Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

+4
joabi
Fernando Zadá
André "Odé"
RafaelBassic
8 participantes

Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por RafaelBassic Ter Set 06, 2011 1:42 am

Olá pessoal!

Preciso da ajuda de vocês, que são mais experientes do que eu.
Estudo Contrabaixo Erudito e tenho um pequeno problema com afinação... Segundo meu professor este problema está relacionado a minha percepção musical deficiente. Em outras palavras, meu ouvido é muito, muito ruim.

Eu tenho estudado com o teclado, cantando as notas, tentando reconhecer os intervalos, aquela coisa toda...
Mas ele diz que eu tenho que passar isso para o instrumento. Saber não só cantar o intervalo mas também a distância exata entre um intervalo e outro no braço.

Beleza... Até aí está tudo bem.

O problema é que parece que na hora de cantar com o teclado, como eu falei, minha dificuldade é imensa (imensa mesmo, vocês nem imaginam).

E é isso o que eu queria saber. Vocês tem algum método para aprimorar o ouvido?
O que vocês fazem?
Que livros vocês usam?
Vocês usam algum livro? kkk

Existe alguma formula mágica para alcançar essa afinação maravilhosa que me parece tão, tão distante?

Me ajudem, porque a coisa está muuuuito preta...

Agradeço desde já.
Abraços a todos.
RafaelBassic
RafaelBassic
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por André "Odé" Ter Set 06, 2011 10:04 am

Fala Rafael. Procure um programinha na internet que se chama solfege. Ele vai te ajudar muito com a percepção. Fora isso, transcreva trechos de músicas.
Quanto a afinação, tente conferir cada nota com cordas soltas.

Espero que ajude.
André
André "Odé"
Membro

Mensagens : 243
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 06, 2011 10:15 am

Cara esqueça fórmula mágica que a única que eu conheço é estudo.
Existem bons métodos em livros sim e bons programas de percepção na internet como Era master e outros mas acho que seu professor esta certo procure aplicar e ouvir os intervalos no instrumento.
A Aebersold tem uma série de livros playalong inclusive volumes só para praticar escalas maiores e menores e uma boa pode ser tocar junto com essas faixas para se ouvir num contexto musical.
Experimente tocar pequenas melodias e cantar junto ou toca-las sobre uma harmonia que isso pode te ajudar na percepção.
Mas não desanima não que é apenas uma questão de perseverar e seguir adiante com calma.
Minhas primeiras experiências com percepção não foram muito animadoras e ainda hoje acho ela aquém do que eu gostaria mas vou construindo um tijolinho por vez e quem sabe um dia chego lá!!Rss
Abraço
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por joabi Ter Set 06, 2011 10:34 am


É preciso persistência, a melhora só vem depois de um tempo mesmo. Procure sempre estudar com o instrumento impecavelmente afinado, para fixar a afinação correta na sua memória.
Use o baixo como referência dos estudos. É bom criar essa relação de distâncias (intervalos) diretamente no instrumento.
O resto é estudo diário mesmo. O fato de você saber que tem uma deficiência nesse ponto é a chave pra solucionar a questão. Bons estudos e força aí!

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2011 10:35 am

Tem isso aqui:

http://www.discount.perfectpitch.com/

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por fma Ter Set 06, 2011 10:44 am

Solfejo é realmente uma batalha para alguns, eu estou nessa turma rsrs
Use o sistema de dó "móvel" e vai acrescentando aos poucos as notas da escala maior. Começe com as possibilidades das sílabas dó e ré, depois dó, ré e mi em todas as combinações possível e assim até chegar na oitava. No solfejo o teclado serve apenas para te dar a afinação da primeira nota... então ouça a primeira nota e cante a linha melódica sem o teclado, depois a mesma coisa junto com o teclado e vá percebendo onde você errou. Caso esteja muito difícil, deixe soando o acorde no teclado e cante a linha melódica. O objetivo é que cada vez você use menos teclado e mais voz. É um estudo meio frustrante para quem não tem facilidade para cantar, então tente não se sobrecarregar. Abs
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 06, 2011 11:16 am

allexcosta escreveu:Tem isso aqui:

http://www.discount.perfectpitch.com/

Alguém já usou isso?
Sempre tive curiosidade com esse curso mas sempre me cheirou a enganação. Não sei porque mas sempre associei com aqueles cursos tipo IUB.
Só tive um amigo que baixou uma vez uns cds e estudou um pouco mas ele não é referência pois sempre teve um ouvido absurdamente bom mesmo antes de mexer nos cds.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por dibass Ter Set 06, 2011 11:24 am

Alem disso tudo que os colegas citaram vc precisa de muita Paciencia va estudando de forma lenta e gradativa

fazer escalas com saltos de 3as, 4as 6as etc... tambem ajuda muito
se vc ja sabe na teoria o que é uma 2M 3M 4j etc... vale pesquisar e encontrar um exemplo de musica q começa com cada intervalo desse

por exemplo hino nacional 4j ou bebê do hermeto 2m

obs Zada o programa é Ear Master
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por RafaelBassic Ter Set 06, 2011 11:28 am

Galera!

Muito obrigado!
Anotei tudinho... Vou usar estes métodos em complemento ao que já faço e depois conto os resultados.

Mas muito obrigado mesmo!
Vocês me deram uma mão santa... kkk

Abraços!
RafaelBassic
RafaelBassic
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por lorenzofioreze Qua Set 28, 2011 8:00 pm

tem o metodo gary willis book
me deu muita percepção
é muito bom mesmo

lorenzofioreze
Membro

Mensagens : 32
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por RafaelBassic Sáb Abr 27, 2013 12:53 am

Olá gente! Como vão?

Faz tempo, né?
É que eu precisei estudar um pouco pra poder dar um retorno pra vcs que me ajudaram...

Obrigado pela boa vontade.
Bem... Experimentei algumas coisas que vcs me sugeriram.
Os programas e sites não me ajudaram muito... Não sei porque.
Tentei o método do Gary Willis por algum tempo, e é muito bom...

Mas acho que o que mais me ajudou foi o método de solfejo do Bohumil Med.
Alguém aqui conhece?
Achei muito bom, muito prático e bastante funcional...

Por incrível que pareça, estudar o Pozzol melódico também me ajudou bastante.
Mas o que foi mais decisivo foi começar a fazer coral...
Agora que estou cantando com mais frequência, parece que as notas acabam entrando na cabeça com mais facilidade. O duro é passar pro instrumento, né? hahahahaha

Tento fazer isso estudando escalas, e mais escalas, e mais escalas...
Junto ao solfejo e à prática do coral, isto tem me ajudado bastante.

Usei tbm os conselhos de vcs... Usei, ao lado do solfejo, o instrumento. Estudando terças no solfejo, dá-lhe terças no instrumento...
É quase milagroso! Funciona muito bem!
E estar com o instrumento sempre afinado... Também ajudou bastante...

Outra coisa... Passei a levar meu contrabaixo para a aula... Meu Deus! Que diferença...
As vezes acho que sou só eu, mas tenho dificuldades mil para afinar em um instrumento estranho...
Alguém mais passou por isso?

Bem, acho que é isso...
Agradeço imensamente a atenção de vocês.
E vamos juntos nessa odisséia que é tentar domar o contrabaixo acústico!

Mais uma vez obrigado...
Abraços a todos!
RafaelBassic
RafaelBassic
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio... Empty Re: Afinação, Percepção Musical, Treinamento Auditivo e outros causadores de suicídio...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos