Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

+4
bruno nunes
Jackson
Claudio
Guilé
8 participantes

Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Guilé Ter Abr 14, 2009 1:43 pm

Bem nem sei se posso chamar de home studio, mas segue gravação que fiz aqui em casa pra testar um microfone que comprei....os equipo usados foram:

Violão de aço e Nylon captados por piezo e passando pelo ADI21 antes de ir pra mesa e PC, baixolão direto na mesa, cajón, bongô-de-praia, chocalhos e pratos capatados por microfone(TSI PróBR) usando o SONAR 6.0.

Gostaria de receber críticas e sugestões, pois acho muito interessante essas gravações e gostaria de me aprefeiçoar, ok ?

A música é minha e eu mesmo quem gravei todos os instrumentos:



** Obs: Gostaria ainda de pedir a ajuda de alguém que saiba como colocar isso pra aparecer direto aqui...tentei mas o player não aparece, somente os códigos...se algum modera manjar e puder quebrar essa , fique a vontade que eu fico grato...hehe

EDIT: Editado por ClaudioBass para inserir o Player em Flash.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Claudio Ter Abr 14, 2009 1:58 pm

Eu gostei da música, bela composição... mas tenho algumas poucas observações a fazer sobre a gravação:

1 - Achei que alguns efeitos de percussão ficaram um pouco a frente, disputando espaço com a melodia. Trabalhe com os volumes individuais das trilhas e traga os efeitos um pouco mais pra trás... principalmente naquele prato que fecha a música!

2 - Abra os instrumentos trabalhando em percentual de PAN. Deixe ao centro somente a melodia e o baixo solo do início, os outros elementos de percussão e base, tire-os do centro, jogue com o PAN Left/Right na casa de 70%.

De resto, está ok... excelente começo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Jackson Ter Abr 14, 2009 4:44 pm

Pô véi, tu é artista mesmo brother!

ficou show de bola a gravina! Não tenho competência pra dar nenhuma dica ainda hehehe

parabéns ae!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por bruno nunes Ter Abr 14, 2009 4:52 pm

além de piadista e derruabador de conspirações o Guilé ainda toca muuuuuito...mt legal cara, parabéns...prum pobre leigo em gravação q nem eu fico mt bom...hehehe...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Guilé Ter Abr 14, 2009 5:54 pm

Vlw Cláudio vou pegar as manhas de regular os volumnes....é a parte q sinto mais dificuldade, vou aproveitar as férias pra gravar outras músicas minhas e aplicar essas dicas aí , vlw !!!

Ahh...tem alguma dica pra finalização, tipo um verniz pra parada ??? Não sei se é bem a forma certa de chamar, mas tipo dicas de masterização (software/plugin de uso simples)


Jackson e Bruno vlw mesmo!!! em breve posto outras filhas minhas tb...hehehe

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por siodoni Qua Abr 15, 2009 6:33 pm

Cara parabens, muito boa a musica, bela gravação.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Claudio Qua Abr 15, 2009 8:37 pm

Guilé escreveu:
Ahh...tem alguma dica pra finalização, tipo um verniz pra parada ??? Não sei se é bem a forma certa de chamar, mas tipo dicas de masterização (software/plugin de uso simples)

Sim, o "verniz da parada" é a fase de pré-master. Nesta etapa eu costumo normalizar todas as trilhas em 0db... gero um arquivo Wav com todas as trilhas, e escuto a música em aparelhos variados. PC, Som de casa, carro etc... e dessa forma vou anotando num papel quais são as trilhas que eu preciso colocar volume ou tirar... supondo sempre que você já saiba quais instrumentos você quer que fiquem em primeiro plano. Dependendo da dinâmica dos instrumentos, você pode inserir ou retirar ganho através do compressor (plugin)... mas trabalhando sempre por trilhas individuais... aliás, todos os plugins de efeitos devem ser trabalhados individualmente em cada trilha! (eu não gosto e sou contra aquela coisa de equalizar a música toda depois de pronta).

Depois que todos os níveis de volumes estiverem satisfatórios, e os efeitos de PAN bem definidos, aí você pode gerar a master!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Daniel Ter maio 05, 2009 7:53 am

Só hoje que estou ouvindo essa gravina. Guilé está de parabéns.

Percebi que entre 0:53 e 0:56 dá uma distorcida no som. Não sei se misturou o som do violão com o baixolão ou o que mais pode ter sido, mas é uma coisa a se observar nas futuras gravações.

Ficou muito bom, ainda mais sendo tudo executado pela mesma pessoa. Parabéns.

____________________________
Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter maio 05, 2009 4:31 pm

Guilé escreveu:
Gostaria de receber críticas e sugestões, pois acho muito interessante essas gravações e gostaria de me aprefeiçoar, ok ?

Guilé, eu não sou sonoplasta e nem trabalho com mixagem, mas tb gravo algumas coisas aqui. Eu tb não manjo muito de efeitos, mas um amigo meu que manja muito de home estúdio me deu umas dicas uma vez e, ouvindo o que vc gravou, vou te passar o que ELE me falou uma vez quando pedi pra ele ouvir as minhas gravações. Seguem as dicas:

1 - Grave uma linha de base geral;

2 - depois grave linha por linha separadamente, a partir da base feita;

3 - Sempre acrescentar às pistas de gravação um efeito do tipo reverb, chorus a seu gosto e, é claro, equalize o som. Cada instrumento reage diferente a um tipo de efeito e equalização;

4 - Em todas as linhas, procure gravar sempre um instrumento com balanço em pelo menos 80% só em "L" ou só em "R", assim, por exemplo: violão base 80% pan em "L"...baixo base: 80% em "R".
Isso fica legal e perceptível na gravação de tons de bateria, por exemplo, colocando um tom com 80% em "L" e o outro tom com 80% em "R". Na hora do repique "o efeito" som fica uma coisa de loco! Entendeu mais ou menos? Vc pode modificar isso usando um comando chamado "PAN" no sonar ou mexendo no comando de balanço mesmo do programa;

5 - depois que terminar a gravação, maqueie com um equalizador todas as faixas JUNTAS. Depois, coloque mais um reverb a seu gosto em todas as faixa JUNTAS tb e veja o resultado.

Pelas gravações dele, dá pra ver que essas dicas são úteis e muito boas!

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Guilé Ter maio 05, 2009 5:32 pm

Vlw Daniel e Hélcio !!! To preparando outros lances e ja to lançando mão das dicas da galera aqui, muito obrigado !!

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por korg Ter maio 05, 2009 10:42 pm

Hélcio Júnior_bass escreveu:
3 - Sempre acrescentar às pistas de gravação um efeito do tipo reverb, chorus a seu gosto e, é claro, equalize o som. Cada instrumento reage diferente a um tipo de efeito e equalização;

Uma dica com relação a reverb, é não adicionar um reverb especifico por track.

Experimente criar um bus e jogar reverb nesse bus (barramento). Todo track vc faz um send pra esse bus, dosando no volume do send o "quanto" de reverb quer.
Outro ponto é criar uns 2 ou 3 barramentos distintos de reverb, mas com duração e tipo diferenciado.
Tipo um bus com Plate, outro com Hall e outro short plate por ex. E , obviamente, mudar o decay deles de forma que não fique zoneado.

Vc enviando os tracks para esses barramentos, vc cria uma mix mais "arrumada" e mais a ver ao mundo real.

Imagine que se vc tem uma banda tocando em determinado galpão, o reverb desse local se aplicará a todos os instrumentos (uns mais outros menos) , então essa forma de bus vc "simula" a mesma coisa. Sem falar que os ambientes reais também possuem várias reverberações em cima do mesmo som, dai se justifica essa mistura de vários reverbs distintos, também nos mesmos tracks.


Já efeitos tipo chorus ou distorção, devem ser aplicados caso a caso e não via bus.
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Teste Home Studio - Sonar 8 pistas Empty Re: Teste Home Studio - Sonar 8 pistas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos