Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pra vc, o que é ser um baixista?

+9
ZédeLepelin
silvanoandrade
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Guilé
bodhan
fernandopaes
rafael.buzzi.andrade
Binão
13 participantes

Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Binão Seg Out 27, 2014 11:29 pm

De vez enquando eu faço alguns workshops. Na verdade como tenho tocado com bastante frequência, faz ja um bom tempo que não me dedico a isto.
Estes workshops normalmente são em ambientes com alunos com uma disparidade enorme de conhecimento entre eles o que me obriga via de regra a ser bem "simples" na material que passo.

O que os unem? Normalmente a falta de conhecimento do que é ser de fato ser um baixista ou qual o papel fundamental do baixo na musica.
Vejo muito caras com técnicas ótimas e um baita felling para o instrumento, mas sem nenhuma capacidade agregar qualidade à musica com o instrumento.
Conheço caras que tocam várias do Jaco, que conhecem as técnicas do Wooten, mas não sabem tocar uma balada, que não sabem tocar em grupo. que querem aparecer mais que todos SEMPRE.
Imagino que este problema não seja uma particularidade do mundo do contrabaixo, mas...

Bom... tenho meus pensamento sobre isto, mas gostaria de saber qual o pensamento de vc´s.
De fato o que é importante na formação de um bom baixista? Aquele cara que enriquece a musica, que faz o basico ou o extraordinário mas sempre no seu devido tempo.
O que é ser um baixista?

Agradeço a colaboração.
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Out 28, 2014 8:03 am

Tu já resumiu bem no próprio post de abertura, mas eu diria que pra ser um bom músico você tem que se preocupar com o todo primeiro...

aliás... na verdade isso server pra qualquer tipo de trabalho em equipe...

bem... disso podemos tirar o motivo de a humanidade estar do jeito que está :O)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por fernandopaes Ter Out 28, 2014 9:06 am

Sou iniciante, achei legal colocar minha opinião, para os colegas perceberem a visão de um principiante. Na minha opinião o mais importante é fazer o básico, e o interessante é que começamos aprender pelo básico, por isso eu acho que ao tocar somente as tônicas no rítimo proposto já pode se considerar um baixista. Conseguiu fazer o básico do básico, é hora de enriquecer a música, tocando uma quinta, uma oitava, notas de passagem usando cromatismo e escalas, abrindo um acorde para preencher determinada parte da música, entre outras formas, fazendo isso já pode considerar um baixista intermediário. E por fim, o que pra mim seria um baixista top, seria um baixista capaz de tocar em todos os rítimos, utilizando as mais variadas técnicas, caminhando pelas mais variadas teorias, levando a improvisar, a solar, com naturalidade. Essa é minha opinião e o caminho que pretendo seguir para se tornar um bom baixista.
fernandopaes
fernandopaes
Membro

Mensagens : 9
Localização : Ilha Solteira-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por bodhan Ter Out 28, 2014 9:15 am

Existe na música, e na vida, uma espécie de "rito de passagem", quando o instrumentista passa a tocar e ao mesmo tempo escutar, o que exige um grau de conhecimento e técnica de seu instrumento.


Última edição por bodhan em Qua Out 29, 2014 8:53 am, editado 2 vez(es)
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Guilé Ter Out 28, 2014 10:19 am

Acho que existem dois mundos paralelos e os descobri juntamente com o e-mule...e tenho dois referenciais deles pois foram os caras que comecei a baiuxar e ouvir primeiro.

Um deles é o Wooten, que é um excelente baixista-malabarista-mágico-percussionista-ilusionista-velocista-propagandista das suas técnicas aplicadas ao contrabaixo....usa a música como instrumento pra divulgar suas técnicas.

O outro é o Miller, que é músico baixista e usa suas técnicas e seu instrumento em prol da música.

Obviamente que estou radicalizando, generalizando e simplificando tudo e sempre, mas existe espaço pros dois, cada um tem seu valor e arte, seus mercados e público alvo.

A garotada geralmente gosta de workshop com exibicionismo, firulas e tudo que dificilmente conseguirão fazer...quem dirá aplicar à alguma música no cotidiano....no mais é compreender o papel do nosso instrumento no grupo e cumprí-lo à despeito de parecer isso ou aquilo, ser fundamental basta.
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 28, 2014 10:27 am

no mais é compreender o papel do nosso instrumento no grupo e cumprí-lo à despeito de parecer isso ou aquilo, ser fundamental basta.
Faço minhas as suas palavras...
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por allexcosta Ter Out 28, 2014 10:33 am

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Convidado Ter Out 28, 2014 10:47 am

Isso é muito relativo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por silvanoandrade Ter Out 28, 2014 11:03 am

Guilé escreveu:Acho que existem dois mundos paralelos e os descobri juntamente com o e-mule...e tenho dois referenciais deles pois foram os caras que comecei a baiuxar e ouvir primeiro.

Um deles é o Wooten, que é um excelente  baixista-malabarista-mágico-percussionista-ilusionista-velocista-propagandista das suas técnicas aplicadas ao contrabaixo....usa a música como instrumento pra divulgar suas técnicas.

O outro é o Miller, que é músico baixista e usa suas técnicas e seu instrumento em prol da música.

Obviamente que estou radicalizando, generalizando e simplificando tudo e sempre, mas existe espaço pros dois, cada um tem seu valor e arte, seus mercados e público alvo.

A garotada geralmente gosta de workshop com exibicionismo, firulas e tudo que dificilmente conseguirão fazer...quem dirá aplicar à alguma música no cotidiano....no mais é compreender o papel do nosso instrumento no grupo e cumprí-lo à despeito de parecer isso ou aquilo, ser fundamental basta.

:curti:

silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 28, 2014 11:39 am

Ser baixista é sentir a música antes dos demais componentes do grupo. E fazê-la ser não só ouvida, mas sentida pelo público.
Alguns dos baluartes do contrabaixo atual me parecem fisiculturistas, que praticam musculação repetidamente afim de se exibirem ao público. Alguns desses caras eu simplesmente não consigo ouvir, apesar de reconhecer toda a técnica e desenvoltura. Sinto a falta em alguns do tal do feeling.

Existem técnicas que só o baixo comporta, é verdade, mas até nelas você vê quem tem uma interatividade mais íntima com o instrumento e com a música enquanto arte e expressão. E esses caras, que às vezes nem são propriamente dito virtuoses, é que nos fazem sempre querer aprender e estudar mais.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por bodhan Ter Out 28, 2014 11:51 am

Recomendo o filme "Ensaio de Orquestra" de Fellini:


Última edição por bodhan em Qua Out 29, 2014 8:53 am, editado 2 vez(es)
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Binão Ter Out 28, 2014 12:38 pm

Evidente que reconheço que na musica em geral existe espaço para tudo. Não tenho coragem de pautar o que é bom ou ruim ou o que deve ser feito ou não.é arte.

A minha percepção se resume em ver que o papel "tradicional" do baixo as vezes não é tão difundido ou pregado, sendo que o papel mais individual ou solo está super valorizado o que para músicos mais novos ou inexperientes pode trazer prejuízos uma vez que podem achar que o papel fundamental do instrumento na musica é solo.
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por allexcosta Ter Out 28, 2014 12:52 pm

Binão escreveu:A minha percepção se resume em ver que o papel "tradicional" do baixo as vezes não é tão difundido ou pregado, sendo que o papel mais individual ou solo está super valorizado o que para músicos mais novos ou inexperientes pode trazer prejuízos uma vez que podem achar que o papel fundamental do instrumento na musica é solo.

Discordo...

Essa valorização do solo só existe no mundo amador.

No primeiro ensaio que o baixista faz em uma banda "normal" com músicos relativamente experientes, SEMPRE haverá alguém pra dizer "menos" e aí a ficha cai rapidinho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Anderson Zobel Qua Out 29, 2014 12:13 am

Sou apaixonado por baixo, por mim só tocaria isso pro resto da vida.
Uma das coisas q mais me perguntava ao iniciar na música, eh pq não era tão comum ver o baixo fazendo solos no cenário "POP", até conhecer de fato músicos mais experientes, estudar estilos e ingressar mais a fundo na musica. Se vc não souber ponderar certas atitudes vc nunca vai conseguir se estabelecer como um bom músico, sabemos o que se aplica para os baixistas, e tb sabemos o q podemos fazer com o instrumento, sabemos q podemos fazer algo diferente e impressionar, fato, mas uma coisa q sempre me moveu foi um equilibrio de "FEELING e Técnica", escutei musicas simples que me tocaram muito mais que qualquer coisas puramente técnica.

Eu curto mto o trabalho do Marcus Miller, acho ele um excelente músico, tem um equilíbrio bem forte de técnica e feeling, acho muito relativo dizer o que é certo e errado dentro da musica, o que é bom ou ruim. Na realidade simplesmente tem q ser algo q te agrade, como eu me agrado com o trabalho solo do Marcus, creio que dizer o que é tradicional e certo a se fazer é algo q não existe, não gosto de me apegar a esse tipo de ideia.

Eu acredito em um caminho sem exageros e que não chegue no nível do "insuportável", ouço coisas mais complexas mas não simplesmente por serem mais "complexas" mas por simplesmente me agradar,escuto mta coisa simples mas com um feeling absurdo. Acho q o problema as vezes não é o baixista não saber o que é um baixista, é como ser um músico de fato, entram na música achando q é um circo ou corrida de formula 1, mas quem sou eu pra julgar isso? cada um faz o q bem entende.
Anderson Zobel
Anderson Zobel
Membro

Mensagens : 5
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Cantão Qua Out 29, 2014 8:37 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:no mais é compreender o papel do nosso instrumento no grupo e cumprí-lo à despeito de parecer isso ou aquilo, ser fundamental basta.
Faço minhas as suas palavras...
up
(2)... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por ark racing Sex Nov 07, 2014 2:01 pm

Bom, primeiramente um abraço a todos,é um prazer fazer parte dessa família, pois entrei no mundo do contra baixo faz um mês, e espero não sair mais.
Tenho 40 anos e sou iniciante mesmo , mas pretendo me tornar um bom baixista, conto com a paciência e apoio de todos .
Ao meu ver,um bom baixista deve ser capaz de tocar vários gêneros  de musica, corretamente.
Meu objetivo inicial, é conseguir tocar , para poder acompanhar um violão ou guitarra.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 07, 2014 2:33 pm

allexcosta escreveu:Essa valorização do solo só existe no mundo amador.
Sábias palavras...

Quando se faz um power trio, tipo aquele que fazia com Adelmo Casé...ai sim se larga a mão com vontade, até para que seja mais preenchido os espaços, mas quando se toca com mais do que 3, o baixo tem que ser simples mesmo...

Fico muito puto quando vejo um belo instrumento como o Baixo, grave como é, sendo feito de guitarra...
Claro...tem momentos que a música pode pedir um solo sim e todos saberão o momento. Mas full time nos agudos...não me venha com essa...meu baixo é gravão!!!

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vc, o que é ser um baixista? Empty Re: Pra vc, o que é ser um baixista?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos