Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a maneira de tratar os novatos

+24
Nando Vasques
Jackson
VictorLuigi
Maurício_Expressão
Cantão
Gomba
Djabass
NETOULTRA
djmmaster
Claudio
leandrosf89
LuCaSbass
Daniel
edu_carvalho
Pagode Alto Astral
Binão
KIQ
Christian
DUDUBASS
thgbass
Claudio Jardim
Rafael FindanS
Cid
allexcosta
28 participantes

Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 07, 2010 2:06 pm

Olha, sou muito sincero e estou falando por mim...

Não vou tratar um novato desbocado como um veterano que ajudou muito aqui e cometeu um deslize...
Vou citar nomes só como exemplos:

Vai que o Lucas, que é um cara conhecido, sempre ajudou o fórum, foi moderador, manda fazer camisa e tal, se excede em uma discussão e tem uma atitude mais ríspida em relação a alguém... É óbvio que não vai receber o mesmo tratamento de um novato como o "centerbass" que é chamado atenção e continua quebrando as regras e tratando os outros mal...

Acho que o pessoal da "Associação de Proteção aos Novatos" poderia confiar um pouco mais no julgamento da moderação, que faz um trabalho exemplar (ao meu ver) e não remunerado...

Me desculpem aí, mas se um Cantão ou TripaBass que ajudam o fórum pra caramba um dia perderem a cabeça NÃO serão tratados como um sem-noção que entra aqui hoje, nem se apresenta, não dá um bom-dia e já quer tomar conta do pedaço...

A intenção aqui não é ofender ninguém, espero que entendam, mas já tem um tempo que quero dizer isso...

Por favor, sintam-se à vontade pra argumentar, contra ou a favor...

Obrigado,

Alex.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Cid Sáb Ago 07, 2010 2:11 pm

Falou por mim tambem Alex...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Rafael FindanS Sáb Ago 07, 2010 2:18 pm

Respeito a todos.

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 07, 2010 2:24 pm

Rafael FindanS escreveu:Respeito a todos.

Sempre existiu respeito a todos. Olha a maneira que eu tratei o problemático, mesmo depois de saber quem ele era e que tinha feito cadastro duplo:

http://bass.forumeiros.com/fale-com-os-moderadores-f15/exemplo-de-cadastro-duplo-para-quem-quiser-ver-t8853.htm

TODOS são bem-vindos aqui, mas se chegar com falta de educação e desrespeitando as regras repetidamente vai voar sim...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Claudio Jardim Sáb Ago 07, 2010 2:27 pm

eu sou meio novo aqui, mas outra coisa que já acho estranho é o cara que se registra como Roberto fulano da Silva quando o nome real dele é Marcelo Sicrano dos Santos, já fico com o pé atrás.

Meu nome é Claudio Jardim, o que eu fizer ou falar aqui tenho que defender depois, é minha cara que está exposta.

Acho correta a postura do Allex, se não a coisa descamba mesmo.

As pessoas precisam urgente de mais humildade.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por thgbass Sáb Ago 07, 2010 2:33 pm

Certíssimo ao meu ver.

Todo lugar temos regras. .em tudo! Aqui não é diferente. Tanto que logo ao entrar e agora está bem grande, "Leia as regras. . ." é só ler e ser feliz!

A gente poderia até ganhar tempo sequer discutindo com um cidadão desse. A moderação sabe o que faz. .
E sabe sim o que faz, dando até outras oportunidades pro cara 'voltar' e voltar mais educado, como não aconteceu. . (estou me remetendo ao tópico do musicman .. )
É só botar pra correr! Cadastro duplo. .agressões, falando 'fuleragem'. . dá um tchau e 'bênça', e pronto!


____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por thgbass Sáb Ago 07, 2010 2:36 pm

Claudio Jardim escreveu:eu sou meio novo aqui(...)
Pô Claudio, apesar de tu se considerar novo, tu é da casa, e pra mim não é um 'número' de posts que faz alguém veterano ou não.
Quem acompanha o fórum sabe, existe muita gente que num primeiro tópico já contribuiu mais que muito veterano, e eu falo até por mim.
Tem muita gente que 'comigo' tem mais crédito que muito veterano. A idéia da moderação em analizar o caso, e ver justamente essas 'diferenças' que é excelente, realmente cada caso é um caso. . antes banir um 'zé mané' a um grande brother aqui do fórum, ou até tratá-lo com diferenças!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por DUDUBASS Sáb Ago 07, 2010 2:41 pm

Concordo que as pessoas que já tenham um tempo no fórum tenham sua credibilidade a mais, isso é normal, até como para um forista antigo facilita ao mesmo fazer uma venda de um instrumento devido a essa credibilidade a mais, e esta credibilidade a mais, existe em qualquer local que vc andar por aí afora(na vida mesmo). Gostaria de salientar aos colegas foristas também que sempre analisemos caso a caso, não é porque o cara é novato que vai ser "decaptado" aqui, já vi casos em que foi justa e em que foi injusta a hostilidade. Claro que as vezes há troca de farpas, isso é normal quando alguém se sente ofendido e quer exercer o seu direito de resposta a altura, repito isso é normal até dentro das nossa famílias. Porém, seria interessante prezarmos sempre pelo bom clima no fórum. Claro que tem hora que chega um novato e dá uma voada e aí é fod@, já vi uns criando tópicos para se apresentar se achando o cara.... claro que li e desprezei o cara, porém nem me manisfestei publicamente para evitar problemas , mas reconheço que comento comigo mesmo "esse cara pensa que é o tal..." no mais, fico feliz em termos este espaço democrático para trocarmos nossas idéias e experiências, e aqui é com certeza, um excelente espaço para o nosso aprendizado de todos os dias.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Christian Sáb Ago 07, 2010 2:42 pm

tem novato aqui que chega se achando o dono, eu não sei se migrou do Fcc, que lá ninguem tava nem aí pra nada. Outro dia comentei pra um novato parar de provocar os outros, afinal o cara chegou agora e quer sentar na janelinha.. o cara so fala pra mim que vivo num mundinho perfeito, desculpa mas sempre olhei o forum como um local, onde tenho amigos civilizados, que por mais diferênças entre pontos de vista, conseguimos conviver sempre amigavelmente, tanto que o forum ja extrapolou para a realidade em encontros, desculpa mas não quero ir a um encontro do Forum onde chega um novato e fica ofendendo, isso pode ficar pessoal. Apoio total aos moderadores que fazem disto um local, onde as diferênças são respeitadas, e não ganham nada...
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 07, 2010 2:46 pm

Pronto, lá vem o sujeito de novo... Haja saco viu...

http://bass.forumeiros.com/fale-com-os-moderadores-f15/um-bom-instrumentista-t8869.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por KIQ Sáb Ago 07, 2010 2:54 pm

É allex, realmente ... cara chegar do nada, quebrando regras e fazendo algazarra ... merece ser tratato como tal ...

O problema é quando um novato, que as vezes nem sabe usar a busca (que é algo bem simples ao meu ver) posta algo, como uma pergunta idiota, ou que já foi respondida ... ai o cara é tratato com má vontade ... (não que tenha acontecido comigo, mas já vi acontecer)

Acho que se alguém ler certo tópico ou post, e não tem paciência de responder algo construtivo ... também é injusto ficar zombando do cara ... Um novato hoje, pode ser um grande baixista no futuro =)

Fica ai minha opinião!

Ótimo tópico!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Binão Sáb Ago 07, 2010 2:56 pm

Tenho confiança no jungamento de vc´s moderadores, mais tenho percebido que algums amigos por aqui não fazem nenhum esforço para ter o minimo de educação com os novatos. Tem casos e casos.

Cada baixista que conheço eu recomendo este fórum do qual tenho uma verdadeira admiração.

Se querem me rotular como da "Associação de Proteção aos Novatos" me rotulem, mais saibam que não são só estes malas descabeçados que entram por aqui como novatos, tenho absoluta certeza que entram novatos sérios e que poderiam contribuir muito para o fórum.

Tanto é que existem excessos, que o Alex mesmo abriu um tópico de pedido de desculpas a um excesso que cometeu.

Sou sincero em escrever que algumas pessoas, por exemplo Alex, Cid, Nando possuem um alto grau de respeito aqui, portanto se alguém está em cima do muro sempre tenderá a ficar ao lados das opiniões emitidas por eles.
Se entra um com opinião diferente e calha de um deles emitirem uma outra opinião, vejo que há uma tendencia natural da maioria os seguirem e isto acaba faccionando o fórum.

Da minha parte está encerrado o assunto.
Se tiver algo que não concorde neste sentido me comunicarei diretamente com os moderadores.
Decisão está a cargo deles.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 07, 2010 3:29 pm

Aproveitando o ensejo:

Uma parada que anda complicada faz um bom tempo aqui no Fórum é o pessoal da APN entrando em tópico onde está rolando algum nível de discussão 'mais forte'. Penso eu que há duas opções: ler e cair fora ou ler e participar ativamente no embate, mas infelizmente essa turma tem a mania de entrar para ficar com um blábláblá já batido e infundo de que o Fórum isso....antigamente tararam....respeitar pororom...etc. Na boa : quero acreditar que nenhum de vcs é mãe ou deseja ser para ir treinando educar os 'filhos' aqui no Fórum. Existe administração, moderação e regras exatamente para controlar excessos , se for o caso.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por edu_carvalho Sáb Ago 07, 2010 3:41 pm

Lendo e (re)lendo os posts desses últimos dois dias, e aproveitando a oportunidade aberta pelo tio Allex, seguem aí algumas das minhas impressões sobre esses fatos:

allexcosta escreveu:Não vou tratar um novato desbocado como um veterano que ajudou muito aqui e cometeu um deslize... Vou citar nomes só como exemplos:Vai que o Lucas, que é um cara conhecido, sempre ajudou o fórum, foi moderador, manda fazer camisa e tal, se excede em uma discussão e tem uma atitude mais ríspida em relação a alguém... É óbvio que não vai receber o mesmo tratamento de um novato como o "centerbass" que é chamado atenção e continua quebrando as regras e tratando os outros mal...

Me desculpem aí, mas se um Cantão ou TripaBass que ajudam o fórum pra caramba um dia perderem a cabeça NÃO serão tratados como um sem-noção que entra aqui hoje, nem se apresenta, não dá um bom-dia e já quer tomar conta do pedaço...
De pleno acordo! up

allexcosta escreveu: Acho que o pessoal da "Associação de Proteção aos Novatos" ...
Achei desnecessário (e injusto) esse tipo de classificação para os colegas do forum que argumentaram a favor da manutenção do bom nível ao lidar com alguns novatos.


allexcosta escreveu: Acho que o pessoal (....) poderia confiar um pouco mais no julgamento da moderação, que faz um trabalho exemplar (ao meu ver) e não remunerado...
Coerente a afirmação: a despeito de algumas diferenças de opinião, nenhuma organização é perfeita. Acredito que esse não reconhecimento do trabalho da moderação e da administração só seja levado adiante por uma minoria aqui no forum.

KIQ escreveu:O problema é quando um novato, que as vezes nem sabe usar a busca (que é algo bem simples ao meu ver) posta algo, como uma pergunta idiota, ou que já foi respondida ... ai o cara é tratato com má vontade ... (não que tenha acontecido comigo, mas já vi acontecer)
Este é parte de outro problema (inclusive já discuti pesado com outros colegas por essa postura de alguns no tocante à impaciência em lidar com certos novatos)...

Binão escreveu:Tenho confiança no jungamento de vc´s moderadores, mais tenho percebido que algums amigos por aqui não fazem nenhum esforço para ter o minimo de educação com os novatos. Tem casos e casos.
Concordo com você, BINÃO, mas tem um aspecto que não pode ser desprezado: NÓS estamos acostumados com o espírito do forum e na maioria das vezes relevamos as diferenças expressas nos posts. Mas, logo quando entrei no forum, acabei discutindo pesado com alguns colegas (Guilé, Amagomes, Allex, Bertola, Cid, thgbass) por não ter ainda compreendido que o espírito do forum é também o espírito da diferença. Só depois da criação daquele fatídico tópico "Desaparecimento do Lapetina" ( Slap ) é que compreendi que os colegas não se utilizam da má-fé ou da maldade para comunicarem com outros colegas. Infelizmente, nem todos os novatos pensam dessa maneira, daí o desconforto causado por certos posts direcionados a alguns novatos.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Daniel Sáb Ago 07, 2010 3:45 pm

De acordo com o post inicial. up

Esse sempre foi meu entendimento.

E isso não inibe em NADA um leitor de longa data postar uma dúvida por medo ou coisa assim, tanto que já perdi as contas de novos tópicos com users que relatam ler o fórum a algum tempo mas só naquele momento estavam postando, tirando uma dúvida, etc.

Ou seja, o cara chega com educação, como uma pessoa normal, com dúvidas, argumentos normais, etc.

Diferente dos últimos, extremamente arrogantes, donos da verdade e cheios de PREconceito.

____________________________
Sobre a maneira de tratar os novatos Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por LuCaSbass Sáb Ago 07, 2010 4:54 pm

Eu acho que pode acontecer de muitos novatos serem caras experientes, com certeza... Não precisa chegar com duvidas somente, mas se tiver coisa pra acrescentar sera muito bem vindo. A Voila por exemplo, chegou e ja fez aquele tanto de posts excelentes, e ninguem ficou tirando onda com a cara dela.
O negocio é o cara chegar de nariz empinado e querer se mostrar superior a todos por algum motivo... se o cara for bom e experiente mesmo, que acrescente alguma coisa ao invés de 'tirar onda'.
E concordo com quem falou sobre criar profiles com nomes diferentes, também acho que se o cara for bom e quiser entrar no forum, não tem para que esconder sua identidade.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por leandrosf89 Sáb Ago 07, 2010 6:02 pm

Ja falaram aqui tudo que eu falaria, principalmente Binão e Edu... Só queria reforçar que eu também achei meio que "descartável" o termo "Associação de Proteção aos Novatos" ...
Quanto ao nariz empinado, isso a gente reconhece de longe, percebe logo nos primeiros posts quem fica tirando onda. Passa a faca logo e nem fica dando ibope.. Acho que o pior ainda é ficar alongando o papo desses caras...
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Claudio Sáb Ago 07, 2010 6:40 pm

Prezados,

Em respeito ás regras de utilização do Fórum, e aos usuários que contribuem e buscam sempre o conteúdo técnico, o tópico "Aos proprietários de Music Man StingRay" foi devidamente limpo e reaberto.

Esse episódio do centerbass foi bastante chato, inconveniente, algo que não tem necessidade de acontecer num ambiente como o nosso. Dessa forma, a partir desse momento, todo conteúdo não técnico dentro de discussões técnicas, serão sumariamente removidos. Só pra dar uma exata noção, dos 150 posts nesse tópico, tivemos 41 com conteúdo técnico, e 109 referentes a confusão causada pelo centrebass. Me perdoem, mas isso não pode acontecer mais!

O desvirtuamento de topicos faz parte das regras do nosso Fórum, e com isso, todas as briguinhas, picuinhas e outras "inhas" do gênero que estiverem fora do off-topic, serão removidas. Iremos a todo custo preservar o conteúdo técnico dos topicos.

Agradecemos a compreensão de todos.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por leandrosf89 Sáb Ago 07, 2010 6:48 pm

^ claps Perfeito Claudio!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por KIQ Sáb Ago 07, 2010 7:09 pm

Perfeito, é por isso que gosto desse fórum!

Página Inicial do Navegador faz tempo =)
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por djmmaster Sáb Ago 07, 2010 7:13 pm

Acho que a discussão tem dois lados, e o pior, os dois estão certos, pq ao meu ver existem "novatos e novatos" novatos que não tem a minima noção e vem cheios de marra tumultuando e encomodando, e tem novatos que as vezes não tem nenhum conhecimento e vem aqui procurando saber algo e acabam fazendo perguntas obvias.
agora a forma de como proceder com cada um é que é o problema, tem pessoas que não mereçem ser tratadas mal, as vezes são meio folgados e podiam ter procurado primeiro antes de abrir um topico, mas mesmo assim um simples aviso da moderação jah é o suficiente, não acho que seja preciso ridicularizar a pessoa pra todo mundo ver, bom os marrentos e tumultuadores são problema da moderação, e somente dela, se alguem quizer ajudar mande uma mp pra um moderador e apenas isso.
Deixo aqui bem claro que isso é apenas minha opinião, não venho aqui para incitar discordia nem criar polemica bem pelo contrario tento apenas dar minha contribuição para o forum, que me ensinou muito e sou muito grato.
abraços a todos
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por thgbass Sáb Ago 07, 2010 7:18 pm

Boto muita fé no que o Claudio falou.
E outra, a moderação ao meu ver poderia já de cara limpar os tópicos. .
Sem deixar pra ver até onde vai. . vendo que vai dar m****, corta logo!
Bom que muitas vezes o que essa pessoa que faz cadastro duplo. .quer é zuar o fórum, e cortando assim sem alimentar esse desejo do cara, isso não acontece!

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por KIQ Sáb Ago 07, 2010 7:23 pm

Participei de um forum que o cara não conseguia fazer cadastro denovo, algo bloqueava os IP's ... esse lance não rola por aqui?
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Claudio Sáb Ago 07, 2010 7:36 pm

thgbass escreveu:
E outra, a moderação ao meu ver poderia já de cara limpar os tópicos. .
Sem deixar pra ver até onde vai. . vendo que vai dar m****, corta logo!

Mas é exatamente isso que vai acontecer daqui pra frente, a idéia é cortar o mal pela raiz.

KIQ escreveu:Participei de um forum que o cara não conseguia fazer cadastro denovo, algo bloqueava os IP's ... esse lance não rola por aqui?

Pois é... não temos ferramentas pra isso, conseguimos ter acesso ao IP, ou a bloqueio total de um determinado IP, inclusive para novos posts... nada que seja customizado para utilização de determinadas funções do Fórum.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por leandrosf89 Sáb Ago 07, 2010 7:43 pm

thgbass escreveu:Boto muita fé no que o Claudio falou.
E outra, a moderação ao meu ver poderia já de cara limpar os tópicos. .
Sem deixar pra ver até onde vai. . vendo que vai dar m****, corta logo!
Bom que muitas vezes o que essa pessoa que faz cadastro duplo. .quer é zuar o fórum, e cortando assim sem alimentar esse desejo do cara, isso não acontece!

Falou e disse! O que importa é o forum continuar organizado e essas manchas passarem sem deixar alarde...
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por NETOULTRA Sáb Ago 07, 2010 8:27 pm

Pagode Alto Astral escreveu:Aproveitando o ensejo:

Uma parada que anda complicada faz um bom tempo aqui no Fórum é o pessoal da APN entrando em tópico onde está rolando algum nível de discussão 'mais forte'. Penso eu que há duas opções: ler e cair fora ou ler e participar ativamente no embate, mas infelizmente essa turma tem a mania de entrar para ficar com um blábláblá já batido e infundo de que o Fórum isso....antigamente tararam....respeitar pororom...etc. Na boa : quero acreditar que nenhum de vcs é mãe ou deseja ser para ir treinando educar os 'filhos' aqui no Fórum. Existe administração, moderação e regras exatamente para controlar excessos , se for o caso.

Acho que como participantes ativos do fórum temos o dever de orientar a galera, seja em quebra de regras ou tentar evitar brigas inúteis. Pq esperar um modera entrar em ação? Como todos sabem o trabalho da moderação é voluntário e quantos menos tempo eles perderem com besteiras, mais tempo sobra para curtir o fórum junto com a gente.
Aprendi assim: se tem uma luz acesa sem necessidade que minha irmã acendeu, não preciso esperar meu pai chegar, brigar com ela e apagar. Eu mesmo posso ir lá e evitar esse estresse.

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 07, 2010 8:44 pm

^^ Falo em relação principalmente aos debates mais acalorados que acontecem , muitas vezes sem presença de novatos. Quanto a estes é válido direcionar ágil e corretamente quando cometem deslizes na chegada. Coisa que por exemplo o Cantão faz e muito bem, além de outros participantes.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Djabass Sáb Ago 07, 2010 11:42 pm

Sou novato aqui, e estou de acordo com o que disse o Alex.
A gente tem que ter humildade em primeiro lugar...
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Gomba Sáb Ago 07, 2010 11:43 pm

Djabass escreveu:Sou novato aqui, e estou de acordo com o que disse o Alex.
A gente tem que ter humildade em primeiro lugar...


[2]
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Cantão Sáb Ago 07, 2010 11:51 pm

A expressão certa é "culpado até que se prove o contrário" ? não , né galera ? acho que todos vocês como eu , sabe que a frase correta é "Inocente até que se prove o contrário" .
Eu atentei a essa frase no sentido dos novatos , mais ou menos assim :
"O novato será um bom forista até que se prove o contrario" , procuro sempre encaminha-lo para o tópico de apresentação , porque acho que o cara se apresentando , dizendo quem é , sua esperiência como músico , e etc...já nos dá uma "primeira impressão" melhor do futuro brother.
Com o andamento das postagens do referido , já dá pra ter uma noção de como devemos nos posicionar , no sentido de : ajudar , trocar conhecimentos , aprender com ele , ou no caso de pessoas como esse sujeito a quem o Allex se referiu , banir logo de cara...o que ele fez e acho correto.
A intenção é que todos os novatos se tornem membros ativos e colegas de fórum , certo ? e que o nosso fórum cresça cada vez mais (o que só acontecerá com a entrada de mais novatos) então... se a intensão é essa , temos como dever , alertá-los para algo que estejam fazendo errado , direcioná-los (Já fui novato como todos aqui , e vocês sabem que uma pessoa bem direcionada aprende mais rápido o funcionamento da casa) e procurar mantê-los dentro das regras ( O que não é facil como todos sabem , rsrsrss ).
Tenho visto novatos que achei que não ficariam uma semana aqui ,e hoje são brothers ativos no fórum , respeitadores das regras , colaboradores em grau elevado...assim como tenho visto o contrário...então o que temos que fazer ? separar o joio do trigo !...não é facil , mas nossa Adm /Mod , é competente nesse sentido , e vem fazendo isso adimirávelmente up .
Então , sendo assim , ao menos para mim..."O novato será um bom forista até que se prove o contrário". Wink


Última edição por Cantão em Dom Ago 08, 2010 12:44 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Maurício_Expressão Dom Ago 08, 2010 12:00 am

Concordo com o primeiro post. Aliás, para mim, um cara que abre um cadastro num fórum usando um nome que não é o dele, para mim, já é algo estranho.
Alías, existe gente legal, do bem e gente esquisita. Já vi casos de cadastro duplo de gente que acaba brigando com ela mesma.
E para mim isso é esquisito.
Motivo até para se bloquear o IP de cadastro duplo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por VictorLuigi Dom Ago 08, 2010 8:44 am

Eu sempre defendi o respeito mutuo dentro do forum. Apesar de não ter o número de posts suficiente para ser um "veterano" eu estou aqui desde o começo do fórum. (Eu acompanhei o episodio do FCC que foi o motivador da criação desse fórum, e ainda fui suspenso de lá por fazer propaganda desse fórum)

Sei lá, existem casos e casos esse "Centerbass" é um mala. Isso não se discute. Mas teve um cara que veio dar um alertar em relação a empresa N.Zaganin (
Esse Topico) no começo o pessoal só demonstrou uma desconfiança do cara estar descendo a lenha na N.Zaganin aí depois de alguns posts já tavam tirando uma onda com a história do cara... Aí o cara foi se defendendo.
Importante lembrar, até esse momento ninguém tinha certeza que sim, nem que não.

Mas enfim, eu postei nesse tópico o que você estão chamando de "APN" (podem conferir na segunda página do post). alguns posts depois o amigo Ismael respondeu o meu post dizendo "Sou novato em postar mensagens, mais leio o forum a muito tempo... e confesso que penso duas vezes antes de responder ou criar um post !".

Galera, pra mim isso é inaceitável... Esse negócio é sério, tem gente ficando com um pé atraz de postar aqui, por que virou mecheu a galera tá tirando onda de quem não tem tempo de casa. Mesmo quando o cara tem uma dúvida que para gente é 'básica", agente tem que entender que o cara pode ser novato no instrumento e que aquela dúvida, que para nós pode ser meio "cretina", para ele é muito importante.

E a outra coisa que estava me incomodando o amigo Claudio já sanou, que eram discuções acaloradas desvirtuando os tópicos.

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por VictorLuigi Dom Ago 08, 2010 8:55 am

Ah outra coisa, essa coisa de APN para mim não leva a nada.
Está sendo pega uma parcela de pessoas que não gostam de discuções que não levam a nada, e se pronunciam contra isso, e sendo colocado um rótulo para elas. Esse fórum nunca teve disso, não sei para que começar agora!

Só queria deixar claro que eu sempre fui da turma do "deixa pra lá" e que eu só postei o que postei em prol do bom convivío no fórum.
Tenho também plena confiança na moderação, e dentro dos meus limites tento fazer o possível para ajudar.

Mas como tenho visto que isso tem incomodado sensivelmente alguns amigos foristas e tem sido recebido como uma "tentativa de educar", a partir de agora não vou mais me "intrometer" nas brigas dos outros.


____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Claudio Dom Ago 08, 2010 10:16 am

Sim Victor, devemos ter respeito com todas as pessoas que entram aqui, independente da experiência que têm com o Contrabaixo, seja novato ou não. Se você fizer uma análise, verá que aqui no Fórum entram 4 grupos de usuários:

O primeiro grupo é composto por aqueles que já são bem experientes no instrumento, e sempre tem alguma coisa a acrescentar. Cito como exemplos recentes os usuários Zarra e Luizfireball... os dois têm menos de 10 posts, e já demostraram ter vasta experiência com o Contrabaixo Acústico, contribuições de alto nível dos dois, que somados possuem módicos 13 posts.


O segundo grupo é formado por aqueles que não têm tanto tempo de instrumento, mas que geram dúvidas e comentários interessantes, e que a todo tempo debatem essas questões ténicas com o pessoal do primeiro grupo. Gerar dúvidas e fazer perguntas interessantes, também é uma forma de contribuir com conteúdo técnico. É grande parte desse conteúdo que movimenta o Fórum. Se o Fórum fosse composto só por pessoas do primeiro grupo, certamente seria um Fórum chato e com pouco movimento.

O terceiro grupo é composto por iniciantes no Instrumento e por aqueles que curtem o Contrabaixo mas ainda não conseguiram sair da inércia, e vêm o Fórum como um fator motivador, uma ferramenta que ajuda a muitos, principalmente aquele que moram em áreas menos privilegiadas do país, onde há uma enorme dificuldade de acesso a bons instrumentos e cursos. Esses usuários são aqueles que geram perguntas simples, que na maioria das vezes são respondidas pelo pessoal do segundo grupo. Perguntas simples também fazem parte do acervo de crescimento do Fórum, são elas que completam o quadro de níveis de conhecimento entre avançado, intermediário e iniciante, e são perguntas tão importantes quanto aquelas geradas pelas pessoas dos outros dois grupos, e devem ser respondidas com a mesma seriedade.

O quarto grupo é composto por aqueles usuários sem-noção, pessoas que vem aqui com o único propósito de azucrinar e perturbar a paz, e outros que vêm apenas para anunciar seus produtos. São pessoas que têm a capacidade de em menos de 24 horas gerar uma confusão com mais de 200 posts inúteis e sem qualquer conteúdo técnico, como o recente caso do centerbass, laster e muitos outros. São essas pessoas que a moderação procura identificar e, num primeiro momento, tentar "corrigir". O problema é que nós da moderação acabamos entrando em bate-bocas e embates com esses usuários, ao passo em que deveríamos tomar outras atitudes para preservar o conteúdo técnico dos posts e não desvirtuar o Fórum do foco principal, que são as discussões técnicas.

Em função desse quarto grupo é que mudaremos a nossa forma de agir, vocês não irão mais presenciar bate-bocas da moderação em tópicos técnicos, iremos agir rápido para impor as regras do Fórum a esses usuários que pertencem ao quarto grupo... essas pessoas não agregam absolutamente nada de bom ao nosso Fórum.

A única coisa que, em particular, ainda me chateia, é que pessoas do quarto grupo têm a capacidade de fazer pessoas do primeiro e segundo grupo nos comparar com o FCC. Sempre que aparece algum caso similar ao do centerbass, virou lugar-comum levantarem a bandeira do FCC como objeto de comparação. Na boa, pelo trabalho que é feito aqui e pelo conteúdo que nós temos, acho essa uma comparação injusta e completamente descabida, algo que as vezes chega a me deixar desanimado... mas, fazer o que né?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Jackson Seg Ago 09, 2010 4:46 pm

ClaudioBass escreveu:

A única coisa que, em particular, ainda me chateia, é que pessoas do quarto grupo têm a capacidade de fazer pessoas do primeiro e segundo grupo nos comparar com o FCC. Sempre que aparece algum caso similar ao do centerbass, virou lugar-comum levantarem a bandeira do FCC como objeto de comparação. Na boa, pelo trabalho que é feito aqui e pelo conteúdo que nós temos, acho essa uma comparação injusta e completamente descabida, algo que as vezes chega a me deixar desanimado... mas, fazer o que né?

Não há porque desanimar já que a comparação não faz sentido algum up !

Em tempo: apóio a postura da moderação neste caso também.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Nando Vasques Ter Ago 10, 2010 7:24 pm

Eu me lembro muito bem quando comecei a frequentar a casa do Allex e ele me falou sobre o Forum e na mesma hora fez meu cadastro me perguntando qual Nick eu colocaria,e logo respondi Nando Vasques,que e como sou conhecido tanto aqui em minha terra como la nos USA.Desde entao coloco minha foto, e ja botei ate mesmo de minha filha ,sinal de q confio nos amigos daqui e tambem sinal de que vcs podem confiar em min,ou pelo menos ter a certeza de q estao falando com alguem real.Claro q aqui existem pessoas q tem nicks falsos e sem fotos reais como o proprio Pagode,mas sao pessoas q com o tempo aprendemos q sao mesmo reais e serias.Agora quando um novato entra no Forum,e com 6 posts comeca a atacar o Allex,Chamando-o de senhor da verdade,ou sabe tudo etc.Ta na cara que trata-se de um ex Membro banido ou alguem q quer tumultuar,e ai eu fico mesmo Puto com a galera q nao percebe isso e manda o povo ter calma.Acho q se todos pelo menos colocassem o nome verdadeiro,ia tumultuar muito menos,pois sujar um nick e facil e vc fica com a identidade preservada.Mas como isso nao e possivel,vamos em frente.Tentando adivinhar quem e quem!!!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Toninho (Tequeba) Ter Ago 10, 2010 11:14 pm

Esta casa é frequentada em sua grande maioria por pessoas do bem, temos debates de alto nivel, com educadação e respeito. Existem desvios, para isso existem regras e regras existem para serem cumpridas, os que não concordam que escolham outro caminho. É simples! No bom português: os incomodados que se mudem!
Tenho certeza que os adm/moderadores não estão aqui para perseguir ninguém e sim para manter o bom nível e ordem no Forum, com critério, cautela, imparcialidade e justiça. IMHO

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por allexcosta Ter Ago 10, 2010 11:26 pm

^ Obrigado, Toninho...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por NETOULTRA Ter Ago 10, 2010 11:28 pm

claps Toninho cheers

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Claudio Jardim Ter Ago 10, 2010 11:43 pm

Posso dizer que desde o meu primeiro post eu me senti em casa aqui, nunca me senti tratado de forma diferente por ser novo no fórum.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Gomba Qua Ago 11, 2010 12:03 am

Claudio Jardim escreveu:Posso dizer que desde o meu primeiro post eu me senti em casa aqui, nunca me senti tratado de forma diferente por ser novo no fórum.


[2]
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por SILVIAO Qua Ago 11, 2010 12:32 am

Poxa tem gente que reclama mas que tem forista que é muito sem noção veja esta figura:

http://bass.forumeiros.com/off-topic-f4/lampada-led-t8225.htm

E agora deu pra apoquentar o tópico dos outros:

http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/preamps-e-derivados-t7744-50.htm
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Cantão Qua Ago 11, 2010 12:48 am

^É verdade Silvião...o Portuga tá fazendo propaganda descarada de um site...já tá enchendo a paciência... Mad

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Renato Qua Ago 11, 2010 9:16 am

Achei o post inicial do Allex totalmnte pertinente ao fato. Não é aceitável qualquer comparação entre os novatos que entram só pra "tocar o terror" e os membros mais antigos e participativos.

Muitos podem achar que é uma discriminação com os novatos, mas certas ações fazem-se necessárias para que o fórum não seja comparado, como muitos fazem, ao FCC e a outros exemplos onde a bagunça reina.

Independente de o ambiente aqui ser virtual, tanto os novatos quanto os mais antigos devem se portar como o fariam em qualquer outro ambiente real. Devem ater-se às regras de boa convivência e ter a consciência que seus atos são observados por muitos, que nem sempre agradarão e serão agradados por todos e que a regra principal para se relacionar bem em qualquer sociedade é o respeito mútuo.


Última edição por Renato em Qua Ago 11, 2010 10:05 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por NETOULTRA Qua Ago 11, 2010 9:55 am

Renato escreveu:

Independente de o ambiente aqui ser vitrtual, tanto os novatos quanto os mais antigos devem se portar como o fariam em qualquer outro ambiente real.

Acho que se todo mundo tivesse essa consciência o fórum seria praticamente auto-moderável... Não é possível que na vida real chegue alguém na sua casa e comece a falar m**** sobre suas coisas, gostos ou opniões...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Ivanov_br Qua Ago 11, 2010 10:23 am

Bem, como moderador tento manter a casa organizada. Vejo de perto o esforço do Allex e do Cláudio (e dos outros mods, claro) para tornar este fórum um lugar propício para discussões sobre instrumentos.

Temos usuários do mais alto gabarito por serem:
*músicos profissionais
*músicos amadores com grande experiência
*geradores de conteúdo de relevância para o fórum.

Se um novato entra tem receio de postar qq coisa, isso é um bom sinal. Pois ele está pegando o bonde andando (há 2 anos) e deve entrar de mansinho. Como qq advogado num novo escritório, um médico num novo hospital, e um motoboy numa nova pizziaria.

Os sem noção estão em todos os lugares, e aposto que muitos de nós já fomos "sem noção". Alguns aprendem como as coisas devem ser feitas, outros não... Temos que lidar com isso.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por NETOULTRA Qua Ago 11, 2010 10:31 am

Ivanov_br escreveu: Os sem noção estão em todos os lugares, e aposto que muitos de nós já fomos "sem noção". Alguns aprendem como as coisas devem ser feitas, outros não... Temos que lidar com isso.

Ás vezes é preciso que haja um "confronto" de outras pessoas para que percebamos a forma como agimos, se o cara quer se endireitar, ele entende o recado e se apruma... Se quer continuar mal-educado, boa sorte e até mais....

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a maneira de tratar os novatos Empty Re: Sobre a maneira de tratar os novatos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos