Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

+129
Pedro Cavalcanti
rafael.buzzi.andrade
DiegoBueno
Rafael_B_Freitas
bilabizu123
brunoaguiarbass
Bananoise
NeyBass
Klhada
siodoni
JUNIORGTR
CSergio
WHead
edumerino
ingooluser
Renato Aversari
Pz123
Raul S.
Mauricio Mendes
eduardoalvim1979
campos
SRTO
DavidR
Normando Neto
Willian Casagrande
arturbmallmann
Laysson
CaQuinhO
rmaeda
pedrohenrique.astronauta
Christian
Vitão
Juan Leusz M.
B3ck1m2n
xile
bruno.be
leonardo.reis
emanuelneto
Sapão¹³
jameh
lucian.cupin
Nando Medeiros
Boss2K
GusVCD
Geddybass
Rafael Gustavo Herreira
Stormbringer
Guilherme CR
Thiago Candido
bubass
Aureliano
zegaman4
zeponi
leoliveira
fernando pullbass
Rico
Bruno Adamo
williamfernandes
Zubrycky
ANDERJOR
Marcondes_
André Souza
S.Potin
lobo bassman
Tarcísio Caetano
Alex
GeTorres
Ivo187
Travbass
Masteles
alexjorib
warZ
Carlão
Ed Bonatto
Schafe
Davi Motta
Marck
Ricardo Saldanha
JonasBass84
GuilhermePastorius
Gomba
jogenio
rodsom
Ricardorosa
Gustavo_AB
Cris Simões
faelcks
HCSC
LuCaSbass
silvanoandrade
malka_aff
Thales_Sr
Tonante
flauius
Edu Fettermann
KIQ
Lionbass
MINGO
subgrave
Cayo Castro
tcraposo
djmmaster
chrisbass
Amagomes
alexanderadamo
J.Adalberto
ct.colela
thgbass
Edão
bodhan
Jackson
Átila Moreira Cedro
DenisLM
nukebass
Binão
YellowBoy
Fernando Paes
Antunes
fheliojr
maquiro
joabi
brucce
Mauricio Luiz Bertola
jgs
Aionius
JAZZigo
CG
RFFanBR
allexcosta
133 participantes

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Edão Seg Fev 26, 2024 10:24 am

Esse tópico é legal mesmo. Na real, quase todo tipo de música que encaixe um contrabaixo pode ser muito bem tocada sem efeito algum. Nem compressão. Fuzz é legal pra tocar Rock, algumas, nem todas as músicas. Envelope filter fica bom pra tocar funk, mas não cabe sempre. É relativo, mas que dá pra tocar quase tudo sem pedal, dá.

Gosto de usar compressor e phaser. E as vezes toco com um phaser leve e ligado direto. Já consegui algumas vezes, mas é raro quando encaixa.

Realmente pedal é um plus, por que som mesmo de contrabaixo, ressalvados os baixistas que impõem um determinado timbre com distorção ou qualquer outra coisa, em quase tudo que tocam, som de contrabaixo mesmo, bem tocado, é no limpo.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 11:04 am

Edão escreveu:Esse tópico é legal mesmo. Na real, quase todo tipo de música que encaixe um contrabaixo pode ser muito bem tocada sem efeito algum. Nem compressão. Fuzz é legal pra tocar Rock, algumas, nem todas as músicas. Envelope filter fica bom pra tocar funk, mas não cabe sempre. É relativo, mas que dá pra tocar quase tudo sem pedal, dá.

Gosto de usar compressor e phaser. E as vezes toco com um phaser leve e ligado direto. Já consegui algumas vezes, mas é raro quando encaixa.

Realmente pedal é um plus, por que som mesmo de contrabaixo, ressalvados os baixistas que impõem um determinado timbre com distorção ou qualquer outra coisa, em quase tudo que tocam, som de contrabaixo mesmo, bem tocado, é no limpo.

Cara, efeitos... vamos lá! vou colocar aqui um ponto de vista de alguém que sempre gostou de usar e como uso. Bom, na verdade eu prefiro até usar o termo "pedais" ou "recursos" ou "acessórios" do que propriamente efeitos, quando estamos falando do baixo em si.

De fato, o baixo "cru" em si já é mais do que suficiente para a maioria dos casos, mas mesmo assim, muito do puristas do baixo acabam usando baixo ativo. Isso, ao meu ver é o mesmo que usar um baixo com um pedal preamp com um baixo passivo (então já estamos usando aqui o primeiro pedal ou recurso). Outra coisa, é claro que todos afinam seus instrumentos, né? Afinam de ouvido ou usam afinador? (segundo pedal ou recurso na cadeia). Dependendo do estilo, vc ainda vai dar uma "crunchada" no som, seja no ampli, seja em outros recurso (3º pedal ou recurso utilizado) e por aí vai....

Percebem que os pedais (ou recursos) acabam sendo incorporado de maneira até natural, conforme a necessidade do baixista? Não é que são essenciais não, mas dependendo do que for tocar a gente vai buscando algo para deixa o som mais parecido com as referencias que tem ou algo para facilitar o nosso trabalho. Isso pra mim não é demérito nenhum.

Outra coisa, quando falamos de efeitos muito imaginam que é vc meter uma distorçãozona maluca no baixo ou um Synth, algo assim. Mas não é isso! Eu, por exemplo uso o meu fuzz no baixo de maneira bem sutil. Coloco o parametro Sustain no mínimo e ainda atenuo o volume só para dar aquele peso e deixar o som ligeiramente difernte, drive a mesma coisa. Sem os efeitos, o som ficava legal também, mas não aparecia muito na mix e ainda ficava um tanto sem graça. É como comer uma comida sem tempero: alimenta da mesma forma, mas não fica tão saborosa, entende?

Outro fato a se considerar: em muitos casos em que o músico em si não usa efeitos ou recursos de qualquer tipo, nas gravações, esses recursos são acrescentados pro baixo poder aparecer (um compressor, uma equalização, ou dobram-se as linhas para deixar o som mais encorpado, etc.). Então há algumas coisas que acabam sim sendo necessárias em algum momento.

Ao meu ver, esses recursos como pedais tem que ser considerados sim pro nosso som, mas guardadas as devidas proporções e utilizados conforme a necessidade, sem deixar perder a essência do baixo. winkfinger

P. S.: isso foi só pra dar um ponto de vista sobre o uso de pedais e da minha experiência pessoal também, mas nada contra quem resolva usar o baixo puro também. Só que, pelo menos pra mim, alguns recursos fazem falta, por isso busco incorporá-lo no meu som. Não me vejo tocando sem esses recursos, mesmo que não use em uma música ou outra, preciso que estejam disponíveis pra quando resolver usar. Bom é isso!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 26, 2024 11:26 am

B3ck1m2n escreveu:De fato, o baixo "cru" em si já é mais do que suficiente para a maioria dos casos, mas mesmo assim, muito do puristas do baixo acabam usando baixo ativo. Isso, ao meu ver é o mesmo que usar um baixo com um pedal preamp com um baixo passivo (então já estamos usando aqui o primeiro pedal ou recurso). Outra coisa, é claro que todos afinam seus instrumentos, né? Afinam de ouvido ou usam afinador? (segundo pedal ou recurso na cadeia).

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 391dbf583524e2f7d166a4278a1e6632

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 11:50 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:De fato, o baixo "cru" em si já é mais do que suficiente para a maioria dos casos, mas mesmo assim, muito do puristas do baixo acabam usando baixo ativo. Isso, ao meu ver é o mesmo que usar um baixo com um pedal preamp com um baixo passivo (então já estamos usando aqui o primeiro pedal ou recurso). Outra coisa, é claro que todos afinam seus instrumentos, né? Afinam de ouvido ou usam afinador? (segundo pedal ou recurso na cadeia).

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 391dbf583524e2f7d166a4278a1e6632

Desculpe, Allex! Não quero entrar numa discussão infinita! kkkk

Só acho que também não podemos ser tão radicais e considerar sim a possibilidade do uso desses recursos, mesmo que não essenciais, pois acrescentam muito quando vc aprende a utiliza-los pra o que vc precisar. Mas finalizo por aqui, não vou ficar me estendendo mais pois já falei demais nesse tópico.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 26, 2024 12:01 pm

Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe que a gente não tá falando de pré ou afinador...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Edão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 12:37 pm

allexcosta escreveu:Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe que a gente não tá falando de pré ou afinador...

Então, meu comentário foi direcionado e só pra contrapor a visão do outro carinha com a minha visão, não foi exatamente pra responder a pergunta inicial, pois isso já discutimos exaustivamente. Nesse comentário eu falei de pedais de efeitos e também de pedais de outro tipo. Eu, por exemplo, utilizo os dois tipos e acho os dois necessários pro meu som.

Também quis colocar que, seria mais interessante utilizar o termo pedal, recurso ou acessório nessa discussão(dessa forma ampliando o conceito), pois de acordo com a imagem que foi utilizada como exemplo (do carinha que queria comprar um pedal, qualquer que fosse), ele queria um pedal e não um efeito. O que justifica a ampliação do termo. Nesse caso caberia aqui outros recursos como preamps, afinadores, etc.

Mas enfim, já falei o que queria dizer, podem prosseguir o tema aí! winkfinger
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 1:01 pm

allexcosta escreveu:Tô dizendo que o bagulho é pra lá de louco...

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Pedal

Essa imagem a qual me referi. Note que no exemplo, na resposta do outro cara, ele até usou as palavras "compressor" e "preamp", então eles estavam se referindo realmente a pedal e não a efeito.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Sex Mar 15, 2024 5:58 pm


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Jãozeiro Sex Mar 15, 2024 11:27 pm

Em gravações de estúdio com boa mix fica legal, a depender da proposta e se bem utilizados, mas ao vivo...drive, fuzz, chorus, phaser, envelope filter, synth e etc., tudo isso parece que piora o som e acaba com aquele low end limpo de que a gente gosta. Ou então quando não piora pouco se percebem esses efeitos (ou então ninguém liga mesmo se o baixo tá com efeito).

Eu tô pra ver nessa vida um baixista usando efeitaiada no baixo em uma gig e ficando bom.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 15, 2024 11:46 pm

Jãozeiro escreveu:Em gravações de estúdio com boa mix fica legal, a depender da proposta e se bem utilizados, mas ao vivo...drive, fuzz, chorus, phaser, envelope filter, synth e etc., tudo isso parece que piora o som e acaba com aquele low end limpo de que a gente gosta. Ou então quando não piora pouco se percebem esses efeitos (ou então ninguém liga mesmo se o baixo tá com efeito).

Eu tô pra ver nessa vida um baixista usando efeitaiada no baixo em uma gig e ficando bom.
Eu uso e fica bom! Também nunca tive problema com técnico de som! Drive, Fuzz, Chorus, etc.

Acho interessante a ideia de problematizar a coisa vir justamente de quem não usa efeitos e, portanto, não passa pela experiência... Como dizem por aí, no campo da imaginação tudo é possível (imaginação de quem não usa efeitos, imaginando pesadelos de pior cenário possível de uma Gig)

O melhor, a meu ver, é ouvir de quem passa por essa experiência, se permitindo experimentar, se realmente é esse bicho de 7 cabeças todo. Da minha parte digo que há problema nenhum e as coisas funcionam muito bem. Cara, é muito mito e teoria da conspiração, hein? Parem de criar tanta Fake News e parem um pouco pra ouvir e aprender com os outros!  winkfinger
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

JAZZigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 16, 2024 8:49 am

B3ck1m2n escreveu:
Jãozeiro escreveu:Em gravações de estúdio com boa mix fica legal, a depender da proposta e se bem utilizados, mas ao vivo...drive, fuzz, chorus, phaser, envelope filter, synth e etc., tudo isso parece que piora o som e acaba com aquele low end limpo de que a gente gosta. Ou então quando não piora pouco se percebem esses efeitos (ou então ninguém liga mesmo se o baixo tá com efeito).

Eu tô pra ver nessa vida um baixista usando efeitaiada no baixo em uma gig e ficando bom.
Eu uso e fica bom! Também nunca tive problema com técnico de som! Drive, Fuzz, Chorus, etc.

Acho interessante a ideia de problematizar a coisa vir justamente de quem não usa efeitos e, portanto, não passa pela experiência... Como dizem por aí, no campo da imaginação tudo é possível (imaginação de quem não usa efeitos, imaginando pesadelos de pior cenário possível de uma Gig)

Foi uma das coisas que testei com mais vontade nessa vida, hahaha. Eu era louco pra usar efeitos no baixo. "Caramba, um fuzz com oitavador, ou aquele chorus...aquele phaser ficaria animal...e um reverbzinho no baixo? Que loco...puts, o baixo vai ficar absurdo, um som incrível nunca visto, vai somar pra caramba na banda".

No entanto...não foi assim. No fundo parece que é tudo coisa que ficaria bom sem. Drive no baixo acho que é a maior frustração de todas.

Eu até teria um setzinho de pedais analógicos pra brincar ao vivo em algumas situações. Em alguns momentos de algumas músicas dá pra fazer umas figuras. Mas só por não ter o que fazer mesmo e dar uma firulada nessas situações, sabendo que nada daquilo ali é necessário mesmo.

Baixo com efeito, quando a banda tá torando o pau, batera, guitarra, teclado, vocal...pra mim não rola. Hoje eu me certificaria de ter um amp cavalar como retorno de palco, com uma excelente caixa. Muito, mas muito mais prioridade pra mim do que ficar colocando efeito duvidoso num espaço em que a música pede uma base firme e porrada.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 16, 2024 9:02 am

B3ck1m2n escreveu:Eu uso e fica bom! Também nunca tive problema com técnico de som! Drive, Fuzz, Chorus, etc.

YMMV.

B3ck1m2n escreveu:Acho interessante a ideia de problematizar a coisa vir justamente de quem não usa efeitos e, portanto, não passa pela experiência... Como dizem por aí, no campo da imaginação tudo é possível (imaginação de quem não usa efeitos, imaginando pesadelos de pior cenário possível de uma Gig)

Você sinceramente acha que uma pessoa adulta mentalmente capaz vai emitir opinião, especialmente opinião forte, sobre um assunto que desconhece completamente?

Eu já tive problemas ao usar efeitos em show pra 60.000 pessoas com técnico de som worldclass...

Campo da imaginação, cara? Sinceramente... Aqui não é um monte de barriga verde millennial ou geração z que conhece o mundo pela tela do celular não...

B3ck1m2n escreveu:O melhor, a meu ver, é ouvir de quem passa por essa experiência, se permitindo experimentar, se realmente é esse bicho de 7 cabeças todo. Da minha parte digo que há problema nenhum e as coisas funcionam muito bem. Cara, é muito mito e teoria da conspiração, hein? Parem de criar tanta Fake News e parem um pouco pra ouvir e aprender com os outros!  winkfinger

O melhor, a meu ver, é a própria pessoa passar pela experiência. Tem coisa que funciona pra essa pessoa e outras tantas funcionam pra aquela pessoa. Eu não posso chamar a experiência do outro de "fake news". Isso é um absurdo sem tamanho.

Eu não tenho que aprender sobre efeitos com ninguém. Tenho que ligar a caixinha no meu baixo e decidir se é legal pra mim ou não. O mesmo serve pra você.

Porém descreditar a experiência do coleguinha de fórum chamando de "teoria da conspiração" e de "fake news" só mostra uma incapacidade infinita de argumentação.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 16, 2024 10:16 am






____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Mar 16, 2024 11:35 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Eu uso e fica bom! Também nunca tive problema com técnico de som! Drive, Fuzz, Chorus, etc.

YMMV.

B3ck1m2n escreveu:Acho interessante a ideia de problematizar a coisa vir justamente de quem não usa efeitos e, portanto, não passa pela experiência... Como dizem por aí, no campo da imaginação tudo é possível (imaginação de quem não usa efeitos, imaginando pesadelos de pior cenário possível de uma Gig)

Você sinceramente acha que uma pessoa adulta mentalmente capaz vai emitir opinião, especialmente opinião forte, sobre um assunto que desconhece completamente?

Eu já tive problemas ao usar efeitos em show pra 60.000 pessoas com técnico de som worldclass...

Campo da imaginação, cara? Sinceramente... Aqui não é um monte de barriga verde millennial ou geração z que conhece o mundo pela tela do celular não...

B3ck1m2n escreveu:O melhor, a meu ver, é ouvir de quem passa por essa experiência, se permitindo experimentar, se realmente é esse bicho de 7 cabeças todo. Da minha parte digo que há problema nenhum e as coisas funcionam muito bem. Cara, é muito mito e teoria da conspiração, hein? Parem de criar tanta Fake News e parem um pouco pra ouvir e aprender com os outros!  winkfinger

O melhor, a meu ver, é a própria pessoa passar pela experiência. Tem coisa que funciona pra essa pessoa e outras tantas funcionam pra aquela pessoa. Eu não posso chamar a experiência do outro de "fake news". Isso é um absurdo sem tamanho.

Eu não tenho que aprender sobre efeitos com ninguém. Tenho que ligar a caixinha no meu baixo e decidir se é legal pra mim ou não. O mesmo serve pra você.

Porém descreditar a experiência do coleguinha de fórum chamando de "teoria da conspiração" e de "fake news" só mostra uma incapacidade infinita de argumentação.
Então, Allex! Seu pensamento até que está coerente! É bem por aí! (A parte da pessoa ter experiência própria, digo!). A crítica é só porque vejo que muita gente quer argumentar que usar pedais é sinônimo de problemas, sendo que sempre usou baixo limpo e não passou pela experiência, ou seja, o cara tá falando de uma coisa que nem conhece na prática, só está reproduzindo ideias generalizadas e preconceitos dos outros. Quando falo de espalhar Fake News é isso, ou seja, fica propagando mitos e ideias enganosas (se não, no todo, pelo menos na generalizações). Agora se o cara tentou usar pedais por uma década e chegou a conclusão que é uma coisa que pra ele só trouxe problemas, aí beleza, é válido ouvir o que esse cara tem a dizer.

É uma falácia a pessoa querer dizer que pedais são um problema, baseado tão somente em uma experiência negativa pessoal  que pode ter influência de inúmeros fatores e que depois disso se negou a usar pedais pra todo o sempre, então nem testou, nem tem parâmetros de comparação, só ficou mesmo com aquela ideia generalista e "limitada" dentro da cabeça. Tem muita gente, mas muita gente mesmo (de amadores a bandas famosas) que usa ao vivo em diversas Gigs e continua usando porque funciona. Eu pessoalmente uso e os técnicos de som nunca sequer nem fizeram cara feia. A única vez que falaram algo foi de um ruído de fundo que estava um pouquinho mais alto que normal, mas depois fiz umas mudanças que resolveram o problema, mas no dia consegui tocar como tava e nem prejudicou o som. Bom é isso! Só esclarecendo!


Última edição por B3ck1m2n em Sáb Mar 16, 2024 11:48 am, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Mar 16, 2024 11:45 am

allexcosta escreveu:




Você sinceramente acha que uma pessoa adulta mentalmente capaz vai emitir opinião, especialmente opinião forte, sobre um assunto que desconhece completamente?

Sinceramente acho, ou melhor dizendo estou bem certo disso, mas uma só não, milhões. Temos vários exemplos pelo mundo: terraplanistas, bolsonaristas, evangélicos (alguns, nem todos), pessoas que se intitulam donos da razão, fascistas, foristas entusiastas da madeira tonal... Cara são tantos e tantos exemplos que a gente convive diariamente que não dá nem pra contar... Não é possível que vc não vê isso por aí? Que mal lhe pergunte... Em que planeta vc vive Alex? Às vezes a sua realidade parece tão distante da realidade da maioria das pessoas que só posso supor que vc viva em uma comunidade bem isolada e privilegiada (sem querer ofender, é uma dúvida real mesmo!)


Última edição por B3ck1m2n em Sáb Mar 16, 2024 12:16 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Mar 16, 2024 12:11 pm

Jãozeiro escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
Jãozeiro escreveu:Em gravações de estúdio com boa mix fica legal, a depender da proposta e se bem utilizados, mas ao vivo...drive, fuzz, chorus, phaser, envelope filter, synth e etc., tudo isso parece que piora o som e acaba com aquele low end limpo de que a gente gosta. Ou então quando não piora pouco se percebem esses efeitos (ou então ninguém liga mesmo se o baixo tá com efeito).

Eu tô pra ver nessa vida um baixista usando efeitaiada no baixo em uma gig e ficando bom.
Eu uso e fica bom! Também nunca tive problema com técnico de som! Drive, Fuzz, Chorus, etc.

Acho interessante a ideia de problematizar a coisa vir justamente de quem não usa efeitos e, portanto, não passa pela experiência... Como dizem por aí, no campo da imaginação tudo é possível (imaginação de quem não usa efeitos, imaginando pesadelos de pior cenário possível de uma Gig)

Foi uma das coisas que testei com mais vontade nessa vida, hahaha. Eu era louco pra usar efeitos no baixo. "Caramba, um fuzz com oitavador, ou aquele chorus...aquele phaser ficaria animal...e um reverbzinho no baixo? Que loco...puts, o baixo vai ficar absurdo, um som incrível nunca visto, vai somar pra caramba na banda".

No entanto...não foi assim. No fundo parece que é tudo coisa que ficaria bom sem. Drive no baixo acho que é a maior frustração de todas.

Eu até teria um setzinho de pedais analógicos pra brincar ao vivo em algumas situações. Em alguns momentos de algumas músicas dá pra fazer umas figuras. Mas só por não ter o que fazer mesmo e dar uma firulada nessas situações, sabendo que nada daquilo ali é necessário mesmo.

Baixo com efeito, quando a banda tá torando o pau, batera, guitarra, teclado, vocal...pra mim não rola. Hoje eu me certificaria de ter um amp cavalar como retorno de palco, com uma excelente caixa. Muito, mas muito mais prioridade pra mim do que ficar colocando efeito duvidoso num espaço em que a música pede uma base firme e porrada.
Entendi, João! Legal vc ter chegado a conclusão do que funciona pra vc! 

Só esclarecendo, a crítica não era contra vc! Foi só uma indignação geral porque vejo que quem mais crítica o uso de efeitos é justamente quem não usa (até porque tocam estilos que nem requer mesmo o uso de efeitos), não quis dizer que era o seu caso, até porque nem te conheço direito. Mas se vc já se propôs a usar, legal! Mas mesmo assim não dá pra generalizar, pois às vezes vc não curtiu o resultado, "não era a sua", outra pessoa pode achar que ficou "top demais!". É muito pessoal isso cara! O que não dá é pra ficar criando regras irrefutáveis!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 16, 2024 12:14 pm

B3ck1m2n escreveu:Então, Allex! Seu pensamento até que está coerente! É bem por aí! (A parte da pessoa ter experiência própria, digo!). A crítica é só porque vejo que muita gente quer argumentar que usar pedais é sinônimo de problemas, sendo que sempre usou baixo limpo e não passou pela experiência, ou seja, o cara tá falando de uma coisa que nem conhece na prática, só está reproduzindo ideias generalizadas e preconceitos dos outros.

Mas eu, por exemplo, quando me deparo com alguém que possui opinião sobre algo pergunto logo: quantos você teve? Usou por quanto tempo? Passou quanto tempo nessa cidade?

E, dependendo da resposta, nem dou mais atenção. Não é que eu seja melhor que a pessoa, mas ela está falando de algo que não sabe, portanto naquela situação ela é ignorante e não vou ficar debatendo com ignorante.

B3ck1m2n escreveu:Quando falo de espalhar Fake News é isso, ou seja, fica propagando mitos e ideias enganosas (se não, no todo, pelo menos na generalizações). Agora se o cara tentou usar pedais por uma década e chegou a conclusão que é uma coisa que pra ele só trouxe problemas, aí beleza, é válido ouvir o que esse cara tem a dizer.

Mas alguém fez esse tipo de coisa nesse tópico? Cara, apesar de raramente ter usado pedais enquanto fui baixista, tive vários Boss, alguns da EBS, Demeter, MXR, algumas pedaleiras, etc...

B3ck1m2n escreveu:É uma falácia a pessoa querer dizer que pedais são um problema, baseado tão somente em uma experiência negativa pessoal  que pode ter influência de inúmeros fatores e que depois disso se negou a usar pedais pra todo o sempre, então nem testou, nem tem parâmetros de comparação, só ficou mesmo com aquela ideia generalista e "limitada" dentro da cabeça.

Sim, sem dúvida. Mas aí é alguém fora da realidade, né? Pedais não são problema, de jeito algum... Porém, é razoável dizer que, se a pessoa não sabe o que está fazendo ou o que quer dos pedais, é mais coisa pra causar problema. E é mesmo...

Esse tópico é sobre pessoas que não sabem o que um EQ ou COMP fazem e querem tê-los. Um filtro de envoltório então, não fazem ideia. Porém discombobulam por aí como loucos desvairados. E isso é sim um problema...

B3ck1m2n escreveu:Tem muita gente, mas muita gente mesmo (de amadores a bandas famosas) que usa ao vivo em diversas Gigs e continua usando porque funciona. Eu pessoalmente uso e os técnicos de som nunca sequer nem fizeram cara feia. A única vez que falaram algo foi de um ruído de fundo que estava um pouquinho mais alto que normal, mas depois fiz umas mudanças que resolveram o problema, mas no dia consegui tocar como tava e nem prejudicou o som. Bom é isso! Só esclarecendo!

Grato pelo esclarecimento. Muita gente usa pedais. Vi Marcus Miller ao vivo usando, PJ tirando um som bem legal com pedais... E tantos outros baixistas. Não é proibido usar pedal. Muitas das vezes fica legal... Mas que no mundo de técnico de P.A. contratado pra o evento (cara que não é da banda), gera uma série de situações que podem apresentar problema de ruído, diferença de volume e coisas assim. Isso é tão verdade como dizer que muita gente usa pedais...

Você pode usar o que quiser, só não pode ser sem noção...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Bananoise Sáb Mar 16, 2024 12:30 pm

Medo
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Mar 16, 2024 12:31 pm

allexcosta escreveu:Você pode usar o que quiser, só não pode ser sem noção...
Sim, aí vc disse tudo! Usar com moderação é a chave! Salvo algumas exceções raras em que o baixo com efeito e ponto central da banda, no geral o uso de efeitos no baixo é diferente do uso que se faz na guitarra: no baixo é mais pra modelar o som ou "temperar" o timbre. Usar como se usa com uma guitarra, aí, pra mim pelo menos, no contexto de uma banda, não rola. A não ser que vc tá querendo mandar uma de Cliff Burton, mas isso é exceção. Agora, no contexto de um "músico de quarto" que faz gravação de vídeo pra postar nas redes sociais, aí beleza. No contexto de um Gig, em que vc está mandando o sinal pra uma mesa de som, tem que ter moderação mesmo e tentar manter o nível do sinal mais controlado sem muita intensidade. Mas, na boa, dá pra colocar o efeito, sem que isso carregue muito o sinal em termos de decibéis ou frequências. É só não exagerar!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Dom Mar 17, 2024 7:13 pm

allexcosta escreveu:Esse tópico é sobre pessoas que não sabem o que um EQ ou COMP fazem e querem tê-los. Um filtro de envoltório então, não fazem ideia. Porém discombobulam por aí como loucos desvairados. E isso é sim um problema...  
Tiro

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 IMG-0006

Razz

Bolas levantadas e brincadeiras à parte, concordo com o tio Alex e acho muito pertinente a reflexão sobre o argumento original do tópico. hide

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

B3ck1m2n e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por andreitorc Ter Mar 19, 2024 12:37 am

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Esse tópico é sobre pessoas que não sabem o que um EQ ou COMP fazem e querem tê-los. Um filtro de envoltório então, não fazem ideia. Porém discombobulam por aí como loucos desvairados. E isso é sim um problema...  
Tiro


Razz

Bolas levantadas e brincadeiras à parte, concordo com o tio Alex e acho muito pertinente a reflexão sobre o argumento original do tópico. hide

Aproveitando que esses apareceram por aqui, vi que tem um zerado nos classificados… Laughing
andreitorc
andreitorc
Membro

Mensagens : 39
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 7:34 am

JAZZigo escreveu:Tiro

Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Lucas S Nepomuceno Ter Mar 19, 2024 9:51 am

Por anos tentei usar um compressor em minhas performances ao vivo, mas sempre foi complicado decidir se ele realmente melhorava meu som ou não. Senti que não conseguia aproveitá-lo ao máximo simplesmente porque não entendia completamente como usá-lo. O mesmo aconteceu com o pedais de chorus no contrabaixo; por mais que tentasse, não conseguia encontrar uma configuração de equalização que me agradasse de verdade.

Por outro lado, eu gosto de usar no contrabaixo o Tube Screamer, o Q-Tron e o Big Muff. Para o tipo de som que costumo tocar, esses pedais são indispensáveis.

Lucas S Nepomuceno
Membro

Mensagens : 34
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Odisseu Ter Mar 26, 2024 8:03 pm

Lucas S Nepomuceno escreveu:Por anos tentei usar um compressor em minhas performances ao vivo, mas sempre foi complicado decidir se ele realmente melhorava meu som ou não. Senti que não conseguia aproveitá-lo ao máximo simplesmente porque não entendia completamente como usá-lo. O mesmo aconteceu com o pedais de chorus no contrabaixo; por mais que tentasse, não conseguia encontrar uma configuração de equalização que me agradasse de verdade.

Por outro lado, eu gosto de usar no contrabaixo o Tube Screamer, o Q-Tron e o Big Muff. Para o tipo de som que costumo tocar, esses pedais são indispensáveis.
Eu também tenho esse problema, tenho uma B1Four e nunca senti grande diferença com o compressor, o que acho mais legal de usar são os drivers e dependendo do som o chorus, tem também os emuladores de AMP e gabinete, mas para tocar ao vivo não vejo muito sentido nesses efeitos, eles são mais legais tocando no fone.
Odisseu
Odisseu
Membro

Mensagens : 7
Localização : ABC

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 9 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos