Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

+8
Paulo Penna
Onildo
Cantão
Keep Rocking
Mauricio Luiz Bertola
Nando Vasques
siodoni
Begalli
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Dom Abr 03, 2011 8:49 am

Prezados, Adquiri um cabeçote desse recentemente, e já arrumei problemas que eu não tinha antes...rs.
Está relativamente "inteiro" e "bonito" para a época. Dei uma pesquisada no chassi e encontrei as 4 válvulas de marcas diferentes, o que pode afetar o desempenho do bicho. Vou substituir uma série de componentes (diodos, potenciometros e outros), para deixá-lo pronto para uma caixa a ser construída ou incorporada.
A idéia é mante-lo apenas para baixo (para guitarras já estamos satisfeitos).
Estou com dificuldade em obter o esquema elétrico. Encontrei na net, de outros Giannini (um celebre calhamaço de 33 paginas em pdf), mas não de um SL.
Li em algum lugar que o SL seria na realidade um True Reverb III sem os circuitos de reverber e tremolo. Encontrei esse (TR III), mas não bate. Logo de cara temos um fusivel de 3A no TR III contra 5A no TS SL, além da ausência de certos potenciometros. Pode ter até alguma semelhança..., mas...
Alguém poderia indicar um caminho?
Quanto à melhor caixa para ele, apreciaria conhecer as opiniões de voces veterenaos, sobre configuração de caixa e modelo de alto falante.

Grato e forte abraço.

Alexandre


Última edição por Begalli em Dom Abr 03, 2011 8:54 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ajuste de contexto)
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por siodoni Dom Abr 03, 2011 10:25 am

^Eu conheço uma pessoa na cidade de Ribeirão Preto que conhece bastante esses Gianninis antigos.
Segue ai o contato http://www.ruggieroeletronics.com.br/index.php?pagina=empresa
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Nando Vasques Dom Abr 03, 2011 10:29 am

Rapaz,acho q posso te ajudar,pois descobri recentemente q o engenheiro responsavel pela fabricaçao dos Gianninis e atual chefe de manutencáo dos Studio R está aposentado e morando aqui na minha cidade,ele inclusive esta recuperando um Bugera valvulado de meu amigo q ficou completamente tapado de lama devido a forte enchente q a cidade atravessou,conversar com ele é uma tremenda aula,ele montou uma pequena oficina aqui na casa dele e faz apenas reformas e pequenos reparos,é o Sr Alfredo e assim q eu pegar seu tel eu posto aqui para vc e os outros interessados ok!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 03, 2011 11:56 am

^Nando, me passa o contato desse cara por favor, vou recuperar um Tremendão...
Alexandre, eu tive um Thunder Sound SL desses aí (que pegou fogo!). Eu o acho com potência insuficiente para baixo (o Tremendão sim, tem), mas dá para tocar em ensdaios e shows pequenos (no limite). Recomendo uma caixa 2X15.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Nando Vasques Dom Abr 03, 2011 12:59 pm

Assim q eu pegar os contatos dele eu posto aqui para todos ok!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Keep Rocking Dom Abr 03, 2011 1:03 pm

Tem tb o Pedrone que se não me engano fica ai no ABC.

____________________________
Em busca do Grave perfeito...
Keep Rocking
Keep Rocking
Membro

Mensagens : 523
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 03, 2011 1:29 pm

Nando Vasques escreveu:Assim q eu pegar os contatos dele eu posto aqui para todos ok!
Obrigado Nando.
Na Semana Santa estarei em NF.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Nando Vasques Dom Abr 03, 2011 2:26 pm

Legal,assim vc pode ir pessoalmente falar com ele,quem sabe rola um micro encontro do Forum na Serra!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 03, 2011 2:34 pm

cheers
Boa idéia!!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Cantão Dom Abr 03, 2011 2:43 pm

^Com muitas fotos , hein galera ... cheers

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Dom Abr 03, 2011 3:08 pm

Olá pessoal. Grato pelos inputs (aguardando o tel. do Sr. Alfredo).
fORTE ABRAÇO

Alexandre
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Salve galera do gianninis valvulados

Mensagem por Onildo Qui Abr 07, 2011 11:02 am

Também sou proprietario de um thunder sl...penso em fazer uma caixa 1x15, q falantes seria recomendado com bom custo x benefício?
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Nando Vasques Qui Abr 07, 2011 4:20 pm

Conforme prometi ai vai o tel do Sr. Alfredo,ele inclusive tem uns falantes de 15 pol da RCF para venda,se fossem de 12 pol eu mesmo compraria para ficarem de reservas em meu sistema RCF de P.A. Tel 22-7814 8658
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 07, 2011 9:11 pm

Onildo escreveu:Também sou proprietario de um thunder sl...penso em fazer uma caixa 1x15, q falantes seria recomendado com bom custo x benefício?
Selenium 15PW5
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Sex Abr 08, 2011 6:47 am

Caros colegas, grato a todos pelos inputs.
Eu também irei partir para fazer uma caixa.
Não pretendo tocar ao vivo em estádios, mas sim com colegas da mesma faixa etária, além de acompanhar o meu filho e seus colegas em pequenas reuniões.
Meus amigos, por exemplo, utilizam os antigos amp PHELPA de 40W, True-Reverber, com guitarras da época (Gemini e Apollo da Giannini - eu mesmo tenho uma Snake de 1967, adquirida na fábrica em SCS, na rua Piaui n. 188), e curtem o chamado rock classico.
Já o 2º grupo, vai de LTD, Marshall, Gibson, etc., e fazem um som mais pesado.
Entendo que esse TS vai dar matching com os dois grupos.
Utilizo 3 pedais no baixo, a saber: overdrive (pouco), reverber/ delay e equalizador. O Peavey de 10W se porta como um pequeno monstro....rs.
Ele cresce.
Qual caixa seria ideal: 2X12, 1X15, 4X10 (se não me engano era a original)?
Grato mais uma vez pelos inputs, e um forte abraço... aliás 3

Alexandre


Última edição por Begalli em Sex Abr 08, 2011 6:56 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ajuste de contexto)
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Onildo Sex Abr 08, 2011 9:19 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Onildo escreveu:Também sou proprietario de um thunder sl...penso em fazer uma caixa 1x15, q falantes seria recomendado com bom custo x benefício?
Selenium 15PW5


Então, pesquisei em sites e achei uma 15pw5 por 250 mangos, fiquei bem interessado. A dúvida agora seria com as dimensões da caixa para obter um máximo rendimento.
Também tenho dúvidas a respeito da saída do amp, ele possui duas (4 e 8 ohms), o falante é 350 watts à 8ohms. O thunder sound possui 50W rms que acredito ser à 4 ohms, em 8 ohms essa potencia seria ainda menor, correto? A pergunta pode ser meio idiota mas não tem como fazer o 15pw5 trabalhar em 4 ohms?
Há a necessidade de corneta ou tweeter?
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Sex Abr 08, 2011 10:45 am

Pessoas,
veja o link do site da própria Giannini:

http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=571

Isto dele ter 70W é uma novidade para mim. Até hoje todos os TS vinham como 50W. Talvez isso explique os 5A do fusível de entrada, contra os 3A dos demais TS (I, II e III).

Alexandre


Última edição por Begalli em Sex Abr 08, 2011 11:00 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adição de informação)
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Onildo Sex Abr 08, 2011 11:13 am

Begalli escreveu:Pessoas,
veja o link do site da própria Giannini:

http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=571

Isto dele ter 70W é uma novidade para mim. Até hoje todos os TS vinham como 50W. Talvez isso explique os 5A do fusível de entrada, contra os 3A dos demais TS (I, II e III).

Alexandre

70W à 8 ohms? em 4 ohms seria ainda mais potente?
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Sex Abr 08, 2011 12:21 pm

Onildo escreveu:
Begalli escreveu:Pessoas,
veja o link do site da própria Giannini:

http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=571

Isto dele ter 70W é uma novidade para mim. Até hoje todos os TS vinham como 50W. Talvez isso explique os 5A do fusível de entrada, contra os 3A dos demais TS (I, II e III).

Alexandre

70W à 8 ohms? em 4 ohms seria ainda mais potente?

Pela lógica sim, deve ir para próximo a 100W.
Na realidade 70W já é uma senhora potência.
Pretendo certificar a potência real, e se verdadeira, partirei para uma caixa superdimensionada em 8 Ohms mesmo, para deixar o bicho trabalhar à vontade e de forma segura...rs

Irei colocando as descobertas e progressos.

Alexandre
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 08, 2011 6:20 pm

Begalli
Essas informações dos folhetos da Giannini nunca foram confiáveis, pois muitas vezes eles "chutavam" isso.
O fato é que o "power" dos TS's utilizavam duas 6L6, que, com 500volts de voltagem na placa (que é o máximo que ela aguenta), produzem cêrca de 50 à 60 WRMS. Mais que isso as válvulas não aguentariam muito tempo e queimaríam.
Você se referiu aos Phelpa e "True-Reverb", que são amps que produzem cêrca de 40 a 45WRMS. Ora, como todo mundo sabe, a relação ideal de potência entre os amps de baixo e guitarra é de cêrca de 150% + ou - Ou seja: Para que vc seja ouvido com clareza no contêxto da banda, sem forçar demais seu amp, você teria que ter um amp de 100 à 200WRMS! (em relação à esses amps aí - 40 WRMS é coisa pra caramba!!).
Isso porque o ouvido humano não evoluiu para ouvir sons graves (nós não somos baleias!), nem agudos (não somos cachorros ou morcegos!!), mas sons médios. Ora, a guitarra trabalha exatamente nessa faixa de frequencia ótima de audição do ouvido humano. Portanto, para que o baixo possa ser ouvido à contento por nós (a banda e o público), é necessário uma maior potência e SPL do amp de baixo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 08, 2011 6:25 pm

Outra questão: Em amps valvulados, não importa a impedância (desde que esteja "casada" com a da saía, lógico!), posto que no trafo de saída vc pode optar por impedâncias de 4, 8 ou 16 ohms, bastando para isso apenas puxar um fio... e ligar... Não havendo perda de potência.
Em amps transistorizados, isso não é possível (ou não é lá muito factível), vc só pode trabalhar com uma caixa com a impedância mínima que ele tem (geralmente 4 ou 8 ohms), menos que isso, o amp queima, mais que isso, ele perde potência.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Onildo Sex Abr 08, 2011 6:46 pm

Eu sempre ouvi dizer que o amp tinha 50W mesmo, pra mim ele deve satisfazer as exigências, quando necessitar de mais potência ou uso meu outro amp de 150W ou microfono o thunder sound....

Agora só me falta uma caixa, qual o volume recomendável pra um 15pw5 da selenium?

abraço!
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 08, 2011 6:48 pm

^Quem é "o cara" para responder bem à essa pergunta, é o Hill. Mande uma MP para ele.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Sáb Abr 09, 2011 7:27 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Begalli
Essas informações dos folhetos da Giannini nunca foram confiáveis, pois muitas vezes eles "chutavam" isso.
O fato é que o "power" dos TS's utilizavam duas 6L6, que, com 500volts de voltagem na placa (que é o máximo que ela aguenta), produzem cêrca de 50 à 60 WRMS. Mais que isso as válvulas não aguentariam muito tempo e queimaríam.
.

Prezado Mauricio,
o amigo já deve ter percebido que não sou do ramo elétrico/ eletrônico, mas procuro entender em cada novo assunto em que me envolvo.
Eu concordo com tudo que voce colocou. Em 100% da literatura sobre valvulados a que eu tive acesso, indica que é 50W por válvula de saída, seja ela 6l6, el34 e outras.
Consegui os esquemas de praticamente todos os valvulados da Giannini, menos do TSSL e do TSL.
O TSSL, que tenho em mãos, difere de praticamente tudo que eu achei no papel, ou vi fisicamente. Para começar tem uma chave "stand-by" traseira original, além do circuito de entrada estar protegido por um fusível de 5A, também original. Porque 5A, se os 3 demais TS, TR e T, utilizam 3A.?
Outra coisa que chama a atenção são os capacitores, de uma especificação muito diferente das que aparecem nos outros TS.
Nesse caso não cabe questão, pois em 40 anos ninguém pode rastrear o histórico desse em particular (veio passando de mão em mão), e pode ter passado por modificações. Todavia, a chave citada é original.
Mas sendo honesto, a potência seja 50W já estará de bom tamanho.
Vou fabricar uma caixa compatível.
Grato novamente a voce e aos demais colegas, pois isso é que nos faz aprender um pouco mais.

Forte abraço

Alexandre
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 09, 2011 10:02 pm

Mas sendo honesto, a potência seja 50W já estará de bom tamanho.
Vou fabricar uma caixa compatível.

Bem, eu mantenho minha opinião (por experiência própria). Mas, se é o caso de vc usar esse amp mesmo, sugiro que vc construa uma caixa 4X12, assim vc terá um SPL maior que os amps de guitarra, e maior "sensação" de volume.
O TSSL, que tenho em mãos, difere de praticamente tudo que eu achei no papel, ou vi fisicamente. Para começar tem uma chave "stand-by" traseira original, além do circuito de entrada estar protegido por um fusível de 5A, também original. Porque 5A, se os 3 demais TS, TR e T, utilizam 3A.?
Outra coisa que chama a atenção são os capacitores, de uma especificação muito diferente das que aparecem nos outros TS.

Interessante! Se vc tiver possibilidade, diga quais foram as modificações, pois pode ser de valia para algum colega aqui do nosso fórum. up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Reabilitação TSSL - Fase # 1

Mensagem por Begalli Dom Abr 10, 2011 8:45 am

Bem, começamos a reabilitação de fato, e iremos postando os passos, constatações, soluções, etc:
1) Avaliação externa - gabinete: revestimento, cantoneiras, tela frontal original preta e pés OK, faltando alça, ferragens da fixação do chassi e tampa traseira / painel frontal: OK, sendo que apenas um dos knobs não é original - marcas de oxidação nas femeas e lente do piloto quebrada / painel traseiro OK;
2) Avaliação interna - válvulas não casadas, inclusive de marcas diferentes entre si (do pré e do power) / capacitores - não apresentam indícios de vazamento e/ ou deformidades / Trafos com boa aparência, embora de fabricantes diferentes; um deles é blindado, parecendo ser original, com o código TW-012016 estampado na tampa (?) / alguma oxidação no chassi, mas de modo geral boa aparência;
3) Avaliação dinâmica - funcionando, embora apresentando ruído, inclusive de sujeira nos potenciometros / chaves de liga/ desliga e stand-by OK / fusível instalado é de 3A, embora o painel traseiro indique 5A, conforme havíamos dito;
4) O que já fiz:
a) Após consultar e obter recomendações do JW Tubes de Florianópolis, adquiri soquetes cerâmicos, diodos, potenciometros (todos) e um "olho-de-boi" padrão Fender, com lampada de neon;
b) Levei ontem o amp à uma oficina de minha confiança (Lauro Sasaki de Santo André, Engenheiro e "purista" - o tipo do cara que o ótimo é pouco, mas com incrível senso de não fazer desperdício), que após uma análise preliminar, "assumiu a criança";
5) O que será feito:
a) Avaliação de 100% dos componentes contra esquema elétrico (serão utilizados os Giannini disponíveis);
b) Substituição de tudo o que for necessário, conforme o projeto original - o Sasaki entende que a tecnologia atual desse tipo de componentes apresenta evolução significativa em relação à de 40 anos atrás, e pretende por exemplo, que as válvulas operem dentro de uma faixa confortável. Não pretende "turbiná-las" para obter + potência. As últimas peças a serem substituídas serão as válvulas, após análise do custo X benefício, além é claro dos ajustes inerentes para assegurar o sincronismo entre elas;
c) Complementação do gabinete com incorporação de alça, painel traseiro e substituição da tela frontal por uma do padrão Fender blackface (já adquirida junto ao JW Tubes);
d) Construção de uma caixa 4X12, conforme sugestão do colega Mauricio Bertola. A idéia é construí-la também no padrão Fender, além das dimenssões compatíveis com o cabeçote (72 cm na largura real).
O tipo dos auto-falantes, bem com a impedãncia e arquitetura da ligação, serão definidos pelo Sasaki com base no que o amplificador puder fornecer em regime ótimo, ou seja, a menos de distorsão.´

No decorrer da semana teremos notícias do trabalho da oficina, e iremos postando à medida em que tivermos acesso.

Forte abraço

Alexandre
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 10, 2011 11:48 am

^ Excelente!
cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Paulo Penna Dom Abr 10, 2011 12:56 pm

fotos?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty reabilitação caminhando

Mensagem por Begalli Seg Abr 25, 2011 11:22 am

Paulo Penna escreveu:fotos?

Prezado Paulo,
o processo já iniciou, em uma velocidade menor da que eu gostaria...rs

Vou elaborar um fotolog específico, e postarei assim que for possível.

Forte abraço

Alexandre
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Seg Abr 25, 2011 11:35 am

O cabeçote está passando por uma revisão detalhada, sendo que o Técnico (Sasaki) está certificando a arquitetura e os componentes internos.
Enquanto isso, identifiquei e coloquei pedidos para aquisição de peças de acabamento, a saber:
1) kit de knobs (0-12) Fender (o modelo blackface);
2) Alça superior de transporte (original Fender com bezeis cromados);
3) Ferragens e parafusos para fixação do chassis ao gabinete (também Fender, no tamanho 5").
Continuo a pesquisa para a fabricação da caixa, que deverá ser uma 4X12 conforme recomendado pelo colega Bertola.
Já tenho uma fonte ótima identificada, inclusive em município vizinho ao meu (o custo com frete é significativo).
Como voces podem ver, arrumei uma série de problemas que eu não tinha antes...rs
Todavia, estou motivado e na expectativa de complementar o serviço.

Forte abraço

Alexandre
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Qui Set 08, 2011 4:24 pm

Saudações caros colegas. Voltamos ao tópico com novidades:
1) Amplificador revisado, pronto para uso, funcionando muito bem;
2) As válvulas de potência estão "descasadas" e a meia vida;
3) Pesquisei bastante e cheguei à conclusão que devo substitui-las pelas Russas SOVTEK (melhor custo-benefício e desempenho, frente á variação e tensão alta), 6L6wtx, que asseguraria boa durabilidade e timbre (?);
4) lembro que este TS será utilziado exclusivamente para contrabaixo, necessitando portanto, de potência otimizada.
Alguém tem algum comentário sugestão sobre tipo (6L6 ou EL34) que otimize o desempenho para esse tipo de instrumento?
5) Adquiri uma caixa Giannini original de TS na configuração 2X12 (a idéia é trabalhar com este conjunto), ao invés das Teksound, Soundmaker, etc. Se for o caso, irei investir posteriormente em auto-falantes.

Em paralelo, acabei adquirindo (como deixar de se envolver em confusão, neste hobby?) também um Tremendão SL com a caixa original deste (4X12), que era a mesma do TSSL, em muito bom estado, que será preservado para trabalhar com guitarra mesmo (vai substituir um Marshall DFx-250).
Está inteiro, apenas com válvulas 1/2 vida, já apresentando alguma saturação quando em volume alto.

Seria adequado considerar a utilização de válvulas idênticas ao do TS, mas em quarteto?

Agradeço se receber algum input que contribua para as escolhas em questão.

grato e forte abraço... aliás 3


Alexandre


Última edição por Begalli em Qui Set 08, 2011 4:31 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ajuste de ontexto)
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 08, 2011 9:14 pm

Alexandre,
Acho que vc devería usar o Tremendão para o baixo e o ThunderSound para a guitarra por questões que já me referí.
Substituir as válvulas por Sovtek 6l6WXT é rápido e fácil. Não há como usar EL34 por uma questão de regulagem de bias ( o valôr das bias para as EL34 são de + ou - -37v, e das 6L6, entre -48v e -52v), e de voltagem, elas consomem 1,6 ampéres, enquanto as 6L6 apenas 0,9 ampéres. Os trafos não aguentam porque as EL34 consomem e fornecem mais potência exigindo mais dos transformadores; ademais, essas válvulas tem som mais "comprimido" e distorcido, não sendo, para o caso desse amp, adequadas. Para p tremendão,as válvulas são as mesmas (6l6WXT).
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Sex Set 09, 2011 9:18 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Alexandre,
Acho que vc devería usar o Tremendão para o baixo e o ThunderSound para a guitarra por questões que já me referí.
Substituir as válvulas por Sovtek 6l6WXT é rápido e fácil. Não há como usar EL34 por uma questão de regulagem de bias ( o valôr das bias para as EL34 são de + ou - -37v, e das 6L6, entre -48v e -52v), e de voltagem, elas consomem 1,6 ampéres, enquanto as 6L6 apenas 0,9 ampéres. Os trafos não aguentam porque as EL34 consomem e fornecem mais potência exigindo mais dos transformadores; ademais, essas válvulas tem som mais "comprimido" e distorcido, não sendo, para o caso desse amp, adequadas. Para p tremendão,as válvulas são as mesmas (6l6WXT).
Abçs

Olá Bertola, sempre nos brindando com ótimas contribuições.
Eu reconheço que sou "meio encaixotado" em relação a procedimentos, vai dáí ter a visão de utilizar o TS para baixo e o T para guitarra, pois era a proposta do fabricante.
Como já havia informado, temos acesso a amps valvulados na faixa de 40-50W apenas, sendo que esse T será praticamente o primeiro de 100W a integrar de forma regular o nosso circulo, e teremos que desenvolver o potencial.
Já tive acesso a literatura de TS turbinado com 2 6L6 adicionais, gerando perto disso. O próprio chassi do TSSL tem espaço para essa modificação, pois ele é muito semelhante ao do T (os cabeçotes são das mesmas dimenssões), mas honestamente não seria uma prioridade no momento (esse T já é temporão...rs).
A intenção é substituir as válvulas de ambos por Sovtek 6L6 casadas, já que tem as melhores referências "so far".
Gostei muito da sua abordagem sobre as diferenças entre 6L6 e EL34, uma vez que só tinha tido acesso a comentários subjetivos sobre timbre (EL34 teria timbre médio, presente nos Marshall, é o que mais se fala).
Vamos dar prosseguimento ao projeto, e compartilharemos fotos e aprendizado, agora "das duas crianças".

Grato e forte abraço

Alexandre

Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Rico Sex Set 09, 2011 8:38 pm

Caro Alexandre,

Vou te contar minhas experências com amplificadores valvulados. Eu só utilizo all tube. Atualmente tenho 3 e mais um de 240 watts em processo de restauração/transformação. Prá começar, meu primeiro valvulado adquirido é um Fender Bassman 73. Modesto, pois apesar do nome, só tem 82 watts. Creia, fiz shows para 300 pessoas em casas fechadas. Coloquei um mic na boca do falante e foi o suficiente. O segundo é um Duovox, 120 watts. Uso muito, pois o timbre dele é muito bom (mandei fazer uma série de modificações...).Por fim, funcionando, tenho um de 270 watts. Dá prá derrubar as paredes da casa!. O Bertola tá mais do que certo, 50 ou mesmo l00 watts são pouco para competir com guitarras em bandas de rock, pois afinal, numa banda de classic rock que se preze, o volume também é muito importante. Só há um porém: 50 watts ANTES da clipagem são facilmente 150 watts quando o amp clipa um pouquinho. E se você tiver uma caixa BEM projetada, você não vai ter distorção de guitarra no teu baixo. Digo o seguinte, os graves ainda estarão presentes, e como não tocamos com a madona, nem com a banda calipso, um pouquinho de saturação nos faz rir de orelha a orelha, não é mesmo???
Essa é para mim, a diferença mortal em relação aos transistores: Falar limpo como um transistor, qualquer bom valvulado fala, mas nunca, digo mesmo, NUNCA ví um transistorizado falar clipado como um valvulado, até pelo fato de que transistor clipando é sinônimo de lixo!
Boa sorte na tua restauração, e fica aquí uma diga: Dependendo do modelo dos teus trafos, você pode alterar as 6l6 por 6550, sem precisar furar o chassi para meter mais duas válvulas. Não vai dar 100 watts, mas chega fácil nos 82 do meu Fender...

Abraços.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 12, 2011 5:27 pm

Para trocar as 6L6 por 6550 o bias deve ser ajustado para -48volts.
Como a 6550 é feita para aguentar o dobro das 6L6, a vida útil das válvulas vai aumentar muito.
No meu entendimento, acho que valería à pena tentar converter o Tremendão para 6550 (a voltagem da placa terá que aumentar para algo em torno de 700 voltas, só não sei se o trafo do Tremendão aguentaría chegar à isso), mas sem atingir a voltagem máxima que essa válvula aguenta, isso proporcionaría maior potência (algo em torno de 120/150WRMS), melhor resposta de graves e maior durabilidade das válvulas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Onildo Seg Mar 25, 2013 2:23 pm

Confrades,

Pelo visto minhas válvulas pediram arrego. Já havia notado que o amp estava saturando mesmo usando cerca de 50% da potencia. Ontem parou de sair som enquanto ensaiava com minha banda, liguei hoje e vi que sai um som muito baixo e distorcido.
As válvulas do power foram trocada quando comprei, há cerca de 4 anos, as do pré já vieram com o amp quando o adquiri, porém é um cabeçote pouco usado. Todas as válvulas são JJ Tesla.
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 25, 2013 3:54 pm

Troque todas as válvulas e refaça o bias. Verifique também qual a voltagem fornecida pelo trafo (o problema pode ser nele...).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Rico Ter Mar 26, 2013 6:54 am

Geralmente esse tipo de problema está associado as válvulas do pré... Também foram trocadas jonto com as do power?

____________________________
(...)Michael Jackson foi muito maior que os Beatles jamais sonharam ser... allexcosta (March 16th, 2013)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Onildo Ter Mar 26, 2013 9:02 am

Rico escreveu:Geralmente esse tipo de problema está associado as válvulas do pré... Também foram trocadas jonto com as do power?

Não troquei, já vieram com o amp quando comprei, 4 anos atrás. Mas todas as válvulas (power e pré) estão escurecidas na ponta e quando aquecem ficam vermelhas, sem azul. É normal isso?
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Rico Ter Mar 26, 2013 10:27 pm

Se as válvulas estão vermelhas, precisa ajustar o Bias. Certamente teu problema tem a ver com uma valvula de pré... Pouca coisa.

____________________________
(...)Michael Jackson foi muito maior que os Beatles jamais sonharam ser... allexcosta (March 16th, 2013)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Begalli Qui Abr 11, 2013 8:14 pm

Faz muito tempo que não visito o forum (muita correria, acredite). O Thunder Sound SL está pronto a bastante tempo, e desempenhando muito bem. Troquei todos os diodos, soquetes e válvulas, optando por um par casado de TUNG-SOL de potência. Todo esse material veio de Blumenau-SC (JW Tubes), e o amp foi "afinado" pelo meu técnico de confiança. Gostei tanto de resultado que fiz o mesmo com nosso Tremendão SL, que recebeu um quarteto casado de TUNG-SOL e uma calha nova no reverber. As caixas ficaram assim: o Thunder Sound está empurrando uma caixa 2 X 12 de Tremendão II, sendo que o Tremendão SL empurra a caixa própria, com 4 X 12 novos da selenium. O contrabaixo ainda é o Squier Vintage Modified, com 3 pedais, a saber: reverber, overdrive e equalizador. Um bicho. Forte abraço.
Begalli
Begalli
Membro

Mensagens : 24
Localização : Santo André-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por afonsodecampos Qui Abr 11, 2013 9:08 pm

Boas notícias então, parabéns pelo esforço!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por BigBoy Dom Set 22, 2013 11:03 am

Olá Pessoal!

Eu estou terminando de restaurar um ThunderSound SL (2x 6L6GC - 50W).
É o modelo com 2 valvulas no pré (1x 12AX7 - pré + 1x 12AT7 - inversora).
Estou fazendo serviço bacana:
- soquetes cerâmicos
- retentores com mola para travar as 6L6GC
- Fonte 100% nova (PCI, capacitores...)
- Controle de Bias individual
- Transformadores originais (Willkasom 012016 na saida, que é igual ao AG 4008)
- Todas as valvulas novas (Sovtek na potência).

Minhas duvidas são as seguintes:
1) Na prática (e ouvidos), qual a diferença entre os modelos do Thundersound SL de 2 ou 3 valvulas no pré?????

2) Alguem já transformou este modelo 50w para o 100w (adicionar mais duas 6L6GC)??
Os trafos usados nos 50w aguentam?

Abraços!!


Última edição por BigBoy em Dom Set 22, 2013 11:36 pm, editado 1 vez(es)
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Rico Dom Set 22, 2013 6:13 pm

^Eu tenho um conhecido que transformou um Duovox 120 em 200 watts. Segundo ele, foi preciso (além das válvulas, claro!) mudar pouca coisa. No caso do Duovox, ELE ME DISSE que os antigos amps de 120 tinham os mesmos trafos dos modelos mais potentes. Não sei se é o seu caso, mas como você tá em SP, o que não falta aí são técnicos capacitados a responder tua pergunta...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por BigBoy Dom Set 22, 2013 11:39 pm

Rico escreveu:^Eu tenho um conhecido que transformou um Duovox 120 em 200 watts. Segundo ele, foi preciso (além das válvulas, claro!) mudar pouca coisa. No caso do Duovox, ELE ME DISSE que os antigos amps de 120 tinham os mesmos trafos dos modelos mais potentes. Não sei se é o seu caso, mas como você tá em SP, o que não falta aí são técnicos capacitados a responder tua pergunta...
Obrigado pela resposta!

Infelizmente não tenho contato com nenhum técnico de confiança para me dar essas inforamações e na net não achei nada sobre essa conversão...

Rico, vc ou alguem pode me passar o contato de algum "craque" em Gianninis valvulados para eu tirar esta duvida??
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Rico Seg Set 23, 2013 7:27 am

Cara, Aí em SP, o Afonso fazia manutenção e desenvolvia os amps. Por último fez amps pros mutantes, mas acho que agora parou.

Se eu fosse você, procuraria o Manolo da Tube Amps, ou o Pedrone. O Pedrone inclusive era conhecido meu e fez muitas coisas para mim, quando ele morava aquí no RJ.

Tem o Sossego, que foi famoso nos anos 70. Dizem que ele sabe muito de valvulados...

O Manolo, já falei por telefone umas duas vezes. Gente fina o cara, e me atendeu bem. Em SP não faltam técnicos. Tem que procurar esses caras na rede.

Me manda uma MP. Talvez eu possa ajudar de outra forma.

Abraços.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 23, 2013 3:26 pm

O Pedrone inclusive era conhecido meu e fez muitas coisas para mim, quando ele morava aquí no RJ.

Idem.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por BigBoy Qui Out 10, 2013 1:26 pm

As fotos do meu cabeçote que eu estava devendo:

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação DSC06227_6
Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação DSC06225_4
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por fheliojr Qui Out 10, 2013 5:25 pm

^áudio? notme 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por BigBoy Qui Out 10, 2013 7:09 pm

fheliojr escreveu:^áudio? notme 
Vou ficar devendo!!!
Não tenho estrutura para gravar audios!!!!! hahahha
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação Empty Re: Giannini Thunder Sound SL - em processo de reabilitação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos