Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

+129
Pedro Cavalcanti
rafael.buzzi.andrade
DiegoBueno
Rafael_B_Freitas
bilabizu123
brunoaguiarbass
Bananoise
NeyBass
Klhada
siodoni
JUNIORGTR
CSergio
WHead
edumerino
ingooluser
Renato Aversari
Pz123
Raul S.
Mauricio Mendes
eduardoalvim1979
campos
SRTO
DavidR
Normando Neto
Willian Casagrande
arturbmallmann
Laysson
CaQuinhO
rmaeda
pedrohenrique.astronauta
Christian
Vitão
Juan Leusz M.
B3ck1m2n
xile
bruno.be
leonardo.reis
emanuelneto
Sapão¹³
jameh
lucian.cupin
Nando Medeiros
Boss2K
GusVCD
Geddybass
Rafael Gustavo Herreira
Stormbringer
Guilherme CR
Thiago Candido
bubass
Aureliano
zegaman4
zeponi
leoliveira
fernando pullbass
Rico
Bruno Adamo
williamfernandes
Zubrycky
ANDERJOR
Marcondes_
André Souza
S.Potin
lobo bassman
Tarcísio Caetano
Alex
GeTorres
Ivo187
Travbass
Masteles
alexjorib
warZ
Carlão
Ed Bonatto
Schafe
Davi Motta
Marck
Ricardo Saldanha
JonasBass84
GuilhermePastorius
Gomba
jogenio
rodsom
Ricardorosa
Gustavo_AB
Cris Simões
faelcks
HCSC
LuCaSbass
silvanoandrade
malka_aff
Thales_Sr
Tonante
flauius
Edu Fettermann
KIQ
Lionbass
MINGO
subgrave
Cayo Castro
tcraposo
djmmaster
chrisbass
Amagomes
alexanderadamo
J.Adalberto
ct.colela
thgbass
Edão
bodhan
Jackson
Átila Moreira Cedro
DenisLM
nukebass
Binão
YellowBoy
Fernando Paes
Antunes
fheliojr
maquiro
joabi
brucce
Mauricio Luiz Bertola
jgs
Aionius
JAZZigo
CG
RFFanBR
allexcosta
133 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Ter 07 Mar 2023, 11:07

allexcosta escreveu:Esse tópico foi aberto em 2011.

11 anos depois consigo entender a origem da idéia de que todo baixista precisa de efeitos...

Vem de "conversas sem nexo de roqueiros em bares".

Tenho dito...
Allex e sua rockfobia...  facepalm

Não é que os baixistas PRECISEM dos efeitos, mas é que trazem um a mais na música. Do mesmo jeito, um guitarrista pode tocar sem efeitos, sem problema algum e, em alguns casos, fica até bonito. Mas com o passar dos anos os efeitos para guitarra acabaram ganhando tal importância que hoje quase não se vê mais a guitarra dissociada dos efeitos. O baixo está passando por esse processo exploratório também, alguns efeitos tem sido incorporado com sucesso a muitos estilos, porém, cabe o bom senso de quando usar e quando não usar.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

heenrique_bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bilabizu123 Qua 08 Mar 2023, 09:33

Esse tópico é muito bom! Kkkkkkk
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 09:43

B3ck1m2n escreveu:Do mesmo jeito, um guitarrista (...)

Não...

Guitarra não é baixo.

É comum, normal e esperado que guitarristas mudem de timbre, ganho, sinal durante uma música ou show. Para o baixo não é. Por esse motivo é tão estressante para técnicos de som lidar com baixistas que usam efeitos, assim como é raro escutar gravações de baixo com mirabolâncias.

Nós NÃO somos guitarristas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 10:16

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Do mesmo jeito, um guitarrista (...)
Nós NÃO somos guitarristas.
Pior que somos! Em inglês se chama o baixo de Bass Guitar grin

E outra (isso daria um outro tópico!), de onde se tirou a idéia de que efeitos são exclusividade de guitarristas? 🤔


Última edição por B3ck1m2n em Qua 08 Mar 2023, 10:31, editado 2 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Jrbateria gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 10:23

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Do mesmo jeito, um guitarrista (...)

Assim como é raro escutar gravações de baixo com mirabolâncias
Depende do que vc ouve! Escute Muse, Rage Against The Machine ou Red Hot Chilli Peppers e verá os efeitos sempre muito presentes no baixo, por exemplo. No rock e no metal, em geral é muito comum o baixo usar um drive leve no baixo viu! Isso é bem padrão!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por WHead Qua 08 Mar 2023, 10:28

Próximo a mim, a maioria dos baixistas não utiliza pedais. Talvez um afinador, um equalizador ou um compressor mas sei que não é disso que trata o tópico.

Penso que não há regras para uso do baixo (instrumento em questão aqui) e provavelmente o uso do pedal cause estresse ao técnico - mas isso também não justifica abolir o equipamento. Prefiro apostar no bom senso e no diálogo como forma de resolver essa questão. 

Acho muito importante essa discussão aqui no Fórum pois muitos (iniciantes principalmente) podem associar erroneamente uma coisa (o contrabaixo) à outra (o pedal), ou pensar que uma coisa exclui a outra. No fim, resta a cada um decidir o que e como fazer o que fazemos - inclusive aos técnicos.
Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Stormbringer e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Qua 08 Mar 2023, 10:34

o tecnico de som do Doug Wimbish deve ganhar adicional de insalubridade Ri Muito

Mas a questão já nasceu respondida, né? Não é todo baixista que precisa... Mas se o cara quer experimentar, criar algo novo com uma "voz" diferente, "dexa as pessoa", pode não sair nada relevante, pode sair uma obra prima, ninguem sabe.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

rafael.buzzi.andrade e WHead gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Rafael_B_Freitas Qua 08 Mar 2023, 10:37

B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Do mesmo jeito, um guitarrista (...)

Não...

Guitarra não é baixo.

É comum, normal e esperado que guitarristas mudem de timbre, ganho, sinal durante uma música ou show. Para o baixo não é. Por esse motivo é tão estressante para técnicos de som lidar com baixistas que usam efeitos, assim como é raro escutar gravações de baixo com mirabolâncias.

Nós NÃO somos guitarristas.
Cara, com o perdão da palavra, mas tô pouco me lixando pra o que pensa o técnico de som, se ele está acostumado ou não lidar com isso! O trabalho dele é esse, ele ganha pra isso e ele que se vire!

No meu trabalho, por exemplo, ninguém me pergunta se eu estou acostumado lidar com determinado tipo de caso, se está bom pra mim determinado tipo de coisa, eu que tenho que me virar. Já me mudaram de sala, aumentaram a minha carga horária, etc. E eu tive que me virar, mesmo achando ruim. Vc acha que eu vou pensar "ah não! Coitado do técnico de som, não vou usar pedal! Deixa o coitado tomar a cervejinha dele! Afinal tá nas atribuições do trabalho dele que ele tem que ter o tempinho dele pra tomar a cerva e ficar xavecando a mulherada!"? Vou nada! Ele que se dane! (Pra não usar termos mais chulos)
Nessa questão eu concordo, se é o trabalho dele, é fazer o que tem que ser feito, mas é importante o bom senso entre o baixista e o técnico de som. Mas sou do time do Allex em relação aos efeitos no baixo, não gosto, inclusive já tentei usar, e acho os efeitos usados na guitarra suficientes, mas isso não é uma regra.
Rafael_B_Freitas
Rafael_B_Freitas
Membro

Mensagens : 43
Localização : Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 11:13

B3ck1m2n escreveu:Pior que somos! Em inglês se chama o baixo de Bass Guitar

O nome do instrumento em inglês é irrelevante pra discussão, já que os argumentos foram escritos em português.

B3ck1m2n escreveu:E outra (isso daria um outro tópico!), de onde se tirou a idéia de que efeitos são exclusividade de guitarristas? 🤔

Não sei. Onde você leu isso?

B3ck1m2n escreveu:Depende do que vc ouve! Escute Muse, Rage Against The Machine ou Red Hot Chilli Peppers e verá os efeitos sempre muito presentes no baixo, por exemplo. No rock e no metal, em geral é muito comum o baixo usar um drive leve no baixo viu! Isso é bem padrão!

Tô dizendo de top40 dos últimos 80 anos nas rádios do mundo. Existe, mas é relativamente raro.

WHead escreveu:Penso que não há regras para uso do baixo (instrumento em questão aqui) e provavelmente o uso do pedal cause estresse ao técnico - mas isso também não justifica abolir o equipamento.

O tópico não é e nunca foi sobre abolição de nenhum tipo de equipamento.

B3ck1m2n escreveu:Cara, com o perdão da palavra, mas tô pouco me lixando pra o que pensa o técnico de som, se ele está acostumado ou não lidar com isso! O trabalho dele é esse, ele ganha pra isso e ele que se vire!

No mundo real quando o músico pensa assim e pouco se lixa pra o que pensa o técnico de som, ele fica a noite toda fazendo mímica e ninguém escuta uma nota que ele toca. Isso mesmo em banda grande com técnico ganhando cachê alto da categoria.

B3ck1m2n escreveu:No meu trabalho, por exemplo, ninguém me pergunta se eu estou acostumado lidar com determinado tipo de caso, se está bom pra mim determinado tipo de coisa, eu que tenho que me virar. Já me mudaram de sala, aumentaram a minha carga horária, etc. E eu tive que me virar, mesmo achando ruim. Vc acha que eu vou pensar "ah não! Coitado do técnico de som, não vou usar pedal! Deixa o coitado tomar a cervejinha dele! Afinal tá nas atribuições do trabalho dele que ele tem que ter o tempinho dele pra tomar a cerva e ficar xavecando a mulherada!"? Vou nada! Ele que se dane! (Pra não usar termos mais chulos)

Seu trabalho não é o dele. No dele, manda ele... Só tô te dizendo como as coisas funcionam... Quando o envio de sinal é sem noção, o técnico não fabrica noção do ar...

Rafael_B_Freitas escreveu:Nessa questão eu concordo, se é o trabalho dele, é fazer o que tem que ser feito

Não se faz o impossível. Faz parte do trabalho do técnico proteger o equipamento, que é caro, e se ele precisa limar você do P.A. para fazê-lo, ele vai limar... Mais uma vez, baixo não é guitarra. O potencial de dano de frequências graves é completamente diferente.

Rafael_B_Freitas escreveu:Mas sou do time do Allex em relação aos efeitos no baixo, não gosto, inclusive já tentei usar, e acho os efeitos usados na guitarra suficientes, mas isso não é uma regra.

Meu gosto pessoal não tem absolutamente nada a ver com o tópico. E usar ou não usar efeitos no baixo também não passa por algum tipo de equilíbrio em relação ao que se usa na guitarra.


Última edição por allexcosta em Qua 08 Mar 2023, 13:14, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 11:42

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Pior que somos! Em inglês se chama o baixo de Bass Guitar

O nome do instrumento em inglês é irrelevante pra discussão, já que os argumentos foram escritos em português.


Se não estou engano, tendo em vista que foi um país de língua inglesa que inventou o instrumento, acho que isso é relevante sim, pois o baixo foi concebido pra ser um tipo de guitarra
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 11:44

allexcosta escreveu:

B3ck1m2n escreveu:E outra (isso daria um outro tópico!), de onde se tirou a idéia de que efeitos são exclusividade de guitarristas? 🤔

Não sei. Onde você leu isso?

Quando vc afirma que NÃO somos guitarristas, dando a entender que, portanto, não deveríamos usar efeitos
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 11:51



No mundo real quando o músico pensa assim e pouco se lixa pra o que pensa o técnico de som, ele fica a noite toda fazendo mímica e ninguém escuta uma nota que ele toca. Isso mesmo em banda grande com técnico ganhando cachê alto da categoria.




Seu trabalho não é o dele. No dele, manda ele... Só tô te dizendo como as coisas funcionam... Quando o envio de sinal é sem noção, o técnico não fabrica noção do ar...




Não se faz o impossível. Faz parte do trabalho do técnico proteger o equipamento, que é caro, e se ele precisa limar você do P.A. para fazê-lo, ele vai limar... Mais uma vez, baixo não é guitarra. O potencial de dano de frequências graves é completamente diferente.


"Ah, não gostei do baixo usando pedal! Isso não é natural! Vou cortar!"

Pra mim o sem noção é ele! Kkkk! Onde já se viu um técnico de som querer definir o que vc pode usar ou não?

Ele pode até fazer isso, mas não está fazendo um bom trabalho e pode até ser demitido por isso!

Sinal sem noção? Kkkk! Eu posso com isso? Kkkk

Mas claro, falando sério, um Direct Box sempre ajuda! Até pra diminuir a um pouco a impedância r cortar uns DBs de um sinal mais forte!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 12:33

B3ck1m2n escreveu:Se não estou engano, tendo em vista que foi um país de língua inglesa que inventou o instrumento, acho que isso é relevante sim, pois o baixo foi concebido pra ser um tipo de guitarra

Bem, considero irrelevante pois são instrumentos com respostas de frequência completamente diferentes e com necessidades de reprodução diferentes.

Aliás, se pensarmos em termos de família, violino e baixo em pé são primos próximos, no entanto, suas necessidades de reprodução de frequência são distintas.

E é sempre bom lembrar que os EUA não possuem língua oficial.

B3ck1m2n escreveu:Quando vc afirma que NÃO somos guitarristas, dando a entender que, portanto, não deveríamos usar efeitos

Bem, o "dando a entender" deixa muito claro de onde partiu o ruído de comunicação.

B3ck1m2n escreveu:"Ah, não gostei do baixo usando pedal! Isso não é natural! Vou cortar!"

Não consigo começar a entender de onde isso foi derivado.

B3ck1m2n escreveu:Pra mim o sem noção é ele! Kkkk! Onde já se viu um técnico de som querer definir o que vc pode usar ou não?

Ele pode até fazer isso, mas não está fazendo um bom trabalho e pode até ser demitido por isso!

Não tem nada a ver com querer definir o que você pode usar. Faz parte do trabalho dele e ao fazê-lo, ele está sendo profissional e realizando um bom trabalho. Já expliquei o porquê. Gostaria de convidá-lo a reler.

B3ck1m2n escreveu:Sinal sem noção? Kkkk! Eu posso com isso? Kkkk

Não entendo o desconforto com a expressão. Se é por ser pouco técnica, estou falando de sinal clipando, alterações da ordem de 12db em 45hz em poucos segundos e coisas assim, que colocam em risco dezenas de milhares de reais, dependendo do equipamento.

B3ck1m2n escreveu:Mas claro, falando sério, um Direct Box sempre ajuda! Até pra diminuir a um pouco a impedância r cortar uns DBs de um sinal mais forte!

Um de nós não entende muito bem a função de um DI. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Aionius Qua 08 Mar 2023, 12:41

Alex, fiquei curioso aqui:

Na tua opinião o baixista não deveria usar nenhum tipo de efeito independente do estilo musical?

Veja bem estou falando apenas efeitos e não de pedais em si, pois afinador, compressor, limiter, equalizador e preamp pra mim não são efeitos, me refiro a oitavadores, distorções, modulações e por aí vai?

Apenas curiosidade mesmo...

____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4838
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 12:45

Aionius escreveu:Na tua opinião o baixista não deveria usar nenhum tipo de efeito independente do estilo musical?

Não tenho opinião sobre esse assunto, nunca tive... Nunca nem passou pela minha cabeça, pra te ser sincero...

Pra mim não faz diferença, pois cada um usa o que quer onde quer.

O que me causa espécie é a atitude descrita na mensagem original do tópico, onde baixistas se sentem obrigados a ter caixas mágicas muito antes de sequer saber o que elas fazem ou deixam de fazer. Por favor, vide imagem onde baixista genérico iniciante pede indicação de pedal de qualquer marca barata que faça qualquer coisa, ou seja, ele simplesmente quer uma caixa no chão sem saber o motivo.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 12:51

Aionius escreveu:Alex, fiquei curioso aqui:

Na tua opinião o baixista não deveria usar nenhum tipo de efeito independente do estilo musical?

Veja bem estou falando apenas efeitos e não de pedais em si, pois afinador, compressor, limiter, equalizador e preamp pra mim não são efeitos, me refiro a oitavadores, distorções, modulações e por aí vai?

Apenas curiosidade mesmo...
Preamp só não é efeito se vc considerar somente a parte da equalização, mas no geral o comum é o preamp ter um drive embutido, então pode-se considerar sim como efeito.


Última edição por B3ck1m2n em Qua 08 Mar 2023, 16:33, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 13:20

allexcosta escreveu:
Aionius escreveu:Na tua opinião o baixista não deveria usar nenhum tipo de efeito independente do estilo musical?

Não tenho opinião sobre esse assunto, nunca tive... Nunca nem passou pela minha cabeça, pra te ser sincero...

Pra mim não faz diferença, pois cada um usa o que quer onde quer.

O que me causa espécie é a atitude descrita na mensagem original do tópico, onde baixistas se sentem obrigados a ter caixas mágicas muito antes de sequer saber o que elas fazem ou deixam de fazer. Por favor, vide imagem onde baixista genérico iniciante pede indicação de pedal de qualquer marca barata que faça qualquer coisa, ou seja, ele simplesmente quer uma caixa no chão sem saber o motivo.

Ninguém obriga, a não ser a própria ignorância da pessoa! (No sentido de falta de conhecimento mesmo!)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 13:23

B3ck1m2n escreveu:Ninguém obriga, a não ser a própria ignorância da pessoa!

O tópico é sobre isso (ignorância fomentada por conversas em bares e locais afins), não sobre aquilo... up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 16:29

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Sinal sem noção? Kkkk! Eu posso com isso? Kkkk

Não entendo o desconforto com a expressão. Se é por ser pouco técnica, estou falando de sinal clipando, alterações da ordem de 12db em 45hz em poucos segundos e coisas assim, que colocam em risco dezenas de milhares de reais, dependendo do equipamento.

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Mas claro, falando sério, um Direct Box sempre ajuda! Até pra diminuir a um pouco a impedância r cortar uns DBs de um sinal mais forte!

Um de nós não entende muito bem a função de um DI. winkfinger

Allex, não estou me referindo a função da DI em si, mas é que muitas delas vem com uma chavinha que corta decibéis e diminuem o ganho do sinal que vc manda pra mesa
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Aionius Qua 08 Mar 2023, 17:17

allexcosta escreveu:
Aionius escreveu:Na tua opinião o baixista não deveria usar nenhum tipo de efeito independente do estilo musical?

Não tenho opinião sobre esse assunto, nunca tive... Nunca nem passou pela minha cabeça, pra te ser sincero...

Pra mim não faz diferença, pois cada um usa o que quer onde quer.

Saquei.

allexcosta escreveu:O que me causa espécie é a atitude descrita na mensagem original do tópico, onde baixistas se sentem obrigados a ter caixas mágicas muito antes de sequer saber o que elas fazem ou deixam de fazer. Por favor, vide imagem onde baixista genérico iniciante pede indicação de pedal de qualquer marca barata que faça qualquer coisa, ou seja, ele simplesmente quer uma caixa no chão sem saber o motivo.
Ah sim, neste ponto concordo contigo e inclusive já fui esse baixista que não fazia ideia do que fazer com o pedal ou pedaleira, mas queria ter, só pra dizer que tinha.
Hoje, depois de anos de testes em casa, ao vivo, em estúdio, sei bem o que quero para agregar ao meu som, inclusive reduzi minha pedalboard que já foi bem cheia a apenas uma pedaleira, com DI embutido para situações em que for necessário.

____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4838
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por DiegoBueno Qua 08 Mar 2023, 17:42

Se eu tivesse que ter um pedal, seria no maximo o basico, como EQ + Compressor + DI.

Mas no momento nao vejo necessidade no meu caso em particular. Meu ampli possui limiter, eq grafico de 9 bandas e direct out balanceado. Nao atuo como baixista em nenhuma banda, só brinco em casa mesmo, entao...

Enquanto atuava como guitarrista, teve uma epoca que eu  queria um mega pedalboard lotado com os mais variados pedais de efeito possiveis e imagináveis. Atualmente possuo apenas uma V-Amp2 e uma Zoom 505II, nao tenho mais GAS por pedais, exceto algum efeito especifico que nao tenha na pedaleira, mas que tbm eh desnecessario, pq nao tenho até hoje e nao esta fazendo nenhuma falta.

PS: uma coisa que curto sao pedais HandMade, curto montar, mas nao pq preciso, e sim pela sensaçao boa que dá montar um pedal  legal, ver tudo funcionando,  e falar: "caramba, que massa, nem acredito que fui eu quem fez" 😂
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 20:48

B3ck1m2n escreveu:Preamp só não é efeito se vc considerar somente a parte da equalização, mas no geral o comum é o preamp ter um drive embutido, então pode-se considerar sim como efeito.

Isso é incorreto.

Preamp é qualquer circuito que modifica o sinal antes da etapa de aumentar o sinal. Um pré pode ter EQ, drive, ou outras coisas. Ou pode ter nenhuma delas também. Prés podem até ser passivos, ou seja, não adicionam absolutamente nada, só filtram... Aliás, 99.9999% dos prés onboard de contrabaixo não possuem nenhum circuito de drive e vários em rack ou pedal também.

Leia mais:

https://www.contrabaixobr.com/t1347-discussao-aleatoria-sobre-audio-efeitos-e-assuntos-afins

B3ck1m2n escreveu:Allex, não estou me referindo a função da DI em si, mas é que muitas delas vem com uma chavinha que corta decibéis e diminuem o ganho do sinal que vc manda pra mesa

Essa chavinha serve para ajuste de estrutura de ganho e de pouco ou nada servirá quando houver uma diferença de sinal como a do exemplo supra citado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qua 08 Mar 2023, 21:15

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Preamp só não é efeito se vc considerar somente a parte da equalização, mas no geral o comum é o preamp ter um drive embutido, então pode-se considerar sim como efeito.

Isso é incorreto.

Preamp é qualquer circuito que modifica o sinal antes da etapa de aumentar o sinal. Um pré pode ter EQ, drive, ou outras coisas. Ou pode ter nenhuma delas também. Prés podem até ser passivos, ou seja, não adicionam absolutamente nada, só filtram... Aliás, 99.9999% dos prés onboard de contrabaixo não possuem nenhum circuito de drive e vários em rack ou pedal também.

Leia mais:

https://www.contrabaixobr.com/t1347-discussao-aleatoria-sobre-audio-efeitos-e-assuntos-afins

B3ck1m2n escreveu:Allex, não estou me referindo a função da DI em si, mas é que muitas delas vem com uma chavinha que corta decibéis e diminuem o ganho do sinal que vc manda pra mesa

Essa chavinha serve para ajuste de estrutura de ganho e de pouco ou nada servirá quando houver uma diferença de sinal como a do exemplo supra citado.
Tudo bem! No caso, achei que ele estava se referindo aos Pedais Preamp e não aos Preamps onboard... No caso dos pedais que eu me referi que é comum ter o drive, pois se for só equalização vão chamar de Pedal de EQ aos invés de pedal Preamp, mesmo que na prática possam fazer a mesma função.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qua 08 Mar 2023, 21:57

B3ck1m2n escreveu:No caso dos pedais que eu me referi que é comum ter o drive, pois se for só equalização vão chamar de Pedal de EQ aos invés de pedal Preamp

Não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qui 09 Mar 2023, 08:32

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:No caso dos pedais que eu me referi que é comum ter o drive, pois se for só equalização vão chamar de Pedal de EQ aos invés de pedal Preamp

Não.
Mas tu gosta de complicar e olhar os textos da gente com lupa, hein Allex? Kkkk

Só quiz dizer que se o pedal Preamp tiver ganho (drive), então seria considerado sim como efeito. Normalmente a gente timbra o baixo com ele e nem se dá conta que está usando um efeito, mas é sim, só que leve. Pra mim, usar pedal no baixo é isso! Não é que vc vai atochar o efeito no máximo e querer concorrer com a guitarra, mas jogar um temperinho ali pra deixar o baixo mais interessante por assim dizer. Não acho que isso vá causar tanto problema assim a um técnico de som...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Rafael_B_Freitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 08:41

B3ck1m2n escreveu:Mas tu gosta de complicar e olhar os textos da gente com lupa, hein Allex? Kkkk

Eu só escrevi "não".

B3ck1m2n escreveu:Só quiz dizer que se o pedal Preamp tiver ganho (drive)

Argumento falacioso.

Um pré não precisa ter drive pra ser pré. E a maioria não tem...

B3ck1m2n escreveu:Pra mim, usar pedal no baixo é isso! Não é que vc vai atochar o efeito no máximo e querer concorrer com a guitarra, mas jogar um temperinho ali pra deixar o baixo mais interessante por assim dizer. Não acho que isso vá causar tanto problema assim a um técnico de som...

O tópico não é sobre isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qui 09 Mar 2023, 08:48

allexcosta escreveu:

B3ck1m2n escreveu:Só quiz dizer que se o pedal Preamp tiver ganho (drive)

Argumento falacioso.

Um pré não precisa ter drive pra ser pré. E a maioria não tem...


Falacioso onde? Eu não falei que precisa ter drive pra ser um Preamp! Só falei que SE tiver drive, é efeito.

Te convido a reler meu texto original: "Preamp só não é efeito se vc considerar somente a parte da equalização, mas no geral o comum é o preamp ter um drive embutido, então pode-se considerar sim como efeito."


Note que eu utilizei a palavra COMUM. E não, a maioria ou "tem que ter" ou "é obrigatório ter pra ser"  winkfinger


Se isso não ficou tão claro, que fique agora, pois essa foi a intenção do texto! Às vezes quando a gente tenta expressar a coisa em palavras ela não sai exatamente como a gente imagina...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 08:59

B3ck1m2n escreveu:Falacioso onde?

B3ck1m2n escreveu:Preamp só não é efeito se vc considerar somente a parte da equalização, mas no geral o comum é o preamp ter um drive embutido, então pode-se considerar sim como efeito.

https://www.wikiwand.com/pt/Fal%C3%A1cia_do_escoc%C3%AAs_de_verdade

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qui 09 Mar 2023, 09:03

Allex, vc realmente entendeu o que eu quiz dizer? É tãooo difícil assim? Caramba! Ah vai, esquece isso! Não vamos deixar a discussão aqui travada num trecho tão bobo desses! Da minha parte, parei por aqui! Continuem aí!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 09:08

B3ck1m2n escreveu:Allex, vc realmente entendeu o que eu quiz dizer?

Entendi.

Você disse que preamps são considerados efeitos porque alguns deles possuem drive.

Isso é um absurdo lógico, simples assim.

Mas acho que você devia lutar pela sua posição ao invés de abandoná-la. Ou, quem sabe, admitir a falácia do argumento... Acho mais proveitoso que um simples "deixa pra lá".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qui 09 Mar 2023, 09:10



B3ck1m2n escreveu:Pra mim, usar pedal no baixo é isso! Não é que vc vai atochar o efeito no máximo e querer concorrer com a guitarra, mas jogar um temperinho ali pra deixar o baixo mais interessante por assim dizer. Não acho que isso vá causar tanto problema assim a um técnico de som...

O tópico não é sobre isso.
Isso não é argumento pra discussão, apenas foi um comentário complementar pra mostrar como vejo as coisas... Caramba...  facepalm
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qui 09 Mar 2023, 09:11

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Allex, vc realmente entendeu o que eu quiz dizer?

Entendi.

Você disse que preamps são considerados efeitos porque alguns deles possuem drive.

Isso é um absurdo lógico, simples assim.

Mas acho que você devia lutar pela sua posição ao invés de abandoná-la. Ou, quem sabe, admitir a falácia do argumento... Acho mais proveitoso que um simples "deixa pra lá".
Não todos, somente os Preamps que tem drive, no caso. Foi isso que eu quis dizer.

Se vc entendeu que eram TODOS, aí eu concordo que seria uma falácia. Mas o que eu quiz expressar era que se tivesse drive, que é uma coisa comum de terem (comum no sentido de que muitos tenham, mas não que signifique que a maioria tenha).
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 09:26

Tá bom.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Qui 09 Mar 2023, 11:14

Ninguem precisa disso, mas é divertido pacarai:



ps: eu tenho um Future Impact, e uso bastante na banda cover de Deep Purple, por que nao temos tecladista pirat
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

WHead e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 11:29

Stormbringer escreveu:Ninguem precisa disso, mas é divertido pacarai:

Pois é...

Mas é óbvio que todo baixista pode usar efeitos. Se o cara quiser comprar 60 Super Distortion, 40 Fuzz, 20 Chorus e ligar tudo ao mesmo tempo ele pode, isso nunca esteve em discussão.

Em discussão está, desde o início do tópico, de onde surgiu a idéia de que efeitos são obrigatórios para baixistas, ou que são tão essenciais quanto o instrumento em si, um cabo, um amplificador, etc...

É sui generis ter que continuar explicando isso 12 anos depois.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Qui 09 Mar 2023, 11:35

allexcosta escreveu:
É sui generis ter que continuar explicando isso 12 anos depois.

Eu acho que a maioria entendeu desde o principio que o "problema" é com aqueles caras que

"eu quero comprar um pedal de efeito pra mudar o som, qual eu compro?"
-"o que vc precisa?"
"não sei, só quero mudar o som"

Ri Muito

É o tipo do papo que da até preguiça
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 11:40

Stormbringer escreveu:Eu acho que a maioria entendeu desde o principio que o "problema" é com aqueles caras que

"eu quero comprar um pedal de efeito pra mudar o som, qual eu compro?"
-"o que vc precisa?"
"não sei, só quero mudar o som"

Ri Muito

É o tipo do papo que da até preguiça

Mudar o som já é muito avançado pra esses cérebros mal formados, mágicos mascarados... O print abaixo é mais próximo da realidade:

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Pedal


Última edição por allexcosta em Qui 09 Mar 2023, 23:00, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Qui 09 Mar 2023, 12:41

allexcosta escreveu:Mas é óbvio que todo baixista pode usar efeitos. Se o cara quiser comprar 60 Super Distortion, 40 Fuzz, 20 Chorus e ligar tudo ao mesmo tempo ele pode, isso nunca esteve em discussão.
Isso me lembra uma experiência exdrúxula, mas curiosa...


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 12:50

JAZZigo escreveu:Isso me lembra uma experiência exdrúxula, mas curiosa...

O inferno é uma sala gigante sem tratamento acústico, sem porta de saída, onde essas pessoas passam a eternidade mexendo nessas guitarras, nesses amps e nessas caixas mágicas...

E, pior de tudo, não há tomadas... Tudo está ligado para sempre...

Evil or Very Mad facepalm ahn Medo

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Qui 09 Mar 2023, 13:20

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:Eu acho que a maioria entendeu desde o principio que o "problema" é com aqueles caras que

"eu quero comprar um pedal de efeito pra mudar o som, qual eu compro?"
-"o que vc precisa?"
"não sei, só quero mudar o som"

Ri Muito

É o tipo do papo que da até preguiça

Mudar o som já é muito avançado pra esses cérebros mal formados, mágicos mascarados... O print abaixo é mais próximo da realidade:

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Pedal

Mas gente, esse caso aí é uma coisa bem fora da curva! Dos baixistas que se interessam por pedais, que eu vejo por aí, muitos já são experientes e utilizam justamente por questões de tocar determinados estilos específicos e buscando determinadas sonoridades. No geral, a maioria não usa nada além de baixo, cubo e correia. No meu caso específico, eu comecei usar efeitos desde que comecei a tocar baixo e, de maneira bem exploratória, fui aprendendo mais sobre os efeitos e gostando de utilizar, inicialmente naquela pedaleira Zoom 506. Acho que raramente liguei o baixo puro direto no amp e sempre que o fiz senti falta de algo... Mas reconheço que há beleza também no som do baixo limpo, quando bem regulado e com cordas novinhas Smile
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui 09 Mar 2023, 16:04

B3ck1m2n escreveu:Mas gente, esse caso aí é uma coisa bem fora da curva!

Já eu vejo isso todo dia há muitos e muitos anos, motivo pelo qual abri este tópico.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Bananoise Qui 09 Mar 2023, 19:38

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:Eu acho que a maioria entendeu desde o principio que o "problema" é com aqueles caras que

"eu quero comprar um pedal de efeito pra mudar o som, qual eu compro?"
-"o que vc precisa?"
"não sei, só quero mudar o som"

Ri Muito

É o tipo do papo que da até preguiça

Mudar o som já é muito avançado pra esses cérebros mal formados, mágicos mascarados... O print abaixo é mais próximo da realidade:

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Pedal

Deveria fazer um quadro desse print SUUAHSUHUSHAUHSAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASA

Ri Muito Ri Muito
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex 10 Mar 2023, 07:55

Fiquei alguns dias pensando sobre o assunto (O tópico é antigo e posso estar requentando o pensamento, mas tudo bem).

Não digo a origem, mas talvez esse modo de pensar foi intensificado pelos "bedroom players".

Quando você está tocando sozinho, é realmente muito mais divertido usar efeitos dos mais variados tipos. E quanto mais louco o efeito, mais divertido é tocar com playback.
Até mesmo em um ensaio caseiro, com 2 ou 3 amigos, quase todos os efeitos podem funcionar.

Quando transferimos isso para um palco a coisa muda totalmente de figura e é essa experiência que muita gente não tem.

Em um palco, com uma formação pequena, a gente percebe que muitas coisas fazem quase nenhuma diferença pra gente, quem dirá pro publico.
Se considerarmos uma formação grande (big band, orquestra entre outras) aí nota-se que a maioria dos efeitos mais atrapalha do que ajuda.

É isso que eu noto na minha experiência, pelo menos.

E, sim, eu tenho um set de pedais e só não levo eles quando a gig é completamente acústica.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Zubrycky, B3ck1m2n, CSergio, DiegoBueno e Rafael_B_Freitas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sex 10 Mar 2023, 08:16

rafael.buzzi.andrade escreveu:Fiquei alguns dias pensando sobre o assunto (O tópico é antigo e posso estar requentando o pensamento, mas tudo bem).

Não digo a origem, mas talvez esse modo de pensar foi intensificado pelos "bedroom players".

Quando você está tocando sozinho, é realmente muito mais divertido usar efeitos dos mais variados tipos. E quanto mais louco o efeito, mais divertido é tocar com playback.
Até mesmo em um ensaio caseiro, com 2 ou 3 amigos, quase todos os efeitos podem funcionar.

Quando transferimos isso para um palco a coisa muda totalmente de figura e é essa experiência que muita gente não tem.

Em um palco, com uma formação pequena, a gente percebe que muitas coisas fazem quase nenhuma diferença pra gente, quem dirá pro publico.
Se considerarmos uma formação grande (big band, orquestra entre outras) aí nota-se que a maioria dos efeitos mais atrapalha do que ajuda.

É isso que eu noto na minha experiência, pelo menos.

E, sim, eu tenho um set de pedais e só não levo eles quando a gig é completamente acústica.
Faz todo o sentido! Acho que vc desvendou o mistério!  winkfinger

Concordo com vc na questão dessa diferença entre efeitos utilizados em casa e efeitos em ensaio, palco, etc. Geralmente os efeitos se comportam de maneira diferente mesmo! Até se for considerar só a sonoridade do baixo puro em si, quando tocando junto com a banda já tende a ficar diferente e algumas regulagens funcionam melhores que outras. Enfim...

Mas acho que isso não inválida o uso dos pedais! Como já falei antes, é questão de bom senso. Às vezes pode ser interessante utilizar em outras não, a gente que tem que ver o que cabe e o que não cabe. Afinal, não é porque vc tem os pedais no seu pedalboard que tem a obrigação de utilizar! Vc pode muito bem deixá-los desligados se for o caso, sem problema nenhum.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

rafael.buzzi.andrade e Rafael_B_Freitas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por DiegoBueno Sex 10 Mar 2023, 19:40

Concordo com o Rafael. Recentemente adquiri um Roland D-5, e sendo um teclado de 1986 já dá pra imaginar que tem "poucas" opções de timbres. Resolvi plugar o teclado nas minhas pedaleiras (Zoom 505II e V-Amp2) e consegui algumas misturas bem bacanas, citando alguns exemplos:

- Talking Box "automatico" (tipo auto-wah): Consegui utilizar em conjunto com um "Pipe Organ" e obtive timbre proximo de um Moog, semelhante ao utilizado na intro de Mr Crowley (Ozzy), apenas pra citar uma referencia.

- Distorção + Pitch Shifter + Rotary: Ainda preciso explorar mais, funciona tanto como "oitavador" como também intervalos de 3ª ou 5ª, de modo que teclando uma unica nota ela soe quase como um "power chord". Em conjunto com o Rotary (tipo caixas Leslie, rotativas) e um Pipe Organ consegui um timbre bem proximo da introdução de Perfect Stranger (Deep Purple).

- Distorção + Rotary: em conjunto com som de "Music box" consegui um efeito identico à intro de Falling Away From Me (Korn).

Enfim, eu não tenho compromisso nenhum em utilizar esses recursos fora do meu quarto, mas em qualquer instrumento que me proponho estragar tocar gosto de explorar possibilidades com os recursos que tenho em mãos.

Ainda não sinto necessidade de utilizar efeitos no contrabaixo, as musicas que curto normalmente são mais "cruas" nesse sentido, malemá um reverbzinho pra dar uma ambiencia, mas isso resolvo com os plugins no Reaper, não preciso especificamente de um pedal pra isso.

Por isso creio que muita coisa acaba esbarrando no "bom senso", no "saber utilizar", saber explorar o que se tem primeiro, e então a pessoa definir e diferenciar o que ela QUER em relação ao que ela PRECISA no som dela.

Mas não é o que ocorre com a maioria dos iniciantes, como bem resumido na print do Allex. Como diz aquele meme, "é raro, mas acontece muito".
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Rafael_B_Freitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Rafael_B_Freitas Sex 10 Mar 2023, 19:48

DiegoBueno escreveu:Concordo com o Rafael. Recentemente adquiri um Roland D-5, e sendo um teclado de 1986 já dá pra imaginar que tem "poucas" opções de timbres. Resolvi plugar o teclado nas minhas pedaleiras (Zoom 505II e V-Amp2) e consegui algumas misturas bem bacanas, citando alguns exemplos:

- Talking Box "automatico" (tipo auto-wah): Consegui utilizar em conjunto com um "Pipe Organ" e obtive timbre proximo de um Moog, semelhante ao utilizado na intro de Mr Crowley (Ozzy), apenas pra citar uma referencia.

- Distorção + Pitch Shifter + Rotary: Ainda preciso explorar mais, funciona tanto como "oitavador" como também intervalos de 3ª ou 5ª, de modo que teclando uma unica nota ela soe quase como um "power chord". Em conjunto com o Rotary (tipo caixas Leslie, rotativas) e um Pipe Organ consegui um timbre bem proximo da introdução de Perfect Stranger (Deep Purple).

- Distorção + Rotary: em conjunto com som de "Music box" consegui um efeito identico à intro de Falling Away From Me (Korn).

Enfim, eu não tenho compromisso nenhum em utilizar esses recursos fora do meu quarto, mas em qualquer instrumento que me proponho estragar tocar gosto de explorar possibilidades com os recursos que tenho em mãos.

Ainda não sinto necessidade de utilizar efeitos no contrabaixo, as musicas que curto normalmente são mais "cruas" nesse sentido, malemá um reverbzinho pra dar uma ambiencia, mas isso resolvo com os plugins no Reaper, não preciso especificamente de um pedal pra isso.

Por isso creio que muita coisa acaba esbarrando no "bom senso", no "saber utilizar", saber explorar o que se tem primeiro, e então a pessoa definir e diferenciar o que ela QUER em relação ao que ela PRECISA no som dela.

Mas não é o que ocorre com a maioria dos iniciantes, como bem resumido na print do Allex. Como diz aquele meme, "é raro, mas acontece muito".
É exatamente o que penso, como eu disse acima (por gostos pessoais) não gosto de usar, mas para quem usa cabe o bom senso, pois a falta dele pode deixar o som muito "sujo" ao meu ver.
Rafael_B_Freitas
Rafael_B_Freitas
Membro

Mensagens : 43
Localização : Betim - MG

DiegoBueno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por CSergio Qui 22 Fev 2024, 18:30


De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Img_0511
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Qui 22 Fev 2024, 18:35

^isso é seu, véi?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por CSergio Qui 22 Fev 2024, 19:14

Laughing

Não pô.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Qui 22 Fev 2024, 22:17

Para mim, baixo é só o baixo e nada mais!!!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 8 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos