Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre possível combinação de calibres

+4
Laysson
Yngway
Thales_Sr
SHIP ROOM ESTUDIO
8 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qui Abr 14, 2011 3:15 pm

Prezados, saudações à todos.
Alguem mais experiente poderia me auxiliar na seguinte situação:
Pretendo trocar meu encordoamento (4 cordas ok) da seguinte forma:
Substituirei as duas 1ªs por duas do calibre mais espesso que encontrar no mercado por exemplo: (0,50)
& as duas últimas por duas do calibre mas fino disponivel "algo tipo" (0,35)

Em tese, todas 4 ficariam com uma variação muito pequena, dando mais uniformidade nas passagens por exemplo.
Mas na pratica, não sei que tipo de impacto isso pode acarretar na regulagem do tirante.
Alguem pode me dar uma luz

ATT
DANIEL

EM TEMPO:
Tenho um modesto RBX da YAMAHA.



SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por Thales_Sr Qui Abr 14, 2011 3:16 pm

Você vai ter uniformidade em espessura, mas uma tremenda variação na tensão das cordas. As graves vão ficar BEM molengas e frouxas.

Provavelmente você vai sentir os graves ficarem, assim como as cordas, frouxos e molengas. E a pegada vai ficar muito estranha, cada corda que você pegar vai estar com uma tensão diferente.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por Yngway Qui Abr 14, 2011 3:21 pm

NIG N-68 = ,043 ,059 ,073 ,091

Eu gosto bastante dessa configuração. Pena que só conheço essa marca que faça híbrida ao contrário dessa maneira.

A pegada você acostuma. Eu costumo ser bem chato com detalhes, mas não sinto grande diferença de tensão nelas.

Quanto ao tensor... regulagem obrigatória. up

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Plano B

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qui Abr 14, 2011 3:22 pm

E se eu diminuir as diferenças.
Algo tipo 0,45(x2)0,40.(x2)
Ficaria menos gritante ?

EDIT:

Menos mal, pelo menos não vou ter quer comprar 02 jogos (srsrsrsr).

Dá pra aplicar o mesmo princípio se eu optar por encordoamento de "fretless" ???

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por Thales_Sr Qui Abr 14, 2011 5:08 pm

Dá pra aplicar o mesmo princípio se eu optar por encordoamento de "fretless" ???
Você quer dizer, cordas flatwound? Sim, o que se aplica às round se aplica às flat.

E se eu diminuir as diferenças.
Algo tipo 0,45(x2)0,40.(x2)
Ficaria menos gritante ?
Fica, a depender do jogo .040 que você pegar você nem vai sentir.
Eu sugiro você olhar os jogos .045 de várias marcas, veja o calibre de todas as cordas. Talvez você nem precise comprar dois jogos, existem jogos com os bordões mais finos e jogos com os bordões mais grossos, mantendo o calibre da G.

Só um exemplo, meu baixo tava com um jogo Warwick .040 em que a sizona era .130, e agora está com um jogo Olympia .045 em que a sizona é .125, ou seja, você tem que olhar o calibre de todas as cordas, não só a da G.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por Laysson Qui Abr 14, 2011 5:43 pm

Complementando um pouco. A Elixir em seu jogo de 4 cordas faz essa distinção entre tensão Light e Medium nos seus encordoamentos de corda Sol .045. A corda Sol fica .045 e a corda Ré fica .065, daí na Ligth temos La .080 e Mi .100. Já na Medium temos a Lá .085 e a Mi .105. Nos sites dessas marcas como Elixir, D'addario e Rotosound, existem tabelas com seus encordoamentos, alguns com a medição em quilos da tensão exercida por cada uma. Uma boa fonte de estudo são os sites das marcas, por lá tu começa a criar um plano do que imaginaria em um jogo sem a necessidade de rodar pelas lojas só pra fazer a conferência.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2011 5:53 pm

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Prezados, saudações à todos.
Alguem mais experiente poderia me auxiliar na seguinte situação:
Pretendo trocar meu encordoamento (4 cordas ok) da seguinte forma:
Substituirei as duas 1ªs por duas do calibre mais espesso que encontrar no mercado por exemplo: (0,50)
& as duas últimas por duas do calibre mas fino disponivel "algo tipo" (0,35)

Em tese, todas 4 ficariam com uma variação muito pequena, dando mais uniformidade nas passagens por exemplo.
Mas na pratica, não sei que tipo de impacto isso pode acarretar na regulagem do tirante.
Alguem pode me dar uma luz

O que significa "dar mais uniformidade nas passagens"? Você está falando de som ou técnica?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por ct.colela Sex Abr 15, 2011 12:44 am

A corda hibrida que uso e recomendo é essa da ghs
a unica coisa ruim é ter que comprar fora
a importadora nao esta mais trazendo para o brasil essa corda


embalagem antiga
Dúvida sobre possível combinação de calibres 1189v




essa é a nova embalgem
essa corda de aço tem um brilho fantastico
e é a unica corda que usei que depois de fervida volta a ter brilho
Dúvida sobre possível combinação de calibres Juststrings215340971083


____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Sex Abr 15, 2011 9:24 am

allexcosta escreveu:
SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Prezados, saudações à todos.
Alguem mais experiente poderia me auxiliar na seguinte situação:
Pretendo trocar meu encordoamento (4 cordas ok) da seguinte forma:
Substituirei as duas 1ªs por duas do calibre mais espesso que encontrar no mercado por exemplo: (0,50)
& as duas últimas por duas do calibre mas fino disponivel "algo tipo" (0,35)

Em tese, todas 4 ficariam com uma variação muito pequena, dando mais uniformidade nas passagens por exemplo.
Mas na pratica, não sei que tipo de impacto isso pode acarretar na regulagem do tirante.
Alguem pode me dar uma luz

O que significa "dar mais uniformidade nas passagens"? Você está falando de som ou técnica?

Perdão querido, é que me expressei mal.
Deixe eu tentar melhorar:

Na realidade uma coisa que sempre me incomodou na hora de uma "frase" é a agudização quando se está passado por exemplo do "A" para o "D" ou sub-seqüentemente ao "G".
Dai meu questionamento sobre "engrossar/rsrsrsr" esta cordas num possivel jogo híbrido

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por allexcosta Sex Abr 15, 2011 9:32 am

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Na realidade uma coisa que sempre me incomodou na hora de uma "frase" é a agudização quando se está passado por exemplo do "A" para o "D" ou sub-seqüentemente ao "G".
Dai meu questionamento sobre "engrossar/rsrsrsr" esta cordas num possivel jogo híbrido

Acredite, essa diferença de timbre que você nota tem mais a ver com a construção do instrumento, posicionamento dos captadores e a eletrônica em si.

Sugiro um baixo melhor, mais robusto, com encordoamento 45-65-80-100 de qualidade e uma configuração PJ invertida, assim:

Dúvida sobre possível combinação de calibres 01

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Sex Abr 15, 2011 9:44 am

allexcosta escreveu:
SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Na realidade uma coisa que sempre me incomodou na hora de uma "frase" é a agudização quando se está passado por exemplo do "A" para o "D" ou sub-seqüentemente ao "G".
Dai meu questionamento sobre "engrossar/rsrsrsr" esta cordas num possivel jogo híbrido

Acredite, essa diferença de timbre que você nota tem mais a ver com a construção do instrumento, posicionamento dos captadores e a eletrônica em si.

Sugiro um baixo melhor, mais robusto, com encordoamento 45-65-80-100 de qualidade e uma configuração PJ invertida, assim:

Dúvida sobre possível combinação de calibres 01

Com certeza eu adoraria dar um "up grade" no meu "set" .Mas tenho de esperar o "cascalho $$$$$" melhorar um pouco (rsrsrs)
Na realidade nesse meu 1º momendo de recém inaugurado, acabei exaurindo meus recursos no "set" da sala, que realmente ficou de muito bom gosto & agaradável.Tanto na acústica, quando na estética.
Mas como tive de priorizar o ESTÚDIO em detrimento de meu "set "pesssoal, acabei ficando com equipamento básico.
Mas pode ter certeza, assim que "refrescar" eu melhoro rsrsrsrsr.
FORTE ABRAÇO.

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por allexcosta Sex Abr 15, 2011 10:25 am

Bem, certamente um encordoamento tão desbalanceado como você sugere no início traria mais prejuízo que benefício. Por enquanto mexer na altura do captador do braço (mais próximo das cordas agudas que das graves) e da ponte (mais próximo das graves que das agudas) pode ajudar um pouco...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Sex Abr 15, 2011 10:30 am

allexcosta escreveu:Bem, certamente um encordoamento tão desbalanceado como você sugere no início traria mais prejuízo que benefício. Por enquanto mexer na altura do captador do braço (mais próximo das cordas agudas que das graves) e da ponte (mais próximo das graves que das agudas) pode ajudar um pouco...

Vou tentar ...
Obrigado mais uma vez.


SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por Foxwell Qua Abr 20, 2011 12:29 pm

Tenho pouca noção de baixo e gostaria de colocar um encordoamento leve, mais não sei o calibre. Por favor me dá um help!

Foxwell
Membro

Mensagens : 1
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por allexcosta Qua Abr 20, 2011 1:08 pm

Foxwell escreveu:Tenho pouca noção de baixo e gostaria de colocar um encordoamento leve, mais não sei o calibre. Por favor me dá um help!

40-60-80-100

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por David Araújo Dom Abr 24, 2011 8:17 pm


Tenho pouca noção de baixo e gostaria de colocar um encordoamento leve, mais não sei o calibre. Por favor me dá um help!


Fodera Diamond Victor Wooten signature. no caso de 5 cordas são elas:
0.40
0.50
0.75
0.95
125
David Araújo
David Araújo
Membro

Mensagens : 47
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre possível combinação de calibres Empty Re: Dúvida sobre possível combinação de calibres

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos