Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+138
Vicente Ganem
talesbass
fabio.ricarte.1
crsantosx
MarinaBass
Mike_
Moshe Bar Elohim
toni.santos.90475
Pedro Alves
IranGunners
IsaacPSilva
Mi Remualdo
Paulo Penna
Jackson¹
olivo
Emanoel Chequetto
Squivo
Edão
(((Dubassman)))
adribaixo
109eh
luan.deoliveira.12
W.Lopes
emanuelneto
Bob Stark
Eddy_Lanthan
pedrizito15
bassrpollo
FabioOlario
dideivox
jackdaniels
ark racing
robson610542
rmap
joseluiz.avilajr
André Melo Batista
pluís
NeyBass
aramis.melgarecho
bassfuria
TioAnder
RenanZeera
GuynhoBass
JrFioravante
third_strike
Caiov
Thiago Almeida
Eliseumohr
cleitonbassline1
Baixista
alisso morrison
iadsebass
AlexeiSantana
samubass
marlon.santosalmeida
emmanuel.florescoelho
Matt Bass
cidaobass007
mariogsilva
caio.dropz
flauius
rodrigo.ropedagogo
fabio887
Bosclima
gmv bass
tskrieger
Ramiro Andrade
Christian
gabrielpd
LPBR
fernando pullbass
Mbass
igor.botelhoduarte
ltezza13
Groovin
Artur Gomes
Elielson Rocha
Max Camillo
André Rhuan
RBORCARI
ZédeLepelin
Giuliano
Jackson
gsfteodoro
Andre Azulao
Jhonatan Anute
AlexandreLima
vinibassplayer
DeanMateus
Boss2K
rodrigomonteoliva
heverton souza
renanx
SILVIAO
ademar junior
Geddybass
subgrave
Rafael Leal Candido
Roger_william
VivianeTF
Edu Fettermann
pedroivo85@hotmail.com.br
siodoni
mrbrasil
Laysson
malka_aff
Gilberto Júnior
webercar
Ronyldo D`Santos Luthier
Raissa
RodrigoBR
ricardo barros
emachado
Cantão
ct.colela
dibass
brucce
henri carvalho
PauloBass
pedrohenrique.astronauta
Luiz87
CG
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
Claudio
Fernando Zadá
Maurício_Expressão
fheliojr
bodhan
Mauricio Luiz Bertola
afonsodecampos
Tarcísio Caetano
Voila Marques
Cayo Castro
GeTorres
edumoraes
gpraxedes
allexcosta
142 participantes

Página 9 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por emachado Ter 25 Mar 2014 - 19:22

Bertola, gostaria de propor a criação de uma subseção em seu tópico intitulada: "Madeiras que ganhamos de amigos e família por admirarem nosso trabalho na construção de instrumentos".
Nessa linha, ganhei de meu pai três pranchas muito bonitas vindas da Bahia. São extremamente duras e densas. Estou pensando que seja Ipê, mas nunca vi desta madeira com um brancal tão diferenciado e espesso.
Elas têm o brancal bem aparente e ficarão bonitas para tops ou mesmo fundo e lateral de violão.

Bom, mas a pergunta é a seguinte: existe alguma propriedade que seja muito característica do Ipê ou de suas várias espécies?

Aqui encontro muitas peças que têm um leve tom esverdeado entre as fibras em grã direita.
Há algum serviço público ou privado que faça a identificação de madeiras?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 26 Mar 2014 - 12:52

^ O ipê é uma madeira muito densa e dura, no mais, tem grande variações de côres, e é difícil para alguém não experiente identificá-las.
Há algum serviço público ou privado que faça a identificação de madeiras?
Não, não tem...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Qua 26 Mar 2014 - 19:29

Bertola, cedrinho é uma boa opção para corpo de um jazz bass?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mbass Qua 26 Mar 2014 - 21:00

Agradeço pela atenção, mas os potenciômetros são novos. (cts 250k)
Talvez eu não tenha apresentado a situação de forma correta.
O caso é o seguinte: Se o volume for aumentado de forma independente a situação é normal, o problema acontece quando forem os dois ao mesmo tempo. Aí, se diminuir, um pouco, um deles, o volume dos dois fica normal

Mbass
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 26 Mar 2014 - 23:36

SILVIAO escreveu:Bertola, cedrinho é uma boa opção para corpo de um jazz bass?
Não é...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 26 Mar 2014 - 23:37

Mbass escreveu:Agradeço pela atenção, mas os potenciômetros são novos. (cts 250k)
Talvez eu não tenha apresentado a situação de forma correta.
O caso é o seguinte: Se o volume for aumentado  de forma independente a situação é normal, o problema acontece quando forem os dois ao mesmo tempo. Aí, se diminuir, um pouco, um deles, o volume dos dois fica normal
Se o volume diminui muito e fica um som "fino"com os dois pots todo "abertos" significa que os capts estão "fora-de-fase". Inverta a polaridade da ligação de um deles.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Qui 27 Mar 2014 - 18:16

e o cedro arana?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 27 Mar 2014 - 18:54

SILVIAO escreveu:e o cedro arana?
Dá no mesmo....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Qui 27 Mar 2014 - 23:48

Valeu Bertolla!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 28 Mar 2014 - 0:03

SILVIAO escreveu:Valeu Bertolla!
Meu nome não tem 2 "L's" não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mbass Sex 28 Mar 2014 - 12:07

Muito obrigado Maurício, agora está funcionando normalmente.

Mbass
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fernando pullbass Sex 28 Mar 2014 - 12:40

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mbass escreveu:Agradeço pela atenção, mas os potenciômetros são novos. (cts 250k)
Talvez eu não tenha apresentado a situação de forma correta.
O caso é o seguinte: Se o volume for aumentado  de forma independente a situação é normal, o problema acontece quando forem os dois ao mesmo tempo. Aí, se diminuir, um pouco, um deles, o volume dos dois fica normal
Se o volume diminui muito e fica um som "fino"com os dois pots todo "abertos" significa que os capts estão "fora-de-fase". Inverta a polaridade da ligação de um deles.


Bertola, isso acarreta algum outro problema a longo prazo, além deste de volume?

Percebi no meu baixo que quando abro ambos os pots, o volume diminui, mas não em grande proporção. Quando fecho um, coisa minimo, há um ganho de volume.

Obrigado!
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 28 Mar 2014 - 14:28

fernando pullbass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mbass escreveu:Agradeço pela atenção, mas os potenciômetros são novos. (cts 250k)
Talvez eu não tenha apresentado a situação de forma correta.
O caso é o seguinte: Se o volume for aumentado  de forma independente a situação é normal, o problema acontece quando forem os dois ao mesmo tempo. Aí, se diminuir, um pouco, um deles, o volume dos dois fica normal
Se o volume diminui muito e fica um som "fino"com os dois pots todo "abertos" significa que os capts estão "fora-de-fase". Inverta a polaridade da ligação de um deles.


Bertola, isso acarreta algum outro problema a  longo prazo, além deste de volume?

Percebi no meu baixo que quando abro ambos os pots, o volume diminui, mas não em grande proporção. Quando fecho um, coisa minimo, há um ganho de volume.

Obrigado!
Não ocasiona nada.
Faça a experiência invertendo a polaridade de um deles. Se piorar, volte à ligação original, se melhorar.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fernando pullbass Sex 28 Mar 2014 - 14:31

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
fernando pullbass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mbass escreveu:Agradeço pela atenção, mas os potenciômetros são novos. (cts 250k)
Talvez eu não tenha apresentado a situação de forma correta.
O caso é o seguinte: Se o volume for aumentado  de forma independente a situação é normal, o problema acontece quando forem os dois ao mesmo tempo. Aí, se diminuir, um pouco, um deles, o volume dos dois fica normal
Se o volume diminui muito e fica um som "fino"com os dois pots todo "abertos" significa que os capts estão "fora-de-fase". Inverta a polaridade da ligação de um deles.


Bertola, isso acarreta algum outro problema a  longo prazo, além deste de volume?

Percebi no meu baixo que quando abro ambos os pots, o volume diminui, mas não em grande proporção. Quando fecho um, coisa minimo, há um ganho de volume.

Obrigado!
Não ocasiona nada.
Faça a experiência invertendo a polaridade de um deles. Se piorar, volte à ligação original, se melhorar.....

Beleza. Como não entendo do assunto, deixarei assim por enquanto, ja que não acarreta maiores problemas. Quando sobrar um $$$, levo para alguém que entende de assunto.

Obrigado!


fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heverton souza Qui 10 Abr 2014 - 23:11

gpraxedes escreveu:Como furo? prego e martelo? (acho que não consigo uma ponta tão fina numa furadeira, certo?) passo alguma fita para evitar rebabas? Sou muito ruim nesses trabalhos manuais... 
Conseguiu?Dá pra fazer isso la no trabalho...
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por LPBR Sex 11 Abr 2014 - 18:54

Sr. Bertola,

Boa noite senhores!

Eu estou preparando um corpo de guitarra em cedro rosa e é a primeira vez que eu trabalho com essa madeira. Já fiz o shape todo com grosa e raspilha e no momento estou tentando dar a primeira etapa de acabamento com lixa 80. O problema é que a madeira está "arrepiando" muito em certos pontos.

A madeira me parece estar bem seca, embora meus métodos de identificação não sejam muito científicos: ela é leve, tem cheiro característico bem forte, apresenta mesma coloração no centro depois do corte e é bastante ressonante.

Aqui uma foto:

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Arrepio1

Agradeço qualquer ajuda!

 Smile 

LPBR
Membro

Mensagens : 11
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Boss2K Sex 11 Abr 2014 - 19:08

LPBR,

ATENÇÃO!

Não faça a mesma pergunta em vários locais,

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 11 Abr 2014 - 19:15

LPBR
Lixe mais, e depois use lixas mais finas.
Proceda a aplicação de seladora com especial atenção para esse local, lixando sempre após cada conjunto de demãos (3 ou 4).
Não faça a mesma pergunta em vários locais,
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por LPBR Sex 11 Abr 2014 - 19:18

Obrigado!


LPBR
Membro

Mensagens : 11
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 12 Abr 2014 - 9:53

^ O cedro tem a tendência em "arrepiar" quando em determinadas angulações de corte e taxa de umidade da madeira. Assim, há que se fazer uma lixagem mui cuidadosa e a aplicação da seladora, que servirá como uma espécie de "assentador" das fibras.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por LPBR Sáb 12 Abr 2014 - 10:24

Muitíssimo obrigado pelo esclarecimento sr. Bertola, eu vou seguir suas instruções a risca!

Smile

LPBR
Membro

Mensagens : 11
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Laysson Sáb 12 Abr 2014 - 21:45

Olá Bertola! Depois de 10 anos cuidando de um baixo já avariado, o dono resolveu me doar o mesmo. Trata-se de um Yamaha RBX 260, com uma captação Split Coil (P), corpo natural e sem verniz (parece encerado). Não tenho fotos no momento mas é idêntico ao da foto:
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Yamahab
Tentei comprá-lo e ele não a aceitou; foi um presente pelos anos todos que passei com o baixo. Decidi que juntaria a grana para comprar algumas ferramentas e realizar meu sonho de ser luthier por alguns dias (leio vorazmente sobre luthieria há alguns anos) e fazer eu mesmo o reparo e personalização do baixo. Com seus problemas, decidi trocar a escala por uma de maple, instalar tensor e trastes novos. O tensor atual é impraticável, não pega regulagem, e quando pega, perde rapidamente. Além disso, tingirei de preto, lixarei e aplicarei o verniz no corpo e headstock deixando uma impressão parecida com o acabamento que fiz nessa guitarra. Também instalarei um single (J) na ponte. É um STK1 que fará companhia ao SPB3, ambos Basslines. Não decidi a ligação, penso até em algo que use uma chave, isso mais por ler que o P soa melhor quando isolado por chaveamento do que por pots de volume.

Começando a pensar no projeto, que não terá pressa e imagino seu termino próximo ao fim do ano, pensei nas ferramentas. São elas:
- Micro retífica (tenho pesquisado e procurado. Até agora a melhor opção tem sido alguma série Dremel da Bosch, caso não haja sugestão);
- Suporte e gabarito do captador pra usar com a Micro Retífica;
- Escala em Maple (até agora gostei mais de um corte com veios dispersos pela beleza em contrapartida à resistência da escala com corte radial);
- Morsas de bancada pra prender a escala ao braço (bem como pregos finos caso necessário);
- Cola (imagino nesse momento que uma cola como a Brasfort Cola Madeira que tenho consiga a colagem da escala no braço);
- Gabarito dos trastes [to preferindo duas unidades de régua (ou uma unidade com as posições em ambos os lados) de metal às de acrílico, pois imagino que o acrílico sofra mais com mudanças climáticas];
- Marreta de borracha;
- Trastes;
- Lima;
- Lixas;
- Verniz e o tingidor de madeira preto (já tenho e usei em uma guitarra cujo projeto postei , mas imagino que é pouco), gosto muito do aspecto envelhecido da escala de maple do Cláudio Bertrami).

Enfim, to colocando no papel o que farei e gastarei até terminar o projeto. Tenho pesquisado em sites e perfis do facebook para a compra das peças e considero também comprar em lojas norte americanas como a StewMac pra colocar o projeto em prática. Gostaria de pedir uma orientação e algumas sugestões de correção em meu projeto, pois será a minha primeira vez em uma tarefa tão abrangente como essa. Com isso, postarei meus pequenos progressos aqui.

Abraços, ótimo fim de semana!
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 12 Abr 2014 - 22:31

Layson
Vários pontos de seu projeto são válidos e interessantes quanto ao aprendizado.
Baixe na internet um programinha chamado Fret Calculator que calcula automaticamente a escala (inclusive em sistema métrico - 34pol = 863,60cm) e a posição dos trastes, e imprime um padrão.
Microretífica serve apenas para acabamentos. Para fazer cavidades vc precisará de uma tupia vertical.; Como é uma máquina cara e que exige certa experiência (e cuidado!) no manuseio, sugiro que vc peça uma emprestado e treine. Outra coisa importante é o padrão de radiano de escala (sandin block) para o abaulamento da escala.
No ML vc pode comprar a maior parte dessas peças e partes.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Laysson Sáb 12 Abr 2014 - 22:47

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Layson
Vários pontos de seu projeto são válidos e interessantes quanto ao aprendizado.
Baixe na internet um programinha chamado Fret Calculator que calcula automaticamente a escala (inclusive em sistema métrico - 34pol = 863,60cm) e a posição dos trastes, e imprime um padrão.
Microretífica serve apenas para acabamentos. Para fazer cavidades vc precisará de uma tupia vertical.; Como é uma máquina cara e que exige certa experiência (e cuidado!) no manuseio, sugiro que vc peça uma emprestado e treine. Outra coisa importante é o padrão de radiano de escala (sandin block) para o abaulamento da escala.
No ML vc pode comprar a maior parte dessas peças e partes.

Meu medo com a impressão ou o gabarito seria os eventuais erros de precisão. Vou baixar o programa e experimentar. A escavação do captador de meu baixo fretless eu cheguei a fazer manualmente, com ferramentas bem rudimentares, como estiletes, chaves de fenda e lixas. Cheguei a documentar o processo neste link, mas havia metade da cavidade pronta, já que mudei de um J pra um JJ. Continuarei estudando pra tentar fazer algo legal. Muito obrigado pela resposta!
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por LPBR Seg 14 Abr 2014 - 12:37

Sr. Bertola, estou passando de novo para agradecer mais uma vez.

Ontem dei uma trabalhada na madeira e o susto passou. Fui trabalhando com bastante calma usando a lixa 220 e tendo cuidado com o sentido do grão da madeira até ficar bem lisinho. Confesso até que foi mais fácil de resolver do que eu tinha imaginado, mas mesmo assim achei melhor perguntar antes que eu fizesse uma besteira e estragasse o corpo da guitarra de uma vez.

Enfim, a próxima etapa será dar uma demão de seladora e novo lixamento. Encontrei uma loja online com boa variedade em estoque de lixa, e comprei um pacote de cada nos grãos 320, 400 e 600, já que aqui na cidade o maior grão que acho nas lojas é o 220.

Pergunta: o sr. já experimentou utilizar clara de ovo para selar a madeira? Tenho visto muitos artigos interessantes de luthiers que só usam esse método.

Mais uma vez obrigado!

 Smile

LPBR
Membro

Mensagens : 11
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 14 Abr 2014 - 13:52

o sr. já experimentou utilizar clara de ovo para selar a madeira?
Não, nunca o fiz...
P.S.: Não precisa me chamar de Senhor. Não sou autoridade em nada, apenas compartilho aqui o pouco que sei.
Obrigado!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gabrielpd Seg 14 Abr 2014 - 21:17

Caro mestre Bertola, companheiro de terras Arariboianas

Estou mexendo no meu baixo e algumas dúvidas surgiram:

- Troquei a ponte do meu Yamaha rbx170 por uma gotoh 201, já regulei as oitavas é necessário regular o tensor também?

- Os 2 potenciomentros de volume estão dando um clic atípico vi muita gente recomendando limpa-los, mas como o baixo tem quase 10 anos estou querendo troca-los. Como faço para remove-los sem danificar o corpo do baixo ou a fiação. Posso re-utilizar a fiação antiga com os novos pots?

- Estou pensando em desfretar o baixo, vi várias pessoas com experiencias bem sucedidas aqui no forum, mas a minha dúvida é se o preenchimento dos trastes fica melhor com a massa ou com o "plástico". Nesse caso depois de retirado os trastes também devo regular o tensor?

- Muito futuramente estou pensando em trocar o captadores do instrumento por um set Dimarzio 126. Nesse caso posso utilizar os potenciometros que instalarei logo mais ou preciso de potenciometros especificos para os captadores?

- Também estou pensando em retirar a tinta do corpo do baixo. Vi muito debate se isso altera o som do baixo ou não. Existe alguma maneira especifica de retirar a tinta ou é tudo com lixa e braço?

- Por último e mais importante. Se der me*** aqui rola de dar um pulo aí na oficina? hehe

Desde já agradeço a atenção!

Grande abraço
gabrielpd
gabrielpd
Membro

Mensagens : 152
Localização : Guaçuí - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 14 Abr 2014 - 22:35

gabrielpd escreveu:Caro mestre Bertola, companheiro de terras Arariboianas

Estou mexendo no meu baixo e algumas dúvidas surgiram:

- Troquei a ponte do meu Yamaha rbx170 por uma gotoh 201, já regulei as oitavas é necessário regular o tensor também?

- Os 2 potenciomentros de volume estão dando um clic atípico vi muita gente recomendando limpa-los, mas como o baixo tem quase 10 anos estou querendo troca-los. Como faço para remove-los sem danificar o corpo do baixo ou a fiação. Posso re-utilizar a fiação antiga com os novos pots?

- Estou pensando em desfretar o baixo, vi várias pessoas com experiencias bem sucedidas aqui no forum, mas a minha dúvida é se o preenchimento dos trastes fica melhor com a massa ou com o "plástico". Nesse caso depois de retirado os trastes também devo regular o tensor?

- Muito futuramente estou pensando em trocar o captadores do instrumento por um set Dimarzio 126. Nesse caso posso utilizar os potenciometros que instalarei logo mais ou preciso de potenciometros especificos para os captadores?

- Também estou pensando em retirar a tinta do corpo do baixo. Vi muito debate se isso altera o som do baixo ou não. Existe alguma maneira especifica de retirar a tinta ou é tudo com lixa e braço?

- Por último e mais importante. Se der me*** aqui rola de dar um pulo aí na oficina? hehe

Desde já agradeço a atenção!

1) Não necessariamente...
2) Se estão funcionando bem, trocar pra que? Limpe-os com spray "limpa-contatos" ou alcool isopropílico.
3) Tem gente que prefere uma ou outra técnica. Pra mim, tanto faz. Sim, terá que ser feita a regulagem.
4) Não precisa trocar nada.
5) Retirar a pintura é bem trabalhoso... O ideal é usar removedor e depois as lixas...

Grande abraço
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Christian Ter 29 Abr 2014 - 21:03

uma pergunta, deu até dó tu acha que este braço tem jeito?
]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550281156-braco-fender-baixo-precision-bass-sting-japan-para-reparo-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:19]
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por siodoni Ter 29 Abr 2014 - 21:13

^Quebrado e ainda caro desse jeito?
Sei não é fria ein...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 30 Abr 2014 - 0:13

Christian escreveu:uma pergunta, deu até dó tu acha que este braço tem jeito?
]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550281156-braco-fender-baixo-precision-bass-sting-japan-para-reparo-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:19]
Preço absurdo por um braço, e quebrado....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heverton souza Ter 6 maio 2014 - 15:40

Bertola tem algum problema se diminuir  um tensor?
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 6 maio 2014 - 15:46

heverton souza escreveu:Bertola tem algum problema se diminuir  um tensor?
Como assim "diminuir um tensor"?! ahn 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heverton souza Ter 6 maio 2014 - 16:12

Estou construindo um baixo,o tensor que eu comprei ficou grande (não medi antes)... é de ação dupla,64cm facepalm 
https://www.contrabaixobr.com/t31246-projeto-music-man
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 6 maio 2014 - 16:36

heverton souza escreveu:Estou construindo um baixo,o tensor que eu comprei ficou grande (não medi antes)... é de ação dupla,64cm facepalm 
https://www.contrabaixobr.com/t31246-projeto-music-man
Cara, infelizmente as fotos não estão abrindo, pois estou no trabalho.
Se houver a possibilidade, corte a parte final do tensor e refaça a âncora.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heverton souza Ter 6 maio 2014 - 17:03

Ok, no tópico não tem fotos do tensor, qual tamanho eu deixo para um Stingray?
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 8M16RCE
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 6 maio 2014 - 17:26

heverton souza escreveu:Ok, no tópico não tem fotos do tensor, qual tamanho eu deixo para um Stingray?

Cara, isso depende do braço... Vc tem que medir e fazer. Os braços de MM tem tensor na região da trócula.


Última edição por allexcosta em Sáb 10 maio 2014 - 18:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Quote de imagens)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ramiro Andrade Sáb 10 maio 2014 - 18:22

Olá ,Bertola . Tenho um 6 cordas aqui , de 16mm , e queria saber se é possível mudar pra 18mm . É um dos clones pobres dos ibanez da década de 90 , um golden que hoje está fretless . Existe uma sobra de escala e pensei que poderia ,ao invés de mudar o baixo de 6 pra 5 cordas , aumentar o espaçamento , como já vi em outros baixos ( no caso , um outro ibanez, que era de 16, e mudou pra 18, através de uma ponte schaller,e em um fender , que era de 19 e foi pra 20) .

Sei que é um caso à ser estudado , digo . Sei que não são todos os braços que permitem essa mudança de espaçamento .

No caso , abaixo , uma das pouquíssimas fotos encontradas em rede  , do baixo .

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Contra_baixo_golden_bl6c_1600_loja_credenciada_g
Ramiro Andrade
Ramiro Andrade
Membro

Mensagens : 60
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 10 maio 2014 - 19:53

^Para saber, vc teria que ter a ponte e efetuar a medição utilizando uma nova pestana e cordas. Ou seja, utilizando um método empírico
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ramiro Andrade Sáb 10 maio 2014 - 20:01

. No caso , vou usar ponte monorail desta vez , e se possível , através da medida do nut, usar um nut graphtech já pronta, pra 18mm . Já fez alguma mudança assim antes (específica pra baixo de 6)?

Quanto ao captador , ou encomendo um , com o espaçamento específico ( no caso um humbucker mm ) ou uso algum dual coil laminado, que aí não tem chance de errar com a captação .
Ramiro Andrade
Ramiro Andrade
Membro

Mensagens : 60
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 10 maio 2014 - 20:07

Não, nunca fiz. Na verdade eu construí apenas um baixo de 6 cordas, que é de meu amigo Rogério Lopes, ex-guitarrista do Tim Maia, e o espaçamento era 16mm. Nesse baixo utilizei capts Kent Armstrong lisos (captação em barra).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Ter 13 maio 2014 - 14:59

Boa tarde Bertola!

Estou trocando o tensor de um gianoca antigo. O tensor velho só serve para reciclar, então....Já era!

O que acontece é que o que eu comprei é de barra dupla e maior do que o necessário. até cortar o tensor e resoldar a ponta cortada tudo bem, mas o tensor antigo tinha uma 'ancora' perto do headstock e o barra dupla é liso, sem ancoras...

É o caso de acertar o tamanho e colar a escala em cima a diferença entre a largura do novo tensor e da cavidade do antigo é 1mm a mais para a cavidade.

Quanto ao espaço da ancora (que eu creio que não será mais usada) eu tampo ela com serragem e titebond?

Se precisar de fotos é só avisar. Grato e até breve!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 13 maio 2014 - 15:53

^Cara, esculpa um pedaço de madeira e insira na cavidade da âncora, colando e pressionando com um "sargento" ou morsa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Qua 14 maio 2014 - 10:27

Entendi Bertola!

Só por desencargo de consciência, já que é o primeiro tensor que eu troco e não nego que me sinto um pouco inseguro por estar fazendo até então 'inédito' para mim.

Faço como na foto 1 ou 2? (lembrando que é um braço de supersonic, escala curta)

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Bra_o_1

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Bra_o_2

Mito obrigado Bertola!!!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 14 maio 2014 - 11:31

Foto 2. Preencha os espaços vazios como te falei, ok!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Qua 14 maio 2014 - 22:06

Mamão com açúcar!!!

Muito obrigado Bertola!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por tskrieger Sex 16 maio 2014 - 7:33

Bom dia Bertola, meu yamaha rbx800a tá com o pot do grave sem ação... não diz nem arueira.. o restante está funcionando beleza... já troquei o pot pra ver se era e continua mesma coisa ou seja, não atua nada posso girar pra cá, pra lá e não atua.... Pergunta: troco o circuito todo ou um técnico em eletrônica conseguiria concertar? pergunto do tecnico em eletrônica porque a placa é tão pequena e com poucos componentes. Um abraço!
tskrieger
tskrieger
Membro

Mensagens : 37
Localização : Navegantes-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 16 maio 2014 - 10:11

^ Cara, circuitos ativos são bem chatos de serem consertados. Alguns são inclusive selados.
Antes de trocar, não custa nada ver um técnico, né...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Sáb 17 maio 2014 - 14:58

tskrieger, veja se o colela pode te ajudar.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 17 maio 2014 - 23:18

fheliojr escreveu:tskrieger, veja se o colela pode te ajudar.
Pódiscrê!
 cheers 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 9 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos