun 17, 2010 1:08 pm

Caledonian escreveu:
Thales_Sr escreveu:Veja bem, o pc de bordo erra sim. Mas é aquela coisa, o erro de um dado pc de bordo vai ser sempre num sentido. Com isso, se uma hora ele marca 8 km/l e outra hora 10 km/l, na segunda ocasião você vai estar consumindo menos, mesmo que não seja o consumo exato informado na tela.
Não meu amigo, não vai não porque quando a banguela é usada o computador se perde e não relaciona da mesma forma como se as marchas estivessem engatadas. Isso que você falou é válido para comparação entre marchas engatadas mas não entre marchas e o ponto morto.

Thales_Sr escreveu:Em todos os casos, o pior teste é o achismo. Como eu falei acima, o pc de bordo não é 100% aferido, mas serve como parâmetro para definir onde se consome mais ou menos.

Sobre as publicações em revistas, claro que não se pode acreditar em tudo, mas a 4 rodas e o best cars website têm um certo respaldo, por fazerem algumas matérias coerentes (pelo menos os textos técnicos), então acho que podemos dar uma certa credibilidade a elas. Se formos duvidar de tudo e todos, então até os fóruns perdem o sentido, já que não vamos acreditar no que uma pessoa que não conhecemos teclou numa página da internet, concorda?
Olha Thales, eu não diria que é achismo porque no meu caso é a prática mesmo, eu uso muito a banguela, eu consigo fazer o meu carro ser um recordista em economia na categoria dele, nunca vi alguém dizer que com um Chrysler Stratus tenha conseguido fazer 12 km/litro na cidade e 16 km/litro na estrada, todos acham até que estou exagerando ou que não estou dizendo a verdade mas estou, já vi até mecânicos ficarem espantados com esses índices que consigo fazer, eu faço esse consumo super econômico com meu Stratus 2.0, que é um carro grande, abastecendo ele de gasolina normal. Eu tenho há muito anos o hábito de sempre encher o tanque (no mesmo posto e mesma bomba) e anotar a quilometragem e depois de passar para uma planilha que fiz no Excel ver o quanto deu de consumo dividindo a quilometragem percorrida entre os dois últimos consumos pela quantidade de gasolina que entrou. A média é sempre em torno desses 12 na cidade e 16 na estrada.

E quanto às revistas, conforme eu disse antes, os testes só podem ser considerados válidos se usarem um dos dois métodos que eu citei no meu post anterior, seja lá qual for a fonte.

Eu tenho, desde 2002, um Stratus LX 2.5 V6 automático. Faz em média 7Km/L na cidade e 10Km/l na estrada. 100% do tempo com ar-condicionado ligado (na verdade nem sei mais se ele desliga....) estrada vel média de 120~130Km/h (vez por outra 140). Acelerações fortes sempre. O Gol 1.6 tem feito, com Etanol, coisa de 7Km/l na cidade e 9Km na estrada. Igualmente ar-condicionado o tempo todo.

Já a S10 não tem passado de 4,5Km/l na cidade e 7Km/l na estrada, usando Etanol e ar ligado

A Burgman 400 faz 19km/l na cidade e 23~24Km/l na estrada. Com garupa cai para 21Km/l na estrada, andando 120~130Km/h.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 17, 2010 3:34 pm

Nossa senhora... Haja $$$ pra manter esse consumo aí...
O meu fica na faixa de 7,5 km/l (A), mas meu percurso não contribui para bons números de consumo.
Quando eu morava em Aracaju a conversa era outra... Lá meu caminho era basicamente todo em avenidas, andando a 60 km/h constantes, então eu fazia uns 13 km/l na gasolina com o celta.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Caledonian Sex Jun 18, 2010 12:43 pm

URSOBHZ escreveu:Eu tenho, desde 2002, um Stratus LX 2.5 V6 automático. Faz em média 7Km/L na cidade e 10Km/l na estrada. 100% do tempo com ar-condicionado ligado (na verdade nem sei mais se ele desliga....) estrada vel média de 120~130Km/h (vez por outra 140). Acelerações fortes sempre.
Olá Urso, beleza de carro neh? Esse motor V6 do Stratus é excelente, só acho meio gastador para o uso na cidade, mas na estrada até que não é tanto, o desempenho e o conforto compensam, é difícil encontrar um carro onde os passageiros se acomodam com tanto espaço no banco traseiro como o Stratus.

URSOBHZ escreveu:A Burgman 400 faz 19km/l na cidade e 23~24Km/l na estrada. Com garupa cai para 21Km/l na estrada, andando 120~130Km/h.
O que você acha da Burgman para fazer curvas, não leva uma certa desvantagem em relação a outras motos de mesma cilindrada?

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por URSOBHZ Seg Jun 21, 2010 7:17 am

Caledonian escreveu:
URSOBHZ escreveu:Eu tenho, desde 2002, um Stratus LX 2.5 V6 automático. Faz em média 7Km/L na cidade e 10Km/l na estrada. 100% do tempo com ar-condicionado ligado (na verdade nem sei mais se ele desliga....) estrada vel média de 120~130Km/h (vez por outra 140). Acelerações fortes sempre.
Olá Urso, beleza de carro neh? Esse motor V6 do Stratus é excelente, só acho meio gastador para o uso na cidade, mas na estrada até que não é tanto, o desempenho e o conforto compensam, é difícil encontrar um carro onde os passageiros se acomodam com tanto espaço no banco traseiro como o Stratus.

Concordo plenamente com você. É um ótimo carro, que "pagou caro" pela política de mercado pouco confiável da Chrysler, que não continuou a importação e não passou/passa confiança. O V6 dele 6G73, compartilhado com a Mitsubishi (mesmo do Galant, Eclipse, Diamond, e mesmo projeto do 3000GT - 6G72) e, na minha opinião, o "tamanho" de motor ideal para o dia-a-dia. Não é tão beberrão, nem potende demais ou de menos. Força suficiênte e tem fôlego para estrada. Não tem um desempenho tão vigoroso, pois são 163cv para 1500Kg, mas dá pro gasto. Sempre fui fã do conceito que os americanos tem sobre automoveis (tenho o irmão maior dele tbém, o 300M, ano 2001, que usamos para transporte de noivas em BH): carro grande e espaçoso, com cambio automático (disso sou fã inconteste). Apesar de possuir um VW Gol eu não gosto de carros hatch (tirando os i30, BMW série 1, Audi A3.......) penso que "falta" um pedaço.

Caledonian escreveu:
URSOBHZ escreveu:A Burgman 400 faz 19km/l na cidade e 23~24Km/l na estrada. Com garupa cai para 21Km/l na estrada, andando 120~130Km/h.
O que você acha da Burgman para fazer curvas, não leva uma certa desvantagem em relação a outras motos de mesma cilindrada?

Eu acho a B400 uma moto excelente!!! Acho que ela faz curvas muito bem, acelera BEM forte pelo motor que tem, MUITO CONFORTÁVEL, é econômica e anda..... anda bem mesmo para um motor 400cc e 32cv. Nesse ponto ela não leva desvantagem, mas sim uma vantagem sobre as demais 400cc do mercado. O câmbio CVT aproveita muito bem esses 32cv, fazendo parecer que a tropa é maior. Ela anda a 140Km/h com facilidade (o ideal para ela é vel de 130Km/h, que vc põe e esquece) e não perde nas subidas em razão do tipo de câmbio. Para se ter uma idéia, a NX4 Falcon, que tem 400cc e mesma potência não acompanha a B400, mesmo sendo mais leve. Está sempre sendo "empirrada" pela B400. Faço muitas viagens com a minha (coisa de 3000Km/mês), e ela adora estradas... mas se tiver buraco pela frente ai complica. Essa é a limitação dela. Como o centro de gravidade dela é bem baixo ela é bem fácil de ser controlada (são 200Kg, mas que parecem 120 apenas)

No nosso grupo de viagens temos duas CB600F (Hornet), duas NX4 Falcon, duas Shadow 600, uma XT660, uma DL1000 (V-Strom), uma Virago 535, uma Harley FatBoy, dentre outras motos, maiores e menores. As Falcon e as Shadow 600 não acompanham a B400 quando o negócio é "enrolar o cabo" (140~150Km/h). Ela "devora" as curvas,ao passo que a Falcon e a Shadow ficam dançando, rabeando, querendo sair da curva!!!

Sem falar é uma moto não muito comum, que sempre chama a atenção nos lugares onde vamos. É incrivel como aquele trambolho chama a atenção. No início de junho fui no XII Motofest de Ilha Solteira, e só tinha a minha B400 por lá!

Estamos vendo a compra de outra moto, para trocar a da minha esposa (uma Burgman 125) e a briga está feia entre a Bandit 1250S, Bandit 650S, GSX 650F e a Burgman 650. O que "complica" é que as Burgman 650, mesmo as 2008 ainda 0Km, estão muito caras, coisa de quase 40k, contra 30k das Bandit 1250S 2009/2010; 26,9k da Bandit 650S 09/10 e 28,5K da GSX650F 09/10. Uma Burgman 650 2010 seria coisa 52k!!!!

Mas a Burgman 650.... é meu sonho de consumo! ABS, retrovisor elétrico, bolha elétrica, cambio CVT com opção de manual de 6 velocidades, 55cv.... anda igual notícia ruim.... um espetáculo. Sem falar que é enorme! Se bobear a S10 vai dar lugar a uma delas quando chegarem as 2010/2011. Se a opção for a Bandit eu manhetnho a S10, senão.....

Já Burgman 400 atual não sai daqui de forma alguma, pois a minha esposa vai ficar com ela!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc) - Página 2 Empty Re: Discussão sobre carros mais econômicos (mecânico x automático ; carburado x injetado ; marcha engatada x ponto morto ; etc)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos