Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

+31
Ismael
Paulo Penna
wsacco
VictorLuigi
gobatto
Dabahia
mum
Robson.Van / Sidinéia
DenisLM
José Carlos
Dpaulo
Keep Rocking
Guilé
SMR
Daniel
Binão
Renato
Ricardo
Claudio Jardim
SILVIAO
Nando Vasques
LuCaSbass
Andremoura
allexcosta
Cid
João Marcel
Ivanov_br
Claudio
Glauco
Rapha Avelino
Tiago Bastos
35 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 4:22 am

Atenção músicos que pensam em mandar fazer instrumentos na luthieria N.Zaganin...Tenham muito cuidado...esses caras estão se mostrando os maoires pilantras!!! Meu amigo foi na Lapa na Luthieria N.Zaganin e pagou à vista e em dinheiro para que o pessoal da N.Zaganin fizessem um baixo para ele, prometeram que em três meses entregariam o baixo pronto e que não passaria desse prazo...conclusão ja fazem quase seis meses e nada do baixo do cara estar pronto, eles sempre dão desculpas,uma hora falam que a pintura não ficou boa e vão ter que refazer, que as peças ainda não chegaram, que pararam de fabricar ponte Badass V e não estão escontrando para colocar no baixo dele...o pessoal da N.Zaganin nunca ligou para dar satisfações da demora e ele só sabe de tudo isso porque ele sempre liga pra lá para saber em qual situação encontra-se o baixo que ele ja pagou quase 5 mil reais. Pior de tudo é que ele é contratado por uma banda e enquanto o baixo não ficava pronto ele não tinha outro para trabalhar e o dono da banda o substituiu até que ele conseguisse um baixo descente e só agora em algumas semanas ele conseguiu um baixo com o som muito ruim por eles da N.zaganin para poder ganhar seu ganha pão enquanto o dele não fica pronto .Estou indignado por ver meu amigo passando por essa dor de cabeça a tanto tempo por causa de pilantras antiprofissinais...um cara super humilde juntou grana por muito tempo e agora e está prestes a perder o trabalho por culpa desses tipos que se dizem profissonais. Detalhe...ele só aceitou comprar o baixo caso fosse feito no máximo 3 meses caso contrário ele compraria qualquer outro de outra marca porque ele não poderia ficar tanto tempo sem um baixo... mas foi enganado!!!
Ele é um cara muito traquilo mas estou tentando convencê-lo a processar essa empresa por fazer perder trabalhos por falta do instrumento,sem contar a grana que ele ja gastou até agora ligando para saber sobre o baixo!

Acredito que isso dê um processo muito favorável a ele por perdas e danos morais
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Rapha Avelino Ter Ago 03, 2010 5:00 am

muito estranho isso, todos que eu conheço que compraram no Zaga alem estarem satisfeitos nao sofrem nenhuma dor de cabeça, e os baixistas que eu conheço que compraram lá mandaram fazer, não pegaram nenhum que já estava pronto...
Bem estranho!
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Glauco Ter Ago 03, 2010 6:09 am

não é a 1a vez q ouço reclamações sobre a conduta do pessoal da NZaganin. Não desmerecendo o instrumento, claro q não, eu ate penso em ter um, mas o tratamento pessoal, vira e mexe, agente ouve umas críticas. existiu um tópico, muitos anos atras, chamado Zaganin nunca mais, ainda no FCC...deu maior rebú lá....
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Claudio Ter Ago 03, 2010 7:49 am

Eu nunca ouvi reclamações desse tipo da Zaganin, e conheço vários músicos que têm instrumentos feitos por eles. Fiquei surpreso ao ler isso.

De qualquer forma, se o seu amigo tem um contrato registrado e assinado por eles dizendo que o prazo de entrega é de 3 meses, aí cabe um processo bem fácil, é causa ganha!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Ivanov_br Ter Ago 03, 2010 8:07 am

Confesso que nunca ouvi falar bem, e a primeira vez que ouço falar mal. Conheço muitos que tem Zaga e amam o instrumento, mas não sei de experiencias de compra.

Isso é complicado, nao basta fazer bons intrumentos, tem que ter pre-venda e pos-venda de qualidade. Já ouvi falar de outras empresas de luthier do Brasil pisando na bola com amigos foristas aqui do mesmo jeito.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por João Marcel Ter Ago 03, 2010 8:13 am

Esse tipo de situação é muito constrangedora.

Ainda mais que seu amigo realizou a compra aliada ao Prazo de Entrega.

Não basta ser um bom instrumento... tem que ter bom atendimento, pós venda, assistência técnica...

Caso contrário o cliente compra uma única vez e além de nunca mais voltar, desincentiva a compra de várias outras pessoas.

Os lojistas, Luthiers etc... tem que se preocupar mais com as pessoas (clientes).

____________________________
Baixista do Bendito é o Rock
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCU7JjYbcYVQAz-1I_fX51hA
Instagram: @benditoeorock
João Marcel
João Marcel
Membro

Mensagens : 978
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Ivanov_br Ter Ago 03, 2010 8:21 am

Lembrando que o espaço aqui está aberto para a N. Zaganin colocar sua posição quanto ao caso. Se necessário, entrar em contato com a administração/moderação do fórum.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Cid Ter Ago 03, 2010 8:34 am

Caro tiago Bastos, sem querer polemizar... mas é a sua primeira postagem, ninguem nem te conhece aqui e vc ja chega metendo o pau numa empresa?
Então acho que isso que vc escreveu não deve ser levado muito em consideração aqui...

Acho que nao é a maneira mais legal de entrar...

Existe uma área aqui onde todo mundo se apresenta e tal...

Outra coisa, leia as regras do fórum, tem uma mensagem bem grande lá em cima... você já chegou quebrando uma regra, pois palavras destacadas em vermelho apenas moderadores do Fórum podem utilizar...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por allexcosta Ter Ago 03, 2010 8:43 am

Concordo com o Cid...

A Zaganin é uma empresa estabelecida no mercado.
Desculpe se não for, mas pra mim isso parece coisa de comerciante querendo queimar concorrente.

De qualquer forma, o espaço está aberto aí pra todos, como sempre...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Andremoura Ter Ago 03, 2010 8:51 am

Desculpe a franqueza, mas acho essa história muito estranha. Se o seu amigo tinha disponível 5000 reais pra gastar e precisava de um baixo urgente pra não perder o emprego, só acessando o mercado livre ele encontraria centenas de instrumentos de primeira linha, inclusive do próprio Zaganin. Aqui no fórum então nem se fala. Tudo bem que o cara quer fazer um instrumento dos sonhos, do jeito que ele quer, mas convenhamos que isso teria que ser depois de estar trabalhando. Duvido que o dono da banda onde ele trabalhava não aceitasse um bom Fender ou Music Man pra ele tocar. Isso não isenta a luthieria de cumprir a sua parte do acordo, mas como foi dito antes por outros foristas, o caso dele parece ter sido um dos únicos, pois a grande maioria está extremamente satisfeita com o instrumento e com o atendimento. Se eu estiver enganado, peço desculpas a vc e seu amigo. Um abraço e seja bem vindo!

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por LuCaSbass Ter Ago 03, 2010 8:56 am

Concordo com o Cid e com o allexcosta.
Mas sobre atraso, isso é normal de qualquer luthieria infelizmente. O proprio allexcosta já falou que até a Fodera é enrolada com prazos.

Eu conheço varias pessoas que já fizeram instrumentos la e eles atrasaram um pouco sim, mas chamá-los de pilantras já é meio pesado.
Agora se seu amigo tiver um contrato que lá esteja escrito que o baixo iria estar pronto em 3 meses, entre na justiça que deve ganhar fácil... Agora se não tiver contrato, não é aqui que vai resolver essa situação.

Agora, acho estranho o seu amigo precisar de trabalho urgente e ir fazer um baixo num luthier.
Se ele pagou 5k em dinheiro, era melhor ele ir em qualquer loja da Teodoro ou procurar na internet que ele sairia com um baixo 'descente' na hora.(Postei junto com o andremoura =P)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Nando Vasques Ter Ago 03, 2010 8:58 am

Eu Hein! scratch
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por SILVIAO Ter Ago 03, 2010 9:28 am

Complicado poke
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por SILVIAO Ter Ago 03, 2010 9:30 am

Com 5 Mil da pra comprar um baixo bom.Um Zaga alias
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Claudio Jardim Ter Ago 03, 2010 9:39 am

Eu acho prudente entrar em contato com a zaganin e pedir que eles se defendam aqui, antes de continuar a especular.

Eu tenho 3 baixos zaganin e mais 3 fenders top de linha (os fenders estão praticamente sem uso), zaganin é um instrumento excelente.

Recentemente encomendei um precision fretless e entregaram uma ou duas semanas após o prazo, que foi de 3 a 4 meses.

Vou tentar mandar uma mensagem pra eles e ver se têm alguma resposta, seria bom ter o nome do rapaz que fez a encomenda.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por allexcosta Ter Ago 03, 2010 9:41 am

A Fodera te dá prazo de um ano e meio e entrega em 3, todo mundo sabe disso. Aliás, é normal em luthieria, nunca ouvi falar de uma que não atrasasse. Duvido com força que a Zaganin tenha dado um prazo fixo ou assinado um contrato dessa forma. Eles podem ter falado cerca de 3 meses ou algo assim. Além disso, nunca ouvi falar de alguém que dá 100% do valor de um baixo a ser construído. História mal contada, na primeira postagem de um novato no Fórum. Complicado...

PS - Sem contar que com 5 conto aqui mesmo no fórum você acha Fender anos 70, Stingray, Jazz Bass americano, TRB 6 cordas, Sandberg, Low End, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Ricardo Ter Ago 03, 2010 9:45 am

Claudio Jardim escreveu:... seria bom ter o nome do rapaz que fez a encomenda.

Indispensável! "Um amigo meu" não serve quando chamamos alguém de pilantra.

Veja Tiago, não estou dizendo que a história não é verdadeira, mas é algo sério, onde "o primo da tia da minha vizinha..." não serve.

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Renato Ter Ago 03, 2010 9:52 am

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Verdade-mentira

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Binão Ter Ago 03, 2010 10:15 am

Me parece o mesmo esquema que postaram no FCC a uns trilhão de anos atrás...
Realmente atrasos ocorrem, mais quem se dispoem a fazer um instrumento personalizado tem que levar em consideração isto...
Ou senão comprar um dos vários instrumentos apronta entrega que eles mesmos possuem...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Daniel Ter Ago 03, 2010 10:22 am

Deu mole. Se precisava "pra ontem", mandar cortar uma árvore pra fazer não é a escolha mais sensata.

Uma breve passada nos classificados e vc acha baixos violentos a ponta entrega nessa faixa de valor.

____________________________
Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por SMR Ter Ago 03, 2010 10:23 am

...sei não... como dizia o "filósofo": "quem fala o que nao sabe, nao entende quando escuta o que disse..."
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Guilé Ter Ago 03, 2010 10:25 am

Seu amigo é um beócio se pagou (integralmente, pois é que dá a entender na início da narrativa) a vista um produto a ser construído com entrega após 3 meses... primeiro vc diz que ele pagou a vista em dinheiro para que fizessem ( Pergunta)...depois diz que ja fazem 6 meses e ele já pagou 5 mil reais ( ahn )...tá faltando mais ainda ???...tá tudo muito confuso.... scratch

Encomendas com itens específicos estão sim sujeitas a disponibilidade destes itens no fornecedor...seu amigo já devia ter alterado o projeto usando algum similar disponível...ou então, se faz questão, aguardar a disponibilidade...

Se vc fosse advogado ( ou ao menos um sério), não viria a este fórum fazer esse tipo de coisa...iria ao Fórum (Cível) competente requerer os direitos do seu cliente amigo tranquilo...ou talvez até queira fazer mas não tem provas para as alegações acima... aí só resta jogar conversa fora mesmo.

Não creio que desta forma vc conseguirá arranhar a reputação de uma empresa que se consolidou não por falácias, e sim por colocar a cara a tapa no mercado nacional provando que é possível sim ter um baixo top de linha, nos padrões internacionais e construído no Brasil.


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Keep Rocking Ter Ago 03, 2010 10:36 am

História estranha...
Eu compraria um bom baixo pronto e depois mandaria fazer um, é a mesma coisa que um analista de sistemas ficar 3 meses parado esperando o notebook chegar da gringa e ainda por cima colocar alguém durante esse tempo para trabalhar no seu lugar...

____________________________
Em busca do Grave perfeito...
Keep Rocking
Keep Rocking
Membro

Mensagens : 523
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Dpaulo Ter Ago 03, 2010 10:37 am

Binão escreveu:Realmente atrasos ocorrem, mais quem se dispoem a fazer um instrumento personalizado tem que levar em consideração isto...
Ou senão comprar um dos vários instrumentos apronta entrega que eles mesmos possuem...

Binão,
na boa mas discordo totalmente.
Honro minha palavra e é o mesmo que espero dos outros, se pago no prazo, espero que o prazo seja honrado. Essa que todo luthier atrasa e tratarmos isso como normalidade acho um absurdo.
Já tive dor cabeça terrível com isso com um baixo que mandei fazer e paguei o valor total no ato da encomenda.
Sendo honesto, é o mínimo que espero da contraparte.
Devido a essa prática de atraso, alguns luthiers renomados de violão já fazem contrato com valores estipulados de multa tanto para atraso como para o não pagamento.
Esse é um dos motivos que hoje em dia nunca mais encomendaria um baixo elétrico para um luthier.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por allexcosta Ter Ago 03, 2010 10:40 am

^ Guilé disse tudo e mais um pouco!!! claps

Estou rindo aqui sozinho imaginando o sem noção perguntando ao outro:

- Aê mano, rolou mó B.O. aê no baguio. Vô tocá numa banda EMO aê, da hora os cara, mas tô mó sem baixo aê, e vai rolar show amanhã.
- Essa treta aê nóis resorve rapidinho, mano. Manda fazê um customizado doido aê, na quebrada... p*** instrumeinto...
- Poxa, é mesmo mano, vou quebrar meu cofrinho e pagar o baixo todo à vista, antes de receber.
- É isso aê mano, mó da hora aê... Baguio ponta firme...

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Fresh_duh_2

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por José Carlos Ter Ago 03, 2010 11:16 am

Muito sem pé nem cabeça isso.....
corre, isso é bilada cino!!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por DenisLM Ter Ago 03, 2010 11:19 am

Dpaulo escreveu:
Honro minha palavra e é o mesmo que espero dos outros, se pago no prazo, espero que o prazo seja honrado. Essa que todo luthier atrasa e tratarmos isso como normalidade acho um absurdo.

+1

Evil or Very Mad
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por allexcosta Ter Ago 03, 2010 11:26 am

Dpaulo escreveu:Honro minha palavra e é o mesmo que espero dos outros, se pago no prazo, espero que o prazo seja honrado. Essa que todo luthier atrasa e tratarmos isso como normalidade acho um absurdo.

Sinceramente, isso não existe...
Nenhum luthier profissional dá prazo fixo, pois um instrumento "custom" não depende só dele. Existem peças que demoram pra chegar, se a umidade do ar estiver muito alta não dá pra pintar, é toda uma história.

Em qualquer lugar do mundo, quando alguém dá prazo pra construção de algo personalizado, esse prazo é uma média esperada e não é de forma alguma algo fixo.

Procure saber da Ferrari se eles garantem prazo de entrega de um carro custom. Tenho certeza que não.

Fodera, Smith, Fender Custom Shop, MLaghus, Zaganin, TODOS são assim... Quem não aceita isso compra instrumento da prateleira... E pagar 100% adiantado pra luthier? Isso eu nunca ouvi falar na minha vida...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por allexcosta Ter Ago 03, 2010 11:28 am

ATENÇÃO TIAGO BASTOS

Se até o fim do dia você não der as caras pra explicar melhor a denúncia esse tópico será apagado.

Atenciosamente,

Adm/Mod do Fórum Contrabaixo BR.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Guilé Ter Ago 03, 2010 11:30 am

Dpaulo escreveu:
Sendo honesto, é o mínimo que espero da contraparte.

Entendo e tb pendo que devia ser assim...mas não é assim... e não só com luthiers, geralmente prestação de serviço tem disso...desde o pintor ao téc de informática...já faz parte.

Por exemplo....em toda eleição você deve votar...ou ao menos vai lá pra anular não é ??? Eu antigamente tomava até banho antes de ir votar...ia votava e ficava esperando essa tal contraparte honrar pelo menos o meu banho....

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Claudio Ter Ago 03, 2010 11:33 am

DenisLM escreveu:
Dpaulo escreveu:
Honro minha palavra e é o mesmo que espero dos outros, se pago no prazo, espero que o prazo seja honrado. Essa que todo luthier atrasa e tratarmos isso como normalidade acho um absurdo.

+1

Evil or Very Mad

Realmente não é uma situação normal... mas existem alguns fatores que não dependem exclusivamente do Luthier.

Quando o Germano fez o meu Vertical, ele me entregou 2 semanas depois do combinado. Os motivos foram:

1 - Choveu pesado a semana inteira em São Paulo, elevando muito a umidade... o que tornou inviável a pintura do corpo e o acabamento em PU do braço.

2 - A empresa que fabricou o hardcase para despacho por avião, não levou o material a tempo de despachar na data correta.

Aí eu pergunto: O Germano é um pilantra por causa disso?

Tem uma Luthieria aqui no Rio, do meu amigo Daniel Alegria (D'Alegria Custom), que te devolve dinheiro proporcional aos dias de atraso na entrega do instrumento. Os baixos do Daniel são todos entregues rigorosamente dentro do prazo combinado.

Agora... se você quer um baixo da Fodera, então tem que sentar e esperar, não adianta ficar putinho e nem reclamar, todos sabem que a Fodera tem esse histórico de "filas" intermináveis de encomendas, você é *apenas* mais um, que com certeza não fará falta pra eles... mesmo assim, se você não gostar dos prazos deles, é só procurar outro Luthier, existem vários no país.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Dpaulo Ter Ago 03, 2010 11:36 am

Allex,
pode ser até prática, mas não sou obrigado a concordar. Essa de peças que demoram a chegar ou umidade do ar é balela, falta de planejamento.
Com todo o histórico de um luthier ele sabe muito bem o que impacta o trabalho dele, se o prazo é supondo de 3 meses, ele sabe muito bem qual a época do ano que ele tá construindo, se a umidade vai afetar mais dois meses ou não, ele poderia aumentar o prazo para 5 meses ou algo do tipo.
O que vejo na verdade muito acontecer é que os atrasos de luthier ocorrem para se colocar outras pessoas na sua frente da fila.
Sou um simples mortal, encomendo um violão por exemplo, vem um concertista que vai projetar o nome do luthier e ele passa o cara na sua frente.
Sendo isso ou falta de planejamento, a questão é que o luthier faz isso porque o mercado consumidor aceita como normal. A questão é essa.
Se houver uma queda na demanda ou a simples exigência de contrato pela maioria, quero vêr luthier começar atrasar do jeito que fazem hoje.
Quero deixar bem claro que não me refiro ao Zaganin, nunca negociei com ele, digo isso de maneira geral.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 11:41 am

Primeiramente peço desculpas por ter entrado aqui no forum assim sem nem ao menos ter lido as regras e ja sair utilizando o mesmo de qualquer forma.

Não sou da "concorrencia" do Zaganin até porque não sou desse ramo e nem vim contar algo só parar "desmoralizar" ou "queimar" a empresa de graça, mas sim por estar muito indignado ao ver o que esse cara muito gente boa está passando por isso,resolvi escrever e alertar outras pessoas que estão pensando no mesmo tipo de comprar nessa empresa.
Só não divulguei o nome desse meu amigo até porque ele não sabe que estou escrevendo essas verdades aqui,e sim são verdades!!Basta procurarem saber melhor,ao menos que o pessoal da N.Zaganin não queiram divulgar tal ato falho,mas ele tem sim esse contrato que o Walter da Zaganin mesmo fez e que pede o prazo de 3 meses para a entrega do instrumento, sei porque eu mesmo vi esse contrato no dia da compra,e se conseguir em mãos faço questão de postá-lo aqui!!!
Ele só tomou a decisão da comprar o instrumento depois de muito tempo de pesquisa nos foruns de contra baixo que falavam muito bem sobre os instrumentos e também do "excelente" atendimento da tal empresa.

Não venho aqui resolver nada e nem buscar soluções e sim alertar!!
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Robson.Van / Sidinéia Ter Ago 03, 2010 11:42 am

Meu colega de banda mandou fazer uma guitarra com o Seizi Tagima...de 3 meses que era o prazo acabou em desgastantes 9 meses....e deixou muito a desejar das outras 3 guitarras anteriores....acontece com todos.

____________________________
Visite o site da banda Excellence e compre ou baixe gratuitamente o CD Against the Odds
www.excellencerock.com
Robson.Van / Sidinéia
Robson.Van / Sidinéia
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 291
Localização : Ijuí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 11:49 am

allexcosta escreveu:^ Guilé disse tudo e mais um pouco!!! claps

Estou rindo aqui sozinho imaginando o sem noção perguntando ao outro:

- Aê mano, rolou mó B.O. aê no baguio. Vô tocá numa banda EMO aê, da hora os cara, mas tô mó sem baixo aê, e vai rolar show amanhã.
- Essa treta aê nóis resorve rapidinho, mano. Manda fazê um customizado doido aê, na quebrada... p*** instrumeinto...
- Poxa, é mesmo mano, vou quebrar meu cofrinho e pagar o baixo todo à vista, antes de receber.
- É isso aê mano, mó da hora aê... Baguio ponta firme...

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Fresh_duh_2

Legal Alex mas fiquei sabendo que nem todo mundo é palyboy e tem vários baixos para poder escolher com qual vai tocar essa noite!!
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por allexcosta Ter Ago 03, 2010 11:55 am

Tiago Bastos escreveu:Não sou da "concorrencia" do Zaganin até porque não sou desse ramo e nem vim contar algo só parar "desmoralizar" ou "queimar" a empresa de graça, mas sim por estar muito indignado ao ver o que esse cara muito gente boa está passando por isso,resolvi escrever e alertar outras pessoas que estão pensando no mesmo tipo de comprar nessa empresa.(...)

Não venho aqui resolver nada e nem buscar soluções e sim alertar!!

Pois é, mas chamar alguém de pilantra queima sim. Você tem todo o direito de estar indignado e usar o fórum, mas não se assuste se a credibilidade de alguém com 2 mensagens for menor que de uma empresa com 20 anos de mercado. Já que você jogou a caca no ventilador, agora cabe a você mostrar evidência de que tem a razão. Já contactei a Zaganin pra dar a eles o direito de resposta.

Atenciosamente,

Alex.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 11:57 am

Esqueci de dizer que antes de mandar fazer o Zaganin ele tinha um baixo Fender muito antigo que veio a ser roubado junto com suas aparelhagem quando voltava pra casa de mais uma noite de trabalho.
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Guilé Ter Ago 03, 2010 11:58 am

Tiago Bastos escreveu:Esqueci de dizer que antes de mandar fazer o Zaganin ele tinha um baixo Fender muito antigo que veio a ser roubado junto com suas aparelhagem quando voltava pra casa de mais uma noite de trabalho.

Vai dizer q foi a mando dos pilantras tb ????

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 12:01 pm

Ó Alex Deus da sabedoria faça isso mesmo!!!Assim quem sabe eles ligam pela primeira vez pra casa do cara em todo esses tempo dando pelo menos uma satisfação!!
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 12:06 pm

Guilé escreveu:
Tiago Bastos escreveu:Esqueci de dizer que antes de mandar fazer o Zaganin ele tinha um baixo Fender muito antigo que veio a ser roubado junto com suas aparelhagem quando voltava pra casa de mais uma noite de trabalho.

Vai dizer q foi a mando dos pilantras tb ????

Isso é Brasil meu amigo...você pode ser roubado a qualquer momento!

Mas isso tenho certeza que não foram os mesmo "pilantras"
pois são pilantragens muito difente!
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 12:14 pm

Keep Rocking escreveu:História estranha...
Eu compraria um bom baixo pronto e depois mandaria fazer um, é a mesma coisa que um analista de sistemas ficar 3 meses parado esperando o notebook chegar da gringa e ainda por cima colocar alguém durante esse tempo para trabalhar no seu lugar...



Está nadando em dinheiro em amigo!!!

Pra que ele ficaria com três baixos se mal tinha um Fender descente??

Estou contando sobre de um cara humilde e não sobre Allex Costa
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por DenisLM Ter Ago 03, 2010 12:15 pm

Dpaulo escreveu:Allex,
pode ser até prática, mas não sou obrigado a concordar. Essa de peças que demoram a chegar ou umidade do ar é balela, falta de planejamento.
Com todo o histórico de um luthier ele sabe muito bem o que impacta o trabalho dele, se o prazo é supondo de 3 meses, ele sabe muito bem qual a época do ano que ele tá construindo, se a umidade vai afetar mais dois meses ou não, ele poderia aumentar o prazo para 5 meses ou algo do tipo.
O que vejo na verdade muito acontecer é que os atrasos de luthier ocorrem para se colocar outras pessoas na sua frente da fila.
Sou um simples mortal, encomendo um violão por exemplo, vem um concertista que vai projetar o nome do luthier e ele passa o cara na sua frente.
Sendo isso ou falta de planejamento, a questão é que o luthier faz isso porque o mercado consumidor aceita como normal. A questão é essa.
Se houver uma queda na demanda ou a simples exigência de contrato pela maioria, quero vêr luthier começar atrasar do jeito que fazem hoje.
Quero deixar bem claro que não me refiro ao Zaganin, nunca negociei com ele, digo isso de maneira geral.

+1 denovo!

Trabalho na indústria e é assim que funciona.
atrasou? multa.
atrasou muito? cancela e devolve o dinheiro.

Se 3 meses não dá para entregar, que dê prazo de 1 ano! se ficar pronto antes, ótimo.

Isso é total falta de profissionalismo e organização de qualquer empresa (independente de ser uma fábrica de instrumentos musicais ou qualquer outra coisa) , e acomodação dos clientes.
simples assim.

eu acho que o cara tem que jogar m#rda no ventilador sim.

queria ver ir num restaurante e pedir um prato e o garçom dizer que vai levar meia hora pra ficar pronto e só trazer o prato depois de 1:30...

OK, concordo plenamente que a luthieria em questão é bem famosa e tem instrumentos de qualidade muito elogiada por vários usuários, nem por isso ela está acima de qualquer coisa...
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por SMR Ter Ago 03, 2010 12:30 pm

A questão não é o fato do atraso, ou se alguem é playboy por ter mtos baixos (!!) ou bons baixos... o fato é que existiram vários erros por ae caro Tiago. Houve o erro de quem apostou todas as fichas em algo arriscado, deve ter havido o erro de alguem q atrasou, mas a questão aqui está no fato de como vc está tornando público isso aqui no fórum. Em seu primeiro post vc chegou logo "chutando a porta" cara, e continua assim. Vc acaba perdendo a razão pelo modo que se expressa, sem falar que vc advoga em nome de terceiros (um amigo)... e se fosse com vc ?? Iria mandar matar ou xingar todo mundo q possui baixos do Zaganin ?? Cara vai com calma pelos metodos legais. FAz uma reclamação formal, executa judicialmente o contrato... Eles são empresa e vc (ou seu amigo) cliente. Existem métodos mais eficientes para resolver isso. Depois vc expressa sua indignação... mas entenda q essa não é uma relaçao de briga de rua.
Entendo sua indignação e concordo que assim seja, mas não acho interessante ou eficiente "chutar a porta" logo quando vai entrando no fórum. Até pq aqui é um fórum de debates e não o Fórum Judicial, aliás lá é que vc não pode/não deve chegar chutando mesmo.
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 12:30 pm

Concordo com você DenisLM...mas pelo o que vi esses músicos aqui do forum são bem sarristas quando as coisas ruins não acontecem com eles e sim com os outros!!!

Entendam que estou aqui com uma forma de alerta para o bem de quem não que passar pela mesma situação!

Três meses é o prazo,4 meses você pode conseguir alguns baixos emprestados de vez enquando,5 meses o cara que te ser muito tranquilo para entender o lado do fabricando,mas vão fazer 6 meses nunca nem ligaram para dar satisfações,Isso é absurdo!!
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por LuCaSbass Ter Ago 03, 2010 12:34 pm

Tiago Bastos escreveu:, que pararam de fabricar ponte Badass V e não estão escontrando para colocar no baixo dele...
Isso é verdade, não é desculpa... Pelo menos nessas 4 lojas não se encontra mais:
http://www.bestbassgear.com/bass-v-bridge.htm
http://www.siglermusiconline.com/store/pc/Leo-Quan-BADASS-Bass-V-Bridge-Chrome-84p1772.htm
http://www.allparts.com/Nickel-Leo-Quan-Badass-Bass-V-Bridge-p/bb-0325-001.htm
http://www.dodoaudrin.com.br/loja/ds_product_info.php?products_id=618&lau_custid=es8jhgr73m6gjecdg415prt4h7

Mas enfim... Você disse ai em cima que ele tem contrato, então apoio fortemente entrar na justiça. Agora se estiver no contrato prazo Mínimo de 3 meses, então o jeito é esperar.
Só por curiosidade, qual o baixo que ele encomendou?

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por mum Ter Ago 03, 2010 12:36 pm

Também acho que mais absurdo do que atrasar um prazo, é não fazer o mínimo, que seria ligar para o cliente dando alguma explicaçao do motivo do atraso. E uma coisa eu tenho certeza: NADA pior do que cliente indignado hehehe.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Dabahia Ter Ago 03, 2010 12:36 pm

Isso é coisa de concorrentes , só um otário para naum ver isso!Não conheço a fabrica da zaganin , mutio menos os instruentos,mais é muito estranho uma pessoa se escrever no forum só para fazer uma denúcia!
Manda bater em retirada

____________________________
-Cort b5 / Strimberg 5 cordas - Cubo Bass 50 voxstorm
#21 clube Strimberg #24 Clube Cort
Dabahia
Dabahia
Membro

Mensagens : 298
Localização : Paulo Afonso Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Keep Rocking Ter Ago 03, 2010 12:43 pm

Tiago Bastos escreveu:
Keep Rocking escreveu:História estranha...
Eu compraria um bom baixo pronto e depois mandaria fazer um, é a mesma coisa que um analista de sistemas ficar 3 meses parado esperando o notebook chegar da gringa e ainda por cima colocar alguém durante esse tempo para trabalhar no seu lugar...



Está nadando em dinheiro em amigo!!!

Pra que ele ficaria com três baixos se mal tinha um Fender descente??

Estou contando sobre de um cara humilde e não sobre Allex Costa

Estou apenas contando o que eu faria na situação do seu amigo, pois pelo q eu entendi ele vive de música e ficar esse tempo todo sem tocar não faria bem ao meu bolso...

Se estou nandando em dinheiro não vem ao caso, mas eu não pagaria adiantado e na totalidade um serviço de luthier.

____________________________
Em busca do Grave perfeito...
Keep Rocking
Keep Rocking
Membro

Mensagens : 523
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por gobatto Ter Ago 03, 2010 12:48 pm

Dabahia escreveu:Isso é coisa de concorrentes , só um otário para naum ver isso!Não conheço a fabrica da zaganin , mutio menos os instruentos,mais é muito estranho uma pessoa se escrever no forum só para fazer uma denúcia!
Manda bater em retirada

^ Também não é assim...

Eu li o tópico sobre isso no FCC e no fim o cara não era concorrente, era simplesmente um cliente insatisfeito, apesar das diversas denúncias feitas ao cara.
Derrepente o cara não tinha noção mesmo da "fama" dos luthiers em entregar depois do prazo. Eu mesmo quando comprei um DeOliveira fiquei puto com o atraso na época.
Eu hoje, depois de ler diversos relatos, nunca pediria algo para um luthier onde houvesse urgência, mas antes do forum... quem não está familiarizado vai achar uma "p*** falta de sacanagem" mesmo.
Claaaaaro que não justifica chegar chutando o p** da barraca.
Enfim...life goes on.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Tiago Bastos Ter Ago 03, 2010 12:55 pm

Tem duvidas então liguem para a empresa e perguntem 3642-1088,se eles tiverem caráter para contar toda a verdade
Tiago Bastos
Tiago Bastos
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin Empty Re: Cuidado ao mandar fazer instrumentos na N.Zaganin

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos