Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Workshop Sá Reston: Improvisação

+31
lsardeiro
luiztebet
Carlos Victor Soares Lima
José Augusto
dibass
magallanes
Djabass
Ivanov_br
Tarcísio Caetano
wodtke
Luanmn
Davi Motta
Polli
Licas
Voila Marques
allexcosta
NeyBass
bodhan
Yngway
malka_aff
filipinhow
afonsodecampos
Fernando Zadá
yuri.bass
Ricardo Petrone
Edu Fettermann
andrejazzbass
Boss2K
galegonobaixo
LuCaSbass
Claudio
35 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por SirGalahad Ter Dez 06, 2011 1:03 pm

Abriu minha cabeça aqui, vlw!

SirGalahad
Membro

Mensagens : 101
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por Convidado Ter Dez 06, 2011 2:05 pm

lsardeiro escreveu:cara, a tristeza de ouvir um workshop como esse é saber que mesmo esse método é algo também mecânico (para mim, pelo menos). A vivência (musical, pessoal, etc etc) talvez seja a principal determinante de uma concepção verdadeira sobre a música.

O Sá, quando faz uma frase simples somente com as notas brancas, tem muita mais música do que qualquer frase que eu faça com as mesmas notas. Mesmo que eu repita as mesmas notas, na mesma frase, não sairá nunca igual. Acho que a verdadeira música é aquela que você tem na cabeça, mesmo sem bateria, sem baixo, sem harmonia e sem nada acontecendo...

Parabéns cara. Eu gostaria mesmo é de um dia ouvir um workshop sobre como você se envolveu com a música, quem você conheceu, como surge a ideia do som na sua cabeça... sei lá, algo que tente retratar um pouco da sua vivência na música. Mas na verdade, vivência não se ensina ou descreve, se vive, não é mesmo? Valeu ai.


EDIT: Cara, pelamordedeus, isso não é crítica. Li agora e até eu achei que era. Não é não. É só mesmo uma constatação pessoal de que a minha música tem que nascer é na minha cabeça, que ainda não consegue sentir a música fluir mesmo...

Concordo plenamente, de forma alguma encaro como crítica... Talvez uma das coisas mais difíceis em ensinar seja isso, vc tenta passar em tópicos separados aspectos que compõe um todo, e as vezes é muito complicado fazer isso. Mas se pensarmos, a vivência e a experiência, isso que vc chamou de envolvimento com a música, virá com o tempo, então muitas vezes a tarefa do professor é apontar caminhos ou estratégias que vão tornar esse processo mais rico, ou mais prazeroso, até mesmo mais musical...

Acho importante também não mistificar essa coisa da "música dentro da cabeça", e saber que estudo - criatividade são processos que se complementam e alimentam um ao outro. Senão a solução seria qual? Não ensinar nada, simplesmente deixar o tempo seguir seu curso? É justamente aí que entra a "utilidade" de um professor e/ou orientador, pra direcionar de uma forma que julgue produtiva as experiências e vivências do aluno.

Mais uma vez deixo claro que nao encaro como crítica, acho super saudável e fico feliz que discussões de alto nível como essa pintem por aqui, obrigado!!

Voltando ao lance do workshop em si, um outro passo após as notas brancas, é mapear as pretas :--) Eb Gb Ab Bb Db - são as notas das pentatônicas de Eb menor ou Gb maior. Mapear por corda onde estão essas notas, e aproveitar pra improvisar um pouco com elas tb.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por lsardeiro Qua Dez 07, 2011 9:30 am

up

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por YellowBoy Qua Dez 07, 2011 10:32 am

Show.... claps
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por Luigi Pantaleoni Seg Dez 19, 2011 11:55 am

muito interessante e muito didático.

parabéns!

____________________________
Pantaleoni
"Você é o responsável pelo groove. Logo, se ninguém na pista estiver dançando, a culpa é sua."
Luigi Pantaleoni
Luigi Pantaleoni
Membro

Mensagens : 173
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por WALLY Ter Dez 20, 2011 3:27 pm

Já estou estudando..!!
Muitíssimo obrigado, Sá...!!
Abraços.!!!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop Sá Reston: Improvisação - Página 2 Empty Re: Workshop Sá Reston: Improvisação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos