Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Psicóloga x Cazuza

+18
Mauricio Luiz Bertola
Amagomes
Robson.Van / Sidinéia
gobatto
Ricardo
Renato
AmandaShasta
DUDUBASS
Luanmn
Alencar
Guilé
bodhan
Cantão
andremega
Pagode Alto Astral
Claudio
Binão
webercar
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Psicóloga x Cazuza

Mensagem por webercar Sáb Jul 03, 2010 6:18 pm

Este texto é antigo, mas não encontrei nada a respeito aqui no forum, por isto estou colocando. Leiem, reflitem e debatem. Acho muito sadio a galera debater.

Eu sou muito fã do trabalho do Barão Vermelho e do Cazuza, mas nunca fui a favor das atitudes do Cazuza. Uma psicóloga que escreveu, corajosamente algumas verdades.

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto:

'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados..
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora..
Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .
Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'

Karla Christine
Psicóloga Clínica



Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Binão Sáb Jul 03, 2010 7:15 pm

Concordo com o Texto.
Talento à parte, mais a midia tem poder de criar idolos que ne sempre são exemplares.
Vide vários exemplos de novelas e filmes...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Claudio Sáb Jul 03, 2010 8:52 pm

Conheço esse texto, e acho muito complicado escrever "verdades" sobre a vida alheia. Acho que existem "profissionais" que sentem necessidade em pegar carona na vida dos outros para tentar dar um sentido a sua própria vida.

Não concordo com essa Psicóloga mas, pra não ser incoerente, prefiro não dizer o que eu penso sobre ela.

O Cazuza você sabe quem foi... essa senhora, eu garanto que você não faz idéia de quem seja!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Jul 03, 2010 10:00 pm

Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Pô... e já não tinha educado sobre isso antes?
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Sáb Jul 03, 2010 10:14 pm

Bom, realmente nãosei de quem se trata esta senhora, mas concordo com certas coisas.

Infelizmente genialidade e loucura andam proximas. Por isso boa parte dos poetas e compositores vivem dopadas, principalmente do Rock. O fato de ter pai diretor de gravadora obviamente facilitou o acesso, mas não diminui sua importancia.

Talvez o erro não esteja na vida dele (cada um faz o que quer: se ele não foi preso quando trazia drogas, então não é criminoso. Fazer o que...) mas sim no enfoque que deram ao filme. Ao invés de mostrar o lado genial, seu processo criativo, motivações, mostrou o que boa parte dos moradores da Elite do Rio cultivam: sexo (do tipo vale tudo) e drogas.

Aquele não foi um filme sobre o artista Cazuza, mas sobre o Playboyzinho que, não apenas ele como outros tantos, não tem limites.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Binão Sáb Jul 03, 2010 11:12 pm

ClaudioBass escreveu:O Cazuza você sabe quem foi... essa senhora, eu garanto que você não faz idéia de quem seja!

O Texto não disserta sobre o Cazuza como Artista e nem diz como o Cazuza deveria ser na vida pessoal dele.
O que ela quiser dizer é como usaram o filme passando uma mensagem que na "opinião dela" não é correta.
Se ela está sendo hipócrita ou não já é outra história.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Cantão Sáb Jul 03, 2010 11:17 pm

Pagode Alto Astral escreveu:Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Pô... e já não tinha educado sobre isso antes?
KKKkkk...grande sacada Pagode...ela precisou assistir ao filme pra conversar a respeito com a filha ?...rsrsrss Ri Muito

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Jul 03, 2010 11:35 pm

Cantão escreveu:
Pagode Alto Astral escreveu:Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Pô... e já não tinha educado sobre isso antes?
KKKkkk...grande sacada Pagode...ela precisou assistir ao filme pra conversar a respeito com a filha ?...rsrsrss Ri Muito

- Bar ? É um local cheio de religiosos que vendem água benta minha filha. Bacanal? Conheço sim querida...é um peixe da mesma família do bacalhau . Tem uma picada forte !


ahn
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Claudio Sáb Jul 03, 2010 11:46 pm

^ Pois é... tem uns lances que são meio non-sense nesses textos de Psicólogos e críticos. Precisa assistir a um filme do Cazuza pra se preocupar em mostrar pra filha o que é certo e o que é errado? É por isso que digo que esse povo adora ganhar 15 minutos de mídia as custas da vida alheia.


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por bodhan Dom Jul 04, 2010 10:37 am

... e, na minha opinião, falar de Cazuza nem vale a pena. Acho que nem poeta foi, escrevia mal. Ideologia se salva por pouco.
É como Rita Lee, um embuste! Modeladores de modelos copiados.
Macacada que fica copiando, copiando, clonando e inventando pouco. Ou inventando panca, postura ou atitude para entrar no pacote de venda, o que pouco tem a ver com música.
Claro! Tudo na minha opinião de chato!
Assisti o filme, e como contemporâneo dos anos 80, tocava em bandas de rock, achei o filme bom. Bem representativo da minha geração. Um bando de crianças de classe média fazendo música ruim! Nossa! Pouca coisa se salva dos anos 80, e Cazuza e suas rimas de liquidificador estão no mesmo saco!
Quanto à psicóloga, digo o que um amigo me disse: "tocar contrabaixo acústico é como ter filhos. É muito legal, mas eu não recomendo!"
Educar filhos é realmente tarefa árdua e que não tem receita de bolo, o "não" que você fala para um filho nem sempre funciona para o outro ... tem que ter a alma aberta, e procurar a conexão com as esferas espirituais de alguma maneira. Sem ter o senso da transcendência tudo fica mais difícil.
Me desculpem pela sinceridade, ... Abraços!


Última edição por bodhan em Dom Jul 04, 2010 10:55 am, editado 1 vez(es)
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Guilé Dom Jul 04, 2010 10:50 am

Pagode Alto Astral escreveu:Bacanal? Conheço sim querida.... Tem uma picada forte !



____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Alencar Dom Jul 04, 2010 10:51 am

Cara, Cazuza pra mim foi um playboyzim mimado... fez muita música boa... mas.... IMHO.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Luanmn Dom Jul 04, 2010 3:21 pm

Deixando a vida pessoal dele de lado (nem cheguei a ver o filme), até agora não vi nenhuma genialidade nas letras dele, e na minha opinião ele é bastante superestimado.
Luanmn
Luanmn
Membro

Mensagens : 254
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Dom Jul 04, 2010 4:38 pm

velho, não sou fanzão do cara não, mas as letras dele são regravadas até hoje.

Muitos compositores da mesma época já cairam no esquecimento tem tempo.DA geração dele, da área de atuação dele, era um dos melhores sim, sem duvida.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por DUDUBASS Dom Jul 04, 2010 7:28 pm

Eu vejo isso como uma necessidade da mídia de se criar um ídolo, e tais como ídolos devem ainda ser referência em tudo, ou seja, se o cara é "feito" ídolo, tudo que ele faz é legal, é bonito, é importante, é vanguardista e já foi... Vejo o Cazuza como um cara importante dentro do rock nacional, mas guardadas as suas devidas proporções artísticas e além do mais(aqui o mais importante) ele nunca era pra ter sido considerado referência(afora musical) pra ninguém ... o problema é exatamente o "endeusamento" dos caras, por ter posto algumas músicas nas paradas musicais.... não podemos nunca confundir as coisas, cada macaco no seu galho, mas aqui no Brasil se o cara fizer sucesso cantando ele vai ser formador de opinião comportamental, política, educacional, artística.... e aí já viu.....
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Claudio Dom Jul 04, 2010 8:38 pm

bodhan escreveu:
Quanto à psicóloga, digo o que um amigo me disse: "tocar contrabaixo acústico é como ter filhos. É muito legal, mas eu não recomendo!"

Rapaz... sabe que eu ainda não tinha pensado nisso? que frase bem elaborada, um espetáculo... daquelas que merecem momentos de reflexão. Diga a seu amigo que mandei os parabéns, não é qualquer um que consegue dizer isso não!

De qualquer forma, acho que meu filho é um garoto de sorte, gosto muito dele!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Dom Jul 04, 2010 10:22 pm

DUDUBASS escreveu:Eu vejo isso como uma necessidade da mídia de se criar um ídolo, e tais como ídolos devem ainda ser referência em tudo, ou seja, se o cara é "feito" ídolo, tudo que ele faz é legal, é bonito, é importante, é vanguardista e já foi... Vejo o Cazuza como um cara importante dentro do rock nacional, mas guardadas as suas devidas proporções artísticas e além do mais(aqui o mais importante) ele nunca era pra ter sido considerado referência(afora musical) pra ninguém ... o problema é exatamente o "endeusamento" dos caras, por ter posto algumas músicas nas paradas musicais.... não podemos nunca confundir as coisas, cada macaco no seu galho, mas aqui no Brasil se o cara fizer sucesso cantando ele vai ser formador de opinião comportamental, política, educacional, artística.... e aí já viu.....


Velho, dificilmente o cara é referência em uma área, principalmente ligada à arte, e referência de conduta pessoal.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por AmandaShasta Dom Jul 04, 2010 10:48 pm

Pagode Alto Astral escreveu:Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Pô... e já não tinha educado sobre isso antes?

Então, o comentário ficou engraçado, eu rí bastante aqui, mas eu não foi bem isso que ela tencionou dizer, ao meu entender.. Acredito que ela teve que que falar "tudo aquilo de novo". As vezes uma família cria, explica, ensina e as amizades de uma pessoa acabam mudando o curso de uma vida...

Eu acho que o Cazuza de fato tem algumas letras legais, muito boas. Adoro algumas sacadas da Rita Lee que foi criticada a cima e admiro alguns psicólogos tbm. E desde que me cadastrei aqui, tenho admirado muito o clima receptivo de comentários divergentes no fórum. I love you

Bjos e boa noite. kiss
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Renato Seg Jul 05, 2010 8:58 am

Em partes concordo com a psicóloga, embora ache esta atividade uma grande furada. Existe a mania de "enaltecer os defuntos", tipo "meu filho era tão trabalhador, essa droga e esse fuzil nunca foram dele" ou "Cazuza, o grande poeta", e tantos outros exemplos mais.

Sim, minha senhora, o trabalho do seu filho era gerenciar uma boca de fumo e o fuzil e a droga eram dele sim. Não, Cazuza nunca foi Poeta, é até um desaforo aos poetas de verdade essa classificação do mesmo.

Playboyzinho filhinho de papai, drogadinho e músico. Só. Esta é minha definição do Cazuza. Sem exageros. Nada de "poeta", "ícone" ou tantas baboseiras mais.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Ricardo Seg Jul 05, 2010 9:07 am

[quote="Renato"]Em partes concordo com a psicóloga, embora ache esta atividade uma grande furada. quote]

Poxa, eu gosto muito da minha profissão, ver meus pacientes sentirem algum alívio no seu sofrimento é extremamente recompensador.

Mas concordo que boa parte de meus colegas falam muiiiita besteira, mas em que profissão isso não acontece? scratch

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Renato Seg Jul 05, 2010 9:09 am

^Nada pessoal, Ricardo. What a Face

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Ricardo Seg Jul 05, 2010 9:13 am

^Eu sei, tranquilo! Very Happy

Off: Amanda, você está muito bonita na nova foto do seu avatar!

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Renato Seg Jul 05, 2010 9:18 am

Ricardo escreveu:^Eu sei, tranquilo! Very Happy
up

Ricardo escreveu:Off: Amanda, você está muito bonita na nova foto do seu avatar!
+1 Very Happy

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por gobatto Seg Jul 05, 2010 9:40 am

http://portalmegaphone.com.br/press/?p=605
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Guilé Seg Jul 05, 2010 9:51 am

AmandaShasta escreveu:...E desde que me cadastrei aqui, tenho admirado muito o clima receptivo de comentários divergentes no fórum. I love you

Bjos e boa noite. kiss

E nós também temos admirado...como bem diz o Presidente: "Vc está sempre certa !" Rolling Eyes

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Robson.Van / Sidinéia Seg Jul 05, 2010 10:03 am

A mídia cria ídolos quando bem entende....alguém ter que estar lá pra dar ibope...
O Cazuza, na minha opinião, é um desses...e todo mundo sabe que quando um artista tem uma história dramática ou morre fica famoso. Os melhores anos da carreira dele talvez foram os anos da doença. Enfim, drama=Ibope=fama=dinheiro...



____________________________
Visite o site da banda Excellence e compre ou baixe gratuitamente o CD Against the Odds
www.excellencerock.com
Robson.Van / Sidinéia
Robson.Van / Sidinéia
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 291
Localização : Ijuí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por bodhan Seg Jul 05, 2010 10:47 am

gobatto escreveu:http://portalmegaphone.com.br/press/?p=605

Legal! Gostei da resposta ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Seg Jul 05, 2010 10:57 am

webercar escreveu:
...nunca fui a favor das atitudes do Cazuza. Uma psicóloga que escreveu, corajosamente algumas verdades.

Eu já conhecia este texto e concordo 1000000000000000000000000% com ele. Este rapaz nunca foi exemplo de NADA para a juventude, apesar do seu imenso e inegável talento como compositor, e o mesmo vale para o tal do Renato Russo, que IMHO não passava de um grande chato, elevado ao status de gênio, sabe-se lá porquê...


Última edição por Amagomes em Seg Jul 05, 2010 12:42 pm, editado 2 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 05, 2010 11:24 am

O têxto supra-citado é uma pérola de ideologia conservadora, facista e hipócrita...
Eu conheci superficialmente o Cazuza, e não gostei do que ví; isso não me impede de achar suas letras como muito significativas para minha geração e para o momento político e social do nosso país naquela época, nem de reconhecer o seu talento.
Quanto ao filme, como o livro do Nelson Motta sobre o Tim Maia, achei bem "chapa-branca"....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Seg Jul 05, 2010 12:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O têxto supra-citado é uma pérola de ideologia conservadora, facista e hipócrita...

Bertola,

Vc vai me desculpar, não quero abrir debate nem criar polêmica, mas discordo totalmente de vc...
Quer dizer que só se pode citar o Cazuza enaltecendo o seu lado promíscuo, de filhinho de papai rebelde sem-causa ,drogado e outros "predicados" que se atribuidos a um mortal comum seriam motivo para execração pública e no caso dele são considerados "elementos excêntricos de sua genialidade".
Quem tem opinião diferente da propagada pela mídia em geral e ao invés de endeuzá-lo exalta os valores que ele sempre fez questão de cuspir em cima é conservador, fascista e hipócrita? Acho que não é bem por aí...

Em tempo: O livro eu não , e o filme, que eu vi é simplesmente asqueroso...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 05, 2010 2:02 pm

Amagones
Acho que vc leu errado o que eu escreví....
A citação acima é sobre o têxto em sí. Esse sim é conservador, facista e hipócrita, pois, através de uma "visão-de-mundo" pautada nessas ideologias, "enxerga" apenas o lado [i]"...promíscuo, de filinho de papai rebelde sem causa, drogado...", e não o lado artístico.
Tampouco eu disse que alguém aqui é conservador (e olha que alguns são mesmo!), mas a autora do têxto é sim, e deixa isso bem claro nas entrelinhas do mesmo.
Quanto a valores exaltados pela mídia...Bem, o que me parece, e os estudos sociológicos confirmam isso, é que a mídia brasileira é razoavelmente conservadora (embora menos que em outros países), nem podería deixar de ser, como porta-voz de valôres que as classes dominantes (da qual ela é propriedade), querem passar para manter a "coesão" social dentro das suas perspectivas, portanto, sua afirmação não me parece embasada, ademais, eu não percebí no filme, e no livro da Lucinha Araújo (que faz um belo trabalho na ONG "Viva Cazuza!"), nenhum "endeusamento" da figura (por vezes patética) do filho, mas sim o relato de uma mãe (superprotetora e mimadora, mas assim mesmo uma mãe) entristecida pela dôr da perda de um filho (por mais defeitos que ele tivesse).
Concordo com vc que artistas (como qualquer pessoa) não precisam ser "idiossincráticos" ou "excêntricos" para exercer sua profissão e/ou função social; porém, taxá-los dessa forma à priori como faz o têxto, é preconceito sim (ao que me consta, foi um famoso médico paulista, de vida insuspeita, foi preso por vários estupros, e um grande editor de jornal de reputação ilibada matou a namorada à tiros em MG).
Quanto a achar o filme "asqueroso"...Bem, é a sua opinião, e eu a respeito.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Seg Jul 05, 2010 6:35 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Amagones
Acho que vc leu errado o que eu escreví....
A citação acima é sobre o têxto em sí. Esse sim é conservador, facista e hipócrita, pois, através de uma "visão-de-mundo" pautada nessas ideologias, "enxerga" apenas o lado "...promíscuo, de filinho de papai rebelde sem causa, drogado...", e não o lado artístico.
Tampouco eu disse que alguém aqui é conservador (e olha que alguns são mesmo!), mas a autora do têxto é sim, e deixa isso bem claro nas entrelinhas do mesmo.
Maurício,

Me desculpe, talvez eu tenha entendido errado, mas, em todo o caso, não acho que ser conservador seja um defeito, dependendo, é claro do contexto. Ex: Se um morador da África do Sul tem saudades do Apartheid, esse conservadorismo é nocivo...se um baixista prefere instrumentos com timbre vintage, ao estalado "metálico" da captação EMG, esse conservadorismo não é defeito. Agora, fascismo e hipocrisia são sempre defeitos, nisso concordamos...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Quanto a valores exaltados pela mídia...Bem, o que me parece, e os estudos sociológicos confirmam isso, é que a mídia brasileira é razoavelmente conservadora (embora menos que em outros países), nem podería deixar de ser, como porta-voz de valôres que as classes dominantes (da qual ela é propriedade), querem passar para manter a "coesão" social dentro das suas perspectivas, portanto, sua afirmação não me parece embasada, ademais, eu não percebí no filme, e no livro da Lucinha Araújo (que faz um belo trabalho na ONG "Viva Cazuza!"), nenhum "endeusamento" da figura (por vezes patética) do filho, mas sim o relato de uma mãe (superprotetora e mimadora, mas assim mesmo uma mãe) entristecida pela dôr da perda de um filho (por mais defeitos que ele tivesse).
.

Realmente, a minha observação é de um leigo...mas , a mídia pode ainda não ser tão liberal como em outros países ainda, mas aos poucos está chegando lá, infelizmente e digo isso porque, as práticas citadas no texto como modo de vida desregrada, são encarados como "transgressão" e são sim endeusados e exaltados e quando alguém se insurge contra, é duramente criticado. Quantos textos desta natureza vc já leu sobre Cazuza, Renato Russo,Raul Seixas e outros?Pouco tem coragem de criticar estes ícones...até porque, e isso também é caracteristica da mídia, a morte lhes confere uma aura de intocabilidade.
Concordamos também que o lado artistico deve ser priorizado mas veja bem, é opinião pessoal ,acho que a forma de vida desses caras e de outros deve ser lembrado como exemplo a não ser seguido... Outra coisa, não acho que ser contra bebidas, drogas, rebeldia, sexo promíscuo, desequilíbrio emocional seja prerrogativa de "classes dominantes querendo manter a "coesão" social dentroo das suas perspectivas". Valores como família, obediência aos pais, respeito as regras de um modo geral, levam , de fato a coesão (sem aspas) social, mas realmente andam um pouco fora de moda...
O trabalho da Lucinha Araujo tem grande valor e acho-a uma grande mulher, por tudo o que sofreu.

Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados..
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade,
pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
São esses pais que devemos ter como exemplo?
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.
'

O que há de mentira aqui? Ou fascismo... ou hipocrisia...?

Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora..[i]
Discordo, o talento dele era inegável, e ninguém disse que o talento é prerrogativa de "bons moços"...

[i]
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Um pouco de exagero...não é a única dierença...existem várias outras...que não são o problema, e sim o que eles tem em comum : drogas...

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Ate´rende, mas já fez mais sucesso...


Mauricio Luis Bertola escreveu:
Quanto a achar o filme "asqueroso"...Bem, é a sua opinião, e eu a respeito.
Abç

Bem, é de fato uma opinião sobre o filme, que realmente não gostei, pelas cenas apelativas e descecessárias ( ex: aqueles beijos de língua entre ele e seu namorado e o Cazuza mandando a mãe t...n...c...em altos brados...). Nada contra opiniões contrárias, só acho que poderia ter sido feita uma outra abordagem, isso dito, inclusive por críticos , que gostaram do filme mas fizeram este aparte.
O livro , como eu disse, não li...


Última edição por Amagomes em Ter Jul 06, 2010 11:48 am, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Binão Seg Jul 05, 2010 7:27 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Amagones
Esse sim é conservador, facista e hipócrita

Qual o problema em ser conservador? Em certo sentido e em determinadas áreas todos somos.

Para afirmar que a escritora é hipócrita vc deve TER certeza de que a autora realmente faz diferente do que escreveu como sendo o certo. Caso contrário não é hipocrisia.

Taxar o texto de facista é exagerado na minha opinião. Não vejo traços de xenofobismo e nem de cerceamento de liberdade de expressão.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por SILVIAO Seg Jul 05, 2010 7:48 pm

Não acho que genialidade e loucura andam lado a lado , realmente no filme , tem se esta impressão,que faz parte do sucesso ser mimado, mal educado ,viciado e todos os defeitos colecionaveis possiveis!!temos representantes do nosso instrumento, artistas geniais , que tem uma vida publica decente e louvavel, como por exemplo, Abraham LAboriel.Agora quanto ao texto e o foco da autora(os filhos,jovens)concordo totalmente com a autora,sou jovem ainda mas não gostaria que meu filho me xingasse ou usasse drogas(fraqueza de carater na minha opinião) e entendo a preocupação dela pois, como é natural da vida hoje enxergo as coisas de um modo diferente de quando era garoto e o filme pode mesmo ser uma péssima influencia!abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Seg Jul 05, 2010 7:50 pm

Amagonés

concordo 100%. Já havia dito lá em cima: o filme não aborda o artista e sim o pior do ser humano Cazuza. Totalmente apelativo.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Seg Jul 05, 2010 7:55 pm

Binão escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Amagones
Esse sim é conservador, facista e hipócrita

Qual o problema em ser conservador? Em certo sentido e em determinadas áreas todos somos.

Para afirmar que a escritora é hipócrita vc deve TER certeza de que a autora realmente faz diferente do que escreveu como sendo o certo. Caso contrário não é hipocrisia.

Taxar o texto de facista é exagerado na minha opinião. Não vejo traços de xenofobismo e nem de cerceamento de liberdade de expressão.


CAra, fascismo é sinônimo de extrema direita, oposição á democracia e liberalismo. Não podemos discordar que o texto da psicóloga é quase que do TFP (Tradição, Familía e Propriedade) e oque ela critica é justamente toda a postura que segue contra tais valores, e isso somente existe em um democracia e, mais ainda, no liberalismo.


Eu concordo com ela em muitas coisas, mas confesso que sou bem conservador...


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 05, 2010 8:42 pm

Usei o termo fascismo dentro de um conceito estético, e como paradigma de autoritarismo. Sobre a 1ª questão, recomendo que vcs assistam ao filme "Arquitetura da Destruição", de Peter Cohen; vocês ficarão estarrecidos, não apenas com a estratégia cultural dos nazistas, mas de como as idéias deles sobrevivem até hoje, sem que a maior parte das pessoas percebam (O Fascismo e o Nazismo não são apenas pautados por xenofobia e cerceamento da expressão, mas muito mais que isso).
Ela qualifica o Cazuza como marginal, de uma forma superficial, sem ao menos exprimir qual o conceito de "marginal" com o qual ela trabalha; ou seja, na linguagem coloquial, marginal = bandido; isso, o Cazuza não era (apesar de ser um indivíduo de conduta questionável).
Qual o problema em ser conservador? Em certo sentido e em determinadas áreas todos somos.
Concordo. Estou me referindo à questão política e social. Até porque, também sou "conservador" em alguns aspectos, mas JAMAIS no político e social...
O filme em questão parte de um livro (que lí), da Sra Lucinha Araújo. Ela fala de seu filho e da perda dele (um sentimento que espero ninguém aqui sequer passe perto). Na verdade ela até "pega leve" em alguns comportamentos do Cazuza (claro, é uma mãe escrevendo...). Repito, o conheci superficialmente, e não gostei do que ví....Mesmo em entrevistas sobre o filme, o parceiro dele, o Roberto Frejat, aborda essa questão, e tem a mesma opinião que eu....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Seg Jul 05, 2010 11:29 pm

alias eles brigaram também por conta da conduta do Cazuza. E isso é outra falha do filme ao não tocar diretamente este assunto, mostrando que não se quis fazer um roteiro sobre o artista mas sobre a pessoa dele, o que, de fato, acho pouco interessante.

Talvez o marginal se refira ao tipo de conduta, que era diferenciada da grande maioria. Apesar de ela citar o episódio dele trazer droga da Inglaterra, não foi bem bandido que talvez ela quisesse falar.

Porém, penso o seguinte: se fosse o famoso "pobre" pego com 3 pedras de crack na subida do morro, geral ia chamar de bandido, pq só podia estar lá traficando. O rico que chega da Inglaterra com drogas sintéticas, caríssimas diga-se, trás pra "fornecer aos amigos"...

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por GANSO Ter Jul 06, 2010 8:52 am

Bem, eu acho um grande erro a nossa mania de ficar misturando a obra com a vida pessoal do autor.
Normalmente, um grande artista é alguém que busca na arte uma fuga ou alternativa à dita "vida normal" e por isso não se encaixa muito bem nos padrões da sociedade.
A maioria dos artistas dos quais eu gosto, com certeza não chamaria para jantar em minha casa nem teria uma grande amizade com ele.
No caso de Cazuza, eu nem gosto de sua arte e seu estilo de vida, pra mim, não é roteiro pra filme e livro nem aqui nem na China.
Mas, até aí, Billy the Kid também não era e rendeu várias obras... Don Corleone, Bonnie e Clyde, Jason Bourne (fictício) Al Capone...
A galera gosta de ver o circo pegar fogo, e como diz o Falcão: Quanto pior, melhor.
O senhores baixistas lembram-se da vida que levava Jaco Pastorius? Deixaram de gostar de sua obra por isso? Gostariam de conhecer e ter amizade com o cara?
Mas... Jaco era Jaco e Cazuza era Cazuza... e sua vidas (ou mortes) não me interessam.

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Pedroswaldo Ter Jul 06, 2010 9:10 am

^^claps

Hendrix, Janis, John Bonham, Jim Morrison, Syd Barret, Kurt Kobain................

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por AmandaShasta Ter Jul 06, 2010 9:29 am

Ricardo escreveu:^Eu sei, tranquilo! Very Happy

Off: Amanda, você está muito bonita na nova foto do seu avatar!

^ Thx Embarassed
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por andremega Ter Jul 06, 2010 11:32 am

GANSO escreveu:Bem, eu acho um grande erro a nossa mania de ficar misturando a obra com a vida pessoal do autor.
Normalmente, um grande artista é alguém que busca na arte uma fuga ou alternativa à dita "vida normal" e por isso não se encaixa muito bem nos padrões da sociedade.
A maioria dos artistas dos quais eu gosto, com certeza não chamaria para jantar em minha casa nem teria uma grande amizade com ele.
No caso de Cazuza, eu nem gosto de sua arte e seu estilo de vida, pra mim, não é roteiro pra filme e livro nem aqui nem na China.
Mas, até aí, Billy the Kid também não era e rendeu várias obras... Don Corleone, Bonnie e Clyde, Jason Bourne (fictício) Al Capone...
A galera gosta de ver o circo pegar fogo, e como diz o Falcão: Quanto pior, melhor.
O senhores baixistas lembram-se da vida que levava Jaco Pastorius? Deixaram de gostar de sua obra por isso? Gostariam de conhecer e ter amizade com o cara?
Mas... Jaco era Jaco e Cazuza era Cazuza... e sua vidas (ou mortes) não me interessam.

Velho, mas aí tem uma questão: nos casos dos bandidods que vc citou, o estilo de vida deles era a própria "arte". O musico, ator, poeta, compositor, pintor, escultor, não necessariamente precisa ter a vida pessoal como foco. Tanto é que os primeiros viram roteiro mas não deixam nada de concreto, enquanto os demais correm o risco de serem lembrados por muito tempo.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Ter Jul 06, 2010 11:38 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu: (O Fascismo e o Nazismo não são apenas pautados por xenofobia e cerceamento da expressão, mas muito mais que isso).

Bertola,

Nenhuma doutrina nociva, tem em seu escopo 100 % de aspectos condenáveis. Normalmente , estes vem misturados a conceitos positivos em sua essência e facilmente aceitos, isso como estratégia para a aceitação da própria doutrina em si. Ex: Quando Hitler iniciou seus discursos, em mesas de bar, ainda como cabo do exército alemão, ele ,certamente,não falava em exterminar milhões de judeus e nem invadir países, ele chamava o povo alemão a defender suas raízes, sua terra, ou seja incentivava o patriotismo e defesa dos interesses nacionais,naquele momento de penúria que passava a Alemanha.. Depois, com o poder na mão revelou suas verdadeiras e nefastas intenções, bem, vc, como educador sabe disso muito melhor do que eu...hehe. O mesmo ocorreu com o Comunismo e "n" outras. É como costumamos dizer na igreja: "O Diabo nunca lhe aparecerá com tridente, chifres e cheirando a enxofre, assim seria muito fácil identificá-lo..." . Ele virá travestido de algo muito bom, bonito etc...afinal ele é o enganador. E assim se dá com essas doutrinas.


Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Ela qualifica o Cazuza como marginal, de uma forma superficial, sem ao menos exprimir qual o conceito de "marginal" com o qual ela trabalha; ou seja, na linguagem coloquial, marginal = bandido; isso, o Cazuza não era (apesar de ser um indivíduo de conduta questionável).
Sim, ela definiu perfeitamente o que quis dizer, certamente já imaginando ser questionada, pelo chocante do termo "marginal":

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.


Ele não usou o termo"bandido". Todo bandido é um marginal, mas nem todo marginal é bandido...


up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 06, 2010 12:01 pm

Ex: Quando Hitler iniciou seus discursos, em mesas de bar, ainda como cabo do exército alemão, ele ,certamente,não falava em exterminar milhões de judeus e nem invadir países, ele chamava o povo alemão a defender suas raízes, sua terra, ou seja incentivava o patriotismo e defesa dos interesses nacionais,naquele momento de penúria que passava a Alemanha.. Depois, com o poder na mão revelou suas verdadeiras e nefastas intenções, bem, vc, como educador sabe disso muito melhor do que eu...hehe.
Aí é que está o espantoso da coisa: Ele dizia isso sim, não tão claramente, é óbvio, mas dizia. Se vc ler o livro dele, "Mein Kampf" (Minha luta), que ele escreveu na prisão por tentativa de golpe-de-Estado e rebelião armada, verá que ele diz claramente tudo isso! O problema é que aquela sociedade, aquelas pessoas (da nação mais desenvolvida e culta da Europa), QUERIA ouvir aquilo, QUERIA exterminar os judeus, QUERIA afirmar-se pela força bruta. Aí é que está o problema (inclusive desse têxto), a busca por uma imposição e padronização dos comportamentos, das "educações", das raças, do "certo" e do "errado" (para quem? Para que?). Isso é uma herança do nazi-fascismo.
Toda a historiografia sobre o Nazismo (da qual possuo uma parte, e a estudo), é unânime em afirmar que o perigo era evidente e estava na cara de todo mundo, e que o fenômeno do nazismo é muito mais complexo do que se pensa.
Boas sugestões cinematográficas (para quem gosta menos de leitura): "O ovo da serpente", "Filhos da guerra (Europa, Europa)", "Vá e Veja" (Magistral filme russo), "A onda" (a versão alemã), "Kapo", "O homem que quis matar Hitler", etc...
O conceito de "marginal" é um conceito sociológico, uma categoría teórica, e como vc bem disse, não é sinônimo de bandido.
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Ter Jul 06, 2010 12:33 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Aí é que está o espantoso da coisa: Ele dizia isso sim, não tão claramente, é óbvio, mas dizia. Se vc ler o livro dele, "Mein Kampf" (Minha luta), que ele escreveu na prisão por tentativa de golpe-de-Estado e rebelião armada, verá que ele diz claramente tudo isso! O problema é que aquela sociedade, aquelas pessoas (da nação mais desenvolvida e culta da Europa), QUERIA ouvir aquilo, QUERIA exterminar os judeus, QUERIA afirmar-se pela força bruta.

Bem, do Mein kampf eu só conheço alguns trechos, mas eu me refiro ao período anterior a ele,quando citei o exemplo. O MK é justamente onde ele declara seu ódio ao judaísmo e ao comunismo,defende o arianismo, Nacional -socialismo... mas a "solução final" começou a ser posta em prática qdo ele chegou ao poder. Bem como eu disse vc é muito mais qualificado para falar sobre isso, afinal,história, é a sua "praia"...

Boas sugestões cinematográficas (para quem gosta menos de leitura): "O ovo da serpente", "Filhos da guerra (Europa, Europa)", "Vá e Veja" (Magistral filme russo), "A onda" (a versão alemã), "Kapo", "O homem que quis matar Hitler", etc...

Assisti esses dois em negrito e, de fato são excelentes, sobretudo o "Ovo..."

Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 06, 2010 12:40 pm

Assisti esses dois em negrito e, de fato são excelentes, sobretudo o "Ovo..."
Cara, quando puderes, assista "A onda" na versão alemã, tem fácil nas locadoras.
Pódiscrê!
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Ter Jul 06, 2010 4:32 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Assisti esses dois em negrito e, de fato são excelentes, sobretudo o "Ovo..."
Cara, quando puderes, assista "A onda" na versão alemã, tem fácil nas locadoras.
Pódiscrê!
up

Maurício,

Não só ele...fiquei interessado em toda a lista que vc sugeriu...eu acho muito interessante o assunto. Vou "correr atrás" destes filmes.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 06, 2010 4:46 pm

Procure também um ótimo: "Uma cidade sem passado" (Nasty girl).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Amagomes Ter Jul 06, 2010 4:57 pm

"^"
Registrado up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Lucas_Panurge Ter Jul 06, 2010 9:26 pm

Então vamos jogar fora a obra do Beethoven e dizer que ele como pessoa era totalmente deplorável, ciumento, truculento, mal-educado, etc etc etc.
Lucas_Panurge
Lucas_Panurge
Membro

Mensagens : 229
Localização : Belém-PA

Ir para o topo Ir para baixo

Psicóloga x Cazuza Empty Re: Psicóloga x Cazuza

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos