Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas - parte elétrica e aterramento

+5
dekobass1982
Raul S.
Thales_Sr
NETOULTRA
Eliezer (Zé)
9 participantes

Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 01, 2010 9:56 pm

Galera, uma dúvida besta que me ocorreu e gostaria de uma ajuda...
Em primeiro lugar, eu utilizei a busca para ver tópicos com assuntos relacionados para evitar de de repente abrir mais um (inclusive em outros fóruns) caso já exista, mas houve um porém que tornou isso inevitável pra mim...

Vamos por partes:
minha dúvida é sobre o aterramento do instrumento.
Meu baixo (um clone de Jazz bass ) apresenta um ruído que fica muito alto com um só pot de volume aberto (diminui quando abre os dois com o pot de tone fechado) e aumenta muito com o tone aberto. Ao encostar em quaisquer partes metálicas (cordas, ponte) o mesmo não cessa.
Aí vem a dúvida REAL:
Em alguns tópicos de vários fóruns que consultei, diz-se que quando se toca em partes metálicas e o ruído cessa ou diminui, não há problemas de aterramento.
Em outros, se diz o contrário. Que ao tocar nessas partes e não cessar, não haveria problemas.
Enfim: qual é o certo e o errado?
Como é um baixo barato e com quase 10 anos, é sempre prudente suspeitar dessas coisas...

De toda forma, vou procurar o luthier essa semana, lá pra quarta-feira (terça tenho ensaio) para ver isso a tempo de um show marcado pra sábado... Mas gostaria de chegar pra ele com alguma idéia do que pode estar acontecendo, até pra facilitar a comunicação e, consequentemente, o trabalho dele.
Vou pedir pra providenciar uma blindagem (coisa que já venho planejando há muito tempo) e se possível, o aterramento (caso não haja). Por mais que seja um baixo barato, é o único que disponho por ora até conseguir juntar toda a grana pra um novo decente, e aí tem que cuidar, né... hehehe
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 01, 2010 9:58 pm

Inclusive se já houver algum tópico sobre isso e que, porventura eu tenha passado direto sem notar, agradeceria a indicação...
Valeu, galera!
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 01, 2010 11:28 pm

Abri o compartimento metálico onde estão os pots e o jack e retirei a ponte. Do compartimento elétrico sai um fio amarelo em direção à ponte. Abaixo desta, fica a ponta desse fio - na verdade, os "cabelos" dele, umas pontas de cobre fazendo contato com a ponte. Acredito que há um aterramento, portanto. Mas o interessante é que, ao colocar tudo de volta e testar no amp, o ruído começou a diminuir - pouco - ao pôr as mãos nas cordas...
Detalhe que esqueci de mecionar: uso cabos de tecido, blindados.
Não tô entendendo mais é nada... ainda bem que vou no luthier essa semana rsrsrsrs
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 01, 2010 11:35 pm

Dá uma olhada aeh e vê se ajuda. up

http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/blindagem-jazz-bass-sx-ricamente-ilustrado-com-fotos-e-texto-t4522-300.htm

http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/contra-baixo-com-ruido-e-chiado-ao-tirar-as-maos-das-cordas-t6464.htm

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 01, 2010 11:38 pm

beleza cara, vou olhar!valeu!
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg Ago 02, 2010 11:52 am

Uma coisa que notei: achava que as pontas do fio estariam soldadas à ponte (como uma guitarra strato que eu tenho aqui), mas estão apenas em contato com a mesma. Seria essa uma das causas do problema, além da óbvia falta de blindagem (nem tinta condutiva o danado tem...) ?
Pois pelo que ouvi falar, a função desse aterramento é a de reduzir os ruídos (não necessariamente evitar choques elétricos?). Logo, não está cumprindo muito bem o que se propõe...
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 02, 2010 6:19 pm

Uma coisa que notei: achava que as pontas do fio estariam soldadas à ponte (como uma guitarra strato que eu tenho aqui), mas estão apenas em contato com a mesma. Seria essa uma das causas do problema, além da óbvia falta de blindagem (nem tinta condutiva o danado tem...) ?
Sim, o fio ligado à ponte nem sempre é soldado. Mas ele só precisa fazer contato mesmo.

Se você encosta nas cordas e o ruído cessa, então o aterramento tá ok.
Mas a blindagem "fecha o pacote" anti-ruídos, então eu acho essencial fazê-lo também.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Raul S. Qua Fev 02, 2011 5:23 pm

Tenho alguns fios de uma fonte queimada para computador que são, inclusive e coincidentemente, da mesma marca (alpha wire) que os dos captadores originais do meu contrabaixo Eagle, com a única diferença de serem 20awg ao invés de 22awg, ambos 300v. Gostaria de saber se posso utilizar esses fios 20awg para refazer a fiação do meu contrabaixo, ou se esse calibe oferece muita resistência.
Resposta: Segundo um luthier, não tem problema, o fio só não pode ser muito groddo e ser formado por múltiplos fios de cobre. Portanto, até que se diga o contrário aqui, fios de fonte (20awg) podem ser utilizados para essa finalidade. Felizmente foi o que pensei, mesmo porque, o fio central de um cabo regular de instrumentos é 20 awg.


Última edição por Raul S. em Ter Fev 08, 2011 10:22 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resposta à pergunta.)
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 12:50 am

Queria uma orientação: No meu quarto tenho duas tomadas supostamente aterradas (de acordo com o que o eletricista disse), mas noto quando ligo o amplificador de guitarra e o de baixo que o ruído na rede elétrica é imenso, se colocar o headphone o ruído incomoda muito, então desconfiei do aterramento e fui medir com um multímetro as ddp's nas tomadas supostamente aterradas onde uso os equipamentos musicais...
Medindo :
-Fase e Neutro encontrei 212 Volts
-Fase e Terra encontrei 207 e às vezes 208 Volts.
Ou seja, diferença de 4 a 5 Volts.
Fiz outra medida 1 h da manhã e a diferença foi de 9 V.
Isso indica aterramento mal feito?
Acredito que sim, alguém poderia dar uma opinião?

Quando faço a medida com o estabilizador (transformando 220 em 110 V) encontro os valores (1 h da manhã):
- Fase e Terra: 116 V
- Fase e Neutro: 119 V
- Neutro e Terra: 5 V

E então, o que acham?
Devo chamar outro eletricista e rever o projeto?

dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por ct.colela Qui Ago 04, 2011 12:59 am

dekobass1982 escreveu:Queria uma orientação: No meu quarto tenho duas tomadas supostamente aterradas (de acordo com o que o eletricista disse), mas noto quando ligo o amplificador de guitarra e o de baixo que o ruído na rede elétrica é imenso, se colocar o headphone o ruído incomoda muito, então desconfiei do aterramento e fui medir com um multímetro as ddp's nas tomadas supostamente aterradas onde uso os equipamentos musicais...
Medindo :
-Fase e Neutro encontrei 212 Volts
-Fase e Terra encontrei 207 e às vezes 208 Volts.
Ou seja, diferença de 4 a 5 Volts.
Fiz outra medida 1 h da manhã e a diferença foi de 9 V.
Isso indica aterramento mal feito?
Acredito que sim, alguém poderia dar uma opinião?

Quando faço a medida com o estabilizador (transformando 220 em 110 V) encontro os valores (1 h da manhã):
- Fase e Terra: 116 V
- Fase e Neutro: 119 V
- Neutro e Terra: 5 V

E então, o que acham?
Devo chamar outro eletricista e rever o projeto?

Bem vindo a rede eletrica brasileira
isso nao é culpa do eletricista e sim dos açogueiros e cabeleireiros contratados como engenheiros para projetar o sistema eletrico brasileiro

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 3:35 am

ct.colela escreveu:
dekobass1982 escreveu:Queria uma orientação: No meu quarto tenho duas tomadas supostamente aterradas (de acordo com o que o eletricista disse), mas noto quando ligo o amplificador de guitarra e o de baixo que o ruído na rede elétrica é imenso, se colocar o headphone o ruído incomoda muito, então desconfiei do aterramento e fui medir com um multímetro as ddp's nas tomadas supostamente aterradas onde uso os equipamentos musicais...
Medindo :
-Fase e Neutro encontrei 212 Volts
-Fase e Terra encontrei 207 e às vezes 208 Volts.
Ou seja, diferença de 4 a 5 Volts.
Fiz outra medida 1 h da manhã e a diferença foi de 9 V.
Isso indica aterramento mal feito?
Acredito que sim, alguém poderia dar uma opinião?

Quando faço a medida com o estabilizador (transformando 220 em 110 V) encontro os valores (1 h da manhã):
- Fase e Terra: 116 V
- Fase e Neutro: 119 V
- Neutro e Terra: 5 V

E então, o que acham?
Devo chamar outro eletricista e rever o projeto?

Bem vindo a rede eletrica brasileira
isso nao é culpa do eletricista e sim dos açogueiros e cabeleireiros contratados como engenheiros para projetar o sistema eletrico brasileiro

Mas há alguma maneira de minimizar isso ou consertar?
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 04, 2011 9:29 am

Não sei se é culpa do aterramento da rede não... Qual o amplificador em questão? Ele tem tomada de 3 pinos?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 9:45 am

Thales_Sr escreveu:Não sei se é culpa do aterramento da rede não... Qual o amplificador em questão? Ele tem tomada de 3 pinos?

Sim, no meu quarto é tomada de 3 pinos, fiz essas tomadas específicas para ficarem com aterramento, o eletricista colocou uma barra de ferro de 1,5 m no solo, mas está dando esse problema.

Estou aqui no setor onde eu trabalho nesse momento, e fiz medições da mesma maneira que fiz lá em casa, e encontrei valores dentro dos padrões nas tomadas (medida ás 9:30 h):
Fase + Terra : 228 V
Fase + Neutro : 228 V
Neutro + Terra: oscilando entre 0 e 1 Volt.

Então discordo do que o ct.colela mencionou culpando a rede elétrica, se fosse problema na rede da cidade o problema estaria aqui também onde eu trabalho. O que não houve, encontrei valores aceitáveis para dizermos que o aterramento está OK.
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 04, 2011 11:27 am

Sim, no meu quarto é tomada de 3 pinos, fiz essas tomadas específicas para ficarem com aterramento, o eletricista colocou uma barra de ferro de 1,5 m no solo, mas está dando esse problema.
Não perguntei da tomada, mas sim do amplificador. Não adianta a tomada ter O aterramento perfeito se o amplificador não for conectado a ele.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 12:40 pm

Thales_Sr escreveu:
Sim, no meu quarto é tomada de 3 pinos, fiz essas tomadas específicas para ficarem com aterramento, o eletricista colocou uma barra de ferro de 1,5 m no solo, mas está dando esse problema.
Não perguntei da tomada, mas sim do amplificador. Não adianta a tomada ter O aterramento perfeito se o amplificador não for conectado a ele.

Sim, no amplificador é a tomada tripolar.
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 04, 2011 12:45 pm

Estranho... Teria que fazer uma checagem no amplificador, então. Quando não tem nada conectado, o amplificador faz barulho?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 12:51 pm

Estou aqui com ele ligado agora, sem o cabo do baixo ligado nele, com volume no zero, não tem barulho nenhum.
Quando eu começo a aumentar o volume fica um chiado constante (chiiiiii), isso também sem o cabo.

Agora com o cabo do baixo na entrada do instrumento mas sem conectar o baixo na outra ponta:
com o volume no zero não tem ruído.
Porém quando o volume sai do zero fica um barulho intenso (a outra ponta do cabo que entra no baixo sem tocar em nada, só em contacto com o ar).

dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 04, 2011 1:16 pm

Normal, com o cabo solto ele vira antena. E plugado no instrumento, em volume normal?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 2:27 pm

Thales_Sr escreveu:Normal, com o cabo solto ele vira antena. E plugado no instrumento, em volume normal?

Com o cabo plugado no instrumento e volume no 15 % do total o ruído é intenso, (chiiiiiii) misturado com um zumbido que tem uma frequencia próxima da nota Si (Tiiiiiiii) bem pelo fundo.

Quando eu plugo o baixo na placa de áudio (M-Audio fast track) o ruído reduz bastante, nem se compara ao ruído que tem no amplificador, porém continua muito baixinho algo parecendo com a nota Si bem por de baixo, de maneira constante. Quando aumento o volume total 100% da placa de áudio, aí o zumbido vem junto com uma tonalidade tipo o Si por debaixo.

dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 04, 2011 5:07 pm

Esse chiado aí pode ser, desde uma ligação elétrica monofásica, até interferência de monitor ou mesmo lâmpada flourescente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 5:25 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse chiado aí pode ser, desde uma ligação elétrica monofásica, até interferência de monitor ou mesmo lâmpada flourescente...

Outro eletricista esteve hoje aqui em casa, ele acha que tudo indica que é o aterramento mal feito.
Será que é melhor eu colocar trifásico aqui em meu quarto?
É mais seguro quando fizer o novo aterramento?
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 04, 2011 6:27 pm

O trifásico em si não muda muita coisa. Tem que ver o que está ligado na fase que você liga o amplificador. Mas isso só faria sentido se o ruído fosse intermitente. Se ele acontece sempre, não cogito essa hipótese.

Outro eletricista esteve hoje aqui em casa, ele acha que tudo indica que é o aterramento mal feito.
Pode ser sim.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Qui Ago 04, 2011 6:54 pm

Achei um artigo falando que tem que medir a resistência da barra depois que termina de instalar a mesma. Saberiam me dizer como farei isso com o multímetro? Até agora com o multímetro só estou sabendo medir a voltagem na tomada, entre fase e neutro, dentre outros. Não sei como proceder para testar a resistência da barra depois dela instalada, sei que vou girar o ponteiro do multímetro para onde tem os Ohms, mas como coloco as ponteiras na barra? Onde vou conectar as ponteiras do multímetro?
A foto do que estou falando está nesse link: http://www.forumpcs.com.br/galeria/albums/userpics/50129/aterramento_para_telecentro.jpg
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 04, 2011 7:02 pm

Pra medir a resistência de terra, se usa outro aparelho, chamado terrômetro. Multímetro não serve...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Dom Ago 07, 2011 4:06 pm

Os eletricistas fizeram o serviço de aterramento hoje. Colocamos 3 hastes de cobre, cada uma com 2,4 m no quintal,

Segue os dados antes e depois do aterramento:

Antes :
F + N = 212 V
F + T = 209 V
N + T = 5 V

Depois:
F + N = 218 V
F + T = 218 V
N + T = 1 V

Isso na tomada que eu uso o baixo e a guitarra,

Agora para a tomada que é vizinha dela:

Antes :
F + N = 212 V
F + T = 208 V
N + T = 4 V

Depois:
F + N = 218 V
F + T = 218 V
N + T = 0 V

Na tomada que eu uso o baixo e a guitarra o Neutro + Terra estão dando 1 Volt, deveria dar zero, mas a distância de ondes as hastes estão é de mais ou menos 20 metros, será que é isso? O fio usado foi de 10 mm².

O que vocês acham do facto de estar dando 1 Volt o Neutro + Terra após o aterramento?

O ruído diminuiu muito, consideravelmente! Porém ainda escuto a interferência de um ruído bem baixinho.
Acho que isso seja da rede elétrica.


dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Dom Ago 07, 2011 4:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse chiado aí pode ser, desde uma ligação elétrica monofásica, até interferência de monitor ou mesmo lâmpada flourescente...

Sim, pode ser. Inclusive o eletricista me disse que o certo era aqui ter uma fase só para as tomadas, outra fase só para o chuveiro, outra fase para ar-condicionado, outra fase para as lâmpadas. Acho que é por isso que quando alguém liga algum equipamento fica um ruído.
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 07, 2011 5:15 pm

^ Exatamente...
Só pra vc ter uma idéia, a minha casa (apê), é monofásica... Interferência de tudo que é lado... Eu nem esquento mais com isso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Dom Ago 07, 2011 5:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Exatamente...
Só pra vc ter uma idéia, a minha casa (apê), é monofásica... Interferência de tudo que é lado... Eu nem esquento mais com isso...

E o que achou dos resultados antes e depois do aterramento?
Obs.: O "Antes" foi um eletricista que me disse que tinha feito o aterramento, mas o fio estava entrando no muro da parede.

dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por bec2010 Seg Ago 08, 2011 4:29 pm

dekobass1982 escreveu:Os eletricistas fizeram o serviço de aterramento hoje. Colocamos 3 hastes de cobre, cada uma com 2,4 m no quintal,

Nem sempre você vai tocar em lugares que possuem um bom aterramento.

Resolva o problema de forma definitiva com a blindagem do circuito elétrico de seu baixo.

A blindagem, tecnicamente uma "Gaiola de Faraday", geralmente é feita com tinta condutiva ou fida adesiva de cobre.

E dá pra fazer em casa com papel alumínio que funciona também, somente o acabamente não fica tão bom, mas funciona e como fica escondido...

E LEMBRE-SE de conectar essa blindagem à algum ponto do terra do circuito, caso contrário não funcionará, em modelos Jazz Bass geralemnte o plate metálico que suporta os knobs e jacks já faz essa conexão por estar conetado ao terra do jack.


bec2010
Banido

Mensagens : 136
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Ter Ago 09, 2011 3:25 pm

Alguém pode me dizer os passos para conectar o cabeçote 700RB II na caixa 410XL ? Vou usar um cabo que em uma ponta é o Speakon e na outra ponta P10. O speakon vai entrar na primeira, segunda, terceira ou quarta entrada do 700RB II (contando de perto de onde entra o cabo de força da energia)? E depois que conectar o speakon, a P10 na outra ponta vai conectar na caixa na primeira ou segunda entrada?

Dúvidas - parte elétrica e aterramento GK3020250B-xl-01

Dúvidas - parte elétrica e aterramento A.provider,m.132458,mod.media,down.true,th.normal,s.pictures

Outra dúvida, eu vou precisar de dois cabos ou só de um ?

Obrigado aí para quem puder dar a dica!


Última edição por dekobass1982 em Ter Ago 09, 2011 3:37 pm, editado 1 vez(es)
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 09, 2011 3:31 pm

Pluga na terceira saída (ou na quarta...), ou seja, onde tem a conexão speakon, e o P10 você vai colocar onde está escrito 8 ohms.
Apesar de que a "extension" é basicamente um fio em paralelo, então se colocar o cabo ali, vai funciona também...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Ter Ago 09, 2011 3:38 pm

Então no 700RB II tanto faz inserir o Speakon na terceira como na quarta entrada?
E vou precisar de dois cabos ou só de um ?
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 09, 2011 3:40 pm

Então no 700RB II tanto faz inserir o Speakon na terceira como na quarta entrada?
As entradas estão ligadas em paralelo, então tanto faz.

E vou precisar de dois cabos ou só de um ?
Um cabo por caixa. Se só for ligar uma caixa, só precisa de um cabo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Ter Ago 09, 2011 3:46 pm

Atrás do 700RB II de onde sai o P10 tem dizendo "480W AMP ONLY", ou seja, "Somente amp de 480 W", mas o que quer dizer?
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 09, 2011 4:01 pm

Ele é biamplificado, tem um power "full range" e outro para os agudos.
No caso, você só vai usar o power "full range", de 480w.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por dekobass1982 Ter Ago 09, 2011 4:17 pm

Thales_Sr escreveu:Ele é biamplificado, tem um power "full range" e outro para os agudos.
No caso, você só vai usar o power "full range", de 480w.

No caso o full range utiliza-se só se utilizar a saída speakon do amplificador ou não? Se usar a saída P10 também usa-se o full range?
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 09, 2011 9:20 pm

No caso o full range utiliza-se só se utilizar a saída speakon do amplificador ou não? Se usar a saída P10 também usa-se o full range?
O ampli "full range" sempre é usado independente do cabo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Ricardo Ter Ago 09, 2011 9:49 pm

dekobass1982 escreveu:
Thales_Sr escreveu:Ele é biamplificado, tem um power "full range" e outro para os agudos.
No caso, você só vai usar o power "full range", de 480w.

No caso o full range utiliza-se só se utilizar a saída speakon do amplificador ou não? Se usar a saída P10 também usa-se o full range?

Sugestão de leitura:
http://www.gallien-krueger.com/manuals/1001RB-II_700RB-II.pdf

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - parte elétrica e aterramento Empty Re: Dúvidas - parte elétrica e aterramento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos