Contagem silábica das figuras musical no compasso

Ir em baixo

Contagem silábica das figuras musical no compasso Empty Contagem silábica das figuras musical no compasso

Mensagem por ricardorony.boliveira em Qua Jul 17, 2013 10:04 pm

Boa noite,
Eu fiz uma busca no fórum e não encontrei a resposta para a minha dúvida.
Como vocês fazem para contar silabicamente o tempo das figuras da nota (valor) no compasso? Verbalizar, é isso?
Como exemplo:

Semibreve : toca-se a nota na cabeça do primeiro tempo (metrônomo em semínima) e conta-se => um (nota tocada), dois, três, quatro / ...
Minima      : toca-se a nota no primeiro e terceiro tempos do compasso, mas continua contando => um (nota tocada), dois, três (nota tocada), quatro /  ...
Semínima  : toca-se a nota para cada tempo do compasso => um (nota tocada), dois (nota tocada), três (nota tocada), quatro (nota tocada) /  ...
Colcheia    : divide-se a semínima em duas notas para cada tempo do compasso => um e, dois e, três e, quatro e, ....
Semicolcheia: divide-se a semínima em quatro notas por cada tempo do compasso (como vocês verbalizam?)=> um ? ? ?, dois ? ? ?, três ? ? ?, quatro ? ? ? / um ? ? ?, dois ? ? ?

e para fusa? semifusa?
e para notas pontuadas em colcheia ou semicolcheia?????
e quando há pausa entre as notas (minima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, ....)?

Desculpa se o texto esta confuso, mas acho que dá para entender.
Obrigado
Ricardo Rony
ricardorony.boliveira
ricardorony.boliveira
Membro

Contagem silábica das figuras musical no compasso Empty Re: Contagem silábica das figuras musical no compasso

Mensagem por ricardorony.boliveira em Qua Jul 17, 2013 11:35 pm

Opa pessoal,
Achei alguma coisa a respeito da questão.

Minima => Tá-á
Semínima => Tá
Colcheia => Tá-Tei ; três colcheias unidas => Tá-pi-ti
Semicolcheia => Tá-fa-tei-fi ; 6 semicolcheias agrupadas => Tá-ra-pi-ri-ti-ri

Vocês tem alguma sugestão pois achei esquisito a forma acima para verbalizar a contagem das figuras de tempo.
Abs
Ricardo Rony
ricardorony.boliveira
ricardorony.boliveira
Membro

Contagem silábica das figuras musical no compasso Empty Re: Contagem silábica das figuras musical no compasso

Mensagem por Fernando Zadá em Qui Jul 18, 2013 12:32 am

tem ta ki e umas utilizadas na música indiana mas não conheço a fundo mas minha sugestão é primeiro aprender a sentir o pulos brincar de dividir por 2, 3, 4, 6 e depois se preocupar com os nomes.
Precisa disso pra alguma aplicação em especial? Já vi professoras de licenciatura usando palavras comuns para ensinar crianças tipo banana pra tercina e coisas do gênero.
Acredito que mais que decorar um dado e ver como você entendo som e cria uma ou várias suas.
Bitolar numa nomenclatura alheia nem sempre é a melhor solução.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Boss2K em Qui Jul 18, 2013 12:37 am

Você conhece o Bona?

Contagem silábica das figuras musical no compasso 782514_487

ou

Contagem silábica das figuras musical no compasso GRD_50_BONA%20-%20CLAVE%20F%C3%81

<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/y8a137e__KI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagem por Fernando Zadá em Qui Jul 18, 2013 12:45 am

^talvez um dos livros mais chatos que existem mas bem útil!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Boss2K em Qui Jul 18, 2013 12:51 am

... E que ensinou gerações e gerações ....

Boss2K
Membro

Mensagem por Fernando Zadá em Qui Jul 18, 2013 1:02 am

^me incluo nessa.... rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por ricardorony.boliveira em Qui Jul 18, 2013 8:38 am

Bom dia,
Obrigado Fernando e Boss pelas respostas.
É a título de curiosidade mesmo. Ta ki e outras eu me lembro também. Agora eu não sabia que era um modo indiano de ensinar contagem silábica das figuras de tempo.
Penso que a verbalização das figuras de tempo, se é assim que posso chamar, favor me corrigir se eu estiver errado, nada mais é que procurar entender e entrar o ritmo da música.
Mas podemos solfejar também como ensinado pelo Bona há séculos. Certo?
Abraços a todos.
ricardorony.boliveira
ricardorony.boliveira
Membro

Mensagem por Fernando Zadá em Qui Jul 18, 2013 9:52 am

sim é uma forma mas acho que entender como dividir o pulso de forma lúdica dê o mesmo resultado ou seja até mais divertido e eficiente. Mas como nossas inteligências são diversas e cada um tem uma facilidade diferente no que se refere a memorização e absorção de conhecimento se esse método te agrada vale pesquisar mais.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por malka_aff em Qui Jul 18, 2013 10:48 am

semibreve: Nao conto xD
minima: tambem nao , falo só o tá mais prolongado
seminima: Um, doi, tres, quatro.
colcheia: |: Um, e, dois, e, tres, e, quatro, e Neutral
tercinada: um do te, um do te, um do te, um do te
semicolcheia um do te ca, um do te ca, um do te ca, um do te ca
tercinada: um do te ca cin sei, um do te ca cin sei, um do te ca cin sei....

aprendi com um professor de baixo
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por fheliojr em Qui Jul 18, 2013 4:52 pm

eu conto ou numericamente (1-2-3-4 / 1-e-2-e-3-e-4-e/...) ou tá-tá-tá-tá, mas prefiro estudar divisões tocando um instrumento.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: