Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem a comparar estes dois JB Tagima anos 90

Ir para baixo

Me ajudem a comparar estes dois JB Tagima anos 90 Empty Me ajudem a comparar estes dois JB Tagima anos 90

Mensagem por ursoouindio Dom Mar 09, 2014 3:56 pm

Olá pessoal

Descobri o fórum por estes dias quando estava pesquisando testes e reviews de baixos. Li muita coisa interessante por aqui e resolvi fazer minha própria pergunta. Very Happy 
Acredito que pode não haver uma resposta definitiva, mas seria muito legal se o pessoal que manja por aqui pudesse opinar.

Eu sou um baixista amador, já tocava mais, mas faz uns 2 anos que os baixos passam mais tempo decorando a casa do que fazendo barulho.
Não tenho muita experiência nem conhecimento para avaliar a qualidade e a construção dos instrumentos. Principalmente falando de instrumentos de alta qualidade, pouquíssimas vezes tive oportunidade de tocar e muito menos de avaliar com critério.

Eu tenho dois Jazz Bass Tagima anos 90. Adquiri eles já faz alguns anos, ambos de segunda mão, e me admiro como eles são tão diferentes:
- Um 4 cordas passivo, com ferragens e captação customizada (Schaller antigos se não me engano). É um baixo leve (para padrão JB) e macio de tocar. Tem um timbre muito bonito, mas poderia ter um pouco mais de graves. O timbre seria perfeito para um fretless, mas tenho medo de estragar o braço.
- Outro é 5 cordas ativo, ferragens excelentes (acredito ser todo original, exceto a pintura), tem ponte body-thru. É um baixo muito pesado, talvez o mais pesado que já toquei, e também é mais duro de tocar que o irmão. O timbre dele difere muito do outro também, é mais grave, porém é mais difícil de tirar um som mais dinâmica ("com groove"), acredito que possa ser pelo circuito ativo, mas será que é só isso?
Foto: os dois lado a lado

Dados esses detalhes que eu sei verificar, queria ver com o pessoal do fórum alguma possível ideia sobre a construção deles, principalmente em relação às madeiras utilizadas. Qualquer outra observação dos experts é bem vinda também.
- Comparação dos dois braços:
Foto: comparação dos headstocks
Foto: detalhe braço 4 cordas
Foto: detalhe braço 5 cordas

o do 4 cordas parece ser uma madeira mais riscada, a do 5 cordas é mais lisa. Ou é só uma camada mais generosa de verniz?

- Em relação à madeira do corpo, a única informação que tenho a dar é que o primeiro é "moderadamente leve" e o segundo é "muito pesado". Algum chute sobre a construção?


Eu estava pensando em vender esse 5 cordas e comprar outro instrumento, pois (mesmo depois de anos) não consigo me identificar com o timbre dele.
Fico com pena ao mesmo tempo, pois me parece se tratar de um baixo bem construído. Como disse, as ferragens são muito boas (alguém sabe dizer qual a marca?) e o braço realmente me parece ser de qualidade (lembrando que sou leigo!). Imagino que se for vender ele, pode se desvalorizar bastante.
Será que vale a pena investir numa melhoria dele, trocando a elétrica e/ou algum outro detalhe? Essa característica de timbre grave e pouca dinâmica é uma característica da madeira ou depende mais da captação/circuito?


Obrigado pela ajuda!

Abraços

ursoouindio
Membro

Mensagens : 78
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos