Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas de Normalização

Ir em baixo

Dicas de Normalização Empty Dicas de Normalização

Mensagem por Claudio em Ter Nov 25, 2008 2:35 pm

Normalização é um processo em que elevamos o nível máximo do sinal gravado (sob forma de arquivo sonoro no HD) de forma a que ele ocupe quase toda a gama dinâmica disponível. Ou seja: os picos de sinal devem se aproximar do limite prático (0dB). Na prática, por questões de segurança, esse limite deve estar um pouco abaixo disso (uns - 6dB nos picos). Quando normalizamos todas as faixas de um determinado projeto (um CD), elas terão o mesmo volume sonoro aparente. Muitas vezes, é um processo automático, realizado por um software de edição/pré- masterização. Veja que nada tem a ver com compressão, pois a dinâmica não muda, apenas existe uma mudança de ganho.

Normalizar não é exatamente um erro, mas deve ser feito com bom senso, de preferência manualmente, música por música, sempre confiando em seu ouvido. E sabe por que? Ao contrário do que parece, nem sempre queremos que todas as músicas em um CD tenham o mesmo nível. Se fosse assim, uma musica romântica e suave teria igual volume sonoro aparente de um rock pesado no mesmo CD. É isso que acontece quando normalizamos sem prestar atenção ao que estamos fazendo.

Ao fazer a pré-masterização de um CD (é esse o termo correto, já que masterização e remasterização são outros 500), escolha a que deverá soar mais alto e normalize apenas ela. Ouça bem e veja se o resultado saiu a contento. Estando OK, ajuste manualmente o nível das outras, em relação a esta. Comece pelas mais fortes e termine com a mais suave, que deverá soar nitidamente mais fraca em relação à primeira, mas sem exagero. Compare sempre cada música com a anterior e com a primeira (antes de passar para a seguinte), para não perder o "fio da meada".

A função Normalize pode operar de duas maneiras diferentes:

PEAK: Ajusta o nível de toda a seleção de modo que o pico mais alto chegue ao valor escolhido na escala vertical (geralmente 0 ou - 0.01 ou algo logo abaixo de zero).

RMS: Ajusta o nível RMS máximo num valor à escolha. Se o pico máximo passar de zero, deverá ser usada compressão dinâmica.

Dicas de nível RMS:

- 20dB: baixo, usado quando os picos são muito intensos e se deseja transparência total;
- 15dB: média ideal para música pop, MPB, etc..
- 12dB: bem alta, usada para rock pesado.
- 10dB ou menos: muito alta e com som muito achatado, mas pode ser usado para obter um peso absurdo.
Claudio
Claudio
Membro

Dicas de Normalização Empty Re: Dicas de Normalização

Mensagem por Alex Guimaraes em Ter Nov 25, 2008 2:58 pm

Eu aprendi isso na prática...

Gravei uma banda tocando ao vivo mixado em 2 can, só pra ser usado como referência.

De posse do material gravado, fiz o que pude com eq e compressão.

Por fim, caí na asneira de normalizar todas as faixas.

Moral da história: Tinha uma musica que era só piano (teclado) e voz, nem preciso dizer que quando fui ouvir o CD essa faixa ficou absurdamente alta. Horrível!!!!
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagem por Gabriel Oliveira em Sab Nov 21, 2009 6:21 pm

Não entendi as dicas de nível RMS. Rolling Eyes
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Mensagem por Claudio em Sab Nov 21, 2009 8:00 pm

Gabriel... pra compreender melhor essas dicas, uma das saída que indico é que você normalize uma mesma triha de áudio nas 4 opções, gerando 4 arquivos distintos, e depois compare o resultado final entre cada uma deles.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Gabriel Oliveira em Sab Nov 21, 2009 8:16 pm

Hum... ok. Farei isso Smile
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Mensagem por Henrique Alencar em Dom Nov 22, 2009 10:55 am

Boas dicas.
Cláudio a normalização vem antes ou depois da compressão?
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

http://rickalencar.blogspot.com/

Mensagem por Claudio em Dom Nov 22, 2009 11:37 am

Pra mim, a normalização é o último passo antes de fechar a Master. A compressão eu aplico individualmente em cada trilha e a normalização aplico na pré-master.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Henrique Alencar em Dom Nov 22, 2009 1:01 pm

Vou postar como eu fazia quando gravava algo, para ver se bate com o jeito que você faz as suas.

Depois de gravada as trilhas:
Colocava compressor e e efeitos;
Depois ia ajustando os volumes;
E por utilizava um plugin da waves para fechar a música deixando bem perto de 0db, parecia um compressor mas acho que era esse normalizer.

É por aí seu processo também, Cláudio?
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

http://rickalencar.blogspot.com/

Mensagem por Claudio em Dom Nov 22, 2009 1:25 pm

Sim, é por aí mesmo: captação de áudio "bruto", sem efeitos externos e com o mixer flat... depois, equalização e outros efeitos.... tratamento individual de volumes.... compressão individual e por fim normalização.

Depois de gerar a pré-master, eu costumo ouvir o produto final em vários meios... computador, CD do carro, MP3 Player, Home Theater e tudo mais que tiver pela frente... anoto todas as "deficiências" e volto pro Sonar pra efetuar as correções... vou fazendo isso até que eu consiga obter uma resposta bem uniforme em todos os meios de testes, e que meus ouvidos digam que está bom!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: