Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira experiencia com gravação caseira

+6
Marcondes_
Boss2K
PauloBass
joabi
RodrigoBR
Breno_Barnabe
10 participantes

Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Mar 17, 2013 4:43 pm

Caros;
Gostaria de compartilhar minha primeira experiência de gravação caseira, feita com o que há de mais simples e tosco e que estava ao meu alcance. Sem gastar 1 real, rs.
Já tinha baixado o Audacity por indicação do pessoal aqui do fórum. Decidi usar a musica Have you ever seen the rain, do Creedence, para o Piloto 01 (nome carinhoso que chamei essa primeira gravação).
Meu objetivo inicial era apenas ver como era uma situação de gravação, então eis os equipamentos que usei:
- Placa de som onboard do Notebook
- Um head set com microfone (tão vagabundo que nem a marca aparece nele, rs)
- Um violão cordas de aço não eletrificado (capitei o som dele através do headset)
- Meu Baixo BX12 ligado à um Ampli Groovin que esqueceram na minha casa, é um ampli de estudo com uns 20w, no máximo. Também capitei o som dele com o headset, pois não tenho um Plug P10>P2 (não acho pra comprar) para ligar na placa de som.

Outras considerações:
- Usei a própria música original como “guia” e “metrônomo”.
- Gravei duas faixas de violão, uma com os acordes “abertos” e a outra com “powerchords”.
- Não regravei nenhuma faixa, mesmo tendo ouvido os erros. Resolvi deixar propositalmente, de forma a servir de base para os futuros estudos e gravações.
- Minha placa de som está com um chiado/ruído muito chato e isso infelizmente foi trazido para as gravações. Eu usei um efeito removedor de ruído que deu uma amenizada, mas ainda tem bastante coisa estranha.
- Não usei mais nenhum outro efeito.
- Mesmo tocando em cima da musica original, tem alguns momentos que a gravação parece que não se encaixa e depois volta a se encaixar, isso pra mim quer dizer que eu devo estudar mais, principalmente com metrônomo!
- Era para minha namorada fazer a voz, como ela não pode vir e eu tava inquieto pra testar isso resolvi fazer com a minha horrível voz.
Resultado:
- Musicalmente o resultado é horrível, mas serviu para eu ter uma experiência com gravação, ver que preciso melhorar minha técnica em todos os instrumentos, ouvir erros que eu nem imaginava
- o fato de saber que estava sendo gravado me deixou com uma atenção a mais na hora de gravar, mesmo assim ainda errei pra caramba, parece que te deixa meio tenso!
- Gostei dessa experiência, vou tentar fazer com mais cuidado nas próximas vezes!
- Perdoem a falta de técnica deste que vos escreve! Lembrem-se que o objetivo não era uma gravação de qualidade, e sim somente o fato de ter uma experiencia com isso.

Eis o Audio da bagaça:

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F83691640&color=ff6600&auto_play=false&show_artwork=false"></iframe>
https://soundcloud.com/barna_bass/piloto-01-have-you-ever-seen

Quem sabe em breve eu não faça mais gravaçoes desta!


Última edição por Boss2K em Dom Mar 17, 2013 5:51 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : A little help ...)
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 18, 2013 9:11 pm

Hoje, com o uso de um adaptador P10 -> P2 + Zoom B1 fazendo o papel de "pré", gravei algumas coisas para testar e que mudança! Tone fechadinho, ficou bem melhor, mas minha placa tá pegando muito ruído ainda.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por RodrigoBR Seg Mar 18, 2013 10:49 pm

Começa assim mesmo, leia bastante material sobre home studio, e primeiro de tudo, compre uma desta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465634866-uca202-interface-usb-uca202-behringer-u-control-big-buy-_JM
Depois elimine os chiados com cabos de qualidade, e instrumentos blindados.
Para gravar microfonado, vai exigir um gasto maior, pegue um violão eletrico emprestado.

E vai brincando!

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Mar 19, 2013 8:33 am

Fala Rodrigo!

Eu estava pensando e muma desta, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466258786-ucg102-interface-usb-behringer-guitar-link-ucg-102-ucg-102-_JM, mas essa que você indicou parece ter muito mais recursos por uma diferença muita pequena de preço, e as interfaces são RCA, ou seja, mas aí precisaria de um adaptador P10 RCA, para captar meus instrumentos, certo?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por RodrigoBR Qua Mar 20, 2013 9:00 am

Sim, e so mandar fazer os cabos ou comprar o adaptador!

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por joabi Qua Mar 20, 2013 12:24 pm


Cuidado, entrada de linha (RCA) não é feita pra receber sinal direto de instrumento. Vai precisar de uma mesa ou preamp externo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Mar 20, 2013 1:00 pm

Joabi;

No caso do baixo, pretendo usar minha pedaleira (Zoom B1) como Pre-Amp;
No caso do violão, em um elétrico, que tem um pré;
No caso de guitarra, tenho um pequeno ampli com saída em linha;

Estes itens seriam suficientes? Lembrando que trata-se uma gravação caseira.

Abs!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Mar 20, 2013 1:05 pm

Alias, uma coisa que que fiz segunda-feira, depois de conseguir um P10 -> P2 foi gravar varias linhas de baixo das musicas que toco e ouvi-las. Com isso percebi algumas coisas:

- o quanto eu sinto falta de uma referencia (bateria) quando toco sozinho
- o timbre do meu baixo estava lindo de um jeito que eu nunca tinha percebido. Será que finalmente agora eu estou apredendo a regular os equipamentos intuitivamente de um jeito que me agrada?
- o quanto uma nota a mais ou a menos pode fazer uma enorme diferença na música
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por joabi Qua Mar 20, 2013 1:49 pm

Breno_Barnabe escreveu:Joabi;

No caso do baixo, pretendo usar minha pedaleira (Zoom B1) como Pre-Amp;
No caso do violão, em um elétrico, que tem um pré;
No caso de guitarra, tenho um pequeno ampli com saída em linha;

Estes itens seriam suficientes? Lembrando que trata-se uma gravação caseira.

Abs!

Breno, a saída do amplificador de guitarra deve funcionar. Os outros não sei, pois não conheço os equipamentos em questão. Só não entendi porque a escolha por uma interface de linha... a própria Behringer tem interfaces com entrada própria para instrumentos. Facilita a vida.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Mar 20, 2013 2:06 pm

Na verdade a interface de linha foi sugestão do Rodrigo, é interessante pois oferece a possibilidade para mais coisas, mas essa outra de instrumento eu tb pensei, botei o link nuns posts acima, talvez eu consiga uma destas emprestada para testar.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por joabi Qua Mar 20, 2013 3:27 pm


OK. Sem problemas. Veja qual te atende melhor e manda bala nas gravações! up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Mar 22, 2013 5:37 pm

Caros, estou com uma interface dessa da Beringer aqui. A de instrumento, UCG102.
O unico problema que estou enfrentando é um "delay" (entenda delay como um atraso, uma latencia) quando conecto a saída dela a um fone ou caixa auxiliar, para usar de monitor pra mim. Alguem já pasosu por isso?

Pesquisei aqui no Forum e alerei configurações do Windows, Memoria Virtual, desabilitei outra placa de som.. mas nada.
No manua diz que deveria existir um "ADIO Control Panel", mas eu não acho em lugar nenhum. Percebi que a versão do que está no manual (2.7.Cool é diferente da que veio no CD (2.8.0) e no site só avhei a 2.8.4.

No manuel tem também um print de uma tela que eu tenho quase certeza que dá pra resolver isso, dentro desse tal control Panel existe um item "System Performance", que inclusive o manuel instrui você a mudar para "rapid".

Enfim, se alguem puder dar uma luz!

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por PauloBass Qui Abr 04, 2013 8:23 am

Tô me animando a começar a gravar em casa...!
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Abr 04, 2013 9:03 am

É isso ae Paulo, é bem bacana! Dá um animo!

Eu vou fazer mais uma gravação amanhã. Na verdade vou refazer essa primeira que fiz, como estou com latência e não consegui resolver, vou jogar da saída de linha para a interface UCG102.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Qui Abr 04, 2013 9:24 am

Com a UCG102, sobre o delay, instala o ASIO4ALL

Pra começar a brincar com gravação, Você poderia pegar a UCA202, e no futuro ligar uma pequena mesa nela .. e por aí vai ..

Primeira experiencia com gravação caseira 191768

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Abr 04, 2013 9:55 am

A UCA eu realmente penso em pegar, mas quando tiver uma mesinha.

Eu instalei o ASIO4ALL, mas não mudou nada em relação ao que tava..
continua com Delay.. o grande problema está sendo que parece que não há o tal do "Painel de Controle" da Interface, onde vc seleciona a velocidade... Vou tentar o suporte da Behringer, talvez.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Qui Abr 04, 2013 10:15 am

Perguntinhas cretinas:

Você usa o fone de ouvido ligado nela, OK?
Desabilitou a opção "Software Playthrough" no menu Transport?

http://forum.audacityteam.org/viewtopic.php?f=16&t=60916

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Abr 04, 2013 10:33 am

Não são cretinas não!

Sim, uso um fone ou uma caixa para me monitorar, plugado na Output do UCG102.

Não desabilitei essa opção, na verdade nem sabia dela, não imaginei que fosse alguma coisa por lá, pois mesmo com o Audacity fechado dá um delay. Lembrando que a configuração ficou da seguinte forma: o Windows reconhece a UCG102 como uma interface de Audio e tem um volume para ela, deixei marcado aquela opção de "Ouvir este despositivo" para que o som saísse pelo Output da UCG. To fazendo alguma besteira? Era para configurar isso só pelo Audacity? Creio que essa opçao que vc mencionou é algo a se tentar.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por joabi Qui Abr 04, 2013 11:11 am


^No software deve ter alguma opção pra selecionar o driver ASIO (Asio4All). Você deve estar usando o driver original dela, que tem latência.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Marcondes_ Ter Jul 16, 2013 1:03 pm

Boss2K escreveu:Com a UCG102, sobre o delay, instala o ASIO4ALL

Pra começar a brincar com gravação, Você poderia pegar a UCA202, e no futuro ligar uma pequena mesa nela .. e por aí vai ..

Amigo Boss2K, no tópico q criei vc n recomendou eu usar a UCA200.. enfim, entendi q vc afirmou q usar o bass direto na entrada de mic, ou passando pela interface (através de um p10/RCA) seria a mesma coisa... mas aki no caso do Breno, vc já recomendou usar uma similar.. enfim.. fiquei confuso agora...
ps: não sei se influencia mas meu bass eh ativo...

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Ter Jul 16, 2013 1:36 pm

Marcondes_ escreveu:Amigo Boss2K, no tópico q criei vc n recomendou eu usar a UCA200.. enfim, entendi q vc afirmou q usar o bass direto na entrada de mic, ou passando pela interface (através de um p10/RCA) seria a mesma coisa... mas aki no caso do Breno, vc já recomendou usar uma similar.. enfim.. fiquei confuso agora...
ps: não sei se influencia mas meu bass eh ativo...
Vamos ver se eu entendi ... você diz similar as interfaces?

A UCG102 e as UCA20* não são bem a mesma coisa ...

- A UCG tem chaveamento de alta/baixa impedância. A entrada é mono, foi desenvolvida para se utilizar com softwares que simulam amplificadores ou seja, pra você utilizar o PC como um. O monitoramento nela, você só escuta o instrumento. É uma interface USB para instrumento (guitarra) no PC.

- A UCA só tem entrada de baixa impedância. Entrada e saída padrão RCA. Se plugar um instrumento, é necessário um preamp no meio. O monitoramento nela, você escuta em ambas as vias, e é chaveado. É uma interface de aúdio de duas vias mais saída digital.

Eu recomendei a UCA + mesa para o Breno, assim como disse pra você que, precisaria da mesa, porque ao começar a gravar, naturalmente, você vai sentir falta de mais recursos e a mesa é o ítem que falta aí. Não recomendo, nem a UCG ou UCA (pra começar) sozinhos ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Marcondes_ Ter Jul 16, 2013 1:52 pm

Eh q vc falou
Você poderia pegar a UCA202, e no futuro ligar uma pequena mesa nela .. e por aí vai..
Elas não são similares?! No caso, hj, se eu pegar a UCA200, já ajudaria um pouco, não é? Ainda mais se eu usar um software de apoio.. Ou não muda nada em relação a ligar direto pela entra de mic?!

De qlqr modo vou pegar com o maluco e fazer alguns testes, com e sem..

joabi escreveu:
Cuidado, entrada de linha (RCA) não é feita pra receber sinal direto de instrumento. Vai precisar de uma mesa ou preamp externo.

Préamp do próprio baixo (por ser ativo) não serve?!


Última edição por Marcondes_ em Ter Jul 16, 2013 1:55 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jul 16, 2013 1:53 pm

Meu grande problema ainda é o Delay e não conseguir usar a AsioforAll corretamente. Vou passar um dia inteiro dedicado a isso e fazer um post com as experiencias aprendidas, mas vou resolver isso!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por joabi Ter Jul 16, 2013 3:41 pm

Marcondes_ escreveu:
joabi escreveu:
Cuidado, entrada de linha (RCA) não é feita pra receber sinal direto de instrumento. Vai precisar de uma mesa ou preamp externo.

Préamp do próprio baixo (por ser ativo) não serve?!

Marcondes, você está confundindo sinal de linha com sinal de instrumento. Sua interface trabalha só com sinal de linha (baixa impedância), portanto, como o Boss2k já adiantou, você precisa de algo nesse meio de campo pra receber o sinal do seu baixo (alta impedância) e transformar em sinal de linha. Não importa se o baixo é ativo ou passivo. O mais simples é usando uma mesa pequena.

Existem interfaces, como a UCG, que já recebem o sinal direto do instrumento, sem precisar de conversão. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por DigoPJBass Qua Jul 17, 2013 4:26 pm

Ja tive umas experiencias de gravações caseiras com um amigo, para nossa banda e tinha bastante chiado, latencia, nunca pecebi.
Vou passar uns toques daqui para ele, pois ele havia me falado que queria investir nisso!
DigoPJBass
DigoPJBass
Membro

Mensagens : 47
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Marcondes_ Qua Jul 17, 2013 4:35 pm

Bom.. eu peguei a UCG102 emprestada de um outro brother.. vou testar essa semana só com o audacity + amplitube.

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por camilom Qua Jul 17, 2013 5:22 pm

Breno_Barnabe, pelo que eu entendi tu estás tendo problema na monitoração. Tenta ver se no programa que tu estás usando para gravar não há opções de fazer a monitoração via software ou via hardware. Se tiver essas opções experimenta a monitoração via hardware pra ver se resolve o problema.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jul 18, 2013 8:44 am

Opa, estou usando o Audacity. Vou dar uma olhada se tem algo nesse sentido.
Mexi naquela opção que o Boss falou, mas nada ainda.

Semana que vem eu vou ter uns dias de folga e aí um deles eu vou martelar esse problema até dizer chega! Virou questão de honra.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Qui Jul 18, 2013 9:48 am

Breno,

Você explicar, agora com a UCG, como tudo está ligado? e o processo de gravação, passo a passo?

Como eu falei antes, a UCG foi desenvolvida pra fazer o PC de amplificador. Quando você usa num software multipista, tem o problema do monitiramento. Na UCG, o monitor é local e tem diferença do monitor da placa de audio do PC. Enfim, o problema pode ser de limitação do equipamente que você usa ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jul 18, 2013 10:16 am

Vamos lá Boss! Sei que devo estar fazendo alguma cagada, rs.

- Conecto a UCG em uma USB do meu Note. Nesse momento o Windows reconhece como mais uma placa de som e lá no Gerenciador de Dispositivos, e o próprio Windows prioriza a saída de som para a UCG. Neste momento, eu costumo desabilitar a placa Onboard, até para evitar mais um driver em uso pelo SO que não irei precisar ali na hora.
- Conecto o baixo na "in" da UCG e um fone ou caixa na Output. Ainda não ouço nada quanto toco o baixo, mas caso eu vá nas configurações de som e coloque "Ouvir este dispositivo" imediatamente eu começo a ouvir, com delay. O que me faz crer que o problema está no Driver ou que estou usando isso de forma errada nesse ponto. Talvez essa configuração tenha que ser feita no Software de gravação, no meu caso, Audacity? Se for esse o caso, eu é que não estou sabendo mexer na bagaça...
- Abro o Audacity e simplesmente mando bala no "Record". Continuo me ouvindo com Delay.

Realmente não faz muito sentido isso, pois quem deveria fazer esse papel ao meu ver era a UCG e não o Sistema Operacional.

Consultei o manual e havia ali uma instrução para abrir um Painel de Controle da Behringer, e fazer um ajuste de velocidade. Eu não achei instalado no PC, até cheguei a olhar os CDs novamente, etc... aí notei que a versão do manual era diferente da versão do PC, fui até o site da Behringer baixei a unica versão (e mais recente) do Driver e dos softwares, e nada.

Baixei o Asio4all e ele tem uma espécie de painel de controle também, mas quando tento selecionar a UCG ele aparece com um x vermelho, me impossibilitando de entrar nas "propriedades" dela. Achei que o SO estava "prendendo" a interface, desmarquei aquela opção de "ouvir dispositivo" e a stiuação persistiu.

Para "evitar" o delay, estou gravando com o baixo plugado na meu ampli, e a saída de linha plugada na "in" da UCG. Me ouço pelo ampli, e não pela UCG.

Boss, desculpe a ignorancia, o que seria exatamente um software multi-pista? Um software como Audacity, por exemplo?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Adriano dos Santos Qui Jul 18, 2013 10:25 am

Breno,

Tenho o mesmo problema com o monitoramento no Audacity, até onde sei, ele não aceita o Asio.

Comecei a usar o Reaper e os problemas desapareceram, se há delay eu não consigo perceber.
Adriano dos Santos
Adriano dos Santos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Arujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jul 18, 2013 10:49 am

Adriano, primeiro obrigado pelas informações. Interessantissimo isso, é um teste que irei fazer.

Você usa Windows?
Você se ouve somente com o Reaper aberto?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Qui Jul 18, 2013 11:26 am

Breno,

Uma perguntas antes:

- Qual é a versão do Audacity?
- Qual é o Windows?

Obs: Plugar a saída de linha do ampli na entrada da UCG, pode causar um problema de casamento de impedância ...

Nesta ordem, o que acontecerá?

1 - Desligue o PC.
2 - Plugue a UCG.
3 - Conecte o fone de ouvido na UCG.
4 - Conecte o instrumento na UCG.
5 - Ligue o PC.
6 - Após a inicialização completa. Inicie o Audacity.
7 - No "Device Toolbar", deve existir uma opção USB no box "Recording Input". Selecione essa.
8 - No "Device Toolbar", deve existir uma opção USB no box "Palyback Output". Selecione essa.
9 - Acione o botão "Record".

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por camilom Qui Jul 18, 2013 12:05 pm

Eu não uso o audacity pra esse tipo de aplicação, não uso windows e nem conheço essas interfaces da behringer. tongue 
Contudo tenho alguma experiência com gravação no computador.
Breno_Barnabe, o que tu escutas com atraso é o que tu estás tocando ou a faixa já gravada?
Normalmente os programas de gravação oferecem pelo menos dois tipo de monitoração a do software e a de hardware. A através do software o sinal vai da tua interface para o computador é processado no computador e volta para interface (nesse caso tu escuta o som já com os efeitos colocados pelo software). Já a monitoração via hardware o sinal vai direto da entrada da interface (onde tu ligou o instrumento) para a saída (onde tu ligaste os fones), nesse caso tu vai ouvir o som que tá vindo direto do baixo e não deve ocorrer atrasos.
Aqui no audacity que eu tenho (tá no mac e em em português) eu consigo chegar a essa opção de selecionar a monitoração indo em preferências => gravação. Nesse mesmo menu há a opção de correção de latência.

Como o Boss2K mencionou, verifica se a tua interface está selecionada corretamente nas opções de gravação e reprodução do audacity.

camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Jul 20, 2013 8:16 pm

Boss;

Audacity 2.0.3
Windows 8



Camilom;

Escuto com atraso o que estou tocando.

Vou checar as opções e os responderei, obrigado pelo apoio!

Abs!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Adriano dos Santos Sáb Jul 20, 2013 10:31 pm

Breno_Barnabe escreveu:Adriano, primeiro obrigado pelas informações. Interessantissimo isso, é um teste que irei fazer.

Você usa Windows?
Você se ouve somente com o Reaper aberto?

Breno, eu uso o Windows....

não entendi a segunda pergunta, mas já usei a Ucg com o Amplitube e não houve problema.

segue um vídeo com algumas dicas para arrumar a latência do Audacity.

https://www.youtube.com/watch?v=J6XlaMNU3ls
Adriano dos Santos
Adriano dos Santos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Arujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por RodrigoBR Dom Jul 21, 2013 11:01 am

Breno,

qual a configuração do seu notebook?
tem como testar a placa em outro pc?

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Marcondes_ Dom Jul 21, 2013 7:09 pm

Já tinha o amplitube 3 + asio4all instalados.. foi instalar a plaquinha, plugar o bass, selecionar a placa no amplitube, e sair tocando.. Em alguns sets sinto o grave distorcendo (até aí não sei se é meu bass, ou a falta de uma placa de audio, ou os fones, que são de celular ehheheh...
Vou testar no note da empresa que é um pouco melhor.. embora, alguns sets ficaram perfeitos.. deu pra usar o bass na boa...

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Dom Jul 21, 2013 7:59 pm

Marcondes,

No tópico que você abriu, disse que queria fazer gravações.

Usar o amplitube (standalone) ou qualquer outro software de simulação de amplis e pedais, com a UCG é , exatamente, pra isso que a placa foi criada ... Isso tem que funcionar mesmo ...

Os fabricantes envolvidos estão batendo palmas pra você ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Marcondes_ Dom Jul 21, 2013 8:21 pm

Obrigado pelo sarcasmo!

Só comentei que funcionou para mim, pq o Breno está tendo problemas com delay.. e, tem o lance do grave ficar saturando também (se bem q instalei um ampegXPTO aqui, que mostra o som do meu baixo limpinho, e, não está rachando nem nada)...

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Boss2K Dom Jul 21, 2013 9:44 pm

Marcondes_ escreveu:Obrigado pelo sarcasmo!
Faz parte ... se ofendeu? desculpe!

Bom, pelo que vi aqui, você não entrou neste tópico pra ajudar o Breno. Você trouxe a dúvida do outro tópico, e agora resolveu ajudar o Breno .. OK!

Assim ... fica bem difícil saber o que você realmente quer ...

Bom, mais uma vez, desculpe por tê-lo confundido e pelo sarcasmo. Espero que outros colegas possam te ajudar.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 22, 2013 2:34 pm

^ Mano.. fica tranquilo! To de boa hehehe.. meu "obrigado" tb foi sarcástico.. mas enfim.. qndo entrei aqui fiquei confuso, e deixei claro onde me confundi. Mas vc já daí vc explicou oq-é-oq, e por coincidência um outro amigo tinha a interface q vc sugeriu ao Breno. Testei, funcionou e daí compartilhei com ele a facilidade, só isso..

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Laysson Seg Jul 22, 2013 3:03 pm

Me ocorreu agora uma questão. Normalmente essas interfaces possuem um driver ASIO nativo. Será que o problema não é um conflito entre o driver da interface e o ASIO4ALL. Usava ele quando plugava o baixo direto no pc e usava pra reduzir a latência. Ao comprar minha interface (outra marca e modelo), andei lendo que era recomendável desinstalar o ASIO4ALL e instalar o driver nativo da placa, que continha um driver ASIO próprio pra prevenir possíveis conflitos. Deixei há algum tempo de usar o Audacity e tenho usado o REAPER, que é bastante leve e mais fácil de usar quando familiarizado com ele.

Edit: olhei pelo site da BEHRINGER, e realmente existe um driver ASIO próprio, tal como um ASIO4ALL alternativo.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por RodrigoBR Ter Jul 23, 2013 10:01 pm

^Se a placa vem com o asio próprio, não precisa do asio4all. Eu apanhei disso quando tinha a delta1010.

Se não me engano, asio4all serve bem pra placas de som onborad, onde ajuda a reduzir a latencia, e dá a possibilidade do usuário usar a placa para pequenas gravações.

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira experiencia com gravação caseira Empty Re: Primeira experiencia com gravação caseira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos