Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Visão tridimensional de redes neurais

3 participantes

Ir para baixo

Visão tridimensional de redes neurais Empty Visão tridimensional de redes neurais

Mensagem por Boss2K Sex Abr 12, 2013 1:24 am

Nova técnica torna cérebro transparente

Cientistas da Universidade de Stanford conseguiram visualizar conexões neurais a partir de método que retira lipídios e cria modelo tridimensional e transparente do órgão.

Visão tridimensional de redes neurais 898s08q0f1pqxjk34vkefzdrg
Pigmentação fluorescente permite observação de conexão entre neurônios ( verdes e vermelhos) em cérebro transparente

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/c-NMfp13Uug" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Cientistas conseguiram desenvolver um método que torna o cérebro transparente. A nova técnica, batizada de Clarity, reúne neurociência e engenharia química e pode resultar em importantes avanços para o conhecimento sobre o cérebro e outros órgãos do corpo humano.

A equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) embebeu o cérebro em um coquetel de substâncias, que inclui um material parecido com plástico e formaldeído, que quando aquecido forma um gel transparente que expulsa os lipídios, ou a gordura, do cérebro. Um processo eletroquímico, em seguida, destroi estes lípidos.

Com a substituição dos lipídios por um gel transparente foi possível visualizar o cérebro intacto e em alta resolução. “Clarity vai nos ajudar na compreensão de sistemas biológicos intactos, pois fornece acesso a proteínas subcelulares e moléculas enquanto preserva as estruturas neuronais intactas”, disse Karl Deisseroth, psiquiatra e bioengenheiro da Universidade de Stanford e um dos autores do estudo publicado no periódico especializado Nature.

Os pesquisadores aplicaram o Clarity em um cérebro de camundongo, mas também obtiveram bonsresultados em cérebros de peixe e em amostras preservadas de cérebro humano.

Visão tridimensional de redes neurais 0quh4cyx7ucm6zvri0pvpjv6t
Na imagem é possível observar o cérebro de um camundongo (E) antes do processo e dois dias depois de ser embebido no gel (D)

Com o método foi possível visualizar todo o cérebro do camundongo que havia sido geneticamente modificado para expressar uma proteína florescente. Um microscópio convencional revelou detalhes luminosos, como proteínas fixadas em membranas celulares e fibras nervosas. Já no microscópio eletrônico foi possível ver inclusive a conexão entre os neurônios.

Atualmente, pesquisadores que precisam estudar estruturas internas do cérebro têm de laminar o órgãoem frações menores que um milímetro de espessura. As fracionar, eles têm dificuldade de relacionar partes do cérebro e analisar o seu funcionamento.

“A proeza feita a partir da engenharia química deve transformar a maneira que estudamos a anatomia cerebral e como as doenças podem alterá-la”, disse Thomas Insel, diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos em comunicado. “Em pouco tempo, teremos estudos tridimensionais sobre os órgãos mais importantes”, disse.

Veja o vídeo:

<iframe id="5165b07ed501fa6568000082" name="5165b07ed501fa6568000082" src="http://tvig.ig.com.br/_static/player/?v=5165b07ed501fa6568000082" width="640" height="364" allowtransparency="true" webkitallowfullscreen="true" mozallowfullscreen="true" msallowfullscreen="true" ozallowfullscreen="true" allowfullscreen="true" frameborder="0" scrolling="no" frameborder="0"></iframe><script type="text/javascript" id="tvig-comm" src="http://tvig.ig.com.br/_static/player/scripts/tvig-comm.min.js"></script>

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-04-10/nova-tecnica-torna-cerebro-transparente.html

http://www.nature.com/news/see-through-brains-clarify-connections-1.12768

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Visão tridimensional de redes neurais Empty Re: Visão tridimensional de redes neurais

Mensagem por Ruds Sex Abr 12, 2013 8:56 am

Espetacular!

Mas pearí. Como se pode afirmar que em um contexto socio-meta-emocional alternativo, no qual a hermenêutica não permita o domínio andro-racional, e cujos alicerces inter-relacionais sejam aversos ao status quo mercadológico, o cérebro, na verdade, não passe de um eros mal resolvido, e toda essa aparente transparência caia por terra e transforme todo o experimento num mero desejo onirico, garantindo, assim, que todas as conjunturas sejam igualmente verdadeiras?

Tonto weed drunk Palhaçada

BAZINGA!
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Visão tridimensional de redes neurais Empty Re: Visão tridimensional de redes neurais

Mensagem por Boss2K Sex Abr 12, 2013 11:18 am

Boss2K escreveu:A equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) embebeu o cérebro em um coquetel de substâncias (...)
Ruds escreveu:(blá blá blá) e toda essa aparente transparência caia por terra e transforme todo o experimento num mero desejo onirico, garantindo, assim, que todas as conjunturas sejam igualmente verdadeiras?
No caso, o seu cérebro está mergulhado na cachaça ... grin weed Tiro Bebe

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Visão tridimensional de redes neurais Empty Re: Visão tridimensional de redes neurais

Mensagem por Ruds Sex Abr 12, 2013 2:07 pm

Boss2K escreveu:No caso, o seu cérebro está mergulhado na cachaça ... grin weed Tiro Bebe

lol!

É, pra escrever/falar coisas desse tipo, não pode se estar com o cérebro são mesmo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Visão tridimensional de redes neurais Empty Re: Visão tridimensional de redes neurais

Mensagem por DenisLM Sex Abr 12, 2013 3:10 pm

interessante.

parece os caras de mecânica aqui usando o SolidWorks... Laughing
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Visão tridimensional de redes neurais Empty Re: Visão tridimensional de redes neurais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos