Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

+3
Gomba
Boss2K
Claudio
7 participantes

Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Claudio Sex Set 03, 2010 3:38 pm

Apesar de já ter alguns anos de experiência com trabalhos em Home Studio, eu nunca trabalhei com essas conexões digitais S/PDIF. Fiz uma pesquisa pela net, e encontrei um cabo bem simples com um conextor RCA em cada ponta, e o anúncio dizia ser "Cabo digital S/PDIF".

Pesquisando mais um pouco, encontrei um monte de pessoas que têm as mesmas dúvidas que eu. Espero que alguém aqui tenha conhecimento no assunto e possa ajudar. As dúvidas são:

1 - Esses cabos S/PDIF são RCAs comuns, ou tem algo de especial?

2 - Por que *todos* esses cabos que encontrei à venda, têm no máximo 2 metros? alguma restrição de impedância?

3 - É possível plugar um Contrabaixo direto na outra ponta RCA usando um adaptador RCA/P10 e partir pra gravação? ou se fizer isso arrisco a mandar a interface pra vala?

4 - Li num site que, pra usar essas portas, é necessário ter um conversor AD/DA, que custa caríssimo, mais caro do que a própria interface. Isso é sério?

Bem... espero transformar esse tópico num aprendizado definitivo, e quem sabe poder usar essas interfaces com mais eficiência. Sempre tive a "intuição" de estar perdendo alguma coisa de bom por não conhecer essa tecnologia em específico.


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Boss2K Sex Set 03, 2010 4:02 pm

ClaudioBass escreveu:1 - Esses cabos S/PDIF são RCAs comuns, ou tem algo de especial?
São cabos coaxiais onde a ponta normalmente BNC é transformada em RCA. As especificações técnicas do padrão exigiam um conector XLR mas, por questões de custo foi escolhido o RCA. Lembrando que os cabos S/PDIF podem ser com conectores RCA ou TOSLINK (fibra ótica).

ClaudioBass escreveu:2 - Por que *todos* esses cabos que encontrei à venda, têm no máximo 2 metros? alguma restrição de impedância?
A especificação fala em num máximo de 10 metros. Também por questões de custo, os cabos RCA de Audio/Vídeo podem ser usados para trafegar os mesmo sinal que no coaxial e, como esses cabos, normalmente tem, no máximo 2 metros, deve ser por isso que os S/PDIF com conectores RCA são desse tamanho, IMHO. Além disso, cabos coaxiais são sujeitos a loops de terra e interfência de RF.

ClaudioBass escreveu:3 - É possível plugar um Contrabaixo direto na outra ponta RCA usando um adaptador RCA/P10 e partir pra gravação? ou se fizer isso arrisco a mandar a interface pra vala?
Não. S/PDIF é (também) um protocolo, portanto tem que haver alguma "inteligência" nas pontas para processar o sinal.

ClaudioBass escreveu:4 - Li num site que, pra usar essas portas, é necessário ter um conversor AD/DA, que custa caríssimo, mais caro do que a própria interface. Isso é sério?
Respondido acima.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Claudio Sex Set 03, 2010 4:17 pm

Valeu Boss, 100% compreendido...

Fiquei bastante desanimado em saber das interferências de RF e da necessidade de um processador digital... bem, pelo menos agora já sei pra que serve!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Gomba Sex Set 03, 2010 4:43 pm

O S/PDIF é um sinal digital. O som não passa em ondas e pulsos, como passa o do baixo, por exemplo. Já vai em 0 e 1...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Andrezinho Sáb Set 04, 2010 10:31 am

Tenho uma mesa digital velhona (grava em ZIPDISK), mas que tem 64 canais e vários recursos de efeitos.
Ela tem entradas/saidas S/PDIF e ótica.
Como minha placa de som também tinha, comprei um cabo de fibra ótica que tá na gavetas há uns 5 anos, porque nunca consegui nenhuma transferência de sinal por meio dela... Mas nunca tentei o S/PDIF por puro desconhecimento de causa...

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Gomba Sáb Set 04, 2010 11:26 am

O optico é pra quando você tem uma interface extensora A/D/A (analogico > digital / digital > analógico), tipo essa aqui.
Ela, na verdade, serve pra estender o número de entradas que tem sua interface de gravação de audio ou mesa de som digital.

Um exemplo prático: A m-audio 2626 tem 8 canais xlr e mais 2 p10 trs. Só que ela "tem" 26 canais de entrada e 26 de saída... aí você poe 2 ADA8000 dessas (ligada pela interface ótica) e vai ter mais 16 canais =)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por brunosideplay Seg Set 06, 2010 4:57 am

ClaudioBass escreveu:
2 - Por que *todos* esses cabos que encontrei à venda, têm no máximo 2 metros? alguma restrição de impedância?

Claudio, não é nem questão de restrição... é que esse tamanho é padrão métrico industrial mínimo. Você só vai encontrar cabos entre 1m, até no máximo 2m (de fábrica).
Exemplos: Joysticks, mouses, fones de ouvido, eletrodomésticos (ventiladores, TVs, DVDs etc).

Caso queira um maior, você pode ir à uma casa de eletrônica e mandar fazer. Em algumas, é feito na hora. Já que você mora aqui no Rio, vai alí em Cascadura na rua Silva Gomes (tem muitas lojas de eletrônica) ou na Rua República do Líbano, no Centro (também tem várias lojas). Sendo que:
1 - O ótico é o melhor, é tecnologia de ponta, sem perdas. Mas para Home Studio não compensa pelo poder aquisitivo (caso tenha algum sobrando, vale a pena). O estúdio que ensaio e gravo usa esses cabos de fibra ótica.

2 - Tome cuidado na compra do cabo RCA, tem que ser cabo coaxial, não aquele padrão de DVD e Video Games. Compre conectores RCA especiais também, dê preferência para os banhados à ouro, pois não oxidam e transportam mais corrente elétrica. Também não é recomendado usar emendas (caso alguém faça isso). Usem somente cabos por inteiros. Digamos que cada emenda você possa perder uma quantidade significativa de qualidade de sinal.

A especificação fala em num máximo de 10 metros. Também por questões de custo, os cabos RCA de Audio/Vídeo podem ser usados para trafegar os mesmo sinal que no coaxial e, como esses cabos, normalmente tem, no máximo 2 metros, deve ser por isso que os S/PDIF com conectores RCA são desse tamanho, IMHO. Além disso, cabos coaxiais são sujeitos a loops de terra e interfência de RF.

Falando a nível de engenharia eletrônica. Nos cabos de guitarra por exemplo. Quando passam corrente elétrica (sim! há corrente elétrica quando você liga o baixo em qualquer equipamento) entre os dois fios internos (o núcleo e a malha), eles formam um capacitor. A malha cria uma espécie de bobina que gera resistência/metro. Quanto maior o cabo, mais resistência é gerada, sempre haverá alguma perda. Por isso, compra-se muito os cabos de bitolas maiores, pois suportam mais corrente e não perdem. Sempre que for comprar cabos acima de 10 metros, dê preferência para os de bitolas maiores. No caso dos coaxiais, sempre os de maior malha e maior blindagem.

Faça um teste em casa. Use um cabo de 5 metros e depois um de 10 metros. Em alguns casos, o resultado é assustador. Eu fiz o teste em casa. Não sei se era o cabo que estava ruim, mas eu lembro que o de 5 metros ficou com o som mais alto do que o de 15m. A perda gente, é mais ou menos isso, o volume do som é o mais notório a princípio.

Eu usei como referência, o vídeo do maluquinho que virou motivo de chacota em outro tópico (coitado, defendi ele até onde pude... ele tem problemas, você vê que ele não é normal... Ri Muito)



ClaudioBass escreveu:
3 - É possível plugar um Contrabaixo direto na outra ponta RCA usando um adaptador RCA/P10 e partir pra gravação? ou se fizer isso arrisco a mandar a interface pra vala?

Olha, sem sacanagem, eu uso um adaptador que eu mesmo fiz (P10 MACHO MONO / P10 FÊMEA STEREO) e ligo o baixo direto. Uso assim há mais de quatro anos pra treinar com as músicas no media player, já que a minha caixa não tem CD IN e saída para FONES. Nunca tive problemas.

Como fica o som(Baixo elétrico - YAMAHA - ERB - Passivo):
Som muito baixo, grave "oco" (não eco) e sem brilho algum, quase impossível identificar um slap Medo Mas dá pra tocar na moral e treinar bastante. Não aconselhável gravar pró ou semi-pró... acho que nem de sacanagem. Ri Muito Mentira, já gravei de sacanagem sim...

Motivo: Não tenho certeza quanto ao grave e brilho, mas ao volume eu acho que é por causa do meu baixo ser passivo ou a ausência de qualquer outra fonte de amplificação.

Meu amigo tem um ativo e farei um teste. Postarei o resultado em breve junto com as gravações de teste para vocês ouvirem só por curiosidade (não sei pra que né? mas...) de como é arriscar a placa de som e mãe junto, já que é On-Board.

Inté...

____________________________
Bruno Raphael
Baixo Yamaha ERB
brunosideplay
brunosideplay
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro ,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Gomba Seg Set 06, 2010 12:41 pm

^

Se tu botar 110v na entrada da placa mae, queima sim. Mas plugar um baixo, nem de longe.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por brunosideplay Seg Set 06, 2010 4:02 pm

Putz!

A placa mãe trabalha com 12v ...
Geralmente um pedal trabalha com 9v
E o baixo trabalha com bem menos. Não há como queimar a placa mãe e periféricos.
De onde você tirou a idéia dos 110v (atentado terrorista contra o PC???)?

KKKKKKKKKKKKKKKKK....

____________________________
Bruno Raphael
Baixo Yamaha ERB
brunosideplay
brunosideplay
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro ,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Set 06, 2010 4:36 pm

brunosideplay escreveu:Como fica o som(Baixo elétrico - YAMAHA - ERB - Passivo):
Som muito baixo, grave "oco" (não eco) e sem brilho algum, quase impossível identificar um slap Medo Mas dá pra tocar na moral e treinar bastante. Não aconselhável gravar pró ou semi-pró... acho que nem de sacanagem. Ri Muito Mentira, já gravei de sacanagem sim...

Bruno ... Tudo fmz ...

Cara .. Tenho uma placa M-Audio Audiophile 192 4-in/4-out ...

Sendo que é duas entradas analogicas ...

E tem o S/PDIF in/ou ...

Se eu ligar um cabo p10 | rca eu consigo usar este canal de entrada para gravar?

Tenho um POD XT para empurrar o sinal se precisar ...

Obrigado desde já. up

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... AP192card&cable_RGB
S/PDIF, esse ilustre desconhecido... AP192flat_RGB

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por andremega Ter Set 07, 2010 5:30 am

Desde que o sinal que chegar nela seja digital.

O PodXT não tem saida digital. Somente um efeito que tenha especificamente saida spdif iria funcionar.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por brunosideplay Qua Set 08, 2010 7:42 am

Olha, vou ficar te devendo essa resposta no momento por dois motivos...

Primeiro - Eu não tenho acesso a essa placa que você usa, para fazer o teste aqui.

Segundo - Troquei de PC e to só com placa on-board e sem o cabo do S/PDIF.

Como troquei de PC recentemente, eu estou usando a entrada (line-in) pra plugar o baixo. Tá dando pra usar mas num é 'aquéééééla' coisa. Eu vou abrir o PC e tentar uma gambiarra pra tentar ligar de novo o baixo no S/PDIF e te informo como configurar, como fazer e tals, se for o caso. Deixa só eu lembrar onde foi que coloquei o manual da placa mãe.

Abraço!

____________________________
Bruno Raphael
Baixo Yamaha ERB
brunosideplay
brunosideplay
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro ,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Gomba Qua Set 08, 2010 10:00 am

Alexandre Lopes escreveu:Se eu ligar um cabo p10 | rca eu consigo usar este canal de entrada para gravar?
Tenho um POD XT para empurrar o sinal se precisar ...

Não. O spdif e sinal digital. Precisa de algum equipamento que processe o sinal em spdif pra conseguir utilizar aquilo. Plugar um baixo direto ou passando oor um pedal (mais saindo por line out) não deve tirar som.
O padrão de sinal do spdif é diferente do padrão do baixo e das mesas de som analógicas. Pra conseguir utilizar o spdif você precisa de um equipamento que tenha processamento e saída de sinal digital (spdif).
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Alexandre Lopes Qua Set 08, 2010 12:20 pm

andremega escreveu:Desde que o sinal que chegar nela seja digital.

O PodXT não tem saida digital. Somente um efeito que tenha especificamente saida spdif iria funcionar.

Gomba escreveu:Não. O spdif e sinal digital. Precisa de algum equipamento que processe o sinal em spdif pra conseguir utilizar aquilo. Plugar um baixo direto ou passando oor um pedal (mais saindo por line out) não deve tirar som.
O padrão de sinal do spdif é diferente do padrão do baixo e das mesas de som analógicas. Pra conseguir utilizar o spdif você precisa de um equipamento que tenha processamento e saída de sinal digital (spdif).

Tudo jóia André e Gomba ...

Então tinha perguntado para o Bruno, porque tinha dado a entender que ele tinha feito algum teste ... Pelo jeito, vou ficar sem utilizar esse canal digital, por muito tempo ainda.


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por andremega Qui Set 09, 2010 12:42 pm

Velho, eu só arrumei utilidade para o spdif depois que montei meu rack de efeitos e comprei a 2626 (entra por fibra otica), pois diminui baste o uso de cabos. Em uso domestico não vejo utilidade a não ser para saida de Home Theater.

veja esta entrada mais como opção do que como recurso pago e não utilizado.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Claudio Qui Set 09, 2010 12:49 pm

andremega escreveu:Velho, eu só arrumei utilidade para o spdif depois que montei meu rack de efeitos e comprei a 2626 (entra por fibra otica), pois diminui baste o uso de cabos. Em uso domestico não vejo utilidade a não ser para saida de Home Theater.

veja esta entrada mais como opção do que como recurso pago e não utilizado.

Mas pra Homestudio, se você tiver um pré com saída digital, você pode aproveitar as entradas S/PDIF da interface pra grvar o sinal do instrumento que está sendo mandado através da saída digital do pré... também é uma opção. Dá uma olhada nesse pré:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153758577-art-dps-ii-pre-amplificador-valvulado-de-2-canais-digital-_JM

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por andremega Qui Set 09, 2010 1:02 pm

Ah, sim. Aí vale, pois em tese os conversores serão de qualidade. Só penso que não se deve dirigir a compra para algum equipamento unicamente por ter saida SPDIF, que por sinal é padrão domestico (não me pergunte a difereça pro AES/EBU, o dito profisisonal! Very Happy).

Entre um com saida somente analógica bem legal e que se quer e um que vc acha que vale só pq tem saida SPDIF, eu aconselharia o primeiro a não ser que se precise de maior numero de entradas simultaneas.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Gomba Qui Set 09, 2010 1:14 pm

andremega escreveu:Entre um com saida somente analógica bem legal e que se quer e um que vc acha que vale só pq tem saida SPDIF, eu aconselharia o primeiro a não ser que se precise de maior numero de entradas simultaneas.

[2]


Sem contar que 24 canais é coisa pra caramba (usando duas interfaces óticas com a 2626)
A não ser que você esteja querendo gravar uma big band de jazz ou uma orquestra...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

S/PDIF, esse ilustre desconhecido... Empty Re: S/PDIF, esse ilustre desconhecido...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos