Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

+5
basslave
allexcosta
CG
Mauricio Luiz Bertola
shmenezes
9 participantes

Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por shmenezes Seg Out 25, 2010 9:44 pm

Pessoal,

Fiquei na dúvida se postava em luthieria ou aqui. Mas já que minha pergunta tem cunho mais subjetivo que técnico, decidi postar aqui mesmo. Vamos lá...

No próximo fim de semana devo comprar meu SX SJB62 Fretless – estou SECO para levar o bicho para casa e começar a brincar. Pode ser até uma pergunta meio tosca, mas lá vai: vocês consideram essencial que eu leve o baixo direto a um luthier para ajustes ou isso é "supérfluo", num primeiro momento?

Não sei como é o ajuste de fábrica da SX, em termos de ação, oitavas etc. Usei meus outros baixos um bom tempo com os ajustes de fábrica, como o tempo fui me aprimorando e ficando mais exigente, depois regulei ação, afinação e o resto. Mas queria a opinião dos amigos... Cheguei a tocar meu futuro baixo na loja – é o único em estoque, espero que dure até o próximo sábado - achei a ação deliciosa no pouquinho que mexi. E aí? Opiniões? Question

Valeu pela atenção, perdão pela "inguinorância"!! Very Happy Very Happy Very Happy

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Mensagens : 73
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 25, 2010 9:47 pm

vocês consideram essencial que eu leve o baixo direto a um luthier
SEM A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA...
Estou com um novinho aqui em casa, que veio com a pestana alta pra caramba, braço empenado (precisa do ajuste de tensor) e ponte sem regulagem alguma. O máximo que o garoto conseguia era semitonar as notas e arrumar uma tendinite, e preparar-se para inutilizar o braço...
PORTANTO, NÃO TITUBEIE...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por CG Seg Out 25, 2010 9:50 pm

Eu sempre digo:
"consulte sempre um luthier"
Principalmente quando você compra um instrumento.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por shmenezes Seg Out 25, 2010 9:52 pm

Valeu, Bertola e CG... Smile

Fico acanhado de admitir mas cada dia de espera me deixa mais ouriçado, queria sair da loja direto para casa... Sad

Parece coisa de criança, ganhar um brinquedo novo, e descobrir que precisa da pilha e que todas as lojas estão fechadas... Very Happy Very Happy Very Happy

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Mensagens : 73
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 25, 2010 9:55 pm

shmenezes escreveu:Valeu, Bertola e CG... Smile

Fico acanhado de admitir mas cada dia de espera me deixa mais ouriçado, queria sair da loja direto para casa... Sad

Parece coisa de criança, ganhar um brinquedo novo, e descobrir que precisa da pilha e que todas as lojas estão fechadas... Very Happy Very Happy Very Happy

Sergio Smile
Normal Sergio, mas, como eu disse acima, levá-lo ao luthier é imprescindível. Até porque, esse é um bom instrumento, mas, como todos, vem totalmente desregulado...
P.S.: As cordas também não são boas, o ideal é vc comprar um jôgo novo, 0.45...
Abçs


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 25, 2010 9:56 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por allexcosta Seg Out 25, 2010 9:56 pm

Troca de cordas e regulagem é obrigatório. Se você sabe fazer, faz. Se não sabe, leva pra quem sabe...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por basslave Seg Out 25, 2010 10:00 pm

Se não levar pra regulagem o cara já acha que o instrumento não presta e começa a pensar que fez mal negócio, mesmo comprando um baixo top.

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por shmenezes Seg Out 25, 2010 10:05 pm

Valeu, pessoal...

Eu precisava mesmo do tapa na orelha pra sossegar o facho... Very Happy Very Happy Very Happy

Dosar emocional e racional de vez em quando é difíiiiicil... Razz

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Mensagens : 73
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por Fabio Motta Seg Out 25, 2010 10:30 pm

Quando comprei o meu SX SJB 75, veio totalmente desregulado, não acredito que com o SJB 62 seja muito diferente. As cordas originais eram terrivelmente ásperas e a afinação das oitavas inexistentes, logo, a sua resposta é: Sim, você deve levá-lo ao luthier...rsss
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por Ber Ter Out 26, 2010 12:15 am

Eu cometi esse erro de não levar num luthier quando comprei meu baixo. Quase cai nessa armadilha de achar que o problema era de marca ou coisa assim.

Também recomendo. Não considere como um gasto e sim como um investimento, isto é, vai te trazer muitos benefícios.

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Out 26, 2010 2:29 am

Set-up em um instrumento pode fazer milagres... Eu recomendaria um luthier ou se o músico tem experiência, uma regulagem caseira mesmo.
Eu não regulo meus instrumentos pois não tenho esta habilidade.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por rafporto Ter Out 26, 2010 3:49 am

Para mim, instrumento novo se compra na loja e depois manda para um luthier. Depois disso que você toca em casa. A mudança de cordas e alguns detalhes que o luthier arrumam fazem milagres!
rafporto
rafporto
Membro

Mensagens : 239
Localização : Belo Horizonte, MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar ou não ajustar... Eis a questão! Empty Re: Ajustar ou não ajustar... Eis a questão!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos