Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem a comparar estes dois JB Tagima anos 90

Ir para baixo

Me ajudem a comparar estes dois JB Tagima anos 90 Empty Me ajudem a comparar estes dois JB Tagima anos 90

Mensagem por ursoouindio Dom Mar 09, 2014 3:56 pm

Olá pessoal

Descobri o fórum por estes dias quando estava pesquisando testes e reviews de baixos. Li muita coisa interessante por aqui e resolvi fazer minha própria pergunta. Very Happy 
Acredito que pode não haver uma resposta definitiva, mas seria muito legal se o pessoal que manja por aqui pudesse opinar.

Eu sou um baixista amador, já tocava mais, mas faz uns 2 anos que os baixos passam mais tempo decorando a casa do que fazendo barulho.
Não tenho muita experiência nem conhecimento para avaliar a qualidade e a construção dos instrumentos. Principalmente falando de instrumentos de alta qualidade, pouquíssimas vezes tive oportunidade de tocar e muito menos de avaliar com critério.

Eu tenho dois Jazz Bass Tagima anos 90. Adquiri eles já faz alguns anos, ambos de segunda mão, e me admiro como eles são tão diferentes:
- Um 4 cordas passivo, com ferragens e captação customizada (Schaller antigos se não me engano). É um baixo leve (para padrão JB) e macio de tocar. Tem um timbre muito bonito, mas poderia ter um pouco mais de graves. O timbre seria perfeito para um fretless, mas tenho medo de estragar o braço.
- Outro é 5 cordas ativo, ferragens excelentes (acredito ser todo original, exceto a pintura), tem ponte body-thru. É um baixo muito pesado, talvez o mais pesado que já toquei, e também é mais duro de tocar que o irmão. O timbre dele difere muito do outro também, é mais grave, porém é mais difícil de tirar um som mais dinâmica ("com groove"), acredito que possa ser pelo circuito ativo, mas será que é só isso?
Foto: os dois lado a lado