Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Explicando minha situacao

+5
warZ
Aldo MF
rafael.buzzi.andrade
Voila Marques
william.belo.35
9 participantes

Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Explicando minha situacao

Mensagem por william.belo.35 Qua Abr 17, 2013 2:38 am

Bem, caros amigos aqui do forum, estou tocando aqui numa igreja ha umas duas semanas e ta muito bacana, o problema e que o pessoal nao ensaia as musicas que vai tocar, eles meio que tao acostumado por ser quase sempre as mesmas e faz tempo que eles tocam tambem. Entao sera que alguem tem uma luz do que fazer nesse caso? uma vez o cara me disse ahh a musica em G tenta tocar ai, blz ai eu fiquei fazendo a escala maior de sol

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por Voila Marques Qua Abr 17, 2013 7:01 am

Bom dia, William.belo! Wink

Não entendi se o problema é porque o pessoal não ensaia ou se é por causa da harmonia.

Se o pessoal não ensaia, penso em duas soluções: aprender a se virar ou sair do grupo, porque dificilmente você conseguirá mudar a "filosofia" do grupo, especialmente se não tiver grana rolando..

Se o problema for o que e como tocar, talvez um bom começo fosse se aprofundar mais no estudo de Harmonia.

Digitando "harmonia" no campo de busca aqui do Fórum, você encontra alguns tópicos. Fiz isso agora, e aqui vai o resultado atualizado até hoje:

https://www.contrabaixobr.com/search?search_keywords=harmonia&search_where=f22

Tem o ótimo tópico do Sá Reston (Rítmica e Harmonia):

https://www.contrabaixobr.com/t2219-ritmica-e-harmonia-com-sa-reston

Tem os ótimos vídeos do Renato Leite também (Arpejos, formação de acordes e campo harmônico e Modos):

https://www.contrabaixobr.com/t26906-aula-1-arpejos-formacao-de-acordes-e-campo-harmonico

https://www.contrabaixobr.com/t27016-aula-2-modos

Tem os ótimos vídeos do Edson Sousa (Modos Gregos e suas Aplicações na Improvisação):

https://www.contrabaixobr.com/t23786-video-aula-completa-modos-gregos-e-suas-aplicacoes-na-improvisacao

Tem o ótimo tópico "Formação de Acordes", do Henrique Alencar:

https://www.contrabaixobr.com/t4075-formacao-de-acordes

Enfim, se você der uma boa pesquisada só aqui no "Técnica e Teoria" do Fórum, você vai encontrar muita coisa útil, ok? up

Boa sorte contrabaixística procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Abr 17, 2013 8:12 am

Por mais antigos que sejam os hinos, provavelmente foi feita alguma gravação por alguém... (às vezes muito tempo atrás)
Há boa probabilidade do pessoal nem saber o nome original da música mais, mas ... as que você conseguir descobrir, pode consultar http://www.cifras.com.br/, http://www.cifraclub.com.br/ e afins...

Muitas são traduções... podes pegar o baixo da original (que provavelmente estará em inglês e mais bem trabalhado do que as versões nacionais)

Honestamente acho que a dica da Voila vai te fazer desenvolver melhor como baixista, mas olhando as músicas originais pode ter dar uma noção de coisas diferentes pra serem feitas. Isso evita que tu faça sempre a "mesma firula".

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por william.belo.35 Qua Abr 17, 2013 9:36 am

Primeiro desculpem pelo double post foi sem querer.

Segundo obrigado pela ajuda de voces, vou seguir as dicas.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por Aldo MF Qua Abr 17, 2013 10:17 am

Bem, eu costumo gravar o áudio nas apresentações, com celular mesmo, principalmente de músicas que não conheço ou preciso melhorar o arranjo, e depois ensaio com base na gravação. Ajuda muito.
Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagens : 298
Localização : Blumenau SC

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por william.belo.35 Qua Abr 17, 2013 10:39 am

E aldo legal tambem essa dica, tem umas musicas que eu tenho no cel, ajuda mesmo, o ruim e que as vezes o padre pede uma a mais, o pessoal sempre sabe porque tocam mili anos, eu ja nao, dai eu so pergunto o tom e tento tocar ou as vezes nem toco.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por warZ Qua Abr 17, 2013 4:09 pm

Voila Marques escreveu:Bom dia, William.belo! Wink

Não entendi se o problema é porque o pessoal não ensaia ou se é por causa da harmonia.

Se o pessoal não ensaia, penso em duas soluções: aprender a se virar ou sair do grupo, porque dificilmente você conseguirá mudar a "filosofia" do grupo, especialmente se não tiver grana rolando..

Se o problema for o que e como tocar, talvez um bom começo fosse se aprofundar mais no estudo de Harmonia.

Digitando "harmonia" no campo de busca aqui do Fórum, você encontra alguns tópicos. Fiz isso agora, e aqui vai o resultado atualizado até hoje:

https://www.contrabaixobr.com/search?search_keywords=harmonia&search_where=f22

Tem o ótimo tópico do Sá Reston (Rítmica e Harmonia):

https://www.contrabaixobr.com/t2219-ritmica-e-harmonia-com-sa-reston

Tem os ótimos vídeos do Renato Leite também (Arpejos, formação de acordes e campo harmônico e Modos):

https://www.contrabaixobr.com/t26906-aula-1-arpejos-formacao-de-acordes-e-campo-harmonico

https://www.contrabaixobr.com/t27016-aula-2-modos

Tem os ótimos vídeos do Edson Sousa (Modos Gregos e suas Aplicações na Improvisação):

https://www.contrabaixobr.com/t23786-video-aula-completa-modos-gregos-e-suas-aplicacoes-na-improvisacao

Tem o ótimo tópico "Formação de Acordes", do Henrique Alencar:

https://www.contrabaixobr.com/t4075-formacao-de-acordes

Enfim, se você der uma boa pesquisada só aqui no "Técnica e Teoria" do Fórum, você vai encontrar muita coisa útil, ok? up

Boa sorte contrabaixística procê!

Quer super coletânea de tópicos, Voila! Obrigado!

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Abr 17, 2013 9:54 pm

william.belo.35 escreveu:E aldo legal tambem essa dica, tem umas musicas que eu tenho no cel, ajuda mesmo, o ruim e que as vezes o padre pede uma a mais, o pessoal sempre sabe porque tocam mili anos, eu ja nao, dai eu so pergunto o tom e tento tocar ou as vezes nem toco.

No começo é assim mesmo. Pelo visto o pessoal tem mais experiência (pelo menos nessas músicas de igreja) que você. Então pesquise na Net as músicas, os mp3, ou youtube e vai tocando junto. Até a hora que você ficar mais confiante e sabendo os arranjos ou dominando o desenrolar da harmonia. O importante é se virar...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por william.belo.35 Qui Abr 18, 2013 1:52 am

entao cara pior q é bem isso, eu nao tenho muita experiencia em pegar musica na hora, até porque to meio q começando agora tocar baixo, praticamente faz uns 8 meses q toco.

Tem uma coisa que me deixa muito cabrero tambem é que tem musicas que eu tiro em um tom que eu baixei da net as cifras, ai chega la na hora os caras me muda o tom, ai eu me perco para transpor, nossa esse me deixa loko, pow, porque nao toca no tom que eu ja tinha tirado, vai entender.

Mais ta bom...

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Abr 18, 2013 8:24 am

william.belo.35 escreveu:Tem uma coisa que me deixa muito cabrero tambem é que tem musicas que eu tiro em um tom que eu baixei da net as cifras, ai chega la na hora os caras me muda o tom, ai eu me perco para transpor, nossa esse me deixa loko, pow, porque nao toca no tom que eu ja tinha tirado, vai entender.
A mudança de tom geralmente se dá por necessidade do vocalista. Se é uma música gravada por um homem e uma mulher vai cantar, é muito provavel que vá ser necessário transpor a música.

Agora... fazer isso tudo sem ensaio... desculpa aí.... ou eles são muito bons ou muito ruins... pq mudar a música de tom geralmente exige certas adaptações nos arranjos, pois alguma coisa pode soar meio estranha com a transposição...

Enfim...

em qualquer dos casos faça o seguinte:
1) Estude escalas. Saiba fazer bem as escalas maiores e menores. O que é, basicamente, decorar dois "desenhos" no braço. Quando mudar o tom da musica, você simplesmente fará o desenho em outro lugar;

2) A não ser que tu faças muita, mas muita m***** na música.... ninguém vai notar.... hehehehe... ninguém (público leigo em geral) nunca nota se você fizer cara de que "está tudo bem";
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por rassan Qui Abr 18, 2013 9:25 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
william.belo.35 escreveu:Tem uma coisa que me deixa muito cabrero tambem é que tem musicas que eu tiro em um tom que eu baixei da net as cifras, ai chega la na hora os caras me muda o tom, ai eu me perco para transpor, nossa esse me deixa loko, pow, porque nao toca no tom que eu ja tinha tirado, vai entender.
A mudança de tom geralmente se dá por necessidade do vocalista. Se é uma música gravada por um homem e uma mulher vai cantar, é muito provavel que vá ser necessário transpor a música.

Agora... fazer isso tudo sem ensaio... desculpa aí.... ou eles são muito bons ou muito ruins... pq mudar a música de tom geralmente exige certas adaptações nos arranjos, pois alguma coisa pode soar meio estranha com a transposição...

Enfim...

em qualquer dos casos faça o seguinte:
1) Estude escalas. Saiba fazer bem as escalas maiores e menores. O que é, basicamente, decorar dois "desenhos" no braço. Quando mudar o tom da musica, você simplesmente fará o desenho em outro lugar;

2) A não ser que tu faças muita, mas muita m***** na música.... ninguém vai notar.... hehehehe... ninguém (público leigo em geral) nunca nota se você fizer cara de que "está tudo bem";

rafael.buzzi.andrade (meu xará!) eu tmbm toco em igreja e tem muito disso mesmo... As vezes mudasse o tom por causa do cantor, as vezes por causa da banda (acordes com menos pestanas, tons bemóis etc). Com o tempo, fica mais fácil fazer isso. Claro que ensaiando fica muito melhor, mas, já passei por diversas situações do cantor pedir na hora pra baixar um tom, por estar meio rouco ou por preferência mesmo (quando é um cantor de fora, convidado, entende?!).

São vantagens e desvantagens de se tocar no meio religioso. Por um lado você aprimora muito seu ouvido, fica craque em harmonia, campo harmônico, etc. Hoje em dia praticamente qq música q eu escuto, já consigo saber a sequência harmônica que está sendo usada, o tom e na segunda vez que escuto, já dá pra tocar tranquilo.
Por outro lado, pela quantidade e variedade de músicas, estilos, ritmos etc (cada hinário chega a ter de 700 até 1000 hinos/músicas) é difícil vc aprimorar todos os arranjos, criar linhas pra todas as músicas e se aperfeiçoar em um ou outro estilo.

Imagina... Na minha igreja só não tem culto na sexta-feira e no Domingo tem dois. Tocamos uma média de 5 a 7 músicas por culto. Arredondando por baixo e não contando que as vezes repete uma música na mesma semana, dá uma média de 35 músicas por semana, 140 por Mês... rsrsrsrs... ufa!

william.belo.35 os tópicos que a Voila postou vão te ajudar bastante amigo... Programe seus estudos, foque bastante em progressão harmônica e campo harmônico, pois, normalmente, a grande maioria das músicas religiosas, principalmente as conhecidas como "Tradicionais", partituradas e que vem do início do cristianismo, são muito mas mmmuuuiiiooooo repetitivas em termos de acordes... Giram muito em torno do II-V-I e I-IV-V. E sempre inclua na sua rotina de estudos um tempo pra tocar as músicas que você gravar ou baixar... Quanto mais você tocar, mais rápido essas teorias entram no sangue.

Quanto a ensaios, conforme você for se integrando ao grupo, tendo mais liberdade, aos poucos vai tentando conversar isso com a galera. Eu tmbm tive esse problema no início na igreja onde eu estou já a 6 anos. Ninguém ensaiava... Com o tempo fui mostrando pra eles os benefícios, conversando com o dirigente de louvor, pedindo um ensaio pra uma música aqui, outra ali e as coisas fluíram muito bem, a galera entendeu e os ensaios passaram a ser periódicos.
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por brucce Qui Abr 18, 2013 9:39 am

A coisa é normal nesse meio. A banda que eu toco, também faz assim. O violão, piano, flauta e sax não usam cifras nem nada, é só falar o tom que os caras vão embora. Eu me lasco nessa também, mas depois de estudar harmonia, dá pra brincar.

Rassan, se eu te contar que só no culto do sabado pela manhã eu toco certa de 15 músicas você acredita? Fora, culto de tarde e do domingo, haja dedo... rs

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por rassan Qui Abr 18, 2013 10:08 am

brucce escreveu:A coisa é normal nesse meio. A banda que eu toco, também faz assim. O violão, piano, flauta e sax não usam cifras nem nada, é só falar o tom que os caras vão embora. Eu me lasco nessa também, mas depois de estudar harmonia, dá pra brincar.

Rassan, se eu te contar que só no culto do sabado pela manhã eu toco certa de 15 músicas você acredita? Fora, culto de tarde e do domingo, haja dedo... rs

Nus... Qual a tua igreja?!?! Eu vou pra lá... Sou fominha a beça! Acaba o culto e ainda quero tocar mais!!! hehehehe hyper playing
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por brucce Qui Abr 18, 2013 10:13 am

rsrssr eu sou adventista do 7o dia rssr lá funciona assim:

8:45 - 4/5 musicas pra começar
9:00 - 1 músicas pra comecar a escola sabatina
10:00 - 1 músicas pra terminar a escola sabatina
11:00 - + ou menos 6 musicas entre adoração, dizimos, etc
12:00 - 2/3 músicas pra saida

Ta bom pra ti? rssrsr

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por fma Qui Abr 18, 2013 10:17 am

Seu problema está em ainda não saber tirar música de ouvido... cifra da internet atrapalha bastante esse desenvolvimento. Vai anotando o nome das músicas, pergunta pros outros músicos qual a gravação mais importante e vai tirando de ouvido, aos poucos você constrói um repertório.
Há uns meses entrei numa banda de baile e tive que tirar 80 músicas em 3 semanas, como foi tudo só na audição, na hora de tocar fica mais fácil lembrar os acordes, só escrevi as partes tipo convenções, reharmonização, etc.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por brucce Qui Abr 18, 2013 10:19 am

fma escreveu:Seu problema está em ainda não saber tirar música de ouvido... cifra da internet atrapalha bastante esse desenvolvimento. Vai anotando o nome das músicas, pergunta pros outros músicos qual a gravação mais importante e vai tirando de ouvido, aos poucos você constrói um repertório.
Há uns meses entrei numa banda de baile e tive que tirar 80 músicas em 3 semanas, como foi tudo só na audição, na hora de tocar fica mais fácil lembrar os acordes, só escrevi as partes tipo convenções, reharmonização, etc.
Essa é uma dica importante. Se eu tocar a musica olhando a cifra, eu não gravo mesmo. Todas que eu tiro/tirei de ouvido eu sei até hoje

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por rassan Qui Abr 18, 2013 5:25 pm

brucce escreveu:
fma escreveu:Seu problema está em ainda não saber tirar música de ouvido... cifra da internet atrapalha bastante esse desenvolvimento. Vai anotando o nome das músicas, pergunta pros outros músicos qual a gravação mais importante e vai tirando de ouvido, aos poucos você constrói um repertório.
Há uns meses entrei numa banda de baile e tive que tirar 80 músicas em 3 semanas, como foi tudo só na audição, na hora de tocar fica mais fácil lembrar os acordes, só escrevi as partes tipo convenções, reharmonização, etc.
Essa é uma dica importante. Se eu tocar a musica olhando a cifra, eu não gravo mesmo. Todas que eu tiro/tirei de ouvido eu sei até hoje

:curti:
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por william.belo.35 Qui Abr 18, 2013 5:32 pm

nossa galera valeu mesmo pelas dicas de voces, ta me ajudando muito e sobre o pessoal aqui, nao tem jeito mesmo hehe, os caras fazem faculdade, trabalham, filhos, etc...

Nao ensaiam mesmo, tocam na igreja desde pequenos, o jeito e eu me virar e contar com a ajuda do pessoal aqui do forum mesmo, ou seja voces, que tambem ja condidero como meus amigos.

PS: quando eu digo que eles nao ensaiam, nao e que nunca ensaiam, so pra tocar na missa de sabado, porque ja tao acostumados, agora quando a um evento maior, ai o pessoal ensaia sim.


E Rafael buzzi, muito boa essa dica, eu faco bem isso mesmo quando muda o tom, de fazer o desenho das escalas.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por rassan Qui Abr 18, 2013 5:48 pm

william.belo.35 escreveu:nossa galera valeu mesmo pelas dicas de voces, ta me ajudando muito e sobre o pessoal aqui, nao tem jeito mesmo hehe, os caras fazem faculdade, trabalham, filhos, etc...
William, terminei faculdade esse ano, estava fazendo a Pós-Graduação ao mesmo tempo, junto com Espanhol, e umas duas ou três certificações na minha área (TI e Projetos)... Ainda assim, arrumo tempo pra continuar os estudos de instrumentos musicais, canto etc... Durmo 4 a 6 horas por noite.
No fim de tudo, a questão é casar um horário acessível a todos. É difícil, mas, não impossível. Nós fazíamos nossos ensaios depois de um culto chamado alvorada, que ocorria aos Sábados as 7h... Ensaiávamos de 8 as 9h. Como te falei, fica tranquilo, aos pouquinhos vc vai se entrosar, vai começar a conhecer todos eles, suas rotinas e com o tempo vai poder sugerir esses horários.

Conforme você for sentindo que está ganhando espaço, experimente montar um arranjo pra outro instrumento, que case com o baixo... ex.: uma quebrada de bateria no meio da música, um solo de guitarra/sopros ou teclado que o baixo faça algum acompanhamento diferente... Enfim, algo bonito, executável e que exiga um certo esforço... Isso vai estimular um pequeno ensaio, de repente depois de um culto. Se isso começar a se tornar mais constante, o próprio grupo vai começar a sentir a necessidade de evoluir, de se aperfeiçoar e talvez nem precise de vc sugerir os ensaios... Enfim, é um trabalho que leva tempo, mas, que dá frutos muito legais em qualquer banda ou conjunto.
Paciência e Sabedoria são fundamentais. No mais, continua seu aprimoramento que vc vai conseguir levar numa boa.
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por william.belo.35 Qui Abr 18, 2013 6:34 pm

=isso que falaram ai de "so falar o tom que os cara vao embora". Eu fico abismado de ver, mais um dia eu chego la =)

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explicando minha situacao Empty Re: Explicando minha situacao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos