Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

+14
Juninho Sampaio
subgrave
joabi
Stormbringer
Christian
Breno_Barnabe
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Thiago Almeida
pedrohenrique.astronauta
Kobeh
junior sanches
allexcosta
Gustavo_b.
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 10:00 am

Bom dia galera!
Recentemente comprei um jazz bass, o Tagima TJB5 passivo (já que não consigo me adaptar a ideia de depender de uma bateria pra tocar), curti bastante o shape, design e também por estar em um preço acessível e ter visto vários elogios à ele, inclusive aqui no fórum (meu sonho de consumo é um Music Man StingRay5, porém, totalmente fora dos meus padrões, o que não vem ao caso).
Curti bastante o som do instrumento, o timbre, tanto no pizzicato quanto na palheta, além de ser bem confortável para tocar, porém, pouco tempo depois de comprar, acabei me arrependo e fiquei preocupado, ai resolvi postar pra ver se alguém pode tirar essas dúvidas que eu tenho.
Bom, vamos lá, como tudo é meio recente pra mim, sempre fui pesquisando e logo após comprar esse baixo, fui ler mais sobre diferenças entre modelos jazz e precision e fui chegando à conclusão que talvez tenha cometido um erro.
Na banda a qual faço parte, tocamos algo bem variado, bandas internacionais, nacionais, pops adaptados e sons próprios. Mas, quando estou sozinho, vou mais pro lado rock 1990, 2000, sendo minhas maiores influências (consequentemente o que eu mais toco), Charlie Brown Jr. , Linkin Park, Limp Bizkit, blink-182, Paramore e fora desse padrão, Elvis Presley. Claro que tem mais bandas, mas essas foram as que me fizeram ir crescendo cada dia e me influenciando no instrumento. Agora minha dúvida é a seguinte: fui pesquisando e lendo que o Jazz bass não é recomendado para bandas de rock, pelo timbre, enquanto o precision é mais pancada e agressividade, sendo usado por praticamente todas as bandas que eu citei. Então galera, fiz cagada em comprar o Jazz bass? Foi dinheiro jogado fora enquanto eu poderia ter pego um precision?Ou isso não influencia? Você pode fazer com que o baixo se adapte ao estilo que você quer? Very Happy
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 23, 2014 10:22 am

Gustavo_b. escreveu:fui pesquisando e lendo que o Jazz bass não é recomendado para bandas de rock, pelo timbre, enquanto o precision é mais pancada e agressividade, sendo usado por praticamente todas as bandas que eu citei. Então galera, fiz cagada em comprar o Jazz bass? Foi dinheiro jogado fora enquanto eu poderia ter pego um precision?Ou isso não influencia? Você pode fazer com que o baixo se adapte ao estilo que você quer? Very Happy

Você pesquisou nos lugares errados. Utilize seu tempo para pesquisar aqui no fórum e terá respostas razoáveis para seus questionamentos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por junior sanches Ter Dez 23, 2014 10:25 am

Gustavo, relaxa amigão, na minha humilde opinião não há isso de "determinado modelo de baixo e (ou) captação ser pra tal ritmo musical" sempre que alguém vem falar de copiar um timbre de um determinado artista eu penso o quão difícil e caro seria pra faze-lo. ter o mesmo baixo, efeitos, amplificadores, caixas...etc e o principal conhecimento e dinâmica que o artista em questão.

Eu aconselho você a pesquisar sobre seus músicos preferidos conhecer seus equipamentos e técnicas mas sempre buscar algo que seja SEU, ter o seu timbre é como uma assinatura, é algo que vão tentar copiar mas não vai ser a sua, sera apenas uma copia...

Outro lance muito influente é estudo, eu sou da opinião que um baixista que estuda bastante, com baixo bem regulado, com cordas boas e novas faz a diferença.

Bom, só acho... abraço!
junior sanches
junior sanches
Membro

Mensagens : 55
Localização : Interioorr-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 10:42 am

allexcosta, essa questão que eu disse que pesquisei sobre jazz vs precision, muita coisa veio daqui mesmo, mas talvez por eu ainda ser muito cru, não consegui filtrar ou analisar bem o que o pessoal falou, mas agora to frequentando mais aqui.

--

junior, valeu pelas dicas amigo! Eu sempre tentei seguir essa linha de raciocínio que você disse a respeito de que o modelo e etc não determina o ritmo, mas é complicado quando você é novo em algo, pois você acaba não tendo muito conhecimento, consequentemente muitas vezes acaba sendo influenciado (positivamente e principalmente negativamente). Então acabei ficando com "medo" de ter comprado um equipamento que não "servisse", ai pensei que a melhor coisa seria aprender de pessoas com mais conhecimento que eu! Abraços!
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Kobeh Ter Dez 23, 2014 10:58 am

Cara, vc precisa tb conhecer o som característico do jazz bass e o do precision, e mais importante, qual som vc quer. Eu tenho um jazz bass e já toquei em banda de death metal com ele, sem problemas. Eu tenho vontade de ter um Precision mais pra ter um variedade maior de timbres no meu set. E tb é um pouco de GAS...rs...
Agora, essa historia de q um instrumento é errado pra algum estilo, é lenda urbana.
Quem diz se é errado ou certo, é vc.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Dez 23, 2014 11:04 am

Engraçado que eu botei no Google apenas algumas bandas dessas que você falou e eu vi algumas fotos de seus respectivos baixistas com jazz e Stingray. Inclusive achei essa do Dave Farrell usando um Stingray e, se eu não vi demais, este ainda por cima é fretless!

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Dave+Farrell+Linkin+Park+B+z+Perform+Fundraising+v_DUn9CQqdHl
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 11:09 am

Kobeh tocou numa banda death com jazz bass? Que da hora cara, até me animou aqui haha. Eu sigo essa ideia também de ter outro instrumento para testar timbres, mas $$$ é complicado.

-----

Pedro, as vezes acontece essas variações de instrumento mesmo, depende muito.... Mas, ou eu to sendo muito ignorante, mas, o StingRay não é um modelo precision?
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Dez 23, 2014 11:11 am

^Não Gustavo. Jazz Bass é Jazz Bass, Precision é Precision e Stingray é Stingray
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 11:15 am

Eu não sabia disso cara... Pra mim o StingRay se encaixava como um precision, isso muda bastante coisa do que eu pensava. Sou apaixonado no timbre do StingRay e sempre procurei por baixos que fossem próximos dele, com preço acessível, pensando que fossem precision.
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Dez 23, 2014 11:23 am

^O melhor seria testar sem pensar em rótulos e se ater somente ao timbre. Um deles se casará com seu gosto com toda a certeza. A minha ordem de preferência hoje é:

1º Stingray
2º Jazz Bass
3º Precision Bass

E com todos eles já toquei os mais variados estilos e das mais variadas formas.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Thiago Almeida Ter Dez 23, 2014 11:28 am

Acho que cada um tem a sonoridade que mais lhe agrada. Pra mim os precisions casam melhor pro estilo que costumo tocar, pra outros não.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 23, 2014 11:31 am

Gustavo_b. escreveu:Kobeh tocou numa banda death com jazz bass? Que da hora cara, até me animou aqui haha. Eu sigo essa ideia também de ter outro instrumento para testar timbres, mas $$$ é complicado.

-----

Pedro, as vezes acontece essas variações de instrumento mesmo, depende muito.... Mas, ou eu to sendo muito ignorante, mas, o StingRay não é um modelo precision?

Não se prenda à rótulos ou preconceitos meu rapaz, instrumento é apenas isso mesmo: Uma ferramenta... Vc pode tocar o que quiser com o que quiser... Basta timbrar adequadamente e de acôrdo com a sua concepção de som. Mais tarde vc decide...
Eu tenho tanto JB, quanto P-Bass, quanto Stingray, desses, o que menos gosto é o último, tanto que estarei modificando o meu (que eu mesmo construí) colocando outro captador bem perto do braço, pois não gosto do som cheio de médios do MM original.
O seu Tagima é um baixo legal e vai te servir adequadamente para tocar o que vc quiser na sua banda...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por junior sanches Ter Dez 23, 2014 11:35 am

Na minha banda tocamos covers do Pantera, sepultura, deftones, alice in chains...ja toquei pop nacional e internacional também. Tenho um precision squier matt freeman e recentemente adquiri um Ibanez ATK800 com o ibanez eu consigo timbres muito próximos dos stingray e do jazz bass pois o cap. da ponte tem uma chave pra separar a bobina (split). depois que compre esse ibanez passei a usar muito mais do que o precision, a gama de timbres é muito maior. mesmo assim o que mais sinto falta é do meu antigo classic vibe, tanto que estou pesando em vender os dois e encarar um fender american standard jazz bass.

Em fim, o modelo que mais me identifiquei mesmo com a variação de estilos foi o jazz bass. como ja havia dito antes... questão de gosto pessoal mesmo Smile

Sugiro ir nas lojas, testar os modelos, pegue emprestado com amigos ai voce vai poder formar a sua opinião também.
junior sanches
junior sanches
Membro

Mensagens : 55
Localização : Interioorr-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Cantão Ter Dez 23, 2014 11:45 am

Brother , você pode tocar o que quiser com seu bass...de fórro a heavy metal... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 23, 2014 11:46 am

Gustavo, relaxa meu caro.

Primeiramente, é ótimo que você tenha gostado do seu baixo e se adaptado à ele.

Eu toco em bandas cover de Pop Rock, então já toquei desde velharias até sons mais atuais. E eu simplesmente desencanei de tentar tocar com o timbre identico ao baixista original, e explico por que:

O baixo que mais toquei foi um Jazz Bass... e pesquisando sobre alguns sons que eu toco/tocava, vi que tinham sons gravados com Jazz Bass, Pbass, MM, Precision 51, Thunderbird, Rick, Factor, entre outros. Sem contar que os amplis foram diferentes, técnicas de gravação, equalização, técnicas de execução de música, e meus dedos, também são diferentes dos artistas que eu estava tocando cover.

Logo, eu simplesmente não teria como tocar idêntico aos artistas. Então o que fiz foi buscar um som que se adaptasse a todos, algo digamos meio genérico. Uma mudança de tone e volume dos captadores de um Jazz Bass, que é algo rápido de se fazer, pode proporcionar muitas nuances diferentes que podem ser usadas de acordo com cada música.

Por exemplo, para tocar uma música do Red Hot Chilli Peppers, eu costumo abrir o tone 100%, pra explorar mais os agudos. Já para tocar Black Sabbatah eu fecho o cap da ponte quase totalmente e o tone 50%.

Um outro fator que me motivou à isso também foi ir ver muitas bandas por aí, e ver por exemplo um cara tocando cover de Police (uma música gravada com um Pbass 51) usando um MM e tirando um baita som. Ou esse mesmo baixista tocando Pearl Jam com o mesmo MM, sendo que a música foi gravada com um Pbass. E tirando um baita som também.

Vi um outro baixista tocando uma música tocada pelo Flea, gravada com um MM se não me engano, usando um baixo que eu nem sei o que era, mas não era um MM, e o som tava ótimo.

Vi a antiga banda do Zadá aqui do Forum tocando Killers, Bruno Marz, Kings of Leon, Live, Seal, Jamiroquai. O baixo usado? Um Jazz Bass Smartyn fanned 6 cordas. Nenhuma dessas músicas foi gravada com um baixo desses e o som do baixo estava sensacional em todas elas.

Vi o Metallica recentemente, e o Trujillo usando um Fender Jazz Bass passivão, sendo que já vi muitos caras do metal dizerem abertamente que "baixo pra tocar metal tem que ser ativo".

Enfim, existem muitos estereótipos de "baixo bom pra tocar isso ou aquilo" mas na minha opinião isso é furada. Botão de tone e equalização trazem muitas possibilidades.

Quanto a Jazz Bass não ser um baixo de rock, isso é lenda. Provavelmente foi a opinião pessoal de alguém, mas isso está longe de ser verdade: Geddy Lee usa bastante, até o Champignon (já que você citou CBJR, inclusiva a baixista Lena que é a "sucessora dele" usa um baixo igual o seu no Urbana Legion) usou, enfim, daria pra citar uma infinidade de baixtas do Rock que usaram/usam Jazz Bass.

Enfim, tendo dito tudo isso, minha dica é: não se amarre em estereótipos, e sim no som.

Abs
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Cantão Ter Dez 23, 2014 11:47 am

^...Excelentes dicas... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 1:33 pm

pedrohenrique, eu gostaria de testar mesmo todos esses instrumentos! Como eu te disse, StingRay é outra realidade pra mim por enquanto, pela grana. Já conheceu algum modelo que tenha timbre/design que se aproxime dele?

---

Mauricio, acho que você é a primeira pessoa que eu vejo que não curtiu muito o StingRay hehe Ainda preciso testar ele e um bom precision!

---

Junior, legal cara, eu ja ouvi falar muito bem dos modelos Ibanez, tenho muito vontade de testar também! E saber que você já tocou esse estilo de bandas com jazz bass me animou bastante!

---

Breno, realmente, se eu fosse pra esse lado, teria que arrumar um equipamento para cada música que fosse tocar! Depois dessas dicas que você falou e do que a galera me disse também, fiquei mais focado nesse ideia de trabalhar meu próprio timbre e formas que eu quiser modelar as músicas e instrumentos.
Esse detalhe mesmo da Lena eu nunca tinha reparado, muito legal! O Champignon (que eu considero meu mestre no instrumento) eu sabia que já usou algumas vezes... Acho que eu realmente tinha me prendido, como o pessoal falou, em estereótipos e opiniões pessoais. E você citou muitas coisas e modelos que eu ainda não conheço, mas agora vou estudar mais pra saber!

---

Galera obrigado pelas dicas, opiniões e tudo mais. Clarearam MUITO minhas ideias e com certeza daqui pra frente vou passar a ver as coisas com outra perspectiva! Very Happy
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 23, 2014 1:41 pm

Gustavo_b. escreveu:Esse detalhe mesmo da Lena eu nunca tinha reparado, muito legal! O Champignon (que eu considero meu mestre no instrumento) eu sabia que já usou algumas vezes... Acho que eu realmente tinha me prendido, como o pessoal falou, em estereótipos e opiniões pessoais. E você citou muitas coisas e modelos que eu ainda não conheço, mas agora vou estudar mais pra saber!
Pois é, eu também não, até ver esse vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=gjXjCCkIgNM


TJB5 + GK

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 1:56 pm

Breno_Barnabe escreveu:
Gustavo_b. escreveu:Esse detalhe mesmo da Lena eu nunca tinha reparado, muito legal! O Champignon (que eu considero meu mestre no instrumento) eu sabia que já usou algumas vezes... Acho que eu realmente tinha me prendido, como o pessoal falou, em estereótipos e opiniões pessoais. E você citou muitas coisas e modelos que eu ainda não conheço, mas agora vou estudar mais pra saber!
Pois é, eu também não, até ver esse vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=gjXjCCkIgNM


TJB5 + GK


Já tinha visto ela usar esse baixo diversas vezes, mas nunca tinha me tocado que era um Tagima. De encher os olhos! Shocked
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Christian Ter Dez 23, 2014 1:56 pm

a melhor dica sempre, é busque teu timbre aprenda a mexer no amp e nos controles do teu baixo, da pra se tirar muito timbre assim e chegar perto.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 23, 2014 2:28 pm

Gustavo_b. escreveu:allexcosta, essa questão que eu disse que pesquisei sobre jazz vs precision, muita coisa veio daqui mesmo

Veio não...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por junior sanches Ter Dez 23, 2014 2:51 pm

Breno_Barnabe escreveu:

TJB5 + GK


Breno_barnabe, apenas uma correção o modelo que ela usa é o TJB 535 verde pastel, que por sinal é lindo. eu tenho muita vontade de testar essa linha TJB da tagima mas aqui na região ainda nao consegui achar.

segue o link:

http://www.tagima.com.br/produtos/baixo/TJB-535.php


Abraço! Smile
junior sanches
junior sanches
Membro

Mensagens : 55
Localização : Interioorr-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 23, 2014 2:54 pm

junior sanches escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:

TJB5 + GK


Breno_barnabe, apenas uma correção o modelo que ela usa é o TJB 535 verde pastel, que por sinal é lindo. eu tenho muita vontade de testar essa linha TJB da tagima mas aqui na região ainda nao consegui achar.

segue o link:

http://www.tagima.com.br/produtos/baixo/TJB-535.php


Abraço! Smile
Obrigado pela correção eu caro!! Não tinha me atentado nisso!

Perdão pela confusão!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 2:57 pm

junior sanches escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:

TJB5 + GK


Breno_barnabe, apenas uma correção o modelo que ela usa é o TJB 535 verde pastel, que por sinal é lindo. eu tenho muita vontade de testar essa linha TJB da tagima mas aqui na região ainda nao consegui achar.

segue o link:

http://www.tagima.com.br/produtos/baixo/TJB-535.php


Abraço! Smile

É praticamente idêntico ao modelo que eu tenho. Não sei se tem diferenças grandes no som. A cor é muito bonita mesmo, apesar de eu sempre ir pro lado mais preto/branco/cinza.
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Convidado Ter Dez 23, 2014 2:58 pm

Só por curiosidade... (e com o intuito de tirar caraminholas da sua mente e não inibi-lo, elucidar e não confundir)

1 - Você tem discernimento apurado ao ponto de elencar as diferenças do Jazz pro Precision além do âmbito visual, relacionado a questões sonoras/timbristicas?

2 - Com base nisso, você tem estabelecido o tipo de som/timbre que deseja?

3 - Quanto o seu baixo atual está distante do som que deseja tirar?

Acredito que essas três perguntas dão uma boa base para você pensar em substituir se Jazz por um Precision. Agora se o seu lance é estética, vá fundo e troque. Com certeza irá se sentir melhor.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 3:22 pm

Henri, vamos lá, vou tentar responder:
1 - Apurado eu digo que não, eu tenho uma noção de iniciante, que está se desenvolvendo. Meu irmão possui um Precision bass Phoenix, que foi o instrumento que eu comecei a aprender. Logo de cara eu já noto que o som dele sai muito mais alto, a ponto de distorcer o amp, enquanto meu jazz bass não consegue atingir essa altura. Além disso, noto diferenças nos médios e agudos, que são mais definidos e "rasgam" mais o som no jazz bass.

2 - Isso varia muito. Se estou compondo uma linha mais rápida e simples, gosto do timbre mais estalado e "metalizado", principalmente se for usar palheta, o que é mais raro. Se for um som mais calmo, puxado pro acústico, eu prefiro um timbre "gordo" e bem grave. Varia muito, vou testando as opções.

3 - Até agora o baixo realmente atendeu minhas expectativas! A unica coisa que eu estava preocupando é se ele daria conta de ser um instrumento que daria conta de sons mais pesados, mas agora passei a ver de forma diferente.

No quesito estética, design, eu realmente sou apaixonado por modelos music man.
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 23, 2014 3:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:

Não se prenda à rótulos ou preconceitos meu rapaz...

Outro dia ouvi um "credo, vc toca num baixo de 5 cordas". Ri Muito
eu nao sei como surgem os mitos, mas existem muitos, um deles é que baixos de 5 cordas são misteriosamente piores que os de 4...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 3:31 pm

Stormbringer escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:

Não se prenda à rótulos ou preconceitos meu rapaz...

Outro dia ouvi um "credo, vc toca num baixo de 5 cordas". Ri Muito
eu nao sei como surgem os mitos, mas existem muitos, um deles é que baixos de 5 cordas são misteriosamente piores que os de 4...

Serio? Esse eu nunca tinha ouvido falar hahaha É quase uma blasfêmia isso pra mim! Eu não consigo tocar um baixo que não seja de 5 cordas. Não que eu ache o de 4 ruim, mas parece que me falta algo, desesperador Mad
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por joabi Ter Dez 23, 2014 3:33 pm


Eu já fiz gig de rock com baixo de 6 cordas. Se eu pendurasse uma melancia no pescoço chamaria menos a atenção... Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 23, 2014 3:34 pm

Stormbringer escreveu:Outro dia ouvi um "credo, vc toca num baixo de 5 cordas". Ri Muito
eu nao sei como surgem os mitos, mas existem muitos, um deles é que baixos de 5 cordas são misteriosamente piores que os de 4...

Se desligue de tudo relacionado ao rock e você jamais ouvirá uma asneira dessas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 23, 2014 3:36 pm

^ Antigamente sim, hoje em dia tem bastante rockeiro com 5 cordas por aí...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Dez 23, 2014 3:38 pm

Coitado do John Myung e seu Music Man Bongo de 6 cordas
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 23, 2014 3:40 pm

Breno_Barnabe escreveu:^ Antigamente sim, hoje em dia tem bastante rockeiro com 5 cordas por aí...

O cara ouviu, não ouviu?

Não nego que "cabeça de roqueiro" evoluiu um pouco, mas ainda há muitos que pensam assim. Nos outros estilos não há...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 23, 2014 3:40 pm

eu noto que é até meio comum isso(o preconceito com baixos de 5 cordas)...
mas se ouvissem apenas a gravaçao não diferenciariam Razz.

Em miudos, nao tem que ter preconceito, o timbre é composto basicamente pela posiçao dos captadores em relação ao comprimento das cordas, pelo tipo de captador, abertura de volume e tone nos captadores, tipo de cordas usadas e uma infindavel lista de variaveis em menor grau...
É tudo bastante mecânico se você parar pra pensar, não tem "magica" de "só tal marca vai ter tal som".

No meu baixo eu simulei um precision (com timbre Grand Funk RAilroad) com tremendo sucesso, apenas desligando o captador da ponte e saturando de leve o grave... e fiquei espantado Razz
Escolhe um baixo que voce se sinta confortavel e a partir daí explore as possibilidades dele. Muitas vezes voce consegue mudar um timbre pra caramba apenas mudando a posição da mão direita!
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 23, 2014 3:42 pm

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:^ Antigamente sim, hoje em dia tem bastante rockeiro com 5 cordas por aí...

O cara ouviu, não ouviu?

Não nego que "cabeça de roqueiro" evoluiu um pouco, mas ainda há muitos que pensam assim. Nos outros estilos não há...

Tem estilo que se o cara tiver um 4 cordas é que vai ouvir isso.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 23, 2014 3:44 pm

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:^ Antigamente sim, hoje em dia tem bastante rockeiro com 5 cordas por aí...

O cara ouviu, não ouviu?

Não nego que "cabeça de roqueiro" evoluiu um pouco, mas ainda há muitos que pensam assim. Nos outros estilos não há...
exato... eu nao ouvi uma vez só não, foram varias... inclusive de outros baixistas
eu sinto pena, porque as vezes o cara é até bom "tocador", mas nao da pra ser um bom "músico" guardando preconceitos assim.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 23, 2014 3:45 pm

Breno_Barnabe escreveu:Tem estilo que se o cara tiver um 4 cordas é que vai ouvir isso.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Um baixo de 5 cordas tem TODAS as notas de um de 4, mais algumas.

Um baixo de 4 cordas NÃO tem todas as notas de um de 5.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Ter Dez 23, 2014 3:47 pm

Bom, como eu disse, é a primeira vez q eu ouço falar de preconceito com baixo de 5 cordas.... Como falei também, por influências e outras questões técnicas, tipo conseguir transpor musicas para afinação padrão, conseguir mais notas, enfim, mais possibilidades e também por me sentir mais confortável, eu prefiro os de 5 cordas, pois sempre parece que o de 4 "me limita".

Mas acho que o pessoal confunde um pouco roqueiro com metaleiro. A maioria dos metaleiros tem muito preconceito com qualquer coisa que fuja dos seus gostos padrões, mesmo que seja algo estúpido como querer definir o tipo de instrumento que a pessoa usa.
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 23, 2014 3:47 pm

Breno_Barnabe escreveu:

Tem estilo que se o cara tiver um 4 cordas é que vai ouvir isso.
é que roqueiro quando precisa de um D mais grave usa afinação Drop-D...
eu "desgosto" disso, ahahhaha... é um "xunxo" IMHO.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 23, 2014 3:49 pm

Com certeza tio, mas é que tem uns caras que seguem uns rótulos...

Mesmo caso do cara aqui do Forum, não lembro quem, que foi perguntado: "Po, mas você nao tem um Fender?".

Inclusive lembrei desse tópico, rs.

https://www.contrabaixobr.com/t32615-top-10-cafonice-musical
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 23, 2014 4:31 pm

Stormbringer escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:

Não se prenda à rótulos ou preconceitos meu rapaz...

Outro dia ouvi um "credo, vc toca num baixo de 5 cordas". Ri Muito
eu nao sei como surgem os mitos, mas existem muitos, um deles é que baixos de 5 cordas são misteriosamente piores que os de 4...

Ignorância e preconceito estão em toda parte....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por subgrave Ter Dez 23, 2014 6:50 pm

Gustavo_b., nem JB nem PB, acho melhor um PJ.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 23, 2014 6:55 pm

Gustavo_b. escreveu:meu sonho de consumo é um Music Man StingRay5

É isso que você precisa buscar...

Fique com o baixo que você tem e sossegue até comprar um MM5, seja 1, 5 ou 10 anos...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 23, 2014 8:13 pm

Allex, como não tenho pai rico, só consegui comprar meu fender depois de 20anos de som.

Uma coisa é certa...ele precisa estudar a mão direita (DEDO) e depois pensar em comprar baixo que fulaninho usa ou que o timbre é assim ou assado!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12057
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Zubrycky Qua Dez 24, 2014 1:44 am

Dá para tocar qualquer estilo com qualquer instrumento. Eu mesmo, por exemplo, já gravei samba com meu baixo SG... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Gustavo_b. Seg Dez 29, 2014 8:35 am

allexcosta escreveu:
Gustavo_b. escreveu:meu sonho de consumo é um Music Man StingRay5

É isso que você precisa buscar...

Fique com o baixo que você tem e sossegue até comprar um MM5, seja 1, 5 ou 10 anos...

Exatamente isso!
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Bunezz Seg Dez 29, 2014 9:00 am

Teste um Tagima TBM 5 ou Stringberg CLB 11A na loja e se surpreenda!
Não precisa ter medo de depender de bateria 9v, cara. Quem tem ativo sabe, elas são quase eternas! Smile
Só comprar uma reserva e deixar no bag pra qualquer emergência, que vc provavelmente não vai precisar usar..
Bunezz
Bunezz
Membro

Mensagens : 23
Localização : Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 29, 2014 9:13 am

Bunezz escreveu:Teste um Tagima TBM 5 ou Stringberg CLB 11A na loja e se surpreenda!
Não precisa ter medo de depender de bateria 9v, cara. Quem tem ativo sabe, elas são quase eternas! Smile
Só comprar uma reserva e deixar no bag pra qualquer emergência, que vc provavelmente não vai precisar usar..

Essa é uma sugestão salutar, embora eu prefira SEMPRE baixos passivos.
Tocar em banda e não possuir um instrumento "reserva" (mesmo barato), é bem temerário...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Convidado Seg Dez 29, 2014 9:46 am

^

Bertola... não sei por que, Strimbergs não me convenceram ainda... pode ser preconceito mas acho que eles são condors melhorados.

Que acha?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 29, 2014 10:03 am

Henri-Q escreveu:^

Bertola... não sei por que, Strimbergs não me convenceram ainda... pode ser preconceito mas acho que eles são condors melhorados.

Que acha?

São Condors piorados cara....
Em tempo: A Condor tinha uns modelos P-Bass e J-Bass (inclusive de 5 cordas) mais antigos beeeem legais!
Depois uma linha com a "mão" do meu mestre Eliézer Lara, de alto nível mesmo....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso? Empty Re: Jazz x Precision. Qual se adapta melhor ao meu caso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos