Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

+4
Breno_Barnabe
Moshe Bar Elohim
allexcosta
Daniel Carneiro
8 participantes

Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Daniel Carneiro 23/05/14, 11:18 am

E aí galera do contrabaixobr, estou novamente recorrendo a vocês em busca de dicas preciosas.
Sou baixista de uma banda de classic rock, e estamos querendo fazer uma parte do show com músicas de rock em versão acústica, com violão e tudo mais. Acredito que o ideal seria eu tocar em um baixolão, mas o fato é que eu não tenho um baixolão, e no momento, não estou podendo investir em um baixolão de qualidade.
Sendo assim, atualmente eu conto com estes 2 baixos aí da foto do meu perfil pra tocar: em Fender Jazz Bass Deluxe (que é passivo/ativo) e um Fender Standard Precision. Eu tenho as seguintes dúvidas sobre tocar com estes baixos em um show acústico:
1- qual combinaria melhor o Jazz Bass ou o Precision?
2- qual regulagem ideal dos knobs?
3- a posição da mão direita, por exemplo tocar mais próximo do braço poderia ajudar a dar um som mais acústico?
4- tipo de corda, flatwound seria mais adequada?
5- algum segredo para regulagem do amp neste caso? Tenho um cabeçote Bugera BVP5500 e uma caixa Hartke VX410.
Sei que as dúvidas são muitas, mas acredito que este seja um tópico interessante e não achei nada a este respeito no Fórum. Conto com a ajuda de vocês. Valeu.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por allexcosta 23/05/14, 11:26 am

Vou dar uma dica que ajudará com todas as suas dúvidas:

Use o seu ouvido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Moshe Bar Elohim 23/05/14, 11:35 am

Eu indico:
Toca com a mão direita (você é destro) em cima da escala, não apenas próximo ao braço.
Nesta mesma posição acima, falando ainda sobre a mão direita, use só o polegar e esqueça o indicador e demais dedos. Use só o polegar como se fosse uma palheta. Ficará com um som de baixo acústico (rabecão).

Sobre o timbre dos baixos você terá que testar, timbrar, regular os knobs para escolher qual baixo teria o som mais aproximado ao que você quer. Sobre o visual acho o precision mais rock and roll, já o jazz dá um ar de mais sério, mais clássico.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Daniel Carneiro 23/05/14, 12:31 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Eu indico:
Toca com a mão direita (você é destro) em cima da escala, não apenas próximo ao braço.
Nesta mesma posição acima, falando ainda sobre a mão direita, use só o polegar e esqueça o indicador e demais dedos. Use só o polegar como se fosse uma palheta. Ficará com um som de baixo acústico (rabecão).

Sobre o timbre dos baixos você terá que testar, timbrar, regular os knobs para escolher qual baixo teria o som mais aproximado ao que você quer. Sobre o visual acho o precision mais rock and roll, já o  jazz dá um ar de mais sério, mais clássico.

Valeu Moshe.
Acho que vai ser tranquilo tocar com a mão direita sobre a escala, uma vez que já faz algum tempo que deixei de apoiar o dedo no captador, e estou procurando fazer a técnica do polegar flutuante (dica aqui do fórum). Mas acho que tocar com o polegar e esquecer o indicador e médio ainda vai ser meio difícil pra mim. Vou precisar treinar bastante pra conseguir.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Breno_Barnabe 23/05/14, 12:48 pm

Daniel;

Abri um tópico uma vez que pode te ajudar, e na verdade o que ajudou foi que o Allex citou.

https://www.contrabaixobr.com/t26752-mudando-um-pouco-o-estilo-sem-bateria-e-guitarra-com-cajon-e-violao


Última edição por Breno_Barnabe em 23/05/14, 01:06 pm, editado 1 vez(es)
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por JAZZigo 23/05/14, 01:05 pm

Experimente uma tira de E.V.A. macio ou espuma bem densa embaixo das cordas, junto à ponte, tipo:

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Image
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Moshe Bar Elohim 23/05/14, 01:22 pm

Não foi o que eu disse que resolverá o seu problema. Foi apenas uma sugestão. Independente do que for falado, você terá que testar e usar o seu ouvido, como disse o adm.
A criatividade surge nestas horas. O JAZZigo deu a dica do E.V.A. embaixo das cordas. Eu cheguei a testar o som, só aqui em casa por curiosidade, com uma flanela embaixo das cordas, entre as cordas e por cima das cordas, tanto próximo à ponte como ao nut no início da escala  weed . Dava uns sons bem abafados, bem interessantes. Praticamente matava as notas. Já testei tocar com luvas de lã de inverno e também tirei outro som.  Laughing 
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por fabio887 23/05/14, 01:36 pm

JAZZigo escreveu:Experimente uma tira de E.V.A. macio ou espuma bem densa embaixo das cordas, junto à ponte, tipo:

Essa dica é boa! Já fiz algo parecido, só que com uma esponja daquelas de lavar louça (deixei só a parte amarelinha). Com o tone um pouco fechado fica excelente!

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por JAZZigo 23/05/14, 02:16 pm

E se quiser algo menos improvisado, vide: http://bassmute.com/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Boss2K 23/05/14, 03:11 pm

Você também pode usar: a rolled tea towel (uma toalhinha de chá, enrolada)

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/FWTz_vuWAWo?vq-hd1080" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Capture_06_22_00001b

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Zubrycky 23/05/14, 03:29 pm

Bom, eu faço da seguinte forma: Timbro o baixo até achar o resultado mais encorpado, gordo e vintage possível. Além disso, toco as notas com o polegar, abafando as cordas com a mão direita de forma que as notas não tenham sustain (Me preocupo bastante com a duração das notas) e procuro construir as linhas pensando como eu pensaria se fosse um contrabaixista acústico* ( Em outras palavras, imagino que o meu baixo tem a mesma escala do acústico e deixo que isso me oriente a criar a linha).

O resultado pode ser conferido no tópico abaixo (O baixo que usei nesta gravação foi o meu Giannini Stratosonic AE08B feito em 1980.).

https://www.contrabaixobr.com/t31436-sao-domingos-jazz-band-tema-da-pantera-cor-de-rosa

*Tive, embora eu não toque este instrumento, aulas de contrabaixo acústico há alguns anos atrás.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico Empty Re: Dicas: tocar músicas em versão acústica no contrabaixo elétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos