Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

+2
Alexandre Lopes
MkThEbEsT
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Dom Jun 12, 2011 10:29 am

Falae galera!

Faz um bom tempo que nao frequento o forum e fiquei muito feliz em ver que o forum cresceu bastante, ah muito mais membros e sempre mantendo o conteudo de qualidade... parabens a todos!

Bom o negoço é o seguinte... to querendo montar um canto para gravaçao, apenas gravaçoes pessoais mesmo.. nada profissional...sempre fui um apaixonado por musica, mas por causa do trabalho essa paixao teve que ficar de lado.. entao hoje toco apenas em casa por paixao mesmo... e tenho muito material que gostaria um dia de fazer um cd meu, mais uma vez, apenas por realizacao propria mesmo...

Entao gostaria de saber o que precisa basicamente para vc comecar a poder gravar umas linhas de baixo, guitarra e colocar uma bateria no meio hehe... ouvi dizer que o garageband faz essa funçao de boa, como sou usuario Mac gostaria de saber se ele serve mesmo pra isso.

No mais, nao entendo bulhufas de gravacao, seria mais por hobby... entao qualquer material, programa, equipamento que puderem me indicar ja seria de grande ajuda.

Abraço!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Ter Jun 14, 2011 1:16 pm

Falae pessoal.

Primeiramente peço desculpas a moderação que so hoje fui ver que ja havia criado em 2009 um topico semelhante a este... mas como disse que estava bem ausente da musica e to querendo voltar agora, acho que mereço perdao, pois acabei esquecendo de tal topico hehehe.

Bem, continuando aqui... fiz algumas pesquisas, inclusive aqui dentro do forum e vi que precisaria basicamente para minhas gravacoes caseiras de um PC, uma interface de audio e um software para gravaçao.

PC eu vou usar meu Macbook Pro modelo 2011, ok!
Interface de Audio vi no forum uma muito bem recomendada seria a M-Audio Fast Track Ultra 8R, correto?vale a pena realmente compra-la ou teria alguma melhor na mesma faixa de preço?
E o Software vou usar de inicio o GarageBand mesmo mas mais pra frente colocarei o Logic Pro.

Com estes 03 requisitos eu teria condiçoes de efetuar boas gravacoes, novamente.. sao apenas gravacoes pessoais de bateria, baixo, guitarra e vocais...

Sei que tem a parte dos microfones, principalmente para a bateria e vocal, mas esses 02 itens eu deixaria mais pra frente... de inicio queria mexer mesmo na parte de guitarra e baixo, entendo mais do software, aplicando efeitos, mixagem, etc... pra depois começar a mexer com bateria..

No mais, qualquer ajuda sera bem vinda.

Abraço!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Jun 19, 2011 12:00 pm

MkThEbEsT escreveu:

Com estes 03 requisitos eu teria condiçoes de efetuar boas gravacoes, novamente.. sao apenas gravacoes pessoais de bateria, baixo, guitarra e vocais...

Abraço!

Brother, hoje em dia produção caseira se resume em placa de audio e softwares ...

Você já vai começar com equipamentos de primeira, seria interessante comprar um shure sm57 é o microfone mais versatil que existe! Da para fazer gravação de voz, microfonar um amp de guitarra e tudo que emite som.

Depois só comprar monitores de referencia ou fones de ouvido para trabalhar com os tracks gravados, durante as mixagens e masterizações.

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por Gomba Dom Jun 19, 2011 12:10 pm

Alexandre matou a pau. Você já tem um bom pc. Recomendo você a começar direto com o Logic. A Fast-Track ultra pode ser uma boa. Um sm57 e um condensador mais ou menos (pode ser o samson C02) são um must have. O resto você vai fazendo com um tempo. Monitores de referência são caros. Recomendo você comprar um bom fone, com a resposta o mais linear possível.


Se você preferir, comece com uma fast-track pro e depois pula direto pra uma profire 2626 ou algo com a mesma quantidade de canais. Já vai ser suficiente trabalhar com 2 canais xlr. Não dá pra você fazer uma boa captação de bateria sem microfones pra isso. Então com a ultra você vai ter canais demais sem uso.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por Andrezinho Dom Jun 19, 2011 12:52 pm

\pelo que entendi, vc não quer gravar bateria acústica!
Pode usar a GarageBand pra isso.

Comece com uma interface mais simples, como a Fast Track Pro.

Existem vários programas que permitem trabalhar com loop de bateria, usando sonoridades interessantes.

Dependendo do teu ampli, vc pode conseguir ótimas tiradas puxando a saida de linha dele direto pra interface, assim como também rola com as guitarras. Mas um SM57 é uma ótima pedida mesmo.

Eu tenho 2 mics Shure SM57, 3 mics Shure SM 58, 1 Bheringer B2-Pro, uma Fast Track Ultra e um PC mesmo, baseado em Win7. E da pra brincar direitinho!
Mas se tudo correr bem meu MAcBook está chegando logo!

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Ter Jun 21, 2011 10:53 pm

Obrigado a todos ae pela ajuda.

Eu tenho uma mania de sempre comprar logo pensando a longo prazo, entao resolvi comprar a fast track ultra 8r, ja esta em minhas mãos.. por enqnto n posso ta gravando bateria... mas se mais pra frente querer começar a gravar... ja tenho uma interface que me sirva hehe.

Comecei a estudar gravacoes de bass...e vi que a galera geralmente grava de 2 formas, uma usando o DI ligado na interface... e outra gravando simultaneamente com amplificador microfonado...
Acho que por enqnto vou utilizar apenas 1 tipo de gravacao, ate pra pegar mais experiencia.. e to tentado a ir pelo estilo de gravacao de microfonar o amplificador...
Meu amp é um stanner BS 150... particularmente eh um amp que gosto bastante, sei que tem melhores... mas eh pau pra toda obra hehehe... mas com esse amp e um shure sm57 acho que ja daria pra tirar boas gravacoes, o que acham?

Abraço!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por Lapetina Qua Jun 22, 2011 8:38 am

entre microfonar um staner com sm57 e gravar em linha eu gravaria em linha

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jun 24, 2011 4:56 pm

MkThEbEsT escreveu:
Comecei a estudar gravacoes de bass...e vi que a galera geralmente grava de 2 formas, uma usando o DI ligado na interface... e outra gravando simultaneamente com amplificador microfonado...
Acho que por enqnto vou utilizar apenas 1 tipo de gravacao, ate pra pegar mais experiencia.. e to tentado a ir pelo estilo de gravacao de microfonar o amplificador...
Meu amp é um stanner BS 150... particularmente eh um amp que gosto bastante, sei que tem melhores... mas eh pau pra toda obra hehehe... mas com esse amp e um shure sm57 acho que ja daria pra tirar boas gravacoes, o que acham?

Abraço!

Captação feita com microfone, tem menos definição comparado a gravação em linha (sistema de pré) e dificilmente irá conseguir captar as frequencias mais baixas do contrabaixo.

O legal é gravar usando sinal de linha + captação, para poder ter opções durante a mixagem dos dois canais, e assim chegar no seu som de baixo.




____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por LuCaSbass Sex Jun 24, 2011 7:01 pm

Lapetina escreveu:entre microfonar um staner com sm57 e gravar em linha eu gravaria em linha
(2)
Na verdade nunca gravei baixo usando amp... Hoje em dia com a variedade de plugins eu acho que é melhor gravar em linha e tratar o áudio posteriormente... Existem simulações de amps muito boas, como Ampeg SVX, Markbass Studio One e outras.
Gravaria com amp somente se quisesse MESMO exatamente aquele som, e mesmo assim usaria um canal direto em linha para ajudar a achar o melhor som.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para criaçao de estudio caseiro! Empty Re: Ajuda para criaçao de estudio caseiro!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos