Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

+4
Normando Neto
allexcosta
joabi
RBFecury
8 participantes

Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 10:20 am

Bom dia, pessoal.

Nunca tive equipamentos de qualidade e nunca tive oportunidade de testar muita coisa pra definir o que realmente me agradaria, mas recentemente, após muitas pesquisas, adquiri uma Bergantino HD112, com 350W de potência e um GK MB500. Sem entrar muito no mérito timbrístico, tenho tido alguns problemas e gostaria de dividí-los com vocês.

Como nunca tive equipamentos assim (sempre toquei nos que tinham na casa), tenho obtido respostas não muito satisfatórias quanto a potência. Sei que o amplificador é mais potente que a caixa, mas como ligo apenas nela a potência fica meio que equiparada, correto? Pois bem, quando tenho o volume Master em 2 horas e o Gain, mais ou menos no mesmo ponto, começo perceber que o som racha nas notas mais graves, independentemente da equalização. Tirei um pouco de grave, mas continuou a rachar. Acho até que mesmo que deixasse do jeito que normalmente toco, não deveria rachar.

Notei isso quando toquei em um local aberto, porém, tocando do lado do bar onde é coberto. Testei no meu quarto no dia seguinte, e rachou do mesmo jeito.

Será que estou ligando algo errado? Estou ligando uma saída speak-on do ampli em uma entrada speak-on da caixa e não estou usando o Boost do ampli e praticamente não uso nada do contour, porque não vejo muita diferença.

Agora indo pro timbre do ampli e caixa, achei sem punch, uma vez que ensaio em Hartkes de modelos diversos e Ampegs e noto uma diferença brutal pros Hartke. Pros Ampeg, noto um timbre que curto mais, mas falta punch também. Não sei o modelo, mas posso verificar.

Posso tentar algo a mais pra testar, ou estou pedindo muito da caixa?
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por joabi Ter Jul 23, 2013 11:08 am

RBFecury escreveu:Pois bem, quando tenho o volume Master em 2 horas e o Gain, mais ou menos no mesmo ponto, começo perceber que o som racha nas notas mais graves, independentemente da equalização. Tirei um pouco de grave, mas continuou a rachar. Acho até que mesmo que deixasse do jeito que normalmente toco, não deveria rachar.

Notei isso quando toquei em um local aberto, porém, tocando do lado do bar onde é coberto. Testei no meu quarto no dia seguinte, e rachou do mesmo jeito.

Pode ser que o Gain esteja muito forte... isso faria distorcer, mas depende do volume que vem do seu baixo. De qualquer forma, essa configuração de Gain e Master talvez esteja exigindo muito do amp.
É estranho, pois com menos volume esse kit deveria render muito bem, talvez não em lugares abertos, onde uma segunda caixa seria bem-vinda, mas dentro do seu quarto era pra tremer tudo...

Espero que não tenha danificado o falante por usar o ganho muito forte. Você usa algum pedal preamp ou algo assim? Qual seu baixo?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por allexcosta Ter Jul 23, 2013 11:16 am

Quem é vivo sempre aparece, hein?

Uma Berg dessas trabalharia tranquilamente com amps de 600, 800 ou até 1000W. Deve ser o ganho...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 11:27 am

Tenho um Jazz Bass Fender Passivo e não uso pedais, normalmente. Às vezes uso equalizador e Chorus, mas o equalizador seria mais pra dar um boost quando faço Slap.

O quarto tremeu mesmo... kkkkkkkk, mas rachou, principalmente quando usei notas mais graves como o B na corda E.

Vou tentar ver o que acontece se mexer no ganho, até não entendo nada da relação ganho/volume. Normalmente obtenho pouco volume vindo do Jazz Bass. Já no Ibanez SR400 que tenho, obtenho uma resposta mais alta, mesmo sendo passivo tb.

Existe alguma maneira de verificar se danifiquei o falante? Finalmente quando consegui comprar um equipamento bom, não queria ferrar com ele... hehehe...

Obrigado pelas respostas allexcosta e joabi.
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por Normando Neto Ter Jul 23, 2013 12:38 pm

A GK recomenda, no manual, setar o volume master em 15:00h e ajustar o gain a partir do zero, conforme a necessidade.

Acredito que o ganho em 14:00h seja muito pra o próprio amp e, consequentemente, pra caixa. Tenho um MB500 ligado em uma caixa Hartke de 15 pol. e uma Teksound 4x8. Sempre uso conforme a GK recomenda, o master em 15:00h, mas o ganho nunca cheguei nem até as 12:00, fico entre 9h e 11:30, por aí. No meu caso quando passo de 11:30 no gain sinto que distorce. Ainda bem que tem dado conta com menos...

Raramento dou boost na equalização. Tá sempre flat (12:00h) ou tirando frequências (ou seja, menos de 12:00h). Às vezes ponho um pouco de agudo e médio-agudo (até umas 13:00h), sem problemas.

O boost uso ligado em 12:00h ou menos, com o master b em 12:00h também...

O led de clip tá acendendo?

Ah, faltou dizer que meu baixo é um Yamaha BB414. É um baixo passivo, mas tem uma saída relativamente alta... Dependendo da saída do seu baixo os parâmetros podem mudar...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por gpraxedes Ter Jul 23, 2013 1:04 pm

Talvez a única caixa que me fizesse deixar de usar 4x10". Ainda sonho com aquela Berg 2x12" que o Allex estava vendendo.

Bem, experimente mesmo baixar o ganho e pode até aumentar o Master. Eu gosto de usar o booster um pouco acima das 12h, dá uma esquentada legal no som.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 1:10 pm

Galera, muito obrigado pelos toques... vou testar e volto a postar aqui quando tiver novidades...

Realmente não saco de Ganho, e tudo mais, mas depois da ajuda de vcs, devo aprender um bocado...
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por DenisLM Ter Jul 23, 2013 1:12 pm

eu tenho um set equivalente e uso o ganho a 12:00 e o master a 10:00 e já treme tudo suficiente pra acompanhar uma banda.
em situações normais nunca passei de 12:00 com o master e o ganho.

mas o meu é MB800, talvez o MB500 o master deva ficar mais alto para dar o mesmo resultado.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 1:16 pm

Então, DenisLM. O problema é que com mais volume, o som racha... vou tentar regular só pelo ganho, deixando o volume master conforme o manual pede e vou testar... fico preocupado se continuar rachando... o que preciso fazer neste caso? Levar a caixa pra manutenção? É normal e devo comprar uma caixa mais potente? Não sei se é normal ou não, saca?
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por joabi Ter Jul 23, 2013 1:23 pm


^O normal é ela falar muito... tá estranho isso aí. Testa a caixa com outro amp, e depois o amp com outra caixa, pra ter certeza.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por DenisLM Ter Jul 23, 2013 1:29 pm

põe o ganho a 10:30 e vai aumentando o volume.
não deveria rachar não.
outra coisa, se você está usando um baixo ativo, lembre de deixar o -10dB ativado.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 1:37 pm

Beleza DenisLM e joabi... vou testar amanhã, quando chegar em casa e posto na quinta os resultados...

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por allexcosta Ter Jul 23, 2013 2:25 pm

Toque bem forte na corda mais grave e observe a luz de clipping enquanto adiciona ganho. Quando começar a clipar direto enquanto você toca, volte um pouco o ganho. Ajuste o volume conforme a situação.

Esse método sempre funcionou pra mim melhor que as instruções da GK.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 2:26 pm

OK, Allexcosta... farei isso...

Valeu mesmo!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por fheliojr Ter Jul 23, 2013 4:38 pm

RBFecury escreveu:...adquiri uma Bergantino HD112...

off-topic: onde?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por RBFecury Ter Jul 23, 2013 4:40 pm

Comprei do Cid, aqui do fórum, fheliojr...

Abraços!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por TheHenriq Ter Jul 23, 2013 9:25 pm

Allex, ainda esta vendendo a Bergantino ?
TheHenriq
TheHenriq
Membro

Mensagens : 329
Localização : Rio Grande do Sul, radicado em Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por fheliojr Qua Jul 24, 2013 5:06 pm

RBFecury escreveu:Comprei do Cid, aqui do fórum, fheliojr...

Abraços!

pensei q havia surgido um importador nacional destas caixas. Razz

abraco, rb!! Colegas 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas Empty Re: Bergantino HD112 + GK MB500. Dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos