Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

+9
Eduardo Tob
José Carlos
allexcosta
Daniel Carneiro
Gustavo Rache
edumoraes
siodoni
GeTorres
joabi
13 participantes

Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por joabi Qui Jan 16, 2014 9:43 pm


Direto do blog do Carey Nordstrand:

http://creativelyconsumed.blogspot.com.br/2014/01/a-rather-interesting-lakland-bass.html

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 1011


Última edição por joabi em Sex Jan 17, 2014 3:14 pm, editado 1 vez(es)
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Qui Jan 16, 2014 10:58 pm

Traduzindo para facilitar, o texto foi escrito por Carey Nordstrand em seu blog, no endreço acima postado pelo Joabe.

"Um baixo Lakland bastante interessante"

Temos um baixo que entrou hoje para substituir o captador e algum outro trabalho. Ele é muito interessante, para dizer o mínimo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Lakland_1

Aqui está o Lakland, legal! Ele tem o nosso captador NP5 nele! Espere um pouco... Então por que o dono quer que nós mudemos o captador?

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Lakland_2

Bem, abrimos e descobrimos que ele não é o nosso captador. É uma cópia.

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Lakland_3

E não uma cópia exata. Possui barras de neodímio na parte inferior e as barras dos polos mais curtas. Aparentemente, o proprietário não está feliz com o som deste captador.

A Lakland costumava comprar o NP5 de nós, eles pararam havia dois anos. Agora eu sei por que.

Olhei no site da Lakland procurando este baixo e não consegui encontrá-lo. Houve um post confuso no fórum  "Talkbass" há tempos atrás também. Mas nada que foi que conclusivo. Quando este baixo apareceu, minha suspeita mostrou-se bem fundamentada.

Eu estou em conflito sobre isso. Por um lado, estou muito lisonjeado porque eles gostam do projeto básico, suficiente para copiá-lo. Por outro, eu acho que poderia ser muito confuso para o público tocar o baixo para ver e ouvir um baixo assim e assumir que é o nosso captador, e, em seguida, ter uma impressão injusta sobre o que fazer .

Não sei o que fazer aqui, a não ser este blog . Talvez eu vá olhar para as opções legais...
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por joabi Qui Jan 16, 2014 11:32 pm


Valeu, Gê! up

Bateu uma preguiça na hora que eu postei... haha

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por siodoni Qui Jan 16, 2014 11:38 pm

Que vergonha  facepalm 
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por edumoraes Qui Jan 16, 2014 11:46 pm

vixi!!!  Shocked 
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por Gustavo Rache Sex Jan 17, 2014 12:21 am

vixi 2...
Gustavo Rache
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Jan 17, 2014 12:46 am

Resta saber se a Nordstrand possui a patente que garanta exclusividade do projeto básico deste captador. E também se a Lakland informa qual é o real modelo de captadores nas descrições dos baixos em seu site oficial e no manual do proprietário. 
Cumprindas estas exigências, não existe impedimento legal, embora eticamente, possa ser motivo de discussão.
Isto me lembra a história do design dos Fender, Precision e Jazz Bass, os quais foram desenvolvidas pela Fender, mas pelo que li em outros tópicos deste fórum, são de domínio público, e outras empresas podem copiar estes modelos clássicos a vontade, sem nenhum constrangimento legal.
Com a palavra os mais entendidos no assunto.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por allexcosta Sex Jan 17, 2014 8:21 am

Pela maneira que o fato se deu e pelo texto do Carey, parece que houve má fé sim.

Se a Lakland nunca tivesse usado captação Nordstrand, vá lá. Mas usava e é uma captação bem peculiar, com os pólos em 45 graus.

O fato dele falar em processo também me diz que ele é dono do design.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sex Jan 17, 2014 8:42 am

Por isso que eu sou fã da Gianoca!!!

Nunca ninguém ouviu dizer que a Gianoca usou captadores falsos!!!  Pode ter usado muita coisa de baixa qualidade, mas falso?

Hehehehehe... Não tenho notícias disso!  dancetroll

Joabe, foi um prazer colaborar com o post!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por José Carlos Sex Jan 17, 2014 8:57 am

GeTorres escreveu:Por isso que eu sou fã da Gianoca!!!

Nunca ninguém ouviu dizer que a Gianoca usou captadores falsos!!!

Imagina se fosse o contrário, ao invés dos originais, viessem captadores Seymour Duncan por engano... kkkkkkkk
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sex Jan 17, 2014 9:02 am

love  Posso te garantir que Gianoca + Seymour Ducan funcionam muito bem!!!

Tive (dor no coração por ter vendido) um Gianoca tipo Stingray 4 cordas com SD e o danado soou muito, mas muito legal!!!!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por allexcosta Sex Jan 17, 2014 9:02 am

Não sei se foi engano, mas alguns Giannini vinham com captadores Schaller e Mighty Mite que eram envenenados.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sex Jan 17, 2014 9:12 am

Reza a lenda que isto aconteceu com os lendários baixos da série AE0, os jazz bass e com o formigão, que usa/usava captação pbass.

Já passei pela tentação de compra um formigão, mas fiquei cabreiro com o cap, a capa estava branca demais pelos anos que tinha o baixo, e o dono me dizia que a captação era "osgirinal"...

Se eu encontrasse um e tivesse certeza que o cap é original, compraria sem medo!

Fui convidado para conhecer a fábrica da Giannini e pretendo fazer isso antes do carnaval, vou perguntar tudo e mais um pouco sobre esta história!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por allexcosta Sex Jan 17, 2014 9:14 am

Um amigo meu que hoje é endorser Lakland teve um desses formigões com essa captação. Falava muito bem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sex Jan 17, 2014 9:43 am

No geral, a Giannini fazia/faz aquilo que o mercado deseja, ou seja produtos populares e de baixo custo, tanto que hj a fabrica de instrumentos populares é na China. Infelizmente isso se traduz em produtos que normalmente necessitam de retrabalho.

A fabrica de São Paulo é apenas para produtos da linha "Luthieira", normalmente por encomenda por se tratar de produtos de custo elevado, considerando o poder aquisitivo da maioria da população.

Evidente que o Formigão é inspirado no Gibson Grabber, e se a ideia era fazer algo neste sentido, tem lógica o uso dos might mite e construção com braço inteiriço.

Eram dois modelos de formigão, o GCB04 Arrow e o GBC04 Arrows a diferença entre eles é no shape, na parte inferior próximo ao tróculo. O primeiro tem os dois lados iguais e o segundo a parte inferior é mais aberta.

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 ARROW

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 ARROWS

Depois ele foi renomeado como AE04B

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 ARROW_GCB04
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por allexcosta Sex Jan 17, 2014 9:45 am

^ Com todo respeito, parece uma poita.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por José Carlos Sex Jan 17, 2014 10:02 am

Voltando ao Lakland, esse precision está muito lindo.. vende em loja por aqui?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por Eduardo Tob Sex Jan 17, 2014 10:31 am

O que é uma poita?
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GusVCD Sex Jan 17, 2014 11:13 am

Sobre o tópico:

No blog, na parte abaixo de postagens, o Carey postou no dia seguinte a publicação do artigo (ontem):

I got an email from John at Lakland today regarding the NP5 situation. He was apologetic and very cool. We are trying to come up with a solution that is cool for everyone involved. Stay tuned.

Fico feliz de ver q lá fora primeiro os caras fazem de tudo para resolver "na paz" antes de processos e tudo mais.


EDIT:

Vi agora q ele tbm postou no seu perfil de facebook essa exata frase.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por José Carlos Sex Jan 17, 2014 11:29 am

GusVCD escreveu:Fico feliz de ver q lá fora primeiro os caras fazem de tudo para resolver "na paz" antes de processos e tudo mais.

É o que se espera, civilidade, até porque se tratam de duas marcas de renome, mas precisou dar uma apertada falando em processo pra coisa andar, senão ia ficar na calada rsrsrs
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por enderbass Sex Jan 17, 2014 11:46 am

sacanagem pura como uma empresa como a Lakland faz uma coisa dessas isso gera um estado de insegurança na hora de comprar um instrumento, mesmo sempre tendo aquela máxima "toque, teste o instrumento antes de comprar se gostar fique com ele" não é disso que se trata quando o consumidor compra um produto que diz na embalagem q é uma coisa e depois descobre q é outra isso é um absurdo falta de respeito total. Depois q comecei a ler o fórum nunca mais enxerguei os instrumentos de marca do mesmo jeito, total desencanto!!
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por joabi Sex Jan 17, 2014 12:20 pm


Acho que um fabricante do porte da Lakland não precisa ter esse tipo de atitude.

Depois desse episódio, quem vai comprar um Lakland sem ficar com o pé atrás sobre a originalidade da captação? Se fizeram isso com os Nordstrands podem ter feito com outros também.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por CaQuinhO Sex Jan 17, 2014 12:42 pm

enderbass escreveu:sacanagem pura como uma empresa como a Lakland faz uma coisa dessas isso gera um estado de insegurança na hora de comprar um instrumento, mesmo sempre tendo aquela máxima "toque, teste o instrumento antes de comprar se gostar fique com ele" não é disso que se trata quando o consumidor compra um produto que diz na embalagem q é uma coisa e depois descobre q é outra isso é um absurdo falta de respeito total. Depois q comecei a ler o fórum nunca mais enxerguei os instrumentos de marca do mesmo jeito, total desencanto!!

Tentei ler o post do colega em voz alta, e fiquei sem fôlego.  Suspect 
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por José Carlos Sex Jan 17, 2014 1:30 pm

joabi escreveu:Depois desse episódio, quem vai comprar um Lakland sem ficar com o pé atrás sobre a originalidade da captação?

Quem comprar vai ficar com um pé atrás, e a empresa deu um tiro no pé... Sempre ouvi maravilhas da marca, agora fiquei de cara  affraid 
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por dudamir Sex Jan 17, 2014 2:49 pm

Vou copiar o que o Marcel escreveu lá no Clube Lakland, porque também acho que está rolando confusão de entendimento

macribas escreveu:O Carey entendeu que o design do captador da Lakland é muito similar ao dele. Falar em falsificação já é erro de quem criou a discussão acima. Em nenhum momento a Lakland disse que aqueles captadores seriam Nordstrand. Inclusive no site da Lakland desde que existe o 55-64 eles colocam que o captador é Hanson. O 55-64 nunca foi anunciado como tendo captadores Nordstrand.

Agora se o design foi copiado ou não, aí são outros 500, não entendo disso. É isso que eles vão resolver entre eles. Minha opinião leiga no assunto é que se todo mundo tiver que pagar royalties para designs baseados em outros, tanto Nordstrand quanto Lakland devem uma grana pra Fender e por aí vai.

Não existiu falsificação de captador, portanto ninguém precisa ficar com o pé atrás ao comprar um Lakland. Os captadores são genuínos Lakland, conforme a descrição do produto:
New Lakland Hybrid Spilt Pickup

A questão do direito de propriedade e patente é a reclamação do Carey. Sim pode ter rolado a cópia do projeto, não entendo de captador o suficiente para dizer o que caracterizaria uma cópia. Isto eles devem chegar a um acordo.

Deixar de comprar um Lakland só se você ficou revoltado com a cópia e decidir não comprar um produto de uma empresa "desleal". Claro que alguém que toma esta decisão não copia música no torrent, só usa software legalizado e assim por diante ...
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sex Jan 17, 2014 2:57 pm

Eduardo Tob escreveu:O que é uma poita?

Salvo engano, ele chamou o formigão de ANCORA!

"Corpo pesado, que as pequenas embarcações de pesca usam para fundear, ou seja para parar no meio de um rio."

A poita é muito útil em um rio de correnteza forte.

Tá certo Tio?
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sex Jan 17, 2014 3:01 pm

GusVCD escreveu:Sobre o tópico:

No blog, na parte abaixo de postagens, o Carey postou no dia seguinte a publicação do artigo (ontem):

I got an email from John at Lakland today regarding the NP5 situation. He was apologetic and very cool. We are trying to come up with a solution that is cool for everyone involved. Stay tuned. *

Fico feliz de ver q lá fora primeiro os caras fazem de tudo para resolver "na paz" antes de processos e tudo mais.


EDIT:

Vi agora q ele tbm postou no seu perfil de facebook essa exata frase.

*Tradução: "Eu recebi um e-mail do John da Lakland hoje sobre a situação NP5. Ele se desculpou e muito legal. Estamos tentando chegar a uma solução que seja legal para todos os envolvidos. Fique atento."
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por allexcosta Sex Jan 17, 2014 3:02 pm

Tem que ver direito isso.

Se nas specs a Lakland apresenta como captação Lakland e o Carey não é dono da aparência específica dos captadores, não há nada errado. Cópia de projeto não é, até porque os Nordstrand são em Alnico e os Lakland em neo e aço.

Aliás, só pela descrição desses pickups, imagino que tenham um som bem ardido, que geralmente não gosto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por joabi Sex Jan 17, 2014 3:26 pm


OK, pessoal, alterei o título do tópico. Até aqui não dá pra saber com certeza qual a relação entre eles. O que sabemos, pela postagem do Carey, é que a Lakland está usando uma captação visualmente igual à Nordstrand e que usou por um tempo os captadores da marca, segundo ele, deixando os consumidores confusos quanto à origem e sonoridade.

Vamos aguardar o desenrolar da questão.

Peço desculpas aos fãs da marca por ter usado o termo "falsificado". Analisando com calma, não tenho como saber se houve má fé da empresa, portanto eu não deveria ter colocado dessa forma. up
A história toda, no entanto, ainda não me cheira bem...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por Eduardo Tob Sáb Jan 18, 2014 12:48 am

Valeu aí pela explicação da poita!
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por GeTorres Sáb Jan 18, 2014 7:41 am

Eduardo Tob escreveu:Valeu aí pela explicação da poita!

up
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5 Empty Re: Lakland com captação copiada dos Nordstrand NP5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos